ODE

domingo, 31 de maio de 2020

DOMINGUEIRAS XLV

Fotos: Reprodução/Internet



. CONSELHO A UM GESTOR DESGOVERNADO: DOMINAR PESSOAS É FÁCIL. DIFÍCIL É DOMINAR A SI MESMO.

. MESMO DIANTE DA CONSTATAÇÃO DE QUE OS DINHEIROS PÚBLICOS ESTÃO SENDO MALVERSADOS, HÁ QUEM DEFENDA QUE DENÚNCIAS SÃO DESNECESSÁRIAS NESSE MOMENTO DE PANDEMIA. ACONTECE QUE O DINHEIRO QUE ESTÁ SENDO DESVIADO DE SEU OBJETIVO, VEIO PARA COMBATER O MAL DA COVID-19. DESNECESSÁRIO?

. O PRESIDENTE JAIR BOLSONARO SE SUBMETE À GULA DO “CENTRÃO”, RASGA SEU PROGRAMA DE GOVERNO E COMEÇA A PRATICAR A “VELHA POLÍTICA” DO TOMA-LÁ-DÁ-CÁ.

. SEMANA PASSADA, SOMENTE PORQUE DENUNCIEI A PRÁTICA DE CORRUPÇÃO E A OMISSÃO DE ALGUNS POLÍTICOS, FUI “AGRACIADO” COM OS SEGUINTES ADJETIVOS: LEPROSO; SEBOSO; CACHACEIRO; HIPÓCRITA; CÍNICO; CÃO RAIVOSO; SARNENTO; MALANDRO; CHEFE DE QUADRILHA; SIMULADOR DE ASSALTO; ASSASSINO; CEIFADOR DE VIDAS; FANTOCHE; BOBO DA CORTE; PARASITA; VÍRUS; BACTÉRIA, DENTRE OUTROS.

HÁ QUEM DIGA QUE DENÚNCIAS EM PRNCESA NÃO VALEM NADA. MESMO ASSIM, FRUTO DELAS, DOIS PREFEITOS JÁ FORAM CASSADOS.

. 27 PREFEITURAS DO ESTADO DA PARAÍBA ESTÃO SENDO INVESTIGADAS POR DESVIO DE OBJETO NO USO DOS DINHEIROS VINDOS PARA O ENFRENTAMENTO DA COVID-19. A DE PRINCESA É UMA DELAS.

. O PROCURADOR-GERAL DA REPÚBLICA, AUGUSTO ARAS, NO AFÃ DE SER INDICADO POR BOLSONARO PARA UMA VAGA NO STF, SUBMETE-SE ÀS VONTADES PRESIDENCIAIS E ESTÁ SE TORNANDO UM NOVO “ENGAVETADOR-GERAL DA REPÚBLICA”.

. É TRISTE QUANDO ALGUÉM SE TORNA REFÉM DAS VONTADES E PROMESSAS ALHEIAS, QUE LHES OBRIGAM A CALAR A BOCA OU DIZER O QUE NÃO QUEREM.

. NA PARAÍBA, COMO SE NÃO BASTASSEM AS INVESTIGAÇÕES DA “OPERAÇÃO CALVÁRIO”, O GOVERNADOR JOÃO AZEVEDO ESTÁ TAMBÉM SOB A MIRA DA POLÍCIA FEDERAL QUANTO À ADMINISTRAÇÃO DOS RECURSOS ADVINDOS PARA O COMBATE À COVID-19.

. ALIÁS, TORNA-SE QUASE GENERALIZADA A CORRUPÇÃO COM OS DINHEROS DA PANDEMIA. A DOENÇA QUE VEM CEIFANDO VIDAS VORAZMENTE ESTÁ TENDO O CONDÃO DE FAZER A FESTA DOS CORRUPTOS QUE SUPERFATURAM COMPRAS DESNECESSÁRIAS. 



DSMR, EM 31 DE MAIO DE 2020.

sábado, 30 de maio de 2020

REFLEXÃO DE UMA JOVEM



Foto: Reprodução/Internet

Fiquei vários dias refletindo a que ponto chegou a política e os políticos e Princesa, tentando entender onde erramos e onde esquecemos de cancelar certas pessoas.

