ODE

terça-feira, 31 de dezembro de 2024

Prefeito de Princesa anuncia secretariado

 

Sem novidades retumbantes, o novo prefeito de Princesa, Ednaldo Melo Garrancho, anunciou seu secretariado. A única surpresa foi a indicação do nome do quase ex-prefeito Ricardo Pereira do Nascimento para o cargo de secretário de Articulação Política, função que está mais para monitor geral. Nascimento não larga o osso por nada. Saiu do poder, mas o poder não sairá dele. Completando o time do monitoramento, o vice-prefeito, Fábio Brás, será o Inspetor Geral das obras.

Aos cochichos, já dizem que Garrancho já entra rifado, pois, nomear é fácil; difícil é demitir figurões. O entendimento é o de que, Secretarias, são órgãos que devem estar completamente subordinados ao chefe. Nesse caso, o novo prefeito terá dificuldades em impor sua vontade em relação ao ex-chefe e ao vice que é dono de um mandato. Isso faz lembrar a antológica frase do ex-prefeito Assis Maria quando, em 1º de janeiro de 1997, ao chegar à prefeitura encontrou o ex-prefeito Gonzaga Bento em sua sala e disse: "Gonzaga, aqui não cabem dois prefeitos".

No mais, o anúncio do novo prefeito não trouxe novidades. O que apresentou foram alguns remanejamentos e algumas permanências. Só num item houve novidades, o que foi feito em desobediência a uma determinação do chefe através da famigerada carta que proibia, terminantemente, a prática de nepotismo. Somente nisso Garrancho desobedeceu a Nascimento quando nomeou sua esposa para a Secretaria de Assistência Social e sua irmã-afim para a pasta das Finanças. Amanhã (19), haverá eleição para a Mesa Diretora da Câmara Municipal, aí saberemos se vencerá a chapa do Garrancho ou a do Nascimento. Feliz "Ano Novo".



segunda-feira, 30 de dezembro de 2024

A “maldição” do Palácio do Cancão

A expressão “Palácio do Cancão” foi criada pelo jornalista José Duarte Lima, em seu Blog, para se referir à sede da administração municipal, a prefeitura, quando da administração do prefeito José Sidney Oliveira. Era naquele prédio, esquina das Avenidas Presidente João Pessoa com Arrojado Lisboa, onde funcionava o gabinete de despachos dos prefeitos de Princesa desde o ano de 1941. A partir de 2017, o então novo prefeito, Ricardo Pereira do Nascimento, sob a alegação de que aquele imóvel era “amaldiçoado”, transferiu a sede dali.

Sem querer carregar o carma da “maldição” de que, segundo ele, foi a desventura dos últimos prefeitos, Nascimento transferiu sua sala de despachos para o prédio onde se instalava a Secretaria de Finanças. Mais tarde, nos últimos quatro anos de sua gestão, o prefeito reformou o prédio da antiga SANBRA e ali instalou seu gabinete numa luxuosa sala. Mesmo assim, há quem diga, que a alegada “maldição” o acompanhou, uma vez ser voz corrente que nunca, em Princesa, em tempo algum, um gestor terminou seu mandato tão execrado quanto ele.

Nos reportando aos ex-prefeitos de Princesa, podemos registrar que nenhum findou seu mandato sob tantas acusações de desmantelos pessoais quanto o que se vê, agora, em relação a Nascimento. Pelo visto, a famigerada “maldição” o acompanhou aonde ele foi. Áudios e postagens escritas, nas redes sociais, dão conta de coisas escabrosas cometidas pelo quase ex-alcaide, o que vem lhe trazendo uma exposição que chega a dar pena. Nenhum dos antecessores a quem ele tanto execrou, sofreu, publicamente, tantas críticas. Nascimento saiu do Palácio “amaldiçoado”, mas, parece que a maldição não saiu dele.



 

 

sábado, 28 de dezembro de 2024

SABÁTICAS

. O senador Efraim Filho (União Brasil) é candidatíssimo ao governo do Estado. Nos círculos políticos da capital paraibana, a conversa é que, o governador João Azevedo, está preocupado com a capacidade de articulação do senador e de suas estratégias políticas. Há quem diga que, muitos prefeitos da região da Serra do Teixeira – que eram de João -, já fecharam com Efraim.

. Enquanto isso, João Azevedo, está na dúvida se se afasta, ou não, para concorrer ao Senado Federal. A situação do governador é complicada. Afinal, ser senador é bom, porém, já aconteceu de ex-governador (Wilson Braga) concorrer ao Senado e ser derrotado. Ficar sem mandato é também muito perigoso. Se ficar o bicho come, se correr o bicho pega.

. Num ranking que avalia a performance dos deputados estaduais da Paraíba, o portal de notícias, “Polêmica Paraíba”, fez a seguinte avaliação: o deputado mais atuante no ano de 2024 foi Walber Virgolino do PL e, o último, foi Galego de Souza do PP.

. O ex-deputado federal, Daniel Silveira (PL/RJ), vive zonando com a Justiça. Primeiro, tirou a tornozeleira alegando que um cachorro roeu a bicha. Agora, foi agraciado com um indulto para cumprir o resto da pena em prisão domiciliar, mas proibido de sair de casa nos fins de semana e à noite. Mesmo assim, foi flanar num shopping center do Rio de Janeiro. Voltou pro xilindró.

. Lula prepara uma reforma ministerial. Pode ser que, desta vez, a Paraíba seja contemplada, afinal, o nosso Estado é o único, do Nordeste, que não tem representação no Ministério de Lula. O nome da ex-prefeita de Pombal, Poliana Dutra (PSB), é cogitado para um cargo importante no planalto central.

. O dia 20 de janeiro terá de ter mais de 24 horas. Nesse dia, tomará posse, Donald Trump, na presidência dos EUA. O galego já prometeu que expulsar os imigrantes ilegais; vai anistiar os golpistas do dia 6 de janeiro de 2021; vai encampar o Canal do Panamá e vai ocupar a Groenlândia. Haja dia!

. Voltando a Princesa, os adesistas de urna aberta estão ainda com a boca escancarada cheia de dentes esperando os benefícios chegarem. O problema é que acertaram com Nascimento, que está saindo com a boca escancarada sem mais nenhum dente. Resta saber se o novo prefeito vai permitir que mordam o bolo. Compromissos de última hora e feitos pelos outros, é f...

. Falar nisso, rola na rua uma conversa de que, um ex-vereador que aderiu, foi ao Garrancho e perguntou: “Tão dizendo na rua que você vai me chamar para a Secretaria de Esportes, é verdade?” Ao que o futuro prefeito respondeu: “É verdade sim, mas, você pode dizer a todo mundo que foi convidado, mas não aceitou”. Eita!

. Na verdade, o secretariado de Garrancho vem se constituindo um verdadeiro mistério. São muitas as especulações, mas até agora, ninguém sabe quem são os nomes que comporão a nova equipe. Ficamos na espera do anúncio para vermos quem vai mandar no novo governo, se o criador, ou a criatura.

. Rei morto, rei posto. Em Princesa, todos os olhares se voltam agora para Garrancho e, todas as costas, se viram para Nascimento. É assim na política, vale quem tem tinta na caneta e a chave do cofre.

. Dizem também que os aqueredores do quase ex nutrem a esperança de que o futuro cumpra os compromissos do anterior. Sabendo disso, um amigo de Garrancho, no Natal, presenteou o futuro alcaide com uma garrafa da vodca Orloff acompanhada de um cartão com os dizeres: “Eu sou você amanhã”. Eita gota!

. Em entrevista à “Rádio Princesa FM”, Nascimento negou dívidas pessoais de R$ 15 milhões, renegou áudios que o atacam em sua vida pessoal e chamou seus detratores de covardes e mentirosos.

. Estas são as últimas sabáticas deste ano. Ano Novo, vida nova. Este blog não se solidariza com Nascimento, mas repudia ataques (infundados?) à sua vida pessoal. Política é uma coisa, vida particular é outra coisa. A partir de agora, o quase ex-prefeito não é mais prioridade como notícia e, sua vida pessoal, a ninguém pertence. Como disse em matéria veiculada ontem (27), não chuto cachorro morto.

. Feliz “Ano Novo” a todos os leitores deste Blog, que venha 2025 com muita paz, saúde e realizações!

. os abraços de hoje, vão para: Arnarlles Henrique, Paulinho da Igreja, Maria Maximiano, Edvaldo Gambarra, Aldomar Martins, Marcos e Tarsila, Sales Barbosa Moreno, Aparecida Martins, José Rui Ednelson, Zelma Souza, Maria José Cruz, Ozeane Lopes, Lamarcone Fragoso, Bazilio Neto, Marta Santos, Rena Bezerra, Mariana Lima, Novinha, Maria Florentino, Leonardo Campos Lima, Ielson Lacerda, Carpejeane, Tarcísio Gomes de Lima, Jonas Rodrigues, Gilcinea Mandú, Afonso Nóbrega, Gisa Nunes, Laurindo Medeiros, Ceinha Caetano, Cristiane Muniz e Luísa do Peixe.



sexta-feira, 27 de dezembro de 2024

As mangas de Joaquim Mariano

 

Nos idos dos anos 60, Joaquim Mariano já era proprietário de vastas terras, fruto de um trabalho incansável de quem começou do nada. Por conta disso, avarento que era, Mariano não se apartava do cuidado em preservar o que era seu, não gostando de dar nada a ninguém. Todos os seus moradores sabiam disso e tinham muito cuidado em não o contrariar o patrão. 

Certa vez, um desses seus empregados, chamado João, atravessando uma de suas propriedades, acompanhado de sua mulher que estava gestante, esta, desejou chupar uma das mangas que estavam dependuradas num galho de frondosa mangueira. Admoestada pelo marido de que "seu" Joaquim não gostava que bulissem em suas frutas, a mulher escusou-se de consumar seu desejo por medo de ser duramente repreendida pelo patrão. Ao chegar em casa, já à tardinha, a mulher botou pra morrer.

Não deu outra: no meio da noite, a mulher perdeu a cria. O marido, com as mãos na cabeça, preocupado com a saúde da companheira e com o sepultamento do natimorto, decidiu recorrer a joaquim Mariano. No dia seguinte, logo cedo, selou o burro e partiu para a rua e, lá chegando, dirigiu-se à casa de seu patrão: "Bom dia 'seu' Joaquim". "Bom dia, João, o que há?" João contou a história e emendou: "Pois é, 'seu' Joaquim, agora eu quero que o senhor me dê uma ajudinha pra eu resolver as coisas lá em casa. Afinal de contas, tudo aconteceu por causa da manga que eu não deixei a mulher chupar e..." Interrompendo o morador, Joaquim Mariano levantou-se da cadeira em que se encontrava, respirou fundo e disse: "E, é o seguinte, João, eu não vou dar uma ajudinha não. Eu vou pagar é a despesa toda, pois, um menino que, antes de nascer já estava de olho no que é alheio, não deveria mesmo nascer. Imagine o que ele não ia fazer mais tarde?" O velho pagou tudo e João, satisfeito, foi embora acompanhar o resguardo da mulher.



Pobre só come no Natal

 

O que vemos nos noticiários de TV nos dias que antecedem o Natal é mesmo uma ode à hipocrisia. Os ricos, aqueles que exploram ou, no mínimo, ignoram a existência de pobres durante todo o ano, aproveitam o período natalino - num exercício de caridade forçada e circunstancial, com o intuito de fazer um mea culpa pela avareza praticada - para promover festas e distribuição de feirinhas e mimos outros ao pobres que habitam as periferias da cidade.

É uma tradição cristã que desobriga os ricos dos pecados, em busca do perdão através da caridade. Passado o período do Natal, tudo volta ao normal. Os ricos continuam enriquecendo mais ainda e, os pobres, de volta às suas necessidades mais prementes, voltam às agruras do dia-a-dia à espera do próximo aniversário do nascimento de Cristo. Na verdade, os verdadeiros "cristos" são aqueles que, na cabeça de muitos, só podem ou devem comer melhor, no Natal.



Pobre "geni"

 

Pelo que estamos vendo, as pedras que estavam nos bolsos, começam a ser arremessadas contra um alvo que, antes, era impensável alguém atacar: o alcaide princesense. Aqueles que o afagavam, até o beijavam, chamavam-no de "primo", enfim, faziam festa com Nascimento, no apagar das luzes de uma administração pródiga em obras de pedra cimento e cal e, pródiga também em dívidas, tanto pessoais quanto institucionais, são agora, ex-amigos e elegeram o homem como sua "geni".

A canção de Chico Buarque, "Gení e o Zepelim", ', conta a história de Geni, um travesti que é marginalizado pela sociedade e tratado como objeto sexual. No caso que aqui abordamos a simetria se faz de forma diferente. Depois de aproveitarem as delícias do poder e de também levarem muitos gritos e de terem seus pedidos não atendidos, aqueles que se faziam subservientes agora engrossam os pescoços e baixam o cacete em Nascimento. Da minha parte, já prometi a mim mesmo, a partir do dia 1° de janeiro, não falarei mais nesse cidadão. Não chuto cachorro morto.



quinta-feira, 26 de dezembro de 2024

De onde vem o Natal

 

Comemorar a virada do ano é um costume antigo. Os romanos celebravam a Saturnália, o festival de Saturno, deus da colheita, entre os dias 17 e 23 de dezembro. Era a festa mais animada do ano. Ninguém trabalhava e o comércio fechava, as ruas se enchiam de gente e o clima era de carnaval. Os escravos eram temporariamente libertados e as casas decoradas com ramos de louro. As pessoas se visitavam, levando de presente velas de cera e pequenas esculturas de barro.

Muito antes do nascimento de Jesus, os judeus comemoravam durante oito dias o Festival das Luzes [na mesma estação], e acreditava-se que os povos germânicos faziam um grande festival não só no verão, mas também no solstício de inverno, quando comemoravam o renascimento do Sol e homenageavam os grandes deuses da fertilidade, Wotan e Freyja, Donar (Thor) e Freyr.

Mesmo depois que o imperador Constantino (306-337 d.C.) declarou o cristianismo como a religião oficial do Império Romano, a evocação da luz e da fertilidade como um componente importante das comemorações pré-cristãs do inverno não pôde ser totalmente suprimida. No ano de 274, o imperador romano Aureliano (214-275 d.C.) tinha estabelecido um culto oficial ao deus-sol Mitras, declarando a data do seu nascimento, 25 de dezembro, feriado nacional.

O culto a Mitras, o deus ariano da luz, havia-se espalhado desde a Pérsia pela Ásia Menor até a Grécia, a Roma, chegando às terras germânicas e à Bretanha. Inúmeras ruínas dos seus santuários ainda testemunham a alta consideração com que este deus era tido, especialmente por parte das legiões romanas, como portador da fertilidade, da paz e da vitória. Portanto, foi uma atitude inteligente quando, no ano de 354 d.C., a Igreja Cristã, sob o papa Liberius (352-366) cooptou o nascimento de Mitras e declarou o dia 25 de dezembro como a data do nascimento de Jesus Cristo. (NEUE ZÜRCHER ZEITUNG, ANNE - SUSANNE RISCHKE)



quarta-feira, 25 de dezembro de 2024

A empresa “Carnes Cascavel” comemora ano de sucesso

Quase findo este ano de 2024, a empresa princesense, “Carnes Cascavel”, gerenciada pela empresária Corrinha Medeiros, tem muito a comemorar, festejando êxitos. Além de abrir mais rotas comerciais e celebrar parceria com a empresa Seara que terceirizou os serviços da empresa princesense compartilhando a mesma logística, tornou-se campeã de vendas baseada, principalmente, na qualidade de seus produtos e serviços.

É claro que o sucesso não se atém somente à organização e a competência no gerenciamento do negócio, mas também na forma humanizada como a empresa trata seus colaboradores. Não bastasse o cuidado na higiene e no treinamento de seu pessoal, neste Natal, a “Carnes Cascavel” distribuiu com os seus funcionários, um Kit Natalino, um mimo que incentiva a produtividade e reconhece a importância de seus recursos humanos.



Natal não muito Feliz para os servidores municipais

Em obediência a uma Lei Complementar, votada pelos vereadores da Câmara Municipal de Princesa em dezembro de 2023 que, ao arrepio da lei maior, determina que o pagamento da segunda parcela do 13º Salário pode ser paga até 31 de dezembro de cada ano, o quase ex-prefeito de Princesa, não pagou a Gratificação Natalina (até ontem) dos servidores municipais e, por conta disso, estes, terão um Natal não muito Feliz.

Pelo que consta, o problema não é motivado por crise financeira, mas sim, por questão de prioridade. Enquanto os servidores não recebem o 13º Salário, a prefeitura vai gastar mais de meio milhão de reais com bandas que animarão festas nos próximos dias 25 e 26 deste mês. O apagar das luzes do controverso governo de Nascimento não está trazendo escuridão somente para os agiotas e para o sistema de Saúde, mas também para os coitados dos barnabés.



São José de Princesa: Trabalho, Compromisso e Festa

Neste ano que se finda, o município de São José de Princesa tem muito o que comemorar. Além do profícuo trabalho desenvolvido por todos os segmentos da administração municipal a gestão, comandada pelo prefeito Juliano Diniz, coroa o ano com a premiação dos melhores alunos das Escolas Municipais e com várias confraternizações, exultando por êxitos na Saúde e na Agricultura.

Somado a isso, as Folhas de Pagamento estão em dia, inclusive o 13º Salário e, para completar, a terceira edição do Natal Mágico, promove o mesmo sucesso dos anos anteriores com muita festa e alegria não só para seus munícipes, mas para toda a nossa região. “Meu compromisso é com o bem-estar do povo do meu município”, disse o prefeito Juliano Matuto e, com o mandato renovado, acrescentou: “No próximo ano faremos muito mais”.



Tragédias previsíveis que enlutaram o Natal

Três trágicos acidentes, ocorridos no último fim de semana, que vitimaram, até agora, 55 pessoas, enlutam o Natal dos brasileiros de Norte a Sul. A primeira tragédia ocorreu na madrugada do sábado (21), na BR-116 na altura do município mineiro de Teófilo Otoni quando uma carreta conduzindo enorme pedra de granito chocou-se com um ônibus que ia de São Paulo para a Bahia, o que provocou uma explosão e (in)consequente incêndio vitimando 41 pessoas.

O segundo desastre, aconteceu na cidade gaúcha de Gramado quando um pequeno avião, transportando 10 pessoas de uma mesma família, que decolou da vizinha cidade de Canela, caiu no centro da cidade de Gramado, provocando grande explosão e a morte de todos os passageiros. A terceira calamidade, ocorreu na BR-226, divisa dos Estados do Maranhão/Tocantins quando uma ponte ruiu e, até o presente momento, já se contam em 4 mortos.

À exceção do acidente da carreta com o ônibus, as outras duas tragédias foram anunciadas. A ponte interestadual já havia sido vistoriada pelo DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes desde 2020, quando se constatou o risco iminente de desabamento mas, mesmo assim, não foi interditada e nenhuma providência foi tomada. Quanto ao avião que decolou de Gramado, o tempo chuvoso e com neblina intensa se apresentava impróprio para aviação, mas, mesmo assim, o voo foi autorizado.

Passadas essas calamidades, vem a outra parte, a da hipocrisia do poder público. Primeiro vem o CENIPA – Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, informar que vai proceder às investigações necessárias para apurar os motivos da queda do avião. Em seguida, o ministro dos Transportes vai até a divisa dos Estados do Maranhão/Tocantins, informar que vai mandar construir uma nova ponte com o dispêndio de R$ 1 milhão e ainda deseja “Feliz Natal” aos presentes.

É triste constatar o descaso das autoridades públicas com as vidas de pessoas. E isso é uma praxe no Brasil. Acontecidas as tragédias, sejam elas enchentes, secas, incêndios, acidentes, etc., as autoridades – como canta Elba Ramalho na música “Nordeste Independente”: “Sobrevoam a região pensando que o povo é besta”. Dentro de poucos dias as tristes notícias saem do noticiário, o povo esquece e fica no aguardo de novas tragédias sob as mesmas condições e, para os parentes dos que se foram, resta chorar.



terça-feira, 24 de dezembro de 2024

Como num ensaio para 2026, a convite de Efraim, oposição se confraterniza

 

A notícia de maior repercussão na Paraíba, ontem (23), foi o almoço de confraternização, patrocinado pelo senador Efraim Filho (União Brasil) em sua residência na praia de Camboinha, em Cabedelo. Além da presença do staff superior da política oposicionista paraibana, quando estiveram presentes, além do anfitrião Efraim, o senador Veneziano (MDB), o ex-senador Cássio e seu filho Pedro Cunha Lima (PSDB), o prefeito Bruno Cunha Lima, os deputados federais Rui Carneiro e cabo Gilberto (PL), além de vários deputados estaduais.

Algumas surpresas chamaram a atenção como a presença do prefeito de Santa Rita, Emerson Panta e sua esposa a deputada estadual Jane Panta, ambos ligados ao vice-governador Lucas Ribeiro (PP). Numa demonstração de força política e de união, os líderes da oposição já se movimentam com foco nas eleições de 2026. Enquanto o grupo da situação briga entre si pela indicação de um nome de consenso para a disputa em busca da principal cadeira do Palácio da Redenção, declarações emblemáticas já dão o tom na oposição.

No almoço natalino, o ex-deputado Pedro Cunha Lima, entusiasmado, disse: "Estamos unidos, que venha 2026!". Já o senador Efraim, completou: "2026 é logo ali!" Diferente de 2022, quando a oposição partiu dividida, agora, todas as lideranças se aconchegam num só balaio, em torno de nomes fortes que deverão compor a chapa majoritária para 2026, atendendo somente ao interesse de uma composição que viabilize uma vitória nas urnas sob o signo da união. "A semente está plantada, resta-nos regá-la com cuidado", disse Efraim. Esse almoço foi o evento de maior repercussão política dos últimos dias.



Neste ano que se finda a empresa Ovos Cascavel se reciclou para melhor

 

O ano de 2024, para empresa genuinamente princesense, "Ovos Cascavel", do empresário Rinaldo Medeiros, foi um ano de sucesso e realizações sempre visando melhorar seu padrão para uma entrega melhor, tanto ao mercado como quanto no tocante à valorização de seus recursos humanos. Durante o último semestre deste ano foram realizadas algumas ações internas visando melhorias nos vários setores da administração interna e também quanto aos colaboradores e gestores.

Em agosto, foi realizada uma palestra, proferida pela enfermeira Cláudia Marques, sobre a importância da prevenção do câncer de mama e do colo do útero numa promoção de informações importantes para todas as mulheres colaboradoras da empresa. Em novembro, durante cinco dias foi realizada a V Semana Interna de Prevenção aos Acidentes de Trabalho e Meio Ambiente, com o tema "Prevenir para Salvar". Agora, em dezembro, foi ministrado treinamento para a equipe de vendas e líderes.

Ainda nesse segundo semestre, o empresário Rinaldo Medeiros, participou do evento "Pró Business" como palestrante, em João Pessoa, promovido pelo SEBRAE com o tema: "Santo de Casa faz Milagre, Sim!". O sucesso dessa importante empresa se deve, principalmente, à organização, à competência na gestão e à dedicação de seu criador sempre valorizando seu material humano. Neste Natal, a empresa fez a entrega de cestas Natalinas (chester, chocolate, vinho e panetone) para todos os colaboradores. Ali, o sucesso é fruto da qualidade.



Rapaziada que já se foi

 

Esta fotografia, resgatada dos arquivos da professora aposentada, catequista e cantora da Igreja, Doralice Marrocos, desenterra as lembranças da Princesa dos "Anos 40" Aqui, estão retratados rapazes que pertenciam à alta roda da sociedade princesense. Todos bem vestidos e descontraídos, posam, em frente ao Palacete dos "Pereira" ", sito a Praça Epitácio Pessoa, no centro de Princesa, exibindo expressões de alegria próprias de jovens bon vivant. Lamentavelmente, todos já se foram, porém, deixaram filhos e netos que continuam, até hoje, dando continuidade na construção da história de Princesa.

Seguindo a numeração das fotos, ali estão retratados: 1 = Miguel Rodrigues Lima (comerciante mais conhecido por Miguel de Nequinho); 2 - Inocêncio Nóbrega de Andrade (professor e esposo da escritora princesense Ada Barros); 3 - Manoel Maia (Médico e irmão de Pompéia Maia); 4 - Genésio Florentino Lima (professor e genro de "seu" Mano); 5 - Antônio Maia de Oliveira (ex-prefeito de Princesa e filho de Belo Maia); 6 - Aderbal Holanda Cavalcanti (boêmio e dono de casa de jogos) e 7 - Waldemar Abrantes Ferreira (comerciante e filho adotivo de José Ferreira Dias, o "Ferreirão"). Este Blog agradecerá se os demais forem identificados e se nos for dado conhecimento para que possamos divulgar seus nomes.


Após rápida licença o prefeito de Princesa é reempossado

 

Foi por exatos 10 dias que o vice-prefeito de Princesa, José Casusa, ocupou o cargo de prefeito atendendo a um mimo do titular com sua pessoa. Embora nada de relevante tenha podido fazer, Casusa não deixou passar em branco. Durante a ausência do titular o principal gabinete da cidade teve muita movimentação. Na qualidade de interino, o vice deu várias entrevistas, fez-se fotografar, recebeu visitas importantes, etc. Porém, só isso e nada mais. Se para Nascimento os próximos oito dias serão de saudades e agruras, para Casusa, foram os dez dias mais felizes.

Ontem (23), depois de seu último périplo como prefeito, Nascimento, com semblante não muito feliz, voltou a sentar em sua cadeira. O cargo foi retransmitido numa solenidade simples com a presença dos secretários e dos vereadores. Na ocasião - o que estava mais para "bota-fora" do que para "bota-dentro" -, se confirmou o que o vice-prefeito sempre dizia: vereadores se esmeraram em bater "palminhas" para a reassunção do prefeito. O problema é que, os que batiam palmas, estão com mandatos zerados para exercerem nos próximos quatro anos. Já Nascimento...



segunda-feira, 23 de dezembro de 2024

Moças da década de ouro

 

Este retrato, resgatado do acervo do saudoso escritor e acadêmico princesense, Otávio Augusto Pereira Sitônio Pinto, pelas mãos da neta do coronel José Pereira Lima, Rosane Pereira de Sousa, constitui-se uma joia rara da fotografia, uma vez trazer para nós a reminiscência, em imagem, de uma época a mais pujante da vida social e econômica de Princesa: a década de 1920. Foi nesse período que floresceram em nossa cidade as atividades culturais, econômicas e sociais que fizeram do recém-emancipado município um polo de desenvolvimento com influência e reverberação por toda a região sertaneja do sudoeste paraibano.

Foi nesse tempo que chegaram a Princesa o cinema, a energia elétrica a motor, o teatro, os automóveis, a moda e, principalmente, a cultura com a criação do "Grupo Literário Joaquim Inojosa", , fundado pelo intelectual Waldemar Emygdio de Miranda em 17 de outubro de 1925, que no ano que vem completará seu Centenário; isto porque vem sendo reeditado pela Academia Princesense de Letras e Artes - APLA. Foi nesse clima efervescente da Princesa da década de 20 que essas jovens da sociedade se fizeram retratar, o que nos dá agora o prazer de apreciar tão cara lembrança. Eram moças da fina flor da sociedade local, à exceção de duas (Graziela Nunes e sua vizinha de cadeira), conheci todas.

Na foto acima, da esquerda para a direita, de pé: Carmélia Pereira Sitônio (irmã do ex-prefeito Zacharias Sitônio); Antônia Gastão (membro de família importante do vizinho município pernambucano de Triunfo); Joaquina Maia ("Quina" ", irmã da professora Maria Alice Maia); Domitila Pereira (professora e irmã de Marçal Carlos de Andrade); Dulce Mendes (cunhada de Marçal Carlos de Andrade) e Besita Sitônio. Sentadas, da esquerda para a direita: professora Maria Alice Maia; Carmelita Sitônio (irmã do ex-prefeito Zacharias Sitônio); Graziela Nunes; (não identificada); Lourdes Pereira (sobrinha do coronel José Pereira Lima) e Hosana Sitônio (irmã do ex-prefeito Zacharias Sitônio e futura esposa do malogrado Octacílio Maia). Esta fotografia foi feita por Joaquim Belarmino no Natal do ano de 1924.



sábado, 21 de dezembro de 2024

SABÁTICAS

. O vice-prefeito de Princesa, José Casusa, assumiu o governo municipal por 10 dias. Nesse exíguo espaço de tempo, teve tempo para, sentado no trono de Nascimento, dar expediente, conceder entrevistas, tirar retratos, receber visitas, fazer quase tudo. Só não teve oportunidade de liberar o pagamento da segunda parcela do 13º Salário porque não estava autorizado para assinar nada.

. Em face desse mimo, concedido ao atual vice-prefeito; o futuro vice-prefeito tirou um retrato em que posaram: Casusa e Brás, exibindo a minuta de um Projeto de Lei que vai criar a “Galeria dos Vice-prefeitos”. Ou seja, em breve, teremos dependuradas numa das paredes da prefeitura, as fotografias dos vice-prefeitos. Um verdadeiro culto à personalidade daqueles que quase foram.

. Enquanto tudo está paralisado em Princesa, o alcaide titular, está cumprindo seu derradeiro périplo, em viagem de despedida do suculento cargo que ocupou durante longos oito anos. Aqui na cidade, são muitos os que o aguardam para resolver paradas federais. Falam, a boca pequena, que essa ausência estratégica terá fim na próxima segunda-feira. Feliz Natal!

. Enquanto o prefeito viaja, servidores municipais que estão em gozo de licença para tratamento de saúde, não receberam ainda seus salários referentes ao mês de novembro. Não fora a diligente cobrança do Sindicato da classe, através do destemido professor Draimler Virgulino, ninguém estaria sequer sabendo desse calote.

. Tudo faz crer, que as chapas que concorrerão à presidência da Câmara Municipal de Princesa, já estão consolidadas. A “Chapa 1”, tem como titular o vereador Romério Brás e, a “Chapa 2”, é encabeçada pelo vereador Irismar Mangueira. Nas esquinas já estão dizendo que a “Chapa 1” é a chapa da bola murcha e, a “Chapa 2” a da bola cheia. Porém, há quem diga também, que poder dar a “Bola de Zé de Ana”.

. Nessa semana que termina, uma polêmica envolvendo o professor Aldi Silva e o prefeito-eleito Garrancho deixou a todos surpresos. Recentemente, o professor tirou foto com o então candidato a prefeito do PSB e, agora, não deixou nem o defunto estourar o fel e já está criticando na folha. Garrancho investiu pesado na defesa dizendo que o povo faz as coisas erradas e, as autoridades, pagam.

. O Pacote Fiscal de corte de gastos foi aprovado no Congresso Nacional, mas não agradou a ninguém. Até o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, fez suas críticas: “Como pode dar certo uma medida em que a esquerda não quer cortar nos benefícios sociais e, a direita, não aceita taxar as grandes fortunas? Ninguém quer cortar na carne e, a culpa, é do Governo”. Vixi!

. É interessante, o dólar sobe pela expectativa das votações no Congresso Nacional. Votadas as medidas e aprovadas como o foram, o dólar não cede. As especulações só funcionam negativamente? No máximo, a moeda americana, se estabiliza no último patamar.

. Importante o programa de entrevistas comandado pelo doutor Laurindo Medeiros no EntreversoPod. Abrangente, a página tem trazido muitas informações importantes para a sociedade princesense. Semana passada o foco foi a Saúde numa primorosa entrevista com o médico doutor Dedé. Parabéns a ambos.

. Já Bolsonaro, não perde oportunidade em elogiar o general Braga Neto, que foi preso semana passada, acusado de estar atrapalhando as investigações da tentativa de golpe de Estado. O ex-presidente está com medo de o general abrir o bico. Eu sendo o “bozo” já estaria aprendendo húngaro.

. os abraços de hoje, vão para: Maria Messias, Josecilma Dias, Roberto de Neves, Ana Celi, Laurindo Medeiros, Antônio Dellano e Júlia, Célio Biró, Maria de Ada e Ivo, Lauricea e Pipita, Ataíde e Zelma, Carlinhos de Mané de Chico Quincas, doutor Rivaldo, César França, Da Nóbrega e Fabiana, Anchieta de Karlota, Buré, Dudé, doutor Etinho e Lane, doutor Ítalo Kumamoto, Neta de Aldenora, Neno França, João Bezerra, Aloísio Serafim, Robson Matuto, Coco de Odálio, Juliano Matuto, Francelina Soares, Alberto do Posto, Tião e Cínthia, Maria Beira, Erivonaldo e Eliete, Deusdete do Posto, Flávio Pereira, dona Alaíde Soares, Antônio  Casusa, Fátima Caboclo e Geraldo Rodrigues.



.  

Efraim Filho vota contra cortes no BPC

Posicionado a favor dos menos favorecidos, o senador Efraim Filho (União Brasil), fez gestões junto à bancada sob sua liderança para evitar cortes no BPC – Benefício de Prestação Continuada do Projeto de Lei do Corte de Gastos. “O mais importante é que evitamos cortes no BPC, cortes que atingiriam quem mais precisa, como pessoas com deficiências, autistas e famílias mais pobres”, declarou Efraim Filho o líder do União Brasil no Senado Federal.



Nova versão da república independente de Princesa

Depois de quase 100 anos, Princesa volta a legislar novamente como se “Território Livre” fosse. Que os ministros do Supremo Tribunal Federal – STF não saibam, mas em 12 de dezembro de 2023, a Câmara Municipal de Princesa, aprovou uma Lei Complementar (sob o nº 27), que dispõe sobre o Estatuto dos Servidores Públicos Municipais e, em seu art. 104, determinou, ao arrepio do que determina a Carta Magna que, a Gratificação Natalina (13º Salário) dos servidores municipais, será paga até o dia 31 de dezembro de cada ano.

Essa lei foi proposta pelo senhor prefeito, Ricardo Pereira do Nascimento, e aprovada pela maioria dos vereadores com assento naquela Câmara Municipal. Não bastasse o acinte do alcaide, quando propôs um Projeto de Lei que fere dispositivo constitucional, soma-se a isso, a completa ignorância, associada à subserviência, dos senhores vereadores quando aceitaram votar uma lei inconstitucional com o único propósito de salvaguardar interesses do alcaide em detrimento dos direitos dos servidores públicos municipais.

É saber de todos que, tanto a Constituição Federal, quanto a Lei 4.090/62, determinam que o pagamento do 13º Salário deve ser realizado até o dia 20 do mês de dezembro de cada ano. Agora, em Princesa, é diferente. Somos o único município no Brasil com uma legislação própria sobre o assunto. Resultado disso é que, ontem (20), nenhum servidor da prefeitura de Princesa recebeu a segunda parcela do 13º Salário. Sob a égide de Nascimento, o nosso município legisla em causa própria do gestor de plantão. De sorte que os sinos dobram.



 

Augusto César, rumo ao ensino médio!

Ontem (20), estive na magnífica festa de formatura do ensino básico da Escola “Tomé Francisco”. Fui prestigiar a formatura do meu neto, Augusto César, que terminou o ensino básico e parte agora para o ensino médio. O menino, que já está mais alto do que a mãe [Vitória], um rapazinho, seguirá em frente com o propósito de formar-se médico. Aplicado nos estudos e muito inteligente, com certeza alcançará seu intento. Parabéns, “vovô” e muito sucesso!



sexta-feira, 20 de dezembro de 2024

Parabéns a Nominando Diniz

Para nós, princesenses, os parabéns vão para "Totonho", apelido carinhoso ao qual o conselheiro Antônio Nominando Diniz Filho atende desde criança. O conselheiro-presidente do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba - TCE/PB, está completando hoje (20), 71 anos de idade. É este o último aniversário seu como condutor daquela Corte de Contas. Pelo que desconfiamos, Nominando traça planos futuros que, ainda incógnitos, podem incluir um retorno à seara da política partidária. Habilidoso como ninguém e, no auge da idade da experiência, Totonho, que já foi quase tudo, poderá trazer mais prestígio para nossa querida Princesa. Parabéns Totonho pelas eras e pela nova trilha que haverá de seguir.



Criticar é preciso

 

Dois fatos ocorridos recentemente motivaram esta sucinta matéria. Primeiro, a fala do vice-prefeito José Casusa, proferida do trono de Nascimento enquanto ocupa, interinamente, o cargo maior da cidade. Perguntado sobre como avalia a gestão do titular, Casusa disse que o prefeito fez muito, mas falou também das críticas da oposição, que foram muitas e, às vezes necessárias, pontuando que, criticar é preciso, para corrigir rumos e que é salutar desde que, as críticas, sejam construtivas. Foi o que fizemos ao longo dos últimos anos através deste Blog.

Ontem (19), circulou nas redes sociais uma crítica sobre o abandono, a invasão e a depredação do Açude Ibiapina, o nosso "Açude Velho". Nessa crítica, veiculada pelo professor Carlos Aldi Silva. Quando reclama pelo descaso com aquele manancial histórico e culpa as autoridades dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário pelo que vem acontecendo com aquele açude que, em tempos passados, deu de beber a Princesa, era ambiente pródigo em pescados e servia até de praia para divertimento da juventude.

Em defesa dessas críticas, veio o atual presidente da Câmara Municipal e prefeito-eleito, Ednaldo Melo Garrancho, informando que, além de haver "projetos futuristas" para aquele local, "o problema é que o povo sempre fazem (sic) as coisas erradas e quem paga a conta é o poder legislativo, executivo e judiciário!" A crítica do professor é pertinente, principalmente quando parte de um correligionário do atual esquema político. Em relação à resposta do futuro alcaide, restam dúvidas quanto à não conivência dos poderes com o erros. Se o povo não votasse errado, as críticas seriam bem menores. Contudo, criticar, é preciso, e votar certo também.



quinta-feira, 19 de dezembro de 2024

Inauguração da luz em Princesa

 

Em 15 de março de 1968 chegou a luz de "Paulo Afonso" em Princesa. Até essa data, a energia elétrica fornecida à cidade era gerada por um motor que havia sido adquirido ainda no ano de 1940, pelo então prefeito José Gastão Cardoso. Na verdade, até então a energia supria apenas - de forma limitada -, as necessidades da iluminação pública e de algumas residências das pessoas diferenciadas da sociedade princesense. Nesse ano, Gonzaga Bento - no último ano de seu primeiro mandato como prefeito da cidade - conseguiu, junto ao governo do Estado, através de concessão do governo pernambucano, a extensão da rede elétrica, da cidade de Flores, para Princesa.

A conquista desse importante serviço foi comemorada por todos, pois, significava um marco no desenvolvimento da cidade que, a partir dali, teria acesso às novidades tecnológicas da época que faziam a todos delifer de alegria: geladeiras, televisores, liquidificadores, ferros de engomar, dentre outros modernos eletrodomésticos. Embora poucos pudessem ter acesso a isso, todos exultavam com o progresso trazido pela luz. O dia da inauguração foi uma festa. Foram todos para as imediações do Povoado de

"Lagoa da Cruz", onde, num poste de cimento, foi instalada uma chave que faria a conexão necessária para levar energia elétrica - vinda da subestação da cidade pernambucana de Afogados da Ingazeira -, para abastecer a rede recém-instalada na cidade de Princesa. Para aquela solenidade compareceram, além do prefeito e do padre, várias figuras importantes da cidade. Na hora marcada, o prefeito Gonzaga Bento, auxiliado pelo vigário coadjutor, frei Alberto Carneiro Leão, ao pé do poste - através de um longo bastão de madeira -, ambos acionaram a ligação da chave, inaugurando oficialmente a energia elétrica da cidade de Princesa. A esse ato, seguiram-se os discursos de praxe e, depois, um jantar festivo realizado na casa do prefeito, iluminado pela luz de "Paulo Afonso".



quarta-feira, 18 de dezembro de 2024

Diplomados prefeito, vice e vereadores eleitos de Princesa

Realizada de forma virtual, uma sessão solene da Justiça Eleitoral da Comarca de Princesa, diplomou os eleitos, em Princesa, no último pleito de outubro deste ano de 2024: o prefeito-eleito, Ednaldo Melo (PSB); o vice-prefeito-eleito, Fábio Brás (PSB) e, os vereadores-eleitos: Romério Brás (PSB), Arley Moura (MDB), Patrícia de Divar (PSB), Jaildo Paulino (PSB), Iran Pinto (PSB), Irismar Mangueira (PSB), Neguinho da Lagoa (PSB), Naldinha Morais (PSB), Alaelson Henriques (MDB), Maciel do Café (MDB) e Boiadeiro (Republicanos).

Embora alguns vereadores tenham tido suas contas de campanha rejeitadas pela Justiça Eleitoral, todos deverão tomar posse no próximo dia 1º de janeiro de 2025. Em que pese afirmações de que deverá ser um governo de continuidade, depois de oito longos anos de um governo que, se foi pródigo em obras, o foi também em descaso com o setor da Saúde e com práticas nada republicanas, poderemos ter uma administração dissociada da arrogância e da corrupção e que trabalhe em prol do desenvolvimento social. Só tempo dirá...



Foi diplomado, ontem, o meu neto Victor Sávio

Em festa realizada na cidade pernambucana de Quixaba/PE foi diplomado, ontem (17), o meu neto, Victor Sávio. Parecendo um “hominho”, de terno e gravata, recebeu o certificado de conclusão da primeira etapa do Ensino Fundamental em grande festa promovida pela Escola “Manoel Joaquim de Santana”. Malgrado o alarde do poder público de Princesa quanto às estatísticas de excelência da sua Educação , é o Povoado de Lagoa da Cruz, pertencente àquele município, o santuário da Educação da maioria dos princesenses.



Curiosidades

Você sabia que o papagaio que pertenceu ao primeiro-ministro britânico, Winston Churchill, “Charlie”, viveu 104 anos (faleceu em 2019) e, até sua morte, repetia xingamentos aos nazistas, o que aprendeu com seu dono?

Você sabia que o elefante africano dorme apenas 3 horas e meia por dia? Já o tatu-canastra, dorme 18 horas ininterruptas?

Você sabia que a maior cidade do mundo é a capital do Japão, Tóquio, e que sua área metropolitana tem 38,5 milhões de habitantes? Tóquio tem uma população superior aos países: Bélgica, Áustria, Suíça e Suécia, juntos.