ODE

sábado, 5 de outubro de 2024

Muito Estranho

 A estranheza maior nesta campanha é o fato de a Rádio Princesa não divulgar pesquisa eleitoral sobre o pleito de Princesa. Tudo indica que a emissora, que obedece ordens de Nascimento, não quer perder a credibilidade. Amanhã é o dia, vamos às urnas.



Funcionários da prefeitura de Princesa vão votar sem receber salários

Insatisfeitos estão os servidores municipais de Princesa que, às vésperas de uma eleição importante e acirrada como esta, na expectativa de receberem seus salários, se veem agora completamente lisos e sem perspectiva de receber antes da eleição. Os contratados que, em sua maioria têm até três meses atrasados, receberam apenas um mês. Será que depois da eleição haverá pagamento? uma pergunta que não quer calar: E o dinheiro destinado aos salários, o gato comeu? Amanhã é dia de decisão e todos terão a oportunidade de consertar as coisas. Com a palavra, o povo.



Sabáticas

. A pesquisa divulgada pelo grupo do prefeito, dá conta de que o candidato Garrancho vence a eleição com cerca de 4.400 votos de maioria, algo fora da realidade e que nem seus mais fervorosos correligionários acreditam. O alcaide não foge à regra quando a mentira é a praxe.

. Para quem diz ter uma maioria tão elástica, causa estranheza a correria em perseguição aos cabos eleitorais da oposição e o desespero demonstrado em cenas de violência, tanto pelo candidato quanto por seus apoiadores.

. Falar em pesquisa, ontem (4) foi divulgada uma pesquisa que dá Rúbia Matuto na frente com alguns pontos de diferença sobre o Garrancho. Nessa guerra de pesquisas, somente as urnas definirão a verdade. É amanhã!

. O debate eleitoral ocorrido em Princesa, no último domingo (29), entre os candidatos Rúbia Matuto e Garrancho demonstrou o despreparo do candidato que foi massacrado pela candidata quando até as respostas ele as proferiu lendo. Longe do mentor, o garrancho se desmancha.

. No debate, a candidata da oposição perguntou ao candidato do prefeito se ele ia cumprir o conteúdo da carta que assinou para poder ser indicado pelo alcaide. O candidato chapa-branca desconversou. Pelo visto, de todo jeito Nascimento vai engolir atravessado e, pelo visto, é uma lapada de matuta...

. Candidatos a vereador, em Princesa, reclamam que esta está sendo a campanha eleitoral mais “cara” da história. Tem nego com os nervos à flor da pele e, eleitores, nadando num mar de garoupas azuis.

. Falar em vereador, o mais estranho em campanhas eleitorais para a escolha de vereadores é que, aqueles que se propõem exercer o verdadeiro papel de fiscalizador da coisa pública, são os que figuram no rabo da gata nas pesquisas.

. Em live apresentada ontem (4), os Moura detonaram o candidato chapa-branca: desde agressão a eleitor, gatos até motos e fiat vieram à tona. Afinal, no debate, o candidato de Nascimento disse: “Jamais vou me responsabilizar em fazer a coisa correta”.

. As sabatinas que deveriam ter acontecido entre os candidatos a prefeito e prefeita de Princesa foram suspensas sem nenhuma explicação plausível. Muito estranho que a cidade mais importante da região tenha sido privada dessa oportunidade de os candidatos apresentarem seus projetos. A quem interessa essa suspensão, todo mundo sabe...

. A senadora Daniela Ribeiro, do alto de sua popularidade em Princesa, fez um vídeo pedindo votos para o candidato do prefeito. Sem dúvidas, com essa, vai bombar.

. Os abraços de hoje, vão para: Severino da Coletoria, Terezinha Mariano, Aldo Lopes, Júnior Santos, Lêda Maria, Maria Bernadete, Aline Gonçalves, Valdomiro Duarte, Arnaldo de Parajara, Aldomar Martins, Cilene Muniz, Analúcia Ferreira, Elenite Ananias, Daniel Pereira, Agnelo Muniz, Maria Gilmária Rodrigues, Biano Mangueira, Corrinha Rodrigues, Hélder Medeiros, Tenório de Tilina, Lívia Karien, Alliny Batista, Carlos Felipe, Hosana Mandú, Vando Pereira, Edileusa Fidelis e Creusa de doutor Damião.



 

quarta-feira, 2 de outubro de 2024

Oposição mostra força em Princesa

 

Desde as eleições de 2012, o grupo político que antagoniza a agremiação comandada pelo atual prefeito não demonstrava tanta força quanto o que foi visto ontem (1°), A passeata/motociata/carreata da candidata Rúbia Matuto (União Brasil) percorreu as principais ruas da cidade reunindo um contingente de animados eleitores, o que não aconteceu nas eleicdes de 2016 e 2020.

Não bastassem as pessoas que participaram da passeata, as calçadas chelas de pessoas vestidas de azul, adesivadas e num constante acenar de mãos em saudação à candidata. Tudo faz crer que a eleição do próximo dia 6 não será um passelo como dizem os comandantes da situacao. Isso demonstra tambem que, na reta final das campanhas eleitorals, o povo comeca a definir suas posicoes politicas.





terça-feira, 1 de outubro de 2024

O efeito "Pitta"

 

Celso Pitta foi eleito, em 1996, prefeito de São Paulo, então a 5ª maior cidade do mundo. Sob as bênçãos do prefeito Paulo Maluf, que durante a campanha eleitoral afirmou: "Se Celso Pitta der errado, não votem mais em mim". Pitta, que governou São Paulo de 1° de janeiro de 1997 até 31 de dezembro de 2000, em sua desastrada gestão, foi acusado de corrupção pelo desvio de vários milhões de reais e terminou sendo abandonado pelo chefe e afastado da cadeira de prefeito pelo Superior Tribunal de Justiça - STJ.

Em Princesa, nas eleições deste ano, há também um preposto que nunca foi nada além de vereador sem atuação alguma, e que recebe as bênçãos do atual prefeito que funciona como sua muleta eleitoral e administrativa. A diferença de Pitta em relação ao candidato de Nascimento, é que o paulista tinha formação de excelência: Graduado em Economia pela Universidade Fluminense, com mestrado pela Universidade de Leeds e curso de Administração Avançada na Universidade de Harvard.

O daqui, além de notoriamente despreparado, sem rumo algum, usa até as palavras do chefe para desmerecer adversários sem saber o que está dizendo. Há quem diga que, se eleito (o que vem se demonstrando improvável), o preposto do alcaide governará com um teleprompter à sua frente para ler tudo em relação às decisões que deverá tomar. Sem ter a menor ideia do que vi fazer, até uma carta de intenções (escrita pelo chefe), o candidato teve de assinar, na verdade, uma promissória que poderá he custar a unção caso não cumpra a vontade da muleta. Um verdadeiro efeito "Pitta"