ODE

quarta-feira, 21 de janeiro de 2026

Até quando?

Em face da repercussão da matéria veiculada ontem (20) por este blog sobre a excursão das autoridades públicas municipais à cidade de Londres, me vejo obrigado a reiterar a indignação popular quanto ao acinte do ex-gestor e atual prefeito de fato, Ricardo Pereira do Nascimento quando, não bastasse a farra com o dinheiro público, envia vídeos debochando do povo princesense se dizendo feliz por estar na Europa chefiando uma comitiva de folgados que, a pretexto de aprenderem fazer Educação, flanam na capital britânica gastando o dinheiro do povo. O escárnio de Nascimento é tão grande que até o sotaque da voz ele mudou quando se diz extasiado com a “imersão” que ele classifica como aprendizado.

Até quando isso vai continuar? Essa é a pergunta de todo mundo, quando comentam sobre esse descaramento. Na maioria dos comentários sobre a notícia de ontem, as pessoas realçam a omissão da Justiça e clamam por uma mobilização popular para dar um freio nisso. O descaramento de Nascimento e sua trupe se constitui um desrespeito maior quando, além de lá estarem gastando o nosso dinheiro para fazer nada, ainda zonam com a cara dos que bancam essa farra desnecessária. A folha corrida desse cara é extensa: condenado por fraude em licitações; contas bloqueadas pela Justiça; agentes da Polícia Federal pulando o muro de sua casa, dentre outras coisas mais.

Agora, mesmo investigado pela Polícia Federal pela emissão de cheques pré-endossados e sacados na boca do caixa dos bancos, o que envolve a bagatela de mais de R$ 30 milhões, Nascimento, como se isso não signifique nada, desfila em Londres como se fora um dos homens mais honestos do mundo. Enquanto isso, os postos de gasolina, em Princesa, não abastecem mais os carros da prefeitura por falta de pagamento; muitos dos servidores da Saúde e da Educação, com três meses de salários atrasados. Tudo isso com anuência da Câmara Municipal que se imiscui de seu papel fiscalizador e autoriza o pagamento de diárias no valor de R$ 2 mil para cada um dos que estão a passear no estrangeiro.

Estranho é também a falta de escrúpulo dessas autoridades quando, sob a chefia de Nascimento, todos engalanados de agasalhos de luxo para se protegerem do frio europeu, se limitam a dizer “bye bye” aos que aqui estão a pagar impostos e sem receber os pagamentos a que têm direito. O que explica a presença de um secretário de Articulação Política e de uma secretária de Finanças num evento de Educação, ministrado num idioma do qual não entendem uma palavra sequer? Que fossem para Londres, mas que tivessem pelo menos o respeito de não gozar com a cara dos que bancam essa farra desnecessária. Até quando vai durar isso?



A moralidade de calças curtas

Quem não lembra das peripécias do então juiz federal, Sergio Moro, quando em consonância com o Ministério Público (leia-se Deltan Dallagnol) fez tudo até conseguir botar Lula na cadeia? Durante todo o processo, todos louvavam Moro como uma vestal da Justiça: um homem sério e corajoso que estava botando na cadeia os ladrões da República. Em pouco tempo, a máscara caiu e descobriu-se que tudo fora orquestrado para que Lula fosse preso para não concorrer às eleições de 2018. Em troca, Moro foi premiado com a pasta do Ministério da Justiça e, por conta disso, ocupa hoje uma cadeira no Senado Federal.

A cena se repete agora com ministros do Supremo Tribunal Federal. Alexandre de Morais, o ministro corajoso que enfrentou a todos e conduziu o processo que botou Jair Bolsonaro e sua turma na cadeia, até poucos dias, era um homem tido como sério e comprometido com a ética. Agora, se descobre que a mulher do ministro está envolvida até o pescoço no escândalo do Banco Master. O outro, Dias Toffoli, também ministro do STF, além de pegar carona no jatinho do dono do Banco Master, está atrapalhando as investigações sobre a fraude daquela instituição, tudo indica para proteger amigos e parentes.

É claro que uma coisa não tem a ver com a outra. O processo, comandado por Alexandre de Morais, que pôs na cadeia os golpistas do 8 de janeiro e, mais tarde, os chefes da trama golpista sob o comando do ex-presidente Jair Bolsonaro, foi feito dentro da legalidade, com provas robustas e amplo direito de defesa concedido a todos os réus. No entanto, comportamentos outros descredenciam membros de um poder que, na qualidade de última instância da Justiça brasileira, não poderiam prevaricar. Morais e Toffoli deveriam renunciar aos seus cargos ou, por outra, o Senado Federal submetê-los a um processo de impeachment. A Justiça do Brasil anda de calças curtas e, a moralidade de alguns de seus membros, atravessa-se com água pelo mocotó.



terça-feira, 20 de janeiro de 2026

São Sebastião de Narbona

Hoje é o dia de São Sebastião, o santo mártir francês que, radicado na Itália, ali viveu durante o Império Romano e foi morto por ordem do imperador Diocleciano. Nasceu em 256 d. C em Narbona, França e morreu aos 36 anos de idade em Roma, em 286.E o santo mais retratado de todos os tempos pelos pintores do Renascentismo. Sebastião vem do grego "Sebastós", que significa "Divino" ou "Venerável" '. São muitas as variações do nome Sebastião em nosso meio: "Sebasto" "Bastião", "Basto", "Tião" ", "Batinho", dentre outros.

No Brasil, sua festa é comemorada no dia 20 de janeiro, pelo fato de haver sido nesta mesma data, que os portugueses expulsaram os franceses do Rio de Janeiro. Em sua homenagem, antigamente, o nome da capital fluminense era São Sebastião do Rio de Janeiro e é ele o padroeiro da antiga capital federal. Aqui perto de nós, São Sebastião é também o patrono oficial da cidade de Quixaba/PE e das comunidades rurais de Cachoeira de Minas, Saco dos Caçulas e Patos de Irerê aqui na Paraíba.