Essa semana está acabando, e o resumo dela é  bem simples.
Vimos a real face de um prefeito descontrolado e sem escrúpulos,o mesmo que elegeram. Digo isso, pois ele agia da mesma maneira em um programa radiofônico antes de estar prefeito. Ofendia vida pessoal, e privada das pessoas, além de falar sempre em "bagatela", essa era a palavra que ele e seus aliados gostavam de exaltar quando se referia aos valores que entravam nos cofres públicos. Lembro até  do som que ecoava após essa palavra.
Engraçado que quando saiu o resultado da eleição, o prefeito não falou mais aos sábados sobre as "bagatelas" que vinham para Princesa, seus correligionários  não tinham mais tempo para seguir com o programa, pois ele não era nada interessante, afinal, conseguiram o que queriam. 
Eles, tem ciência hoje, que esse antigo programa, essa oposição ferrenha, essa busca incessante de mostrar erros e vacilo da ex gestão, foi o pivô motivacional que fez com que a credibilidade do atual subisse de patamar.
(Claro que o ex gestor, errou feio, e não aplaudo, nem apoio esse feito)
Entretanto, hoje, é notório a perseguição contra a oposição que está posta contra a atual gestão. 
Imagino que porque a oposição dos Mouras está fazendo exatamente o que ele fez, e ele melhor do que ninguém sabe que dá certo.
O único detalhe que vale ressaltar e deixar bem claro, é  que existe uma grande diferença entre a atual e a ex oposição, e essa diferença é  a EDUCAÇÃO.  
É tão belo aos ouvidos, ouvir pessoas estudadas respondendo com classe, com gramática, com delicadeza e suavidade uma pessoa grosseira, sem educação, medrosa, feroz.
Foram 3 anos até que aquele senhor descontrolado voltasse mostrar sua face, mas um dia a a máscara cai, e independente de erros, sua posição, lhe exige ter respeito não só aos seus opositores, mas a toda a sociedade, incluindo aqueles que acharam bonito sua fala.
Aos Mouras, ao ex Prefeito Domingos minha solidariedade, diante das ofensas proferidas a vocês.
A população, desejo muito que não se deixem manipular, que busquem ouvir ambos os lados e nunca esqueçam de quem foram as pessoas que hoje estão em cargos públicos. Avaliem, sejam críticos, e principalmente, NÃO SE VENDAM. 

( Escrito por Barbara Wanessa)

SABÁTICAS 38






AO COMPLETAR UM ANO DESSA SÉRIE DE “SABÁTICAS”, TEREMOS HOJE UMA EDIÇÃO ESPECIAL QUE TRATARÁ DA ANÁLISE FILOSÓFICA DA POLÍTICA DE PRINCESA, PELOS SEUS PRINCIPAIS AGENTES POLÍTICOS.

. POR OCASIÃO DO ROMPIMENTO POLÍTICO DO LÍDER POLÍTICO, ALOYSIO PEREIRA, COM O ENTÃO PREFEITO, ASSIS MARIA, NO INÍCIO DO ANO 2000, ALOYSIO DISSE EM PROGRAMA RADIOFÔNICO: “EM PRINCESA, SE BOTAREM CHOCALHOS EM LADRÕES, NINGUÉM DORMIRÁ À NOITE! ”.

. PALAVRAS DO CORONEL JOSÉ PEREIRA LIMA, QUANDO DA POLÊMICA SOBRE A RETIRADA DO NOME DE DEUS DO PREÂMBULO DA CONSTITUIÇÃO DO ESTADO DA PARAÍBA: “NÃO DEVEMOS SER CONTRÁRIOS AOS HOMENS QUE VESTEM BATINAS”.

. COMENTÁRIO DO ENTÃO VEREADOR, MANOEL GOMES DE SOUSA (GOMINHO), SOBRE CANDIDATOS A VEREADOR QUE ERAM FALTOS DE VOTOS: “A VONTADE DE GANHAR TIRA O MEDO DE PERDER”.

. AINDA DA LAVRA DO VEREADOR “GOMINHO”, SOBRE A FORMA DO CANDIDATO PEDIR VOTOS: “O BOI SÔRTO SE LAMBE TODO”.

. COMENTÁRIO DO EX-PREFEITO JOSÉ SIDNEY OLIVEIRA SOBRE UM CONVITE QUE RECEBEU PARA PARTICIPAR DE CERTA CONFRARIA: “DE COISA SEM FUTURO, EU HOJE, SÓ FAÇO POLÍTICA”.

. DA PARTE DO EX-MINISTRO PRINCESENSE, ALCIDES VIEIRA CARNEIRO, QUANDO DA SUA PRIMEIRA DERROTA PARA O CARGO DE DEPUTADO FEDERAL, EM 1945: “INCURSIONEI NA POLÍTICA, ONDE OS HOMENS ME ENSINARAM OS CAMINHOS DO INFERNO E O ESTILO DO DIABO. APRENDI DEPRESSA. NO COMEÇO HÁ ENGULHOS. DEPOIS, O ESTÔMAGO ACEITA”.

. O EX-VEREADOR DE PRINCESA E EX-PREFEITO DE MANAÍRA, JOAQUIM MARIANO, QUANDO DA DERROTA ELEITORAL PARA PREFEITO DEPRINCESA, EM 1968: “PAGUEI OS ‘TRABAIADOR’ NUM ‘TRABAIARO’ PORQUE NUM QUISERAM”.

. DO EX-PREFEITO DOMINGUINHOS SOBRE AS ALIANÇAS FEITAS PARA SUA REELEIÇÃO EM 2012: “NA POLÍTICA DE PRINCESA BOI VOA. NESSA ATIVIDADE, AQUI EM PRINCESA, PODE-SE MORRER DE QUALQUER COISA, MENOS DE TÉDIO”.

. PERGUNTADO SOBRE O QUE ACHAVA DOS VEREADORES EM GERAL, O PREFEITO GONZAGA BENTO, JÁ IRRITADO COM O EDIS MIRINS, SEUS ALIADOS, QUE NÃO CESSAVAM DE APERREÁ-LOE MAIS AINDA COM OS ADVERSÁRIOS, DISSE: “VEREADOR É UM CORNO ENFIADO NUMA VARA” E COMPLETOU: “VEREADOR É IGUAL A CHUVA NA CAPITAL. NÃO SERVE PRA NADA”.

. DOUTOR ANTÔNIO NOMINANDO DINIZ, SOBRE A CONFIABILIDADE E A ESPERTEZA DE SEUS ELEITORES FIEIS: “NÃO TEMO QUE COMPREM MEUS ELEITORES, POIS, CANCÃO NÃO CAI EM ARAPUCA”. 

DSMR,EM 30/05/2020.

sexta-feira, 29 de maio de 2020

SOB O MANTO DA CORRUPÇÃO






Nesse tempo de Pandemia do Coronavírus, além de queda coice! A cidade de Princesa está relegada ao total abandono. A Secretaria de Infraestrutura, desde a cassação da presidente da Câmara Municipal, parou de funcionar deixando a cidade completamente sem assistência. As ruas da periferia da cidade estão todas esburacadas; o mato toma conta da cidade; esgotos a céu aberto; as obras da Praça “Maria de Tia” (Academia da Saúde) estão paralisadas; postes da iluminação pública sem lâmpadas, dentre outros descasos. Essa é a queda e, o coice, são as denúncias da prática de corrupção com os dinheiros advindos de Brasília para o enfrentamento ao grave problema da COVID-19. Esse (des) governo, comandado por Nascimento, está tendo um final lúgubre. Enquanto cai o pano dessa nefasta administração - baseada no ódio e na mentira -, cai também a máscara do atual prefeito que, desesperado com o cerco que se fecha contra ele, na Justiça e no Tribunal de Contas do Estado, atira para todos os lados e contra todos. A situação por ele próprio criada, de fraude, de superfaturamento e de falcatruas outras, está agora dando seus frutos nefastos. De alguma forma issopor nocivo que seja, presta um serviço à municipalidade pois, a população está vendo o erro que cometeu em votar num celerado, mentiroso, corrupto e irresponsável o que poderá ser reparado na próxima eleição.

DSMR, em 29/05/2020.

