A amazona – Retrato de
Marie Lefébure
EDOUARD MANET - 1870-75, ÓLEO SOBRE TELA, 89,5 x 116 CM
Nascido em uma família burguesa e abastada, Manet iniciou
seus estudos com a literatura e ingressou na carreira de oficial da marinha.
Depois de uma viagem ao Rio de Janeiro, persuadiu a família de sua vocação
artística. Convencido de que a renovação da pintura deveria basear-se no estudo
da tradição, copiou as grandes obras do Louvre e viajou pela Itália, Holanda,
Áustria e Espanha. Precursor do impressionismo, Manet foi uma figura essencial
na passagem entre a arte acadêmica e a arte moderna. Grande mobilizador da cena
artística na segunda metade do século 19 em Paris, foi interlocutor de
escritores e poetas como Émile Zola (1840-1902) e Charles Baudelaire
(1821-1867). Suas personagens encaram duramente o espectador e parecem desafiar
a tradição e a crítica. Em A amazona (1870-75),
há um forte contraste entre o fundo, com verdes diluídos e esmaecidos, e a
figura da mulher, com o volume bem demarcado de sua roupa preta. O cavalo se
volta para o fundo da tela, como se fosse penetrá-la. A amazona olha para fora,
enquanto cavalga e balança uma varinha, objeto que parece ter sido pintado duas
vezes – um pentimento (“arrependimento”
em italiano). Em geral, tais correções são escondidas pelos artistas, mas Manet
tentou agregar a sensação de movimento à composição. “Extraído do Guia do MASP)
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