ODE

sábado, 30 de outubro de 2021

A rádio “chapa-branca” e sua tocata de uma nota só

A Rádio Princesa FM, sob a administração do radialista, Júnior Duarte, se transformou - desde o momento em que as ordens de sua administração passaram a ser, obrigatoriamente, convergentes com a vontade do prefeito Ricardo Pereira do Nascimento -, numa música de cantochão. Isso mesmo. Cantochão é um canto gregoriano, monótono, repetitivo e de uma nota só.

Naquela emissora, só cruzam os seus batentes aqueles que se comprometem a não falar mal de Nascimento. Lá não existe o contraditório. A verdadeira oposição? Nem pensar. Sem falar que toda essa ordem é mantida através do financiamento com o dinheiro do povo princesense. Ademais, se aquele veículo de comunicação é uma concessão pública, não poderia estar a obedecer às ordens de um único segmento.

A tendenciosidade é tanta, que entrevistas que têm um tempo determinado de duas horas, quando são concedidas pelo prefeito, têm um tempo ilimitado. Ultimamente, usando uma brecha no programa “A Princesa que você quer”, o ex-candidato a vereador, Carlos Domingos, tem aproveitado para meter o sarrafo em Nascimento. Algo que durará pouco (se já não tiver acabado), pois, a ordem já foi expedida para proibir o cabo de dar cabo das falcatruas do prefeito. É “democradura” mesmo.




SABÁTICAS

🛑 Em sua visita à Paraíba, semana passada, o governador de São Paulo, João Dória (PSDB), que busca apoio dentro de seu partido para ser indicado candidato a presidente, prometeu, caso seja eleito presidente da República, transformar a capital paraibana numa Dubai da América latina. O deputado Rui Carneiro (PSDB) adorou.

🛑 A primeira-dama, Michele Bolsonaro, que pediu carona à ministra Damares Alves para sete parentes seus, num avião da FAB, que os transportou de Brasília para uma festa em São Paulo, afirmou que quando o marido deixar de ser presidente, ela se candidatará a senadora pelo Distrito Federal. Quem gosta torna, né?

🛑 De um comentarista da CNN/Brasil, sobre o presidente Jair Bolsonaro: “Ele cava, todos os dias, sua própria sepultura”.

🛑 Falar em Bolsonaro, por ocasião da comemoração dos seus 1000 dias de governo, o presidente mandou cunhar uma medalha comemorativa com os seguintes dizeres: “Não morre, não brocha, não dá”. Assim não dá; é brochante demais.

🛑 A novela “João e Romero” foi o assunto da semana. A um confidente, o ex-prefeito de Campina Grande comentou: “Podem gozar com o p... dos outros, com o meu, não!”

🛑 A declaração do presidente Jair Bolsonaro de que a vacina contra a covid-19 pode causar AIDS, foi a gota d’água. Nos corredores palacianos, muitos de seus auxiliares de alto escalão, já perderam as esperanças de que o chefe pare com essas criancices e, por conta disso, já dão como certa sua derrota eleitoral no próximo ano.

🛑 No Amazonas, o governo comprou respiradores em lojas que vendem vinhos e em casas de massagem; no Distrito Federal, compraram insumos em loja de brinquedos; na Bahia, o governador comprou respiradores em empresa que contrabandeia maconha e, em Princesa, Nascimento comprou máscaras e testes-rápidos em loja de materiais de construção. Quanta diversidade!

🛑 Dos 7.800 blogs existentes na Paraíba, este que vos serve está colocado entre os 100 primeiros, em termos de acessos.

🛑 Interessante observar que o Brasil, na qualidade de maior produtor de álcool automotivo, repassa os aumentos que são provocados pela alta no preço do barril de petróleo para esse combustível doméstico. Enquanto isso, a Petrobras, no último trimestre, auferiu um lucro de R$ 31,14 bilhões.

🛑 A recomendação do TCE/PB – Tribunal de Contas da Paraíba, com relação ao processo sobre superfaturamento na compra de insumos para combater a covid-19, pela prefeitura de Princesa, foi a de que seja enviado, o processo, para o Tribunal de Contas da União. Enquanto isso, os bens de Nascimento, continuam bloqueados.

🛑🤝 Meus abraços hoje vão para: Marçal Lima e Ilma, Tadeu de Neves e Adriana, Richomer Barros, Abraão Andrelino, Joseane André, Lêda Maria, Socorro Rodrigues, Gustavo Floro Diniz, Francinaldo Aniceto, Damião Tavares e Galego de Louro.




