ODE

sábado, 31 de dezembro de 2022

Morreu o papa emérito Bento XVI

Lilia, irmã do bispo dom Muniz comungando com o Papa Bento XVI, no Vaticano.

Morreu, nesse derradeiro dia do ano de 2022, às 5h34' (horário de Brasilia) o Papa Emérito, Bento XVI. Este, que sucedeu ao Papa João Paulo II, foi eleito em maio de 2005 e governou a Igreja Católica até fevereiro de 2013. Foi o primeiro Papa a renunciar ao cargo em quase 600 anos de história da Igreja de Roma. Joseph Ratzinger, alemão de nascimento, tinha 95 anos de idade.

Em 2013, sob a alegação de saúde debilitada e falta de ânimo, Bento XVI renunciou à cátedra de São Pedro. Até hoje se especula, nos meios jornalísticos especializados em Santa Sé, sobre se o motivo da renúncia foi mesmo causado por problemas de saúde.

Na verdade, em face da sobrevida de Ratzinger (dez anos, desde a renúncia), tudo indica que a renúncia se deu mais por falta de ânimo e de pulso, diante dos sérios problemas que atravessava a Igreja Católica naquela época.

O velório do Papa Emérito será realizado a partir do próximo dia 2 de janeiro; o funeral será na Praça de São Pedro, presidido pelo Papa Francisco e, o sepultamento, será realizado na quinta-feira, dia 05, na cripta dos pontífices, também no Vaticano.

Conservador que era, Bento XVI, substituído pelo argentino, Francisco, um liberal, viu muitas transformações serem implementadas no seio da Igreja Católica nesses últimos dez anos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário