O climatologista Carlos Nobre do Instituto de Estudos Avançados da USP - Universidade de São Paulo, divulgou estudo que constata a previsão de forte estiagem, no Nordeste, entre os meses de fevereiro e maio deste ano de 2024. Esse fenômeno, segundo Nobre, ocorrerá sob a influência do El Niño que, estacionado na parte norte da linha do Equador, está aquecendo as águas do oceano Atlântico, o que induz a seca no Nordeste.
Para nós, aqui em Princesa, a situação traz mais uma agravante em face de que, o manancial que abastece a nossa cidade, o açude Jatobá Il, já está com sua capacidade altamente comprometida quando detém apenas 10% de sua capacidade acumulativa de água, portanto aquém das necessidades para um abastecimento satisfatório.
De sorte que a Adutora do Pajeú vem complementando o abastecimento da cidade. Mesmo assim, faz-se necessário que as autoridades se mobilizem, se preparem para uma possível crise mais grave e fiquem de prontidão para um eventual socorro à população, tanto na Zona Rural quanto na Zona Urbana, numa possível necessidade de abastecimento com carros-pipa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário