ODE

sábado, 30 de dezembro de 2023

SABÁTICAS

. Neste Ano Letivo, mais uma vez, nas Escolas da Rede Municipal de Ensino, nenhum aluno foi reprovado. Mesmo sem saber ler nem escrever, todos estão aptos a passar de ano. Enquanto isso, os professores que reprovarem, levam pau.

. Falar em Educação, o IDEB de “excelência” de Princesa não resiste a um simples ditado de palavras com alunos do ensino básico. Mesmo assim, o prefeito e a secretária de Educação receberam prêmio em solenidade recente.

. Quando eu era prefeito, recebi muitas cantadas para receber prêmios como o melhor prefeito. Alguns deles com solenidades marcadas para serem realizadas em Fortaleza, Recife, etc. Nunca aceitei, mesmo porque, tinha de pagar uma “taxinha” que não era muito barata.

. O “Natal Mágico” de São José de Princesa está causando espécie. A prefeitura de Princesa nunca havia promovido festa natalina. Neste ano, o prefeito se vestiu de Papai Noel, dançou, distribuiu pipoca, fez o diabo para chamar a atenção. A matuta tá embebedando gente.

. Falar em Nascimento, ele disse no rádio que tem pesquisa de opinião sobre as preferências para as eleições do próximo ano, que colocam o candidato que será indicado por ele em primeiríssimo lugar. Essa pesquisa deve ter sido feita numa laje por ocasião de alguma confraternização de Natal.

. Enquanto isso, uma fonte me confidenciou que o prefeito de Princesa disse, numa reunião, que a eleição do ano que vem será duríssima. Quando ele diz isso...

. Nessa semana de festas, não foi somente o CAPS da prefeitura de Princesa que ficou sem água. O Hospital Regional também sofreu desse mal. Ainda bem que temos a Adutora do Pajeú com água do São Francisco.

. Em se falando do que é público, de tudo vimos nesse ano que se finda. Desde álcool, droga, sexo e rock’n roll; cheques voadores; vacas loucas; salários atrasados; sessões itinerantes em única edição; irregularidades apontadas pelo TCE/PB e, como resultado disso: pesquisas dando a Matuta na frente...

. Mudando de assunto. A diretora do Instituto de Previdência Municipal está em maus lençóis. Pelo que declarou o TCE/PB, ela vai ter de responder, talvez, pelo que não fez. Galinha que acompanha pato, morre afogada.

. O novo vigário da paróquia de Nossa Senhora do Bom Conselho reavivou a festa da Padroeira. Tudo mostra que esse padre é mesmo um cura d’almas, mais preocupado com os fiéis, mas também com as festas que bamburram os cofres sagrados.

. Falar em vigário, a disputa do Pastoril das coroas rendeu um dinheirinho gordo para a Igreja. A peleja do cordão azul, patrocinado pelo prefeito, contra o cordão encarnado, dos simpatizantes de Rúbia, movimentou a última quarta-feira (27). Sabido, o vigário não permitiu que apurassem as urnas do dinheiro. Todo mundo ganhou, inclusive o padre.

. Estas são as últimas sabáticas do ano e acredito merecer que façamos uma reflexão. Um ano de calamidades: duas guerras (Rússia x Ucrânia e Gaza x Israel); enchentes e inundações e outros desastres. Enquanto milhões de pessoas morrem de fome na África, as grandes potências despacham milhões de dólares para financiar guerras. Que o próximo ano seja melhor e mais consciencioso.

. Os abraços de hoje, vão para: Floro José, Dehon e Andrea Mariano, Eliete Muniz, Manezim da Carroça, Estela Silva, Ozeane Lopes, Iara Alves, Gilcinea Nunes, Cilma Dias, Tião Bezerra e Lucinha, Flora Diniz, Edivânio Dias, Cícero Arruda, Edilva Pinheiro, João Cordeiro, Erivaldo Paiva, Cleide Henriques, Edilma Duarte, Assis Bezerra, Iago Leandro, Francisco Petrônio, Carlos Eugênio, Aldo Lopes, Júlia Maria Andrade, Maísa Alves, Zelma Souza, doutor Damião e Alexandre Maia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário