ODE

sexta-feira, 10 de janeiro de 2025

A "Escolha de Sofia"

 

Empossado no cargo de prefeito há apenas 10 dias, o novo prefeito de Princesa, Ednaldo Melo Garrancho (PSB), terá, hoje (10), pela frente, o desafio de tomar uma decisão que poderá definir a condução de toda a sua administração. Será, na verdade, uma "Escolha de Sofia", quando terá de decidir se paga os salários atrasados de dezembro/2024 ou opta por pagar o mês de janeiro de 2025. É um dilema por demais preocupante, pois, se honrar o compromisso do antecessor, deixa de cumprir o seu.

Em que pese haver sido repassado, pelo Governo Federal, mais de R$ 10 milhões no mês dezembro/2024, o ex-prefeito não pagou a Folha dos efetivos referente àquele mês. Agora, nesta primeira parcela de janeiro/2025, a prefeitura recebeu menos de R$ 1 milhão de reais, mas os compromissos financeiros remontam a muito mais do que isso. Para Garrancho, resta o malabarismo de gerir essa situação com maestria e responsabilidade sob pena de comprometer o futuro de sua gestão.

Fossem somente os salários atrasados já seria gravíssima a situação. Além desse compromisso inadiável, que é o pagamento de pessoal, outras dívidas também preocupam o novo gestor. Além dos salários, o Sindicato dos barnabés cobra também complementações de parcelas do 13º Salário e falam, a boca pequena, que até a banda que tocou no final do ano não foi paga totalmente pela gestão anterior. A decisão de Garrancho dará o tom sobre quem manda, se ele ou o antecessor e sobre se seu compromisso é com a gestão ou com quem o botou lá. Uma escolha de sofia.




Nenhum comentário:

Postar um comentário