Vestido longo
Hércules Barsotti iniciou sua formação estudando desenho e
composição visual. Logo aderiu às vertentes da abstração geométrica dos anos
1940, época em que produzia estampas para a tecelagem de sua família. A
estamparia era também uma das linhas de trabalho do Estúdio de Projetos
Gráficos, que fundou com Willys de Castro (1926-1988), na década seguinte. Em
1960, Barsotti foi convidado por Ferreira Gullar para participar das primeiras
mostras do Grupo Neoconcreto, onde o artista esteve próximo das experiências
ligadas ao corpo que reorientaram as ideias sobre arte no Brasil. Barsotti
criou imagens que parecem extrapolar a superfície, sair do papel, tela ou
tecido, tamanha a sensação de volume e movimento que provocam; ele jogava com a
geometria, criando efeitos de ilusão de óptica. Entre suas obras na Coleção do
MASP, estão cinco peças que integram a Coleção Rhodia, conjunto de 79 vestidos
feitos pela empresa francesa que lançava sua linha de fios sintéticos no
Brasil, em 1960. Artistas eram convidados a elaborar estampas, criando um
vínculo direto entre moda e arte contemporânea. O desenho do Vestido longo (1966) é sóbrio e
rigoroso, em preto e branco, com uma sobreposição de faixas que partem de um
mesmo ponto e apontam em direção ao chão. (Extraído do Guia do MASP).
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