Fundada quando da Emancipação Política de Princesa, em 1880, a Paróquia de Nossa Senhora do Bom Conselho tomou a devoção da Virgem com essa denominação por sugestão do padre Francisco Tavares Arcoverde quando em cumprimento de uma promessa feita à Santa para salvar a população de extermínio por motivo de uma gravíssima epidemia de cólera, nos idos de 1857/58, quando era ainda uma Capela. No inicio do século XX, por iniciativa do então vigário, padre Vicente Alves Nunes Evangelista, após arrecadação de contribuições junto à comunidade princesense, este mandou vir da Itália a imagem de Nossa Senhora do Bom Conselho, a mesma que está até hoje entronizada no altar-mor da Igreja Matriz de Princesa.
Em 1980, por ocasião das comemorações do Centenário da Paróquia, o então vigário princesense, frei Mariano Estima, mandou a imagem da Virgem para o Recife onde foi totalmente restaurada e veio de lá sendo recebida em procissão solene desde a entrada do sul da cidade de Princesa até a Igreja Matriz. A data comemorativa da padroeira é o dia 26 de abril, porém desde 1945, por determinação do então vigário, frei José Maria Casanova, as comemorações à Virgem passaram a ser feitas no final do mês de dezembro em coincidência com as festividades de Natal e Ano Novo. O novenário, que começa com o hasteamento da bandeira com o retrato da Santa se estende até o último dia do ano culminando com uma Missa Solene no dia 1° do Ano Novo e com uma procissão pelas principais ruas da cidade.
A devoção à Virgem do Bom Conselho tem origem num milagre ocorrido na vila de Genazzano na Itália em 26 de abril de 1467, quando a imagem de Nossa Senhora com o Menino Jesus surgiu, milagrosamente, em uma parede de uma igreja agostiniana em ruínas e recebeu o título de "Bom Conselho" por ser invocada como Mãe da Sabedoria que oferece conselhos, orientações e ajuda nas decisões difíceis. No início do século XX, o papa Leão XIII incluiu a invocação da Virgem do Bom Conselho na Ladainha Lauretana e oficializou sua festa para o dia 26 de abril. Em louvor à Padroeira, em Princesa, foi estabelecido, pela Lei nº 1.393, um feriado municipal no dia dedicado à Santa.


Nenhum comentário:
Postar um comentário