ODE

terça-feira, 30 de setembro de 2025

Sobre a Antologia dos Construtores de Princesa

 

Miguel Lucena – Delegado de Polícia do Distrito Federal (aposentado), advogado e jornalista

A obra Antologia dos Construtores de Princesa, escrita por Domingos Sávio Roberto Maximiano e apresentada por Aldo Lopes de Araújo, é mais que um registro histórico: é um tributo à memória e à identidade de Princesa, cidade que se destaca não apenas pelo seu passado de resistência, mas também pela força de seus filhos e construtores.

O autor realiza um trabalho minucioso de levantamento biográfico, revelando trajetórias individuais que, somadas, formam o alicerce da coletividade princesense. Cada personagem mencionado é apresentado como parte viva da tessitura social, política e cultural da região, o que confere ao livro um caráter de verdadeira galeria de honra. A apresentação de Aldo Lopes de Araújo reforça esse espírito de valorização, situando a obra como um marco de reconhecimento histórico.

Recebi o livro com grande satisfação e me senti particularmente honrado ao ver o nome de meu pai, Miguel Vicente de Lucena, incluído entre os construtores de Princesa. Esse registro, além de ser uma justa homenagem à sua contribuição, representa para mim e para minha família um legado de orgulho e pertencimento à nossa terra.

Assim, a Antologia dos Construtores de Princesa não é apenas uma leitura para estudiosos ou descendentes, mas um convite à reflexão sobre como a memória coletiva se constrói e se perpetua. É um livro que resgata, reconhece e valoriza aqueles que ajudaram a edificar, em diversos sentidos, a história de uma cidade marcada pela bravura e pela tradição.

https://www.blogdotiaolucena.com/sobre-a-antologia-dos-construtores-de-princesa/



Número de deputados federais e estaduais continuará o mesmo até 2030

 

Atendendo solicitação do presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre, o ministro do STF, Luiz Fux decidiu, monocraticamente, que o número de deputados federais e estaduais continuará o mesmo para a próxima legislatura que se iniciará em fevereiro de 2027. Antes, o mesmo STF havia determinado - atendendo ao que determina a Constituição Federal que estabelece o número de parlamentares do Legislativo Federal e estadual de acordo com a população de cada Estado - a redução de deputados em alguns Estados e o aumento em outros.

Tentando burlar essa regra, a Câmara dos Deputados havia aprovado uma PEC aumentando, de 513 para 531 o número de deputados federais, o que permitiria que as Assembleias Legislativas fizessem o mesmo e assim, nenhuma das Unidades da Federação teria diminuídas suas bancadas, tanto no âmbito federal quanto no estadual. O problema é do o presidente Lula vetou essa PEC e, a derrubada desse veto, por ser impopular, poderia causar prejuízos eleitorais aos deputados que concorrerão à renovação de seus mandatos no próximo ano.

Em nome de uma pacificação que se articula no Congresso Nacional, com o intuito de enterrar de vez as propostas de anistia para os golpistas e da PEC da blindagem, o pleno do STF, certamente, ratificará a decisão do ministro Fux, adiando o problema para 2030. A iniciativa de Alcolumbre é vista como um afago ao presidente da Câmara Federal, Hugo Motta, que estava chateado com o desenrolar da PEC da blindagem que, apesar de haver sido aprovada pelos deputados foi arquivada pelo Senado. Esse acordo é mais um tiro nas pretensões dos bolsonaristas.



Discurso do novo presidente do STF é recheado de recados

Tomou posse ontem (29), o ministro Luís Edson Fachin como presidente do Supremo Tribunal Federal - STF. Em seu discurso, Fachin mandou recados a torto e a direito. Além de elogiar o ministro Alexandre de Moraes, o novo presidente, em direção ao Congresso Nacional, disse: "Ao direito o que é do direito; à política o que é da política". Aos golpistas, o ministro enfatizou: "Ninguém está acima das instituições". Por fim, vaticinou: "A Nação brasileira merece mais e melhor". Pelo visto, um novo tempo se desenha na política brasileira quando as forças se reorganizam em prol da normalidade democrática. Insisto: os defuntos vão ficando pelo caminho.



Fotografia antológica

 

A fotografia acima foi feita em 11 de maio de 1954 por ocasião de uma visita do cientista britânico, Alexander Fleming, à cidade de Sorocaba no estado de São Paulo. Fleming, que viria a falecer no ano seguinte, era um celebrado biólogo, farmacologista, microbiologista e botânico. Foi ele o descobridor da Penicilina em 22 de setembro de 1928. O cientista veio ao Brasil e fez uma visita ao Hospital Beneficente "São Severino" que era administrado pela Companhia Nacional de Estamparia que tinha como um de seus diretores o princesense José Pereira Cardoso que foi também prefeito de Princesa (1938/1940). José Cardoso é o que está vestido num terno branco e posa ao lado de Alexander Fleming.



segunda-feira, 29 de setembro de 2025

Ninguém pode negar as mudanças climáticas

 

É certo que (ainda) não temos aqui tempestades violentas com ventanias devastadoras, todavia, o que vemos hoje, em nossa região, é uma mudança do clima que constatamos a olhos vistos. Aqui onde moro, no cocuruto do sítio Cedro, hoje, 29 de setembro - faltando um dia para adentrarmos no mês de outubro - o que vemos é um clima similar ao que presenciamos nos meses de maio, junho e julho: nevoeiro, garoa e frio de 19 graus.

A despeito disso, o presidente americano, Donald Trump, em seu discurso na última sessão da Assembleia Geral da ONU, se fez negacionista quanto ao clima dizendo que tudo isso é uma falácia, que está tudo dentro da normalidade. Negar o que diz a ciência pode até ser permissível, porém, negar a realidade é falta de responsabilidade, principalmente quando vem daqueles que detêm o poder de evitar catástrofes.

Está tudo mudado. Antigamente, pelo menos aqui em nossa região, nesse tempo, nós já estaríamos amargando calor de mais de 30 graus e o tempo já estaria se preparando para as trovoadas que antecedem o inverno. Mas, não; o que vemos é muito frio, vento e chuva fina, fenômenos próprios do fim de inverno. Na história da humanidade as mudanças climáticas sempre ocorreram, no entanto, as de agora são provocadas pelo homem e podem ser catastróticas. To com vontade de tazer a togueira de São João de novo.



No jogo da política quase tudo é efêmero

 

Exemplos não faltam nos dando conta de que a política eleitoral é como as nuvens do céu: mudam de lugar e tomam formas diferentes num piscar de olhos. A família do ex-presidente Jair Messias Bolsonaro que, mesmo fazendo parte do chamado "baixo clero" sempre viveu de política, não sabiam eles que, quando na ribalta, sob os holofotes do poder, a coisa anda de forma diferente. Conquistaram o poder maior quando o chefe do clã virou presidente da República e, de lá pra cá, incompetentes para administrarem o butim com que foram agraciados, vêm dando com os burros n'água.

É aquela velha história: "Quem nunca come mel, quando come se lambuza". Bolsonaro presidente, pensaram que eram deuses e só cometeram besteiras quando usando o discurso da mentira, iludiram metade do eleitorado. Agora, em face da verdadeira realidade, colhem os frutos podres da cepa que plantaram. Desde o início, fizeram tudo errado. Erraram durante a pandemia de covid-19; se atrapalharam no convívio com os donos do "centrão" e, por fim, esbarraram com a resistência legalista de parte das Forças Armadas quanto à tentativa de golpe de Estado para se perpetuarem no poder.

Agora, sem respaldo até dos que antes lhes prestavam apoio "incondicional" , estão no mato sem cachorro. O problema maior é que, quanto mais besteiras cometem, mais se animam a comer mais. As ações do deputado Eduardo Bolsonaro, nos EUA, foram a cereja do bolo. Pensando que o Brasil sucumbiria às sanções de Donald Trump para anular o processo do pai golpista, o garoto de cabelos eriçados, de forma arrogante, chegou a dizer: "prefiro um Brasil arruinado do que meu pai preso". A coisa deu pra trás e, agora, colhem o que plantaram. Na política, os defuntos ficam pelo caminho.



sábado, 27 de setembro de 2025

SABÁTICAS

 

. A vinda do secretário de Estado e pré-candidato a deputado estadual Tibério Limeira a Princesa causou efeito quando incomodou algumas cabeças coroadas e outras que já foram. O homem é um dos principais quadros do governo de João Azevedo.

. Em telefonema, na última segunda-feira (22), Tibério agradeceu a receptividade e se disse muito satisfeito com a visita a Princesa. Isso estimula o grupo dos que “não são nada” - no dizer de alguns - a se empenhar em prol de uma votação expressiva.

. Só houve um desgosto durante a visita quando o pessoal da prefeitura proibiu a citação do nome de Tibério durante a Festa da Mandioca. Puro ciúme dos que não querem dividir o feudo.

. Na verdade, Princesa não pertence, de forma exclusiva, nem àqueles que já foram, tampouco aos que pensam que são seus donos. Esse grupo independente que se forma agora, sob os auspícios de força verdadeiramente grande, certamente vai dar trabalho.

. Nos protestos do último domingo (21), Hugo Motta foi o político mais execrado pelos manifestantes, principalmente em João Pessoa. Ressoou alto o grito de “fora Hugo Motta!” Isso fez o presidente da Câmara Federal dar marcha à ré, excluir as “pautas tóxicas” e viabilizar os Projetos de Lei que interessam aos brasileiros.

. Tomara que não seja tarde demais. Aliás, até a pré-candidatura do pai de Hugo, Nabor Wanderley, para o Senado Federal, já está sendo repensada. É pau pra comer sabão e pau pra saber que sabão não se come!

. Esta semana que se finda foi uma péssima quadra para o bolsonarismo. Não bastassem as manifestações do dia 21 contra a PEC da blindagem dos parlamentares e contra a anistia, a Procuradoria Geral da República apresentou denúncia contra Eduardo Bolsonaro.

. Nesta mesma semana, a Mesa Diretora da Câmara Federal encaminhou processo de cassação do deputado Eduardo ao Conselho de Ética e o presidente Hugo Motta indeferiu a indicação daquele parlamentar para a liderança da minoria na Câmara Federal.

. Já na reunião da Assembleia Geral das Nações Unidas, o presidente americano, Donald Trump, surpreendeu todo mundo quando, em seu discurso, disse que ao se encontrar com Lula, “rolou uma química” e que gostou do presidente brasileiro. Para os bolsonaristas, era o que faltava para botar água na fervura deles.

. O encontro proposto por Trump com o presidente Lula deverá acontecer nos próximos dias em um país neutro e, certamente, o tarifaço deverá ser repensado. Parece que o bolsonarismo tá virando coisa do passado.

. Donald Trump, “mala”, ao ver que as sanções por ele impostas ao Brasil (a pedido de Eduardo Bolsonaro) não surtiram efeito; vendo que o governo e a Justiça brasileiros não se submetem a eles, deu ré pra trás e, pelo visto, vai deixar o bozo e sua turma no mato sem cachorro.

. Lula discursou na ONU na última terça-feira (23). Foi seu 11º discurso de abertura naquela Assembleia e nunca o fez de forma tão contundente, elegante e eficaz: um discurso digno de um verdadeiro estadista. 

. Em Princesa, a moda agora é a realização de cafés políticos. Não bastasse o já famoso “café com deus” (assim mesmo em minúsculo), tem até “café solidário”. Quase que literalmente...

. Falar em café, o ex-prefeito Nascimento, nesta semana, reeditou sua prática verborrágica. Primeiro disse que é melhor fumar maconha do que cigarros convencionais. Depois, lançou o secretário Glemisson para prefeito em 2028.

. Com isso, Nascimento conseguiu duas coisas. Primeiro, conceder 15 minutos de fama a Glemisson. Segundo, desgostar profundamente Garrancho. Esquece, portanto, o ex-gauleiter, que tudo tem de ser combinado com o povo e que, muita água vai rolar debaixo da ponte até 2028.

. Fica aqui um alerta para o jovem Glemisson: “Passarinho que acompanha morcego dorme de cabeça pra baixo”.

. Falar em Nascimento, uma fonte fidedigna me informou que, toda vez que há repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), a secretária de finanças da atual gestão se reúne com o ex em sua casa.

. Mesmo assim, o que se diz na rua é que, além dos salários atrasados dos cargos comissionados, contratados e terceirizados, os postos de combustíveis estão proibidos de abastecer. Tudo isso por falta de pagamento.

. Um recadinho simples: Aos que insistem em dizer que eu desmantelei a prefeitura e os seus partidos, de mim se considerem livres e marchem impávidos em busca da vitória nas urnas sem o entrave que eu representava.

. O papa leão XIV afirmou: “Casamento é para homem e mulher”. Falou e disse.

. O acadêmico Aldo Lopes de Araújo, lançou um novo livro de contos intitulado: “Azeite senhora Avó”. Um verdadeiro primor. Li de uma sentada.

Os abraços de hoje, vão para: Bom Conselho Maximiano, Marilda Meira, Marlene Sales, Walquíria Pires, Socorro Campos, Gilberto Nicácio, Nina de Val, Aldecí Alves, José Fernandes, Marluce Medeiros, Norman Lopes, Toilma, Célia de Almeida, Amilton Dias, Ninha Medeiros, Wilma Lima, Michel Chaplin, Diva Ferreira, Sueli Santos, Coco de Odálio, Sineide Barros, Carminha Salvador, Luizinha de Lia, Thiago Pereira e Faêda, Alexandre Ferreira, Lena de Celestino, Francelina Soares, Socorro Maia, Erivonaldo Freire e Chica do Macapá.



sexta-feira, 26 de setembro de 2025

Na Paraíba, articulações para a sucessão estadual fazem a política ferver

Em busca de apoios e de articulações que viabilizem os vários nomes que postulam indicações para concorrer ao governo do Estado nas eleições do próximo ano (2026), na Paraiba, a politica atinge seu mais alto grau de ebulição. De um lado, a candidatura consolidada do atual vice-governador Lucas Ribeiro (PP) com a bênção do governador João Azevedo (PSB), começa a se projetar.

Nas oposições, os pré-candidatos se digladiam entre si. De volta de seu périplo pelas trilhas de Santiago de Compostela, Cícero Lucena (sem partido), correu para Brasília em busca do apoio do PT. Enquanto isso, o presidente da Assembleia, Adriano Galdino (Republicanos), que é o maior apoiador de Lula na Paraíba, espera a unção presidencial para concorrer sob os auspícios do PT.

Por fora, corre o senador Efraim Filho (União Brasil) que se diz apoiado pelo grupo bolsonarista que, embora não esteja mais com tanto prestígio eleitoral, se constitui um naco importante do eleitorado. Diante dessas indefinições, há quem diga que somente na virada do año as coisas tomarão forma definitiva. Na verdade, todos concorrem em busca da vitória, porém quem decide isso é o povo.



Hoje é o aniversário da Moleca

Somos três: Antônio Maximiano, a Moleca e eu. Hoje é o aniversário da caçula, Bom Conselho, a quem tratamos carinhosamente por Moleca. Antônio tem 70, eu 68 e, ela, alguns anos menos do que a gente. Neste dia do aniversário dela, comemoramos também a nossa união como irmãos inseparáveis desejando que esta data se repita por mais anos e que possamos continuar dizendo: "Somos três em um". Parabéns, Moleca!



Prefeito de Tavares homenageia Terto Morais com nome de Praça

Em homenagem justa ao maior líder político da cidade de Tavares, o prefeito Coco de Odálio inaugura Praça de Alimentação, naquela cidade, que leva o nome do saudoso ex-prefeito Tertuliano Nunes de Morais, mais conhecido por Terto Morais. Na ocasião, o prefeito fez discurso em homenagem ao agraciado no que foi saudado, em agradecimento, pelo filho de Terto, Tenório Morais que, em sua fala, quase leva o prefeito às lágrimas. Terto, que faleceu em 2023 aos quase 100 anos de idade, foi prefeito de Tavares por várias vezes e se constitui a personalidade política mais importante daquela municipalidade.



quinta-feira, 25 de setembro de 2025

Será hoje a grande festa de Tavares

 

A cidade de Tavares, fazendo parte das comemorações da festa do padroeiro São Miguel Arcanjo, realiza hoje várias inaugurações de obras no município o que culminará com a grande festa dançante na Praça de Eventos, animada pelas bandas: Sandryno Ferraz, Natanzinho Lima e a cantora Taty Girl. O evento é organizado pela Secretaria de Cultura com o apoio do Ministério do Turismo e do Governo Estadual. A festa, que já é tradicional naquele município conta, neste ano, com atrações culturais diversas o que marcará um dos maiores encontros populares da região. "Essa é mais uma demonstração do nosso compromisso com a valorização da cultura e do lazer para os nossos munícipes", ", disse o prefeito José Genildo da Silva, mais conhecido por Coco de Odálio.



Fim de papo

 

Semana passada, a Câmara dos deputados aprovou, por maioria estrondosa, a chamada PEC da "blindagem", que colocava inimputáveis deputados e senadores que cometessem quaisquer tipos de crimes. A PEC foi encaminhada para ser votada também no Senado Federal. No entanto, nesse percurso, o povo foi pras ruas, no último domingo (21), em protesto contra essa excrecência e, por conta disso, o Senado recuou e nesta quarta-feira (24) a CCJ - Comissão de Constituição e Justiça daquela Casa rejeitou, por unanimidade, a PEC que deverá ser arquivada. Acossados pelo povo na rua, os congressistas (deputados e senadores) deram marcha à ré e a famigerada PEC vai dormir para sempre. É fim de papo!



terça-feira, 23 de setembro de 2025

Surrealismo puro

O novo livro do romancista e contista Aldo Lopes de Araújo, intitulado "Azeite Senhora Avó" é uma ode ao surrealismo. Ligeiro no desbulhar de palavras vindas dos dedos; se não corrermos com ele perdemos o bonde do entendimento. A leitura não dá tempo de respirar e nem podemos parar de ler sob pena de perdemos o fio da meada. O primeiro conto tem o título do livro e conta a história de um menino sem nome que começa no cinema de Triunfo e termina antes de ele - num périplo tenebroso - chegar em casa "minutos antes do sonho acabar".

Sem controlar a razão, eivado de pensamentos bizarros, o menino sai do Cine Guarany - para onde foi escondido do pai e com ingresso pago pelo irmão com o compromisso de contar-lhe a história do filme quando voltasse pra casa - sob a metonímia de levar a cabeça pesada por carregar o filme dentro dela e, nesse diapasão de quase loucura enfrenta a estrada de volta rememorando as agruras sofridas por um pai repressor e uma avó indiferente de quem detestava seu hábito de cachimbar.

Na estrada o menino lembra das homéricas surras que levava do pai e, quando apanhava, sentia o "cheiro podre" do cachimbo da velha que, ao invés de jogar água nas suas feridas provenientes das pisas, mesmo acocorada, jogava azeite, indiferente ao seu sofrimento. No caminho de volta é guiado por um vagalume que lhe abre caminhos com os sapatos luminosos, mas essa luz se traduz, mais tarde, em energia ígnea que, para deleite do menino derrete a velha "como se fosse matéria plástica", porém não vê completada a obra quando as chamas não alcançam o pai violento.

No seu tenebroso caminho o menino vê de tudo: de "homens atarracados empurrando carrinhos cheios de lenha (...) que entravam com carrinho e tudo dentro da fornalha" que fervia o mel dos engenhos de Antônio Florentino, até o "gargarejo das gargantas de pedra dos penhascos milenares". É no engenho onde o menino vê de novo a figura da velha, "metida até a cintura" no tacho que ferve a garapa, a lhe pedir ajuda para sair dali e ele lhe nega a mão com medo de ser puxado para dentro do tacho fumegante.

Por fim, tentando sair do pesadelo, enfia a mão por dentro da camisa e retira os bentinhos com a imagem do Arcanjo Miguel que, sem saber, foi quem lhe protegeu de tudo, inclusive do menino de sapatos luminosos que, ao final se revelou o cão que tanto perturbou seu caminho de volta. Ao fim da leitura concluí que o filme que o menino sem nome contou ao irmão Eliakim foi o que ele protagonizou nesse percurso macabro. Foi assim que entendi. Vou ler o resto.



Prefeito de Tavares faz entregas durante festa do Padroeiro

Durante toda esta semana Tavares estará em festa. São as comemorações em louvor do padroeiro daquela cidade, São Miguel Arcanjo. Se misturam festas sacra e profana. Na próxima quinta-feira (25) o prefeito Coco de Odálio, a partir das 08h30 da manhã fará a inauguração da Quadra Poliesportiva do povoado de Belém e, à tarde, entregará à população tavarense a nova Praça da Alimentação no centro da cidade.

Além dessas entregas, o prefeito comemora também a aquisição de mais três carros Okm para servir à população. O encerramento das festividades culminará com missa solene e procissão do padroeiro no próximo dia 29. Nesse segundo mandato, com muito mais experiência, o prefeito de Tavares se supera em realizações em prol de seu povo: "Meu compromisso é com o bem-estar dos munícipes, por isso o trabalho continua", afirmou o prefeito.



O inferno de Hugo Motta

No mais das vezes as pessoas exultam quando galgam altos postos e comemoram acreditando que essas conquistas serão a redenção do ostracismo ou um prêmio eterno; se lambuzam com o fácil mel a que não estavam acostumados e esquecem de manté-lo em lugar seguro, isolado das formigas. Parece ser isso o que vem acontecendo com o deputado Hugo Motta que foi agraciado com a presidência da Câmara dos Deputados por obra e graça de um impasse que o ungiu como um tertius que poderiam dirimir brigas internas e pacificar interesses vários.

De acordo com o rápido correr do tempo, parece que a coisa se transformou num pesadelo. É fato que Motta tem se deparado com abacaxis ruins de descascar. Num momento difícil da República, Hugo vem herdando situações complicadas quando tem se deparado com radicalizações e pautas polêmicas (a que tem chamado de "pautas tóxicas), em sua maioria fruto de suas promessas de campanha e que agora lhes são cobradas como fatura a ser paga pela estrondosa vitória e, sem pulso para administra-las, está num beco sem saída.

Sem habilidade necessária para tocar essa empreitada, Hugo Motta, perdido no tiroteio, vê-se falto de poder para administrar interesses vários. Nas manifestações públicas ocorridas no último domingo (21) foi, o presidente da Câmara Federal, o mais execrado pelos manifestantes: "Fora Hugo Motta!" E o mais grave, é que a repercussão maior da sua falta de pulso ocorreu no seu ninho eleitoral: a Paraíba. Em que pese votar sempre de forma desavisada, o povo, às vezes, acorda e dá um direcionamento diferente a seus votos e manda pra casa os que antes lhes eram caros. Será o inferno de Motta?



segunda-feira, 22 de setembro de 2025

Protestos por todo Brasil põem o Congresso Nacional em maus lençói

 

Após surpreendente manifestação popular que grassou por todo o Brasil, deputados procuram agora justificar seus votos a favor da blindagem e da anistia. Desavisados não estavam, porém, não contavam com esse poder de mobilização popular promovida pela esquerda. Tudo corria bem quando só cuidavam de suas pautas particulares e dos interesses da família de Jair Bolsonaro, mas o Brasil acordou e o povo foi pra rua em protesto contra as votações da última semana na Câmara dos Deputados.

Em São Paulo e no Rio de Janeiro, reuniram-se, nas ruas, mais de 40 mil pessoas em cada uma dessas cidades e, nas demais capitais, os protestos também aconteceram com especial atenção para a cidade de João Pessoa onde, proporcionalmente, ocorreu uma das maiores mobilizações populares movida pelo grito: "fora Hugo Motta" . No Brasil, isso já aconteceu outras vezes quando o gigante acordou de seu berço esplêndido e cobrou a fatura a seus representantes.

Em face desses protestos, certamente essas pautas nefastas tomarão outro rumo e, diante do recado das ruas, resta àqueles que resistem em obedecer às determinações judiciais, sucumbirem à legalidade e virarem essa página em nome da pacificação do Brasil. As ruas deverão calar não somente as vivandeiras golpistas, mas também aqueles que conspiram contra a Pátria no exterior. Povo na rua é divisor de águas e, como dizia Fernando Henrique Cardoso: "A voz rouca das ruas é que deve prevalecer"



A saga de uma guerreira


Foram longos 8 anos de luta contra a morte. Corajosa, resiliente e com muita dignidade, Eliete enfrentou as agruras de uma doença terrível sem nunca abandonar a vontade de viver, o que se revelava em seu constante e belo sorriso estampado no rosto. É certo que teve toda a assistência necessária, principalmente de seu marido Erivonaldo e de suas três filhas, mas também movida por muita fé em Deus. Partiu agora, no meio da vida, deixando um legado de determinação e resignação. Ao meu amigo Ery e às meninas apresento aqui as minhas mais sinceras condolências com a certeza de que, o que os alenta nesse momento de extrema tristeza, é o exemplo de vida dessa guerreira.



sábado, 20 de setembro de 2025

SABÁTICAS

 

. Depois da condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro, o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, dá entrevista admitindo que houve planejamento de golpe de Estado.

. As vésperas da votação do pedido de urgência para a votação do Projeto de Lei da anistia, a declaração de Costa Neto causou furor no meio bolsonarista.

• Falar em anistia, o Projeto de Lei será votado e, certamente, aprovado pela Câmara Federal. Porém, no Senado, o presidente Davi Alcolumbre já avisou que não pautará a matéria com o teor pretendido pelos deputados.

. Aliás, o PL da anistia tem 41% de rejeição da população brasileira e somente 36% de pessoas simpáticas a ele.

. O anúncio do meu apoio à pré-candidatura de Lucas Ribeiro ao governo do Estado e às pré-candidaturas a deputados federal e estadual de Fábio Tyrone e Tibério Limeira, respectivamente, foram o assunto político da semana em Princesa.

. A título de esclarecimento, devo dizer que voto nos candidatos do governo, porém, não estarei no mesmo palanque do ex-prefeito Ricardo Pereira do Nascimento. A minha adesão é baseada na intenção de trazer mais benefícios para Princesa.

. Falar nisso, já foi pautado por mim, junto a Tyrone e Tibério, a consignação de recursos para a instalação do Museu da Revolução de 1930 em Princesa.

. A visita do secretário estadual de administração, Tibério Limeira, foi o maior sucesso.

Presentes ao almoço oferecido ao deputado por Giovanni Nominando, estiveram mais de duzentas pessoas.

. Giovanni Nominando surge no cenário da política de Princesa como um jovem muito promissor: bem articulado, humilde e bastante diligente, esse menino vai dar trabalho.

. Os abraços de hoje vão para: Severino da Coletoria, sargento Domingos, Sandoval, Jaílson Morais, Rilda Medeiros, Creusa do Convento, Márcio Caboclo, Chico de Tozinho, doutor Dedé, Antônio Maximiano, Eduardo Ferreira, Clarisse Sousa, Melânia de Melo, Lúcia Pereira, Paulo Castor, Roberto Cavalcanti, Miguelzinho Lucena, Fábio Tyrone, Giovanni Nominando e Tibério Limeira.



Visita do Secretário Tibério Limeira a Princesa reúne grande número de pessoas

 

Em visita a Princesa, ontem (19), o secretário estadual de Administração, Tibério Limeira foi recepcionado por um grande número de pessoas que se propõem adeptas de sua pré-candidatura a uma vaga na Assembleia Legislativa. O movimento político foi organizado pelo jovem articulador Giovanni Nominando Diniz.

Além de vários representantes dos vários segmentos da sociedade princesense, estiveram presentes, tanto à entrevista que Tibério concedeu à Rádio Princesa FM como ao almoço realizado no Sítio Lagoa da Fazenda, os suplentes de vereador sargento Domingos e Márcio Caboclo e o ex-prefeito Dominguinhos.

Em que pese muito jovem, o secretário Tibério apresenta um currículo admirável na administração pública estadual e, muito articulado, se mostra bastante preparado para o cargo de deputado estadual. Em sua fala no Rádio o pré-candidato afirmou que não está aqui para dividir, mas para somar em prol dos interesses de Princesa.



sexta-feira, 19 de setembro de 2025

Notícia verdadeira, porém, carecida de alguns retoques

Ontem (18), a Rádio Princesa FM, na fala de seu diretor, o jornalista Júnior Duarte, divulgou notícia de que, este que escreve, estaria somando nas fileiras da política governista da Paraíba. É verdade e a notícia foi por mim autorizada, no entanto, o fato carece de alguns esclarecimentos. Inicialmente, devo dizer que essa decisão tem origem no motivo de que eu estou agora emprestando apoio a dois pré-candidatos que são da base política do governador João Azevedo (PSB): Fábio Tyrone para deputado federal e Tibério Limeira para deputado estadual.

Devo esclarecer que não há, em momento algum, um rompimento de amizade da minha pessoa com relação aos do grupo Moura. Na verdade, o que se descortina no atual momento político é que o doutor Aledson Moura não tomou ainda sua decisão sobre se será ou não candidato a deputado estadual, o que faz ver que, talvez, não seja essa sua intenção, o que libera a muitos seguirem por outros caminhos. Ademais, laços de amizade não se quebram somente por motivos de interesses políticos diversos. A minha relação de amizade com os irmãos Moura é indissolúvel, continua forte e do mesmo jeito.

Quanto a minha posição política no âmbito do município de Princesa, continua a mesma também. É mister deixar registrado que não estou me compondo nem aderindo politicamente ao grupo liderado pelo ex-prefeito Ricardo Pereira do Nascimento. Continuo adversário e dele divirjo em vários aspectos. A orientação que sigo agora é a da minha consciência sem desmerecer as posições, tampouco as qualidades dos meus amigos que pensam diferente. A vida é feita de escolhas e eu fiz a minha.



O desengano da vista é furar os olhos

Esse conhecido adágio popular que intitula este escrito dá a medida certa que deveria ser adotada, pelo Congresso Nacional, para acabar de vez com a querela do Projeto de Lei da Anistia. Perde-se tempo com isso, enquanto pautas que interessam à população dormem nos escaninhos das duas Casas Legislativas, a exemplo do PL que isenta o pagamento de Imposto de Renda por quem ganha até R$ 5 mil, e demais medidas que beneficiam aos menos favorecidos.

Eu sou a favor da anistia. Não para conceder o perdão ao golpista Jair Bolsonaro, mas para dar-lhes a oportunidade de ser derrotado novamente nas urnas. Só um cego não vê que essa cruzada em prol da anistia atende aos interesses exclusivos de uma família que deseja retornar ao poder, tudo isso à revelia da vontade popular. Todas as pesquisas de opinião dão conta de que a maioria da população não quer mais esse povo no poder.

O certo seria deixar o negacionismo concorrer de novo para ser derrotado de uma vez por todas. É saber de todos que, na democracia, a soberania que vale é a das urnas. Estas já falaram uma vez (em 2022) quando esse renitente projeto de nada se submeteu a elas - com todo o aparato de poder que lhes permitiu concorrer com a vantagem das benesses públicas, e não logrou êxito. Que tentem novamente para que a vontade popular os coloque em seus devidos lugares. À exceção dos raivosos da extrema-direita, ninguém, em sã consciência, deseja o retorno do radicalismo, do negacionismo e da incompetência administrativa. Portanto, deixem-nos concorrer. O desengano da vista é furar os olhos.



quarta-feira, 17 de setembro de 2025

Governador da Paraíba recebe prêmio pela gestão fiscal

 

Além de já estar avaliado pela agência Standard & Poor's Financial Services (S&P Global Ratings) com a nota brAAA - a mais alta da agência para um Estado -, a Paraíba comemora agora o Prêmio Qualidade da Informação Contábil e Fiscal, atribuído pela Secretaria do Tesouro Nacional em reconhecimento à excelente gestão fiscal realizada na gestão do governador João Azevedo. Isso passa boa credibilidade para os credores do Estado.

Em face da comemoração, o governador mostra-se determinado em manter esse padrão de qualidade na governança e, seu projeto, inclui a eleição de alguém por ele indicado nas eleições do próximo ano. Para tanto, João não arreda pé da realização dessa vontade e convoca a todos os aliados para se alinharem nesse intento. Perguntado sobre a posição do prefeito Cícero Lucena, o governador foi incisivo: "Isso não me interessa mais, ele tomou sua decisão eu não trato mais desse assunto"



Lula, um predestinado

 

Começou em 1951 quando da partida da família retirante de Caetés, em Pernambuco em busca do Sul maravilha quando o pau-de-arara que transportava dona Lindu e seus dez filhos, dentre eles, Lula que, numa parada aproveitou para descarregar o barro e quase fica no meio da estrada quando o caminhão partiu sem ele. Não fôra um velho gritar mandando a composição parar, o menino que futuramente seria presidente da Republica, teria ficado perdido nos sertões da Bahia. Desde o início, tudo convergiu em seu benefício até atingir os píncaros da glória.

É assim que as coisas têm acontecido com Luís Inácio Lula da Silva. Derrotado em três eleições presidenciais, logrou êxito em outras três e, mesmo diante das sucessivas derrotas não sucumbiu, tampouco as questionou fora do âmbito da legalidade. Diante das quedas, sempre levantou a cabeça e seguiu em frente. Na verdade, nunca levou quedas, só topadas e nunca se dispôs a topar tudo para ganhar o jogo, sempre obedeceu às regras e ao tempo das coisas. Resultado disso, malgrado alguns percalços, tem sempre se dado bem.

Quando preso, em 2018, era voz comum: "Lula já era". Passou 580 dias na cadeia, sempre se dizendo inocente e recusando chicanas jurídicas para sair da cadeia. Dizia sempre: "Quero provar a minha inocência; quero que o mesmo Tribunal que me condenou [injustamente] reconheça a minha inocência". Não deu outra, depois de longo período foi reabilitado e solto. Saído da prisão já se anunciou candidato à presidência da República e ganhou a eleição derrotando aquele que sempre se referia a ele como "o presidiário"

Agora, no exercício de seu terceiro mandado como primeiro magistrado da Nação, se diz pré-candidato à reeleição o que, no início deste ano, parecia impossível de dar certo. No entanto, em face dos últimos acontecimentos quando a mais importante nação do Planeta impôs sanções à economia brasileira com o intuito de livrar Jair Messias Bolsonaro da cadeia, o feitiço virou por cima do feiticeiro e, o que deveria prejudicar a popularidade de Lula, o fez mais simpático à população e, hoje, lidera todas as pesquisas de intenção de votos.

Com Lula é assim, os efeitos ocorrem sempre em contrário ao prejuízo desejado à sua pessoa. Aquele que o chamava de "presidiário", em breve, estará atrás das grades. A população brasileira, ressabiada das mentiras e falsas imputações, dá mostras de que prefere a segurança da normalidade democrática às aventuras daqueles que mentem para conquistar a preferência do povo e, no caminho certo, Lula ruma para mais uma vitória nas urnas para fechar sua carreira com chave de ouro em detrimento daqueles que sempre tentaram desmerecê-lo com mentiras e imputações vãs. É mesmo um predestinado.



Prefeitura de Tavares inclui atendimento pediátrico nas Especialidades Médicas

 

Em constante avanço na área da Saúde, o prefeito Coco de Odálio acaba de autorizar a inclusão da Pediatria nas especialidades médicas da Secretaria de Saúde daquele município. Na última terça-feira (16) foi realizado atendimento pediátrico no Centro de Especialidades, beneficiando crianças de famílias que antes necessitavam se deslocar para outras cidades em busca desse serviço. Essa iniciativa é resultado da busca constante da melhoria da vida das pessoas mais necessitadas. "Nosso compromisso é cuidar das pessoas e garantir que a população de Tavares tenha acesso a serviços de qualidade sem precisar sair de casa. A Saúde das nossas crianças é prioridade", enfatizou, o prefeito.



terça-feira, 16 de setembro de 2025

A Festa da Mandioca

Acontecerá, a partir da próxima sexta-feira (19) a "XXIII Festa da Mandioca"; evento que acontece todos os anos em Princesa - sempre no mês de setembro -, no Povoado da Lagoa de São João. Essa importante festa foi idealizada pela então gerente da EMATER de Princesa, dra. Cristina Leandro ainda em 2002 com o total apoio do então prefeito Sidney Oliveira e do SEBRAE.

Na verdade, o evento nasceu da necessidade da divulgação dos produtos derivados da Mandioca - tubérculo que é largamente cultivado naquela região do nosso município -, principalmente a farinha, que é reputada como uma das melhores do Brasil. Desde então, a festa vem sendo realizada, sempre com o efetivo apoio da Prefeitura Municipal e, a cada ano, aumenta e se expande, tornando-se um evento de importância além-fronteiras de Princesa.

Acompanhando a exposição e venda dos vários produtos derivados da Mandioca, ocorrem também ali, palestras, solenidades religiosas, apresentações culturais folclóricas e artísticas, festas dançantes, etc. A efeméride investiu-se de tanta importância que tem divulgação até no programa dominical "Globo Rural".