Sebastião era um soldado romano e, pelo fato de haver sido executado (por ordem do imperador romano Diocleciano) por não renegar suas convicções cristãs, o santo, que foi torturado e morto a flechadas, se apresenta, em suas várias reproduções plásticas exibindo um corpo atlético, perfeito e em pose delicada. Talvez por conta isso, foi escolhido pela comunidade LGBT como o protetor dos gays. Ao lado de São Roque, Sebastião é também reverenciado com o protetor das vítimas de epidemias.



No reino da fantasia

Em Princesa está tudo fora do lugar, inclusive a sensibilidade dos mandatários municipais. Até ontem (19) eu achava que não era verdade que os dois prefeitos da cidade (o de direito e o de fato) iriam excursionar na capital do Reino Unido sob o pretexto de aprenderem mais sobre Educação. Sinceramente, eu não acreditava que teriam a coragem de tamanho acinte. Mesmo que o nosso município estivesse gozando de uma situação maravilhosa, isso já seria uma grande irresponsabilidade, quanto mais quando se constata que está tudo desmantelado.

Investigados pela Polícia Federal, suspeitos da prática de corrupção ativa e passiva envolvendo cheques milionários da prefeitura depositados em contas de laranjas, apontados por um Relatório do COAF como movimentadores de fundos públicos sem nenhuma justificativa, o que remonta a milhões de reais, não poderiam nem deveriam estarem, os dois prefeitos, protagonizando esse desperdício de dinheiro público num passeio a Europa. O pretexto para essa viagem a Londres é o de se aperfeiçoarem no aprendizado educacional que deverá ser aplicado aqui.

Como ousam agir dessa forma quando aqui, as coisas estão completamente desmanteladas? Fornecedores reclamando da falta de pagamentos; servidores

contratados com salários atrasados desde outubro do ano passado; funcionários efetivos recebendo após o quinto dia útil do mês; Postos de Saúde em recesso de mais de 20 dias e sem estarem abastecidos dos medicamentos necessários. Tudo isso, sem falar na desnecessária presença - nesse passeio ao estrangeiro - de autoridades municipais que nada têm a ver com Educação.

Nada, absolutamente nada, justifica esse périplo londrino. Ademais, o que foi fazer na capital inglesa, o senhor Nascimento que é secretário de Articulação Política? Terá ido para lá em busca de articulações com vistas às eleições do próximo dia 4 de outubro? E a secretária de Finanças, terá acompanhado a comitiva para monitorar os gastos públicos com esse desnecessário passeio? Além de nenhum deles falar uma palavra sequer de inglês, há dúvidas sobre o discernimento e a aptidão de todos para um aprendizado quanto às diretrizes educacionais da Inglaterra.

Mais do que um passeio, isso é um tapa na cara da população princesense, uma falta de respeito e de responsabilidade, um verdadeiro acinte àqueles que, ultimamente, foram castigados com uma nova lei que elevou os impostos municipais em mais de 500%. Se sobra indecência, falta respeito; se sobra sem-vergonhice, falta compromisso com a coisa pública. Não bastasse o acinte, some-se a isso a astronômica despesa que vai custar esse passeio ao erário. Gastando em libras esterlinas, os representantes do povo princesense zonam com a cara daqueles menos favorecidos. Aos domingos louvam o reino de Deus num café da manhã. Já em Londres, louvam o reino da fantasia bancado pelo nosso dinheiro.



segunda-feira, 19 de janeiro de 2026

Prefeito de Princesa dá ultimato ao vereador Irismar

De Londres, após visualizar fotografia postada nas redes sociais em que posa, o vereador Irismar Mangueira (PSB) ao lado do deputado estadual Michel Henrique - ambos com o polegar levantado - o prefeito de fato, Nascimento, deu um ultimato ao vereador de sua base política: até o final de fevereiro, Irismar terá de se afastar de Michel, renunciar às vantagens oferecidas e recebidas (inclusive o tal do trator) e retornar ao genuflexório igual aos demais parlamentares mirins princesenses.

Nascimento não tolera infidelidade, tampouco aceita que seus comandados se insurjam contra suas decisões. Nesse caso, ou Irismar se enquadra ou entra, definitivamente, em rota de colisão com o prefeito de fato. A essa altura do campeonato já se pode dizer que a candidatura de Mangueira para presidente da Câmara Municipal já voou pelos ares. A máxima de que, em política não se serve a dois senhores, está sempre em voga. Para Mangueira restam dois caminhos: ou engrossa o pescoço e enfrenta Nascimento ou bota a viola no saco.



sábado, 17 de janeiro de 2026

SABÁTICAS

 

. Em face das reclamações e narrativas várias de que estava sofrendo tortura (algo muito apropriado para ele), o ex-presidente Jair Bolsonaro foi transferido da sala de Estado-Maior na Polícia Federal, para um apartamento no complexo da Papuda.

. Agora com maior espaço e mais regalias, o ex-presidente poderá ter uma vida melhor: mais visitas, assistência médica e religiosa, banho-de-sol exclusivo, comida caseira e, para completar, uma cama-berço para evitar quedas noturnas. Melhor não poderia ser.

. Falar em Bolsonaro, a meta vacinal no Brasil vem caindo desde 2020. Isso é fruto da propaganda negacionista contra as vacinas o que foi uma bandeira dos conservadores de direita durante o governo Bolsonaro.

. Pelo visto, para os negacionistas, só devem sobreviver aqueles que, por natureza, são competitivos, ou seja: uma forma de eugenia racial. Mais um legado do bolsonarismo.

. O caso Master (que investiga fraudes financeiras no Banco Master), a cada dia traz novidades que arrepiam cabelos. Um caso de escândalo financeiro bastante enigmático, que tem a proteção do ministro Antônio Dias Toffoli, quando acoberta todas as investigações sob o manto do sigilo total.

. Toffoli é aquele ministro do Supremo Tribunal Federal – STF, que pegou uma carona no jatinho de um executivo do Banco Master para assistir ao jogo da final da Libertadores entre Flamengo e Palmeiras, em Lima, no Peru.

. Outro ministro do STF também está envolvido no caso Banco Master. Alexandre de Morais também está cortando prego, pois, sua mulher é advogada daquele banco, emprego pelo qual recebia a bagatela de R$ 3,6 milhões mensais para defender aquela instituição financeira criminosa.

. Há quem diga que, caso o sigilo das investigações seja aberto, a República brasileira desmorona, que não ficará pedra sobre pedra. Por isso, tá todo mundo calado.

. Falar em República, vamos falar agora de monarquia. O prefeito de Princesa, a quem já estão chamando de “rainha da Inglaterra” (porque não manda em nada), foi conhecer sua terra. Ontem (16), Garrancho, acompanhado de uma comitiva, embarcou no aeroporto de Juazeiro do padim Ciço para São Paulo e, de lá, para Londres, capital do Reino Unido.

. Essa viagem internacional, capitaneada pelo ex-alcaide Nascimento, tem a finalidade de promover conhecimentos sobre Educação na capital da Inglaterra. Além dos dois prefeitos, foram também a secretária de Educação e alguns outros secretários de pastas que não têm nada a ver com Educação.

. Essa viagem ao estrangeiro, trará um prejuízo aos cofres públicos municipais da ordem de quase meio milhão de reais. Deixem eles chegarem lá que, segunda-feira, eu conto mais.

. A CDL e prefeitura de Princesa se irmanam quanto ao aumento da cobrança de impostos municipais, afinal, nenhum dos dois têm prejuízo com isso: a prefeitura arrecada e, as lojas associadas à CDL, repassam esses impostos para os preços ao consumidor. Simples assim.

. Enquanto as autoridades municipais viajam para a Europa, tem um zum-zum-zum pelas esquinas de Princesa falando sobre um novo Relatório do COAF sobre as falcatruas dos cheques. Tem nego com medo da sombra, ou seja, de viver na sombra.

. Enquanto seu lobo passeia na floresta, as articulações políticas aqui dão conta de que a candidatura do vereador Irismar Mangueira para presidente da Câmara Municipal de Princesa está rifada. Já falam na renovação do mandato do atual presidente.

. Irismar Mangueira, que foi o principal articulador da candidatura de Garrancho a prefeito, aliás, o único dos vereadores que sempre defendeu o nome da “rainha da Inglaterra”, hoje, se vê abandonado. Subserviência demais, às vezes, dá na própria cabeça.

. Falando em política da Paraíba, com o comando da Federação PP/União Brasil nas mãos do deputado Aguinaldo Ribeiro, o candidato ao Governo, Lucas Ribeiro (PP), terá o maior tempo de rádio e televisão.

. Notícia internacional: a líder política venezuelana, Maria Corina Machado, num ato de subserviência e bajulação internacional, deu de presente, ao presidente americano Donald Trump, a medalha de ouro que recebeu quando laureada com o Prêmio Nobel da Paz/2025.

. Em troca dessa bajulação, a babaca foi recebida por Trump como uma personagem de quinta categoria. O galego é assim: babou, se lasca.

. Sob a batuta e o empenho desmedido de Lula, o Mercosul fechou acordo comercial com a União Europeia. Mais um saldo da política atabalhoada de Donald Trump. Bom para o Brasil.

. Na política nacional, tudo indica que o candidato a presidente da república é mesmo o Flávio Bolsonaro. Tarcísio não vai pagar pedágio e está satisfeito em ter pulado essa fogueira. São Paulo é mais certo para ele.

. Os abraços de hoje vão para: Lucas Sabino, Alexandre Carlos, Pereira Policial, Marta Santos, Deusdete do Posto, Mané de Santa, Professor Rogal, Cristóvão de Mané Laurindo, Rialtoan Araújo, Soraya Barros, Fabiana Maximiano, Paulo da Cêra, Galega de Karlota, Elenilva da Cachoeira, Gustavo Diniz, Professora Márcia Melo, Zé Nominando e Cristina, Zé de Lourenço, João de Mirô, Zé Alberto Cardoso, Erinha Kumamoto, Estela da Macambira, Marconi Campelo, doutor Tácio Evaristo, Igor de Antônio Ferreira, doutor Gílson Melquíades, Antônio Júnior Marrocos, Diana e Zé Osmar, Ramiro das Panelas e Paulo Bocão.



sexta-feira, 16 de janeiro de 2026

Principal Cartão Postal de Princesa hoje está abandonado

Quem não se lembra da Praça da Estrela, marco zero da cidade de Princesa? Foi ali onde começou a nossa municipalidade, a nossa História. Em tempos recentes era, a Estrela, point para encontro da juventude, o local de confraternização noturna para todos os princesenses de todas as classes sociais, ambiente por demais agradável para o divertimento de todos, principalmente dos mais pobres: a fonte jorrando água e luzes, os trailers cheios de gente, uma animação só.

Hoje, a Praça da Estrela está morta graças à ação nefasta do atual ciclo administrativo municipal, quando somente se prioriza a prosperidade de poucos apaniguados em detrimento do lazer da maioria da população. A tônica da atual administração é a ostentação de riquezas ilícitas e nunca um incentivo ao que é do agrado popular. O desmonte da Praça da Estrela é um exemplo acabado dessa nova era em que grassa a corrupção disfarçada em obras faraônicas e no esquecimento em beneficiar os menos favorecidos. Coisa para inglês ver.



O ritmo de uma gestão comprometida com o povo

Na cidade de Tavares, o compromisso é com a comunidade e o ritmo de trabalho caminha junto com o que o povo precisa. Nesse novo mandato do prefeito Coco de Odálio - que já completa um ano - tudo mudou para melhor. Na agricultura, 805 agricultores estão aptos a receber o seguro Garantia-Safra e estão sendo distribuídos 4.100 quilos de sementes, o que fortalece a agricultura familiar. Na Educação, além das matrículas abertas, a entrega de kits de material escolar. Na saúde, os atendimentos não param, seja no Hospital ou nos Postos de Saúde. Por fim, quanto às obras e serviços urbanos, tudo anda conforme as necessidades do povo. Esse é o ritmo de uma gestão comprometida e que cuida das pessoas.



Em São José de Princesa agricultores são prioridade

Depois do sucesso das festas natalinas e de final de ano - o que se considera um sucesso que incentiva o turismo em toda a região da serra do Teixeira -, a prefeitura de São José de Princesa se propõe agora ao preparo das terras agricultáveis do município. Para tanto, já estão abertas as inscrições para os agricultores interessados nos trabalhos de aração de suas terras, o que deverá ser feito sob os auspícios da Secretaria de Agricultura. "Estamos, mais uma vez, dando as mãos aos homens e às mulheres do campo em fortalecimento da agricultura familiar", disse o prefeito Juliano Matuto.



quarta-feira, 14 de janeiro de 2026

Às vésperas de viagem internacional prefeitos de Princesa visitam Granja do governador

Já se preparando para embarcar para a capital do Reino Unido, o prefeito Garrancho (PSB), acompanhado do ex-prefeito Nascimento (sua muleta oficial), visitou a Granja do governador João Azevedo (PSB), ocasião em que reafirmou seu compromisso em votar no pré-candidato, Lucas Ribeiro (PP) para governador do Estado. Nessa visita, duas coisas chamaram a atenção. Primeiro, a ausência do deputado estadual, Hervazio Bezerra, que é o preferido de Nascimento que não foi para a Granja, mas tirou retrato com o staff princesense. Segundo, a repercussão na imprensa estadual quando o comentarista político, Gutemberg Cardoso, disse que Nascimento manda mais do que Garrancho.

Além de ser uma realidade, essa chacota que já está sendo feita até no âmbito estadual, de que Garrancho não manda em nada, isso diminui, sobremaneira, a autoridade do alcaide princesense, o que se constitui um estelionato eleitoral quando o povo escolheu um e é comandado por outro. É voz corrente até em João Pessoa, que o prefeito de direito de Princesa é um bibelô, um enfeite que tem cordões que são manipulados pelo ex-prefeito Nascimento. Se agrava a situação quando é sabido que o comandante – que está sendo investigado por corrupção pela Polícia Federal – ao invés de ser afastado da administração, é quem verdadeiramente manda.

Nunca, em tempo algum, se registrou, em Princesa, uma situação como essa. Ao longo da história política do nosso município, muitos foram os prepostos que foram indicados pelos chefes e ungidos pelas urnas, mas quando eleitos, exerciam o efetivo poder concedido pelo povo. A situação de Garrancho é algo inusitado e ao mesmo tempo preocupante. Nos tempos de hoje, administrar uma cidade é uma tarefa dor demais complexa e que exige conhecimento e responsabilidade, o que não pode ser terceirizado sob pena de prejuízos incontornáveis, principalmente quando esse poder é delegado a pessoa que já tem as mãos sujas e que pode comprometer o CPF alheio.



sábado, 10 de janeiro de 2026

SABÁTICAS

. Amadureceu e caiu. Foi o que aconteceu com o ditador da Venezuela. Além de tirano e corrupto, Nicolás Maduro é acima de tudo burro. Em face da proposta do presidente americano para que se refugiasse na Rússia, declinou da oferta e lascou-se.

. Depois de 12 anos vivendo no fausto do palácio presidencial de Miraflores, Maduro amarga agora uma prisão na companhia de mais seis meliantes num presídio de terceira categoria em Nova Iorque.

. Exemplos não faltam, tanto aqui quanto alhures. Aqueles que, quando detentores do poder, pensavam que eram reis, agora sofrem no ostracismo ou, com sorte, quando não estão na cadeia. E há quem diga que são muitos os que estão prestes a viver na sombra.

. Em que pese as comemorações dos venezuelanos com a queda de Nicolás Maduro, tudo parece em vão. O objetivo do presidente Donald Trump já foi alcançado: em consonância com o que restou do chavismo, o galego vai dominar a Venezuela, vender seu petróleo e pronto. Liberdade e democracia fica para quando der certo.

. Na esteira da decapitação do ditador venezuelano, a ONU e a OEA se reuniram para analisar as consequências desse atentado à liberdade das nações livres. Nada mais ridículo do que isso. Quem manda é Donald Trump, o xerife do mundo, e quem espernear entra na sua mira. Manda quem pode e obedece quem tem juízo. Infelizmente, é essa a lógica do poderoso ditador das américas.

. Em Princesa, os tempos andam meio bicudos. Semana passada, liderados pelo vereador Irismar Mangueira, outros dois edis mirins se fizeram presentes numa solenidade, em Lagoa da Cruz, para receberem um trator das mãos do deputado Michel Henrique. Nem o chefe geral nem Garrancho, gostaram da situação.

. Aos cochichos, já dizem que Nascimento não aceita nenhum ovo fora do ninho e que o trator pode passar por cima da candidatura de Irismar para a presidência da Câmara Municipal, para o segundo biênio. Parece que o ovo vai parir um pinto.

. À boca pequena, andam dizendo que o vereador Irismar Mangueira prometeu 100 votos a Michel Henrique. O problema é que, os eleitores, terão de votar encaretados porque, se o poderoso chefão souber...

. Outra fofoca dá conta de que o vereador Neguinho da Lagoa vai votar em Cícero Lucena para governador. Tudo conversa mole e especulação, pois, Nascimento já chamou o feito à ordem e proibiu qualquer defecção.

. Falar nisso, semana passada, o ex-alcaide fez uma reunião com todos os vereadores (à exceção de Irismar) quando exigiu fidelidade dos votos nas eleições de outubro próximo. Todos ficaram coesos com o chefe.

. Nessa mesma reunião, um vereador novato e desavisado pediu a palavra e perguntou a Nascimento quanto eles [os vereadores] iriam receber para votar nos deputados indicados pelo chefe. Em resposta, Nascimento deu um “piti” e disse: “Tás pensando que eu sou da tua laia? Aqui não se vota por dinheiro e sim pelo trabalho que conseguimos para Princesa!” O vereador botou a língua na viola.

. Numa conversa informal, na Câmara Municipal, o ex-prefeito Nascimento disse, em alto e bom tom: “Os maiores sonegadores de impostos em Princesa, são doutor Aledson, doutora Úrsula de Rinaldo e doutor Mateus de Norma”. Eita!

. Em contrapartida, na esteira da aprovação do Projeto de Lei que o prefeito mandou e que foi acatado pelos vereadores, aumentando os impostos municipais, o empresário Rinaldo Pitada, postou nas redes sociais: “Nascimento é o prefeito que mais criou impostos em Princesa”. 1 X 1.

. Em breve, Nascimento, Garrancho e a secretária de Educação, Ana Paula, estarão zarpando para Londres. Serão dez dias de passeio às custas do dinheiro público numa farra europeia que deverá custar milhares de reais ao erário municipal. Que se agasalhem bem, lá tá frio pra cacete.

. Falar em cacete, uma liderança importante da Paraíba disse que Nascimento está com um pé lá e outro cá. Sobre o quê, não sei.

. O MDB de Princesa, chefiado pelo ex-prefeito Thiago Pereira, ganha novo fôlego. Tudo faz crer que Thiago comemorou a recente adesão do grupo liderado pelo também ex-prefeito, doutor Sidney, quando este declarou apoio à pré-candidatura de Cícero Lucena a governador. São as voltas que o mundo dá. É a roda da política que gira sem parar.

. Falar em adesão, o blog do André Gomes anunciou que a ex-candidata a prefeita de Princesa, Rúbia Matuto, também aderiu à pré-candidatura do prefeito da capital, porém, a Matuta apenas comentou: “Quem tem boca diz o que quer”.

. Na política de Princesa acontece de tudo. Recentemente, foi lançada a pré-candidatura de Vona de João Norato a deputado estadual. Ainda bem que Princesa não ficará, de novo, sem representante na Assembleia Legislativa.

. Os abraços de hoje vão para: Tânia de Otílio, Manoel Cordeiro, Maria de Boleiro, Plínio Lemos, Alanny Moura, Nena Mandú, Cosmo Chaves, Neit Muniz, Toga Branco, Lourdes Paulino, James França, Nilva de Bezinho, Hélio Peixe, João Rosas, Iracema de Joca, Manoel de Santa, Fernando de Karlota, Eduarda de Tozinho, Dedê de Anunciada, Carlinhos de Neves, Ana de Dão do Bode, João Bosco Andrade, João Paulo Mariano, Bom Conselho Rodrigues, Manoel Jorge, Patrícia Vereadora, doutor Valdério, Rúbia Matuto, Panelão e Vona de João Norato.



.

sexta-feira, 9 de janeiro de 2026

FRASES FAMOSAS

"Em casa que mulher manda até o galo canta fino"

FRASE DE ORIGEM POPULAR

"Nunca esqueça quem você é e de onde você veio! Seja humilde e honesto!

Não deixe que o dinheiro suba à sua cabeça, nem deixe outros cuidarem de sua vida"

VOLTAIRE

"Ser quem você é ou quer ser, não tem preço; a sociedade nunca perdoará aquilo a que você se propôs e não cumpriu. Imponha-se, não deixe ninguém apagar seu brilho" PAULO DE TARSOs



A pomba e o morcego

É hoje (9) o dia do primeiro repasse, neste ano novo, das verbas federais que alimentam as prefelturas em todo o Brasil. Quanto a Isso, há em Princesa uma pergunta: "Será que a partir de agora, com o aprendizado ao longo do ano de 2025, o prefeito de direito de Princesa tomará as rédeas da administração pública e cuidará, efetivamente, dos dinheiros da nossa edilidade?" Já não é sem tempo que isso aconteça, afinal, o povo elegeu o cidadão Ednaldo de Melo Garrancho e continua no aguardo de que ele tome conta do cargo que lhe foi confiado.

Garrancho é um jovem de 46 nos de idade, oriundo da Zona Rural do nosso município, de origem humilde, cidadão educado, bom no trato e que venceu por méritos próprios, o que se pode dizer um self made man. Aportou na cidade ainda muito jovem, funcionou como garçom de "Chalé Burguer", foi modelo da "Alamoa Boutique" , trabalhou na "Moda K", foi balconista da "Farmácia de Mano" e, dada a sua popularidade, foi eleito duas vezes vereador à Câmara Municipal de Princesa da qual chegou a ser seu presidente. Pelo visto, uma carreira de sucesso.

Não por acaso, Garrancho fol escolhido como candidato a prefeito nas eleições de 2024. Não era ele o preferido do então prefeito Ricardo Pereira do Nascimento que tinha suas preferências voltadas para o então secretário de Finanças, Fábio Brás, ou para a secretária de Educação, Ana Paula. Foi escolhido graças às indicações das pesquisas populares que forçaram o ex-alcaide a ungi-lo como candidato daquele grupo político. Eleito, Garrancho, veio a grande surpresa quando este sucumbiu à vontade de Nascimento e deixa que o ex-prefeito administre em seu lugar.

Deu na roleta o que ninguém esperava - nem mesmo o ex-prefeito Ricardo Pereira do Nascimento - quando se constata que Garrancho não manda em nada. O criador temia uma possível autonomia da criatura. No entanto, o que vimos ao longo do ano de 2025 foi o contrário. É voz corrente no município que Garrancho se contenta em ostentar suas vaidades pessoais em detrimento do comando da administração do município; não manda em nada e, até agora, não demonstrou interesse em tomar as rédeas da coisa. Para Nascimento, a emenda saiu melhor do que o soneto. 

Se faz tão boa, a situação, para o ex, que este já fala com desenvoltura sobre a reeleição de Garrancho. Há quem diga que quando o prefeito de fato fala na reeleição do prefeito de direito, está tentando enganá-lo; mas não, Nascimento fala a verdade, pois, nada é mais confortável e mais conveniente do que administrar o que é público com o CPF dos outros. Embora já se tenha passado um ano, ha tempo ainda para Garrancho recuperar o comando e fazer a coisa do seu jeito e evitar consequências nefastas num futuro próximo, até porque, o povo de Princesa está frustrado com a situação de haver atirado numa pomba e acertado num morcego.



quarta-feira, 7 de janeiro de 2026

A inveja e o ciúme

Dois sentimentos menores que escravizam o homem, a inveja e o ciúme, são protagonistas de muitos acontecimentos, muitos deles que, no mais das vezes, têm até o condão de mudar o mundo. O ciúme que traz no seu bojo um sentimento de posse doentia, se exacerba quando exercido no âmbito das relações amorosas o que muitas vezes tem promovido até mortes. Nada justifica a fatalidade do extermínio de uma vida amparado na desculpa da posse: “O que não é meu não poderá ser de ninguém”. Esse pensamento tem matado pessoas – principalmente mulheres – numa negativa da máxima de que “quem ama não mata”.

Já a inveja, corrói as mentes de forma mais silenciosa e se faz mais perigosa porque atinge a todos de forma indiscriminada e sem motivo plausível ou sequer justificável. O desejo de possuir o que pertence a outrem ou o despeito dos que não tem ou não podem, tem favorecido o desenvolvimento desse sentimento que, de natural, muitas vezes se torna mórbido e descamba para o desatino ou, pior ainda, para a angústia de sentir-se inferior, desvalido e, consequentemente, raivoso em relação aos que possuem ou são o que esses doentes não conseguem ter nem ser.

Um homem ciumento é uma bomba chiando quando se faz capaz de tudo, inclusive se propondo a extinguir a vida de quem não lhes dá mais atenção. Já o invejoso, se martiriza com o sucesso alheio, desmerece tudo o que é feito pelos que o incomodam com algum sucesso e ficam isolados a maquinar formas de prejudicar a quem os incomoda com o sucesso que não conseguem ter. O pior, que nada cura essas doenças. A morbidez é tão grave que muitos dos que por ela são acometidos, são competentes sim, porém, incapazes de produzir porque o egoísmo e o complexo de inferioridade lhes tolhem o espírito criativo.

Para os invejosos o que lhes dá prazer é o elogio exagerado que afaga seu ego doentio. Estes, adoram ser reconhecidos até pelo que não fazem. Os que têm esse mal evoluído de forma anormal, fantasiam a tal ponto que se acham superiores aos demais e se transformam em pessoas ridículas quando se auto elogiam sem nenhum censo do ridículo. O ciumento desconfia da própria sombra e em tudo vê uma conspiração contra si e, não suportando ser superado por nada nem por ninguém, age com desvario chegando às raias da loucura. Não há remédio para conserto do exacerbamento desses dois sentimentos. Para os cautos, resta o cuidado de não os ativar ou afastarem-se dessas pessoas.



Ex-prefeito Sidney Oliveira de Princesa declara apoio a Cícero Lucena

Começado o ano, as lideranças políticas de Princesa se definem quanto aos apoios às pré-candidaturas ao Governo do Estado nas eleições que acontecerão neste ano. Ontem (6) foi a vez do ex-prefeito, o médico doutor Sidney (PSDB) que, através de seu filho Sidney Filho e da ex-deputada Flora Diniz, declararam apoio ao prefeito da capital, Cícero Lucena. Na esteira dessa declaração, o grupo político liderado pelo ex-prefeito condicionou seu apoio a melhorias na área da Saúde na região polarizada por Princesa com prioridade à reestadualização do Hospital Regional.

Semana passada, o ex-prefeito de Princesa, Thiago Pereira (MDB) também postou foto com o pré-candidato Cícero Lucena. Já o suplente de deputado estadual, o médico Aledson Moura (União Brasil), continua alinhado com o senador Efraim Filho (União Brasil) no seu projeto em busca da principal cadeira do Palácio da Redenção. Enquanto isso, o grupo liderado pelo ex-prefeito Ricardo Pereira do Nascimento (PSB), marchará em prol da pré-candidatura do atual vice-governador, Lucas Ribeiro (PP), virtual candidato com o apoio do governador João Azevedo.

Embora haja sido anunciada a adesão da ex-candidata a prefeita de Princesa, Rúbia Matuto (União Brasil), ao projeto eleitoral do prefeito da capital, consultada por este blog, essa importante liderança informou que está firme em seu propósito de continuar militando na política princesense: “Estou me preparando para a próxima, não desisti, mas só falarei na hora certa”. Esses movimentos das peças do tabuleiro político dão conta de que a campanha eleitoral deste ano será movimentadíssima. Resta-nos aguardar as cenas dos próximos capítulos.



terça-feira, 6 de janeiro de 2026

Histórias e estórias engraçadas de Princesa

 

                                   Junta de bois

As eleições municipais de 1968, em Princesa, foram as mais pródigas em eventos; hinos de campanha, discursos contidos de alguma violência verbal; discussões entre eleitores; etc. Em um comício realizado na Rua do Cabaré, doutor Antônio Nominando, candidato a prefeito pela ARENA, fez antológico discurso. Aquela festa política foi um sucesso, tanto pelo inusitado do local da concentração, quanto pela participação popular. Nesse mesmo comício, doutor Antônio referiu-se várias vezes aos candidatos adversários, pejorativando a alcunha pela qual estavam sendo chamados os dois concorrentes do MDB (Joaquim Mariano e Miguel Rodrigues): "Junta de Bois" Essa expressão nasceu em um comício do MDB feito na Praça Epitácio Pessoa, quando Aloysio Pereira, elogiando os dois candidatos de seu partido, os comparou a uma obediente e disciplinada "Junta de Bois". Disse o deputado, que os mesmos, eram dois homens de bem, mansos e pacíficos e que, juntos (?) estavam marchando com a finalidade de, um ou outro, dirigir os destinos de Princesa. Na sua fala pública, Pereira pontuou

"(...) Miguel Rodrigues e Joaquim Mariano, dois cidadãos de bem, homens das melhores origens do nosso município, estão aptos a governar Princesa como governam suas familias e seus negócios Prósperos em seus empreendimentos, ojerizam a preguiça, cuidadosos dos seus desideratos não delegam a terceiros suas obrigações e, unidos, pacificamente, sob a orientação partidária, os dois como uma obediente Junta de Bois' estarão, um ou outro, prontos para governar Princesa a serviço de seu povo"

Com o intuito de realçar a fama de preguiçoso que Antônio Nominando carregava e os crescentes comentários de que, eleito este, quem governaria seria seu cunhado, Genésio Lima, uma vez residir o candidato da ARENA em João Pessoa, sem querer, Aloysio Pereira deu o mote para que fizessem galhofa dos seus candidatos. A partir daí, além do uso constante da expressão acima referida ["Junta de Bois"], nasceu também a composição provocativa, feita pelos partidários de Nominando, parodiando a marchinha carnavalesca "jardineira".

: O feitiço virou por cima do feiticeiro e os "bocas-

pretas" passaram a cantar incessantemente o seguinte hino:

Junta de bois, porque estás tão tristes,

Mas, o que foi que aconteceu?

Doutor Antônio é quem vai ganhar, E vocês vão ficar na contramão;

Junta de bois, não chores assim; Não fiques tristes, o tempo todo a pensar;

Pois Antônio Nominando, É quem vai nos governar.



Uma vitória de pirro?

 

A soberba de Donald Trump provocou um átimo de alegria na maioria do povo venezuelano. Por enquanto, somente isso. A captura do ditador Nicolás Maduro por um comando de elite dos EUA e sua consequente prisão, no último sábado (3), trouxe, no início, uma esperança de que a liberdade e a democracia se restabeleceriam na Venezuela. Porém, na contramão dessa expectativa, o que vemos três dias depois, é que esse necessário atentado se fez apenas para atender aos interesses negociais do presidente americano.

Derrubado Maduro - como que atendendo a um acordo previamente acertado com o chavismo - assumiu a vice-presidente, Delcy Rodriguez (também detentora de mandato ilegítimo) e tudo continua como d'antes no quartel d'Abrantes. Nada de novo, apenas o compromisso de cooperação mútua, entre ambas as partes, em atender aos interesses petrolíferos de Donald Trump. O próprio presidente americano afirmou que não haverá posse do presidente eleito em julho de 2024, Edmundo Urrutia, tampouco acontecerão novas eleições. Embora esteja, o povo da Venezuela, comemorando mundo afora, nada mudou, apenas uma troca de plantonista na ditadura da Venezuela.

Após 12 anos de fausto e de conforto no palácio de Miraflores em Caracas, o ditador Nicolás Maduro e sua esposa, Cília Flores, agora acorrentados de pés e mãos, se dizem inocentes e ontem (5) em audiência de custódia perante um juiz de 92 anos de idade, em Nova lorque, tiveram suas prisões preventivas decretadas e vão penar na cadeia até o julgamento por uma corte americana, no que, certamente serão condenados por crimes de narco-terrorismo e tráfico de armas, pelo que deverão pegar 40 anos de prisão ou até a pena perpétua.

Na esteira desses acontecimentos considerados necessários em prol da democracia (o que parece ter sido em vão), outros países das Américas, estão sendo também ameaçados de intervenção pelo presidente americano. México, Colômbia, Cuba e Panamá estão na lista de Trump, além da Groenlândia. Tudo isso em nome da segurança nacional dos Estados Unidos da América que vê, em seu poder de polícia, o direito de intervir na soberania das nações livres. A preocupação se exacerba quando se constata que ninguém tem poder ou força suficientes para deter o xerife do mundo.



segunda-feira, 5 de janeiro de 2026

Venezuelanos comemoram queda de Nicolás Maduro

 

É certo que a investida dos Estados Unidos, sob as ordens de Donald Trump, o que promoveu a queda do ditador venezuelano, Nicolás Maduro, foge às regras constitucionais e ao direito sagrado da soberania dos países livres. No entanto, em face da gravíssima situação por que passa aquele país, onde as liberdades são violadas, a fome grassa e a corrupção é a tônica, o povo da Venezuela, espalhado em diáspora pelo mundo todo, comemorou o feito na esperança de dias melhores.

