Em pesquisa eleitoral, divulgada ontem (22), pelo Blog do Ninja, os números atestam que a pré-candidata da oposição, Rúbia Matuto (União Brasil), lidera com 43% das intenções de votos contra 40% do candidato do prefeito, Garrancho (PSB). Segundo o referido Blog, foram consultadas 400 pessoas entre os dias 16 e 21 deste mês e, a margem de erro, é de 4,9%. Esta é a primeira pesquisa divulgada após a definição dos pré-candidatos de ambos os lados.
No entanto, em todas as pesquisas, até agora divulgadas, Rúbia Matuto se apresenta à frente. Para os analistas de pesquisas eleitorais, esse, é um sintoma muito animador para a oposição. Segundo os técnicos em estatísticas eleitorais, via de regra, numa disputa eleitoral, quem parte na frente é sempre o candidato da situação. Em caso contrário (como o que se verifica em Princesa), dificilmente o candidato oficial, partindo atrás, consegue alcançar seu opositor.
Eles explicam: Numa campanha eleitoral, as cobranças são sempre maiores quanto ao candidato governista e, também, a rejeição se faz mais presente. Quando o candidato da oposição pontua na frente, isso significa que, a maioria da população, não está satisfeita com a atual administração ou, por outra, com o candidato apresentado. Ademais, nenhuma novidade pode ser apresentada além do que o povo já sabe.
Sobre o candidato da oposição, a tendência é de crescimento, por duas razões principais: primeiro, porque as cobranças são menores e, segundo, porque representa o novo, principalmente, depois do afadigamento de oito de uma gestão que não cuidou bem do setor de Saúde, majorou impostos, desrespeitou a sociedade, foi alvo de denúncias de corrupção, dentre outras vulnerabilidades.
Em face disso, o resultado dessa pesquisa - em que pese, para a oposição, não retratar a verdadeira realidade - é alentador para o grupo da pré-candidata, Rúbia Matuto. A exposição da pré-candidatura da situação vem acontecendo desde o início do atual governo, uma vez que, o próprio prefeito, diz que o nome não interessa e que, o povo, vai votar pelo conjunto de sua obra. Já a pré-candidata da oposição, sequer apresentou suas propostas para um nova administração. Na verdade, os cavalos ainda nem começaram a correr.
Nenhum comentário:
Postar um comentário