ODE

quarta-feira, 17 de novembro de 2021

O município de Tavares comemora 62 anos de Emancipação Política

Por força da Lei nº 2.150, em 17 de novembro de 1959, o então distrito de Tavares foi desligado de Princesa e transformado em município autônomo. Hoje, com uma população estimada pelo IBGE em 14.791 habitantes, Tavares, dista 402 km da capital do Estado, está a 724 metros acima do nível do mar e tem como seu prefeito o senhor Genildo José da Silva, mais conhecido como “Coco de Odálio”. Desde ontem, Tavares está em festa comemorando sua Emancipação Política e Administrativa.

História

O local onde está edificada a cidade de Tavares, sede do município chamava-se, antes, sítio Campina. Por volta de 1870, de passagem pela região, o padre Francisco Tavares Arcoverde (que viria a ser vigário da paróquia de Princesa nos anos de 1885 a 1889), tomou interesse por aquele sítio, que contava com cerca de 08 residências e ali resolveu iniciar a feitoria de um Povoado. Em 1874, o padre Arcoverde mandou construir um altar feito de varas, sob a sombra de um grande juazeiro (local onde hoje é a rua principal daquela cidade) e celebrou a 1ª Missa. Na ocasião, entronizou a imagem de São Miguel Arcanjo como protetor do lugar.

Animado com a iniciativa do sacerdote, um dos maiores proprietários de terra daquele sítio, Manuel Antônio do Nascimento, doou 04 hectares de terra, o que se transformou no primeiro patrimônio da futura paróquia. No centro desse terreno, o padre Tavares Arcoverde mandou construir uma capela e a consagrou a São Miguel Arcanjo que, mais tarde, viria a ser o padroeiro do lugar. Essa homenagem ao Santo deveu-se ao fato de que um dos filhos de Manuel Antônio, chamado Miguel, fora devorado por uma onça nas proximidades daquele sítio e, em agradecimento ao doador das terras, o padre o agraciou com esse mimo, adotando o santo homônimo como padroeiro de Tavares. Da mesma forma agiu o povo daquele Povoado que, em homenagem ao padre fundador, consagrou o lugar com o nome de Tavares.

Hoje um dos municípios mais prósperos e desenvolvidos da região da Serra do Teixeira, Tavares, que é vocacionada para a agricultura e o comércio, se desenvolve a olhos vistos já ocupando o lugar de segundo município mais populoso e mais progressista dos que faziam parte do antigo município de Princesa. Este Blog parabeniza Tavares pelo seu aniversário.




Nenhum comentário:

Postar um comentário