Se foi bom ou ruim, ninguém sabe ainda. As incertezas que cercam essa ação inicial deixam a todos na dúvida sobre se esse tratamento de choque vai curar as agruras daquela nação. Até agora, não se fala em eleições livres, tampouco se a soberania da Venezuela será restabelecida sob um governo nacional constituído democraticamente. O que se teme no momento, são duas situações: que Donald Trump exerça ali um governo colonial e que expanda seus tentáculos sobre outros países sul-americanos que não se alinham com sua doutrina política.

Já na noite de ontem, o presidente americano alertou à vice-presidente da Venezuela em exercício do cargo de presidente, Delcy Rodriguez, que não aja em desconformidade com os ditames dos EUA sob pena de sofrer sanções maiores do que as impostas a Nicolás Maduro. De quebra, Trump alertou também, aos presidentes da Colômbia, Gustavo Petro, e do México, Claudia Sheinbaum, sobre envolvimento com o tráfico de drogas. Na verdade, o interesse maior dessa intervenção é a reafirmação da soberania americana sobre o continente sul-americano e a ambição sobre a maior riqueza da Venezuela que é detentora das maiores reservas petrolíferas do mundo.



Diretor do Hospital Regional de Princesa admite mal funcionamento daquele nosocômio



Em entrevista concedida, recentemente, o diretor geral do Hospital Regional de Princesa, doutor Hildemberg Mangueira, admitiu a precariedade dos atendimentos daquele nosocômio e prometeu melhoria na prestação dos serviços de Saúde. Segundo o diretor, já no início deste mês de janeiro, realizará uma reunião com todos os profissionais envolvidos para promover investimentos, treinamento de pessoal e planejamento com o intuito de melhorar o atendimento à população. Embora tardiamente, pelo menos a admissão das falhas já se constitui um avanço no sentido de melhorar.

O que este blog vem, ao longo do tempo, denunciando sobre o atendimento precário daquele Hospital Regional é agora admitido pela direção com a promessa de melhorar. O problema é que, o mesmo grupo que administra aquela Casa de Saúde, o vem fazendo há mais de 12 anos e, somente agora admite as graves falhas e o compromisso em melhorar. Na esteira dessa fala, nada disse, o diretor, sobre a atualização dos salários dos médicos e do pessoal auxiliar. Ficamos alertas à espera das providências necessárias, até porque, já não era sem tempo.



sábado, 3 de janeiro de 2026

SABÁTICAS

. O famoso guitarrista irlandês, John Feeley, afirmou num show no Canadá: “Donald Trump abandonou Bolsonaro porque ele [Trump] detesta derrotados”. Tá explicada a mudança de humor do galego.

. Falar em Bolsonaro, o ex-deputado Eduardo Bolsonaro foi convocado para reassumir seu emprego de escrivão da Polícia Federal, mas declinou da convocação: “Não vou trocar minha honra por uma atividade na burocracia pública”. Perdeu o emprego?

. Até aliados de Nascimento criticaram duramente a lei que aumenta os Impostos Sobre Serviços.

. De acordo com as explicações da gerente do setor de Tributos, a prefeitura de Princesa só vai cobrar R$ 1.200 dos profissionais liberais que apurarem mais de R$ 24 mil por ano. Ou seja, advogados, dentistas, médicos, etc. que ganharem acima de R$ 2.000/mês, pagarão esse imposto. Ainda bem.

. Outra vantagem anunciada da nova lei é que essas cobranças só entrarão em vigor a partir de abril deste novo ano de 2026.

. Outra parte boa é que, os Alvarás de Construção, poderão ser pagos de forma parcelada.

. Ninguém sabe ainda como será a cobrança dos mototaxistas. Será que só pagarão se apurarem também R$ 24 mil/ano?

. Na verdade, não houve explicação alguma sobre a majoração num percentual acima de 500%.

. O prefeito de uma cidade do Maranhão – aquele que foi preso semana passada por estar desviando dinheiro da prefeitura – disse que sua gestão é abençoada por Deus. Já ouvi isso por aqui também.

. Daí o entendimento da eficiência do café com deus pai. Perto de alguns desses devotos, o Diabo parece ser o filho predileto de Deus.

. Os médicos que funcionam no Hospital Regional de Princesa romperam o ano com salários atrasados. A empresa que os contrata é ligada ao diretor técnico daquele nosocômio, o médico doutor Wagner.

. A prefeitura de Princesa afirma que os repasses estão em dia, mas a empresa alega que os salários estão atrasados por conta de atrasos nesses repasses.

. Verdade ou não, o certo é que, de vaquejada em vaquejada Ceará adentro, o diretor se diverte e, os pobres médicos, sem receber, fingem que trabalham, enquanto o povo pobre é quem paga. Na administração de Princesa, a prosperidade é a tônica.

. Falar em prosperidade, nesse fim de ano, foi grande a fila de aduladores com presentes oferecidos ao prefeito de fato. Dizem que foram tantos, os mimos, que encheram um quarto na residência oficial.

. Enquanto isso, o prefeito de direito, entretido com seus mimos pessoais, além de não receber nada, nem notou essa usurpação de prestígio. Navegar é preciso, ou dirigir é preciso? 

. Neste Ano que se inicia, o blog deseja a todos muita paz, saúde e também prosperidade sem ser cm o dinheiro público.