O presidente do Tribunal de Contas da Paraíba, conselheiro Nominando Diniz, recebeu o Título de Cidadão do Conde, município da Área Metropolitana de João Pessoa, durante sessão extraordinária realizada pela Câmara Municipal, na manhã desta sexta-feira (15). A honraria decorreu de propositura dos vereadores Ariel Araújo, Eduardo Cassol e Munique Marinho.
“Esta data ficará marcada para sempre na minha memória pelo carinho com que fui aqui recebido e pela emoção que me causou”, disse o presidente do TCE em seus agradecimentos. Referia-se, notadamente, às bênçãos invocadas, em hino cristão, pela vereadora Munique Marinho que também é cantora gospel. Ao se definir como “um homem de fé”, o conselheiro Nominando Diniz lembrou que, no instante de sua posse do cargo de presidente da Corte de Contas , apenas fez uma exigência ao Coral de Servidores da Casa: o cântico do hino “Eu Navegarei” que ali, também acabara de escutar. Considerou, então, que os frutos colhidos no transcurso de sua longa vida pública têm decorrido da orientação e da proteção divinas.
Os bons relacionamentos edificados na esfera política, quando deputado por três mandatos e presidente da Assembleia Legislativa do Estado, além do respeito conquistado do Sertão ao Litoral, foram temas de seu discurso aos integrantes e à plateia que ocupou a sala de sessões da Câmara Municipal para a solenidade de concessão do título igualmente conferido ao advogado Marcos Souto Maior Filho.
Ele dispôs as orientações e os treinamentos da equipe técnica do TCE à Câmara de Vereadores do Conde. Observou, de resto, que tem sido esta a missão abraçada pelo organismo que hoje preside pela segunda vez, em benefício dos jurisdicionados e, em decorrência, de todo o conjunto da sociedade.
“Contem com o Tribunal para fazerem o certo. Não fomos criados para punir, mas para orientar, para auxiliar os bons gestores e, assim, proteger o Erário. Tem sido este o nosso papel”, disse.
Os discursos com os quais foi saudado aludiram à sua capacidade de realização, à sua decência, à sua honradez e simplicidade. “Supunha, por não conhecê-lo, que o senhor fosse um homem fechado. Mas é uma pessoa simples, afável e de coração grande”, observou o vereador João Batista. “O Conde o abraça de modo mais forte porque agora o tem como um filho”, afirmou, em seguida, o vereador Eduardo Barbosa.
Referências aos cuidados do presidente do TCE com as contas públicas, seu comportamento ilibado e sua condição de homem íntegro compuseram outros pronunciamentos. Toda a solenidade foi acompanhada pela médica Ana Cláudia (com quem o conselheiro Nominando Diniz é casado), por Lucas (neto do casal) e servidores vinculados ao seu Gabinete, todos referenciados no seu discurso.
“O senhor é um homem público de trajetória admirável. Sabe atender, do mesmo modo, aos municípios e às pessoas comuns. E, por sua força política, quando na Assembleia, nos trouxe obras e realizações. Já é filho do Conde há muito tempo”, disse o presidente da Câmara Municipal Luzimar Nunes de Oliveira. A Casa por ele presidida compõem-se dos vereadores Ariel Carneiro, Daniel Junior, Ednaldo Barbosa, Eduardo Cassol, João Batista, Josélio Dionísio, Josemar Antunes, Josinaro dos Santos, Munique Marinho e Rodrigo Gonzaga.
Ascom/TCE-PB
15 12 23.
Frutuoso Chaves
Nenhum comentário:
Postar um comentário