PENSAMENTOS DO DIA




“A primeira e a pior de todas as fraudes é enganar a si mesmo. Depois desse, todos os outros pecados são insignificantes. ”
Bailey

“Ninguém se entrega a qualquer atividade sem 
um preparo. Todavia, há alguns que acham-se bastante qualificados para o mais complexo dos negócios: governar. ”

Sócrates

BALCÃO DE NEGÓCIOS





O presidente Jair Bolsonaro, além das crises políticas diárias que cria ou provoca, para se segurar no cargo sob a ameaça de impeachment, estabeleceu um balcão de negócios em Brasília para adquirir o apoio dos deputados venais do chamado “centrão”. O próprio presidente admitiu:  dando cargos, sim”. O “mito” rasgou seu programa de governo quando a principal premissa era o fim do toma-lá-dá-cá e agora, é o próprio Bolsonaroquem estabelece o “é dando que se recebe”. Está retalhando seu governo entre os deputados daqueles partidos que se submetem à vontade presidencial por dinheiro e por cargos federais. Com isso, imagina Bolsonaro, que poderá continuar falando asneiras,atacando as instituições como o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal e interferindo na Polícia Federal, além de proteger seus filhos pelas estripulias cometidas, sem o risco de afastamento. O problema é que essa auto blindagem lhes tira forças, o iguala aos demais e descaracteriza sua administração, quando se desvia do que foi prometido durante a campanha eleitoral de 2018.

Ganhar no grito

Contrariado pelo fato de as investigações sobre o inquérito das Fake News estarem chegando no terreiro do Palácio do Planalto - o que poderá imputar culpa a um de seus filhos -, o presidente ataca de forma violenta as instituições, dizendo que não permitirá mais essas investigações, querendo ganhar no grito. Nunca se viu isso no Brasil. Todos lembram, que na história recente da República, vários filhos de presidentes foram investigados, a exemplo do filho de Fernando Henrique; de um dosfilhos Lula e da filha de Michel Temer e, em momento algum vislumbrou-se a quebra da institucionalidade por isso. Somente agora nos deparamos com um presidente que quer estar acima da lei em defesa de seus pimpolhos. Garotos trelosos devem ser disciplinados e não amparados pelo manto presidencial em detrimento do cumprimento do que está estabelecido na Constituição Federal. Afinal, ninguém, nem o presidente da República, está acima da lei.


DSMR, em 29/05/2020.

quinta-feira, 28 de maio de 2020

DESMORONAMENTO MORAL


Foto: Padre Paulo Ricardo 
Jesus curou os leprosos 

LEPRA: Doença infectocontagiosa crônica e curável, causada pela bactéria mycobacterium leprae afeta principalmente a pele, os olhos, o nariz e os nervos periféricos. É uma das doenças mais antigas que existem. Nos tempos antigos, incurável, a lepra - também chamada hanseníase -, era o câncer da época. Os acometidos daquele mal, os leprosos, viviam segregados, relegados ao sofrimento e ao isolamento total para não contagiarem os demais. Somente um homem teve a coragem de abraçar os leprosos: Jesus Cristo. Esse gesto causou espanto a todos, uma vez que a lepra era altamente contagiosa e fatal para os que a contraíam. Mesmo assim, Jesus preferiu abraçar os leprosos aos hipócritas

