ODE

sábado, 17 de janeiro de 2026

SABÁTICAS

 

. Em face das reclamações e narrativas várias de que estava sofrendo tortura (algo muito apropriado para ele), o ex-presidente Jair Bolsonaro foi transferido da sala de Estado-Maior na Polícia Federal, para um apartamento no complexo da Papuda.

. Agora com maior espaço e mais regalias, o ex-presidente poderá ter uma vida melhor: mais visitas, assistência médica e religiosa, banho-de-sol exclusivo, comida caseira e, para completar, uma cama-berço para evitar quedas noturnas. Melhor não poderia ser.

. Falar em Bolsonaro, a meta vacinal no Brasil vem caindo desde 2020. Isso é fruto da propaganda negacionista contra as vacinas o que foi uma bandeira dos conservadores de direita durante o governo Bolsonaro.

. Pelo visto, para os negacionistas, só devem sobreviver aqueles que, por natureza, são competitivos, ou seja: uma forma de eugenia racial. Mais um legado do bolsonarismo.

. O caso Master (que investiga fraudes financeiras no Banco Master), a cada dia traz novidades que arrepiam cabelos. Um caso de escândalo financeiro bastante enigmático, que tem a proteção do ministro Antônio Dias Toffoli, quando acoberta todas as investigações sob o manto do sigilo total.

. Toffoli é aquele ministro do Supremo Tribunal Federal – STF, que pegou uma carona no jatinho de um executivo do Banco Master para assistir ao jogo da final da Libertadores entre Flamengo e Palmeiras, em Lima, no Peru.

. Outro ministro do STF também está envolvido no caso Banco Master. Alexandre de Morais também está cortando prego, pois, sua mulher é advogada daquele banco, emprego pelo qual recebia a bagatela de R$ 3,6 milhões mensais para defender aquela instituição financeira criminosa.

. Há quem diga que, caso o sigilo das investigações seja aberto, a República brasileira desmorona, que não ficará pedra sobre pedra. Por isso, tá todo mundo calado.

. Falar em República, vamos falar agora de monarquia. O prefeito de Princesa, a quem já estão chamando de “rainha da Inglaterra” (porque não manda em nada), foi conhecer sua terra. Ontem (16), Garrancho, acompanhado de uma comitiva, embarcou no aeroporto de Juazeiro do padim Ciço para São Paulo e, de lá, para Londres, capital do Reino Unido.

. Essa viagem internacional, capitaneada pelo ex-alcaide Nascimento, tem a finalidade de promover conhecimentos sobre Educação na capital da Inglaterra. Além dos dois prefeitos, foram também a secretária de Educação e alguns outros secretários de pastas que não têm nada a ver com Educação.

. Essa viagem ao estrangeiro, trará um prejuízo aos cofres públicos municipais da ordem de quase meio milhão de reais. Deixem eles chegarem lá que, segunda-feira, eu conto mais.

. A CDL e prefeitura de Princesa se irmanam quanto ao aumento da cobrança de impostos municipais, afinal, nenhum dos dois têm prejuízo com isso: a prefeitura arrecada e, as lojas associadas à CDL, repassam esses impostos para os preços ao consumidor. Simples assim.

. Enquanto as autoridades municipais viajam para a Europa, tem um zum-zum-zum pelas esquinas de Princesa falando sobre um novo Relatório do COAF sobre as falcatruas dos cheques. Tem nego com medo da sombra, ou seja, de viver na sombra.

. Enquanto seu lobo passeia na floresta, as articulações políticas aqui dão conta de que a candidatura do vereador Irismar Mangueira para presidente da Câmara Municipal de Princesa está rifada. Já falam na renovação do mandato do atual presidente.

. Irismar Mangueira, que foi o principal articulador da candidatura de Garrancho a prefeito, aliás, o único dos vereadores que sempre defendeu o nome da “rainha da Inglaterra”, hoje, se vê abandonado. Subserviência demais, às vezes, dá na própria cabeça.

. Falando em política da Paraíba, com o comando da Federação PP/União Brasil nas mãos do deputado Aguinaldo Ribeiro, o candidato ao Governo, Lucas Ribeiro (PP), terá o maior tempo de rádio e televisão.

. Notícia internacional: a líder política venezuelana, Maria Corina Machado, num ato de subserviência e bajulação internacional, deu de presente, ao presidente americano Donald Trump, a medalha de ouro que recebeu quando laureada com o Prêmio Nobel da Paz/2025.

. Em troca dessa bajulação, a babaca foi recebida por Trump como uma personagem de quinta categoria. O galego é assim: babou, se lasca.

. Sob a batuta e o empenho desmedido de Lula, o Mercosul fechou acordo comercial com a União Europeia. Mais um saldo da política atabalhoada de Donald Trump. Bom para o Brasil.

. Na política nacional, tudo indica que o candidato a presidente da república é mesmo o Flávio Bolsonaro. Tarcísio não vai pagar pedágio e está satisfeito em ter pulado essa fogueira. São Paulo é mais certo para ele.

. Os abraços de hoje vão para: Lucas Sabino, Alexandre Carlos, Pereira Policial, Marta Santos, Deusdete do Posto, Mané de Santa, Professor Rogal, Cristóvão de Mané Laurindo, Rialtoan Araújo, Soraya Barros, Fabiana Maximiano, Paulo da Cêra, Galega de Karlota, Elenilva da Cachoeira, Gustavo Diniz, Professora Márcia Melo, Zé Nominando e Cristina, Zé de Lourenço, João de Mirô, Zé Alberto Cardoso, Erinha Kumamoto, Estela da Macambira, Marconi Campelo, doutor Tácio Evaristo, Igor de Antônio Ferreira, doutor Gílson Melquíades, Antônio Júnior Marrocos, Diana e Zé Osmar, Ramiro das Panelas e Paulo Bocão.



Nenhum comentário:

Postar um comentário