Após levantamento minucioso, o portal Polêmica Paraíba divulgou as preferências dos prefeitos dos 223 municípios da Paraíba quanto aos nomes que provavelmente disputarão o governo do Estado nas eleições de 2026. De acordo com a pesquisa, o pré-candidato que mais reúne preferências dos gestores municipais é o vice-governador Lucas Ribeiro (PP) com 96 prefeitos. O segundo é o senador Efraim Filho (UB), com 15 gestores municipais; em seguida aparecem o prefeito da capital, Cícero Lucena e o presidente da Assembleia, Adriano Galdino, ambos com três prefeitos cada um.
Nada mais natural do que a preferência se dirigir para o candidato apoiado pelo governador João Azevedo (PSB). O poder da máquina administrativa, no mais das vezes, é decisivo nas escolhas eleitorais. No entanto, são muitos ainda os indecisos. Uma das regiões onde existem mais prefeitos indecisos e a da Serra do Teixeira. Aqui, somente o prefeito de Tavares, Coco de Odálio (PSB), já declarou apoio a Lucas Ribeiro. Os demais (Manaíra, São José de Princesa, Princesa, Juru e Água Branca) todos se disseram indecisos.
Uma das estranhezas mais marcantes é a indecisão do prefeito de Princesa. Aqui são alocados mais de 700 postos de empregos concedidos de forma comissionada ou contratada de livre indicação do grupo liderado pelo ex-prefeito Ricardo Pereira do Nascimento. Malgrado esse privilégio, o chefe desse grupo se diz indeciso sobre quem vai apoiar nas eleições do próximo ano e não declara apoio a Lucas Ribeiro que é o candidato apoiado pelo governador João Azevedo. Uma fonte lá de dentro me informou que há uma máxima circulando nos meios políticos de Princesa, que diz: "Com governo ninguém rompe, trai". Eita!
Nenhum comentário:
Postar um comentário