Em levantamento realizado entre os dias 7 e 10 deste mês de novembro, pela revista semanal Carta Capital, desenhou-se cenário para as eleições presidenciais de 2026 envolvendo os nomes do presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT), do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL); da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL), do governador de São Paulo Tarcísio de Freitas (Republicanos) e do ex-candidato a prefeito de São Paulo, Pablo Marçal (PRTB).
Na apuração, vários cenários foram considerados. No primeiro, numa competição entre Lula e Bolsonaro, o presidente pontua com 35,2% e, Bolsonaro com32,2% (lembrando que Jair Bolsonaro está inelegível); Pablo Marçal com 8,4% e Simone Tebet e Ciro Gomes empatados com 6,2%. Num segundo cenário, sem o ex-presidente Jair Bolsonaro, em que Lula concorreria com Michele Bolsonaro, o presidente tem 34,1% e a ex-primeira-dama 20,5%.
Num último cenário, em que Lula competiria com o governador de São Paulo, o primeiro teria 35,2%; Pablo Marçal 16,9% e o governador Tarcísio de Freitas com 15%. Completando a lista, aparecem Simone Tebet com 9,5% e Ciro Gomes com 9,4%. Como vemos, Lula lidera em todos os cenários, inclusive na modalidade espontânea quando o presidente tem 27,4%, Bolsonaro 20,4, Tarcísio 1,8%, Marçal 1,4% e Tebet 1,%. A pesquisa foi realizada com 2.002 eleitores e tem uma margem de erro de 2,2%.
Nenhum comentário:
Postar um comentário