Espanto geral

Na última terça-feira, espantada ficou a população princesense com o surpreendente pronunciamento do senhor prefeito Ricardo Pereira do Nascimento, quando, em relação à minha pessoa, no exercício de seu costumeiro discurso do ódio, numa grosseria sem par, usando palavrório chulo e termos de baixo calão, numa patente falta de decoro e desprezo pela liturgia do cargo que ocupa, emergiu de seu mundo escuro vindo à tona para desferir ataques violentos aos seus opositores políticos. Num claro desmoronamento moral, refém de seus dois peculiares chicotes que lhe batem constantemente: sua língua ferina e sua desonestidade crônica, em total desequilíbrio emocional causado pela sua psicopatia comportamental, destilando um ódio incontido, dispensou à minha pessoa, os seguintes adjetivos: leproso; seboso;cachaceiro; hipócrita; cínico; cão raivoso; sarnento;malandro; chefe de quadrilha; simulador de assalto; assassino; ceifador de vidas; fantoche; bobo da corte, dentre outros. Fiquei tão chocado com o despudoramento moral da maior autoridade do município, que preferi refletir sobre o nefasto episódio, e somente hoje exercitar meus dedos nesse teclado para responder – não ao prefeito -, mas, para dar uma satisfação ao povo de Princesa.Vítima desses ataques, recebi a solidariedade de inúmeros conterrâneos estarrecidos com a atitude do nosso burgomestre. Em uníssono, todos atestando o despreparo do senhor prefeito para o exercício do cargo. Porém, nada surpreendente uma vez não podermos esperar nada diferente de quem veio do nada, ascendeu ao poder por um acidente de percurso e jamais conseguiu ser acolhido pela sociedade princesense porque esta exige uma folha corrida e a dele nunca se adequou aos padrões exigidos para o aceite da convivência no meio civilizado. O que define ou credencia a origem não é o sangue, mas sim, a formação doméstica e educacional, os parâmetros de honestidade, caráter e moral. Sem isso, não há bilhete que lhe permita a entrada para o convívio no meio dos que têm mútuo respeito, consideração e polidez.

Mal incurável

O que motivou o destilamento desse ódio - veiculado num programa radiofônico institucional, ou seja, pago pelo povo de Princesa -, quando sua excelência se pronunciou, de forma raivosa através de termos impróprios, foi uma denúncia que impetrei junto ao TCE/PB – Tribunal de Contas do Estado da Paraíba e ao Ministério Público Federal, dando conta de que o senhor prefeito de Princesa estava fazendo uso indevido dos dinheiros vindos de Brasília para ser usado no enfrentamento à COVID-19, causada pelo Coronavírus. Denunciei a execução de obra desnecessária no Hospital Regional, com dispensa de licitação; a compra de 9.000 feiras, quando foram distribuídas somente cerca de 4.000 cestas básicas; acompra de Notebooks e Tabletes – também desnecessários para o combate à referida doença – com dispensa de licitação e com preços superfaturados. Isso irritou Nascimento profundamente, pois, rodeado de áulicos e bajuladores bem aquinhoados em sua administração, vive numa redoma de mentiras e pseudo honorabilidade por ele mesmo criada, e acredita tanto nisso que se irrita profundamente, chegando às raias do total descontrole emocional quando pego com a mão na massa.

Vá e não peques mais

Aqui, dirijo-me ao nosso gauleiter num conselho pertinente para que os fatos em tela não se repitam: quem não pode com o pote, não pega na rodilha. Se não queres ser denunciado, das duas uma: ou não te proponhas a geririrresponsavelmente o que é público, ou não botes a mão na cumbuca. Hoje, posas de vestal da moralidade, mas teu passado te condena. Tua vida pregressa, por si só diz quem tu és. Tua irritação, certamente não terá fim, pois, reincidente que és como condenado por fraudar licitação, denota-se que para ti não tem jeito. Para os leprosos existe cura através dos medicamentosrifampicina, izoniazida, pirazinamida e etambutol. Porém, para desonestidade crônica, malcaratismo, falta de decoro e de educação, não há cura, portanto, estás fadado a sofrer desses males eternamente. Já que não existe remédio que te cure, pelo menos, poupes a população princesense de tua diarreia oral e, ao invés de te expores em ofensas às pessoas de bem, promovendo assassinato de reputações, cuida de te defenderes de tuas mentiras e falcatruas. Tua hora está chegando, pois, o tempo é o senhor da razão. Encerro, fazendo minhas as palavras usadas na carta que o vereador Alan Moura te enviou: políticos irresponsáveis e desonestos são como fraldas, tem de ser trocadas constantemente, pelo mesmo motivo..

DSMR, em 28/05/2020.

PENSAMENTOS DO DIA






“O líder deve ser líder em cada área da vida, sobretudo na vida pública; precisa ser homem íntegro, que respeita princípios invioláveis. ”
Stephen R. Covey


“A veste de um homem, seu sorriso e o seu andar revelam o que ele é.”
Eclesiástico, 19, 30 (Séc. II a.C.)