A estátua do coronel Zé Pereira



Como é saber de todos os princesenses, o coronel José Pereira Lima é o vulto histórico mais importante de Princesa. Foi ele um dos protagonistas da chamada “Guerra de Princesa” que, para muitos, foi o estopim da Revolução de 1930. Zé Pereira, dá seu nome à principal Praça da nossa cidade, logradouro que foi construído na administração do prefeito Gonzaga Bento em 1968, conhecida também como Praça da Matriz.

Em 1989, o então deputado estadual, Aloysio Pereira Lima - filho do coronel -, por ocasião de uma reforma promovida pelo prefeito, Assis Maria, na referida Praça, resolveu dotar aquele logradouro público de uma estátua de corpo-inteiro de seu pai. Para tanto, mandou o escultor paraibano, Breno de Mattos, fazer o monumento em homenagem ao coronel.

Nesse tempo, era prefeito de Princesa, novamente, o genro do coronel, Gonzaga Bento. Este, com o intuito de agradar à sua esposa, Luizinha, levou-a à oficina de Mattos para ver o protótipo da estátua, esculpido ainda em argila. Lá chegando, a filha do coronel, ao deparar-se com a escultura, exclamou: “Quem é esse rapaz?”. Sabedor disso, seu irmão, Aloysio Pereira, desistiu da empresa.

Há, porém, controvérsias. Fala-se, a boca pequena, que Aloysio, preocupado com o altíssimo custo que seria a confecção daquela escultura em bronze, aproveitou a deixa da irmã e, alegando que a imagem da estátua não refletia a de seu pai, cancelou sua feitura e, com isso, economizou alguns cruzados novos. Lamentável que esteja Princesa privada de um monumento à altura do que foi o princesense mais ilustre.




Histórias e estórias engraçadas de Princesa

Manoel Martins e o besouro

Manoel Martins, de saudosa memória, era um velho muito encartado e por demais libidinoso. Quando mais jovem, era tido como um dos maiores mulherengos de Princesa. Caído na idade – ainda na era pré-viagra -, insistia em ter conjunções carnais com moças jovens e, para isso, em busca do vigor necessário, tomava todas as meizinhas que lhes ensinavam.

Certo dia, “seu” Mané Martins foi fazer uma consulta com doutor Severiano Diniz, para tratar de uma dor nas pernas. Chegando ao consultório, deu o nome e ficou, na sala de espera, aguardando para ser atendido. De repente, entrou um homem de seus trinta e poucos anos, gritando de dor. Foi tanto o espalhafato, que o doutor Severiano saiu de seu consultório e foi logo perguntando:

- O que é isso, que escândalo é esse?!

O paciente escandaloso intercedeu:

- Me acuda doutor que eu não aguento mais de tanta dor...

- Mas, do que se trata? – Perguntou Severiano

Ali mesmo, o homem abaixou as calças e mostrou ao doutor o seu pênis ereto e intumescido. Severiano acocorou-se, para melhor observar o membro do paciente e, de repente, disse à enfermeira que estava ao lado - com os cinco dedos da mão (entreabertos) cobrindo o rosto:

- Marlene, traga-me uma pinça.

Nesse ínterim, “seu” Mané Martins observava tudo muito atento.

Chegada a enfermeira com a pinça, doutor Severiano pegou o artefato e retirou do pé do pênis do homem o que ele [o doutor], chamou de besourinho:

- É este besourinho que está provocando essa ereção constante do seu pênis. Isso se chama priaprismo. Pode ir pra casa que você, logo, logo, ficará bom.

Quando o médico se dirigia à lixeira para dar destino ao “besourinho”, Mané Martins pulou da cadeira aonde estava e, já desabotoando as calças, gritou:

- Jogue no mato não, doutor! Bote esse besouro aqui!




Romero Rodrigues adia anúncio oficial de adesão ao governo

Comedido, o ex-prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, mesmo já tendo tomado a decisão de aderir às hostes governistas – onde certamente figurará como candidato a vice-governador na chapa da reeleição -, tentando legitimar sua nova posição, resolveu adiar o anúncio oficial de sua coalisão com o governador João Azevedo. Pisou no freio para arrumar as coisas.

Esperto, Romero adiantou o carro à frente dos bois e, agora, recua um pouco, para dar satisfações aos seus correligionários, anunciando que vai consultar suas bases. Desnecessário porque a decisão já está tomada e, com certeza, a essa altura ninguém oferecerá óbice à sua nova posição, mesmo porque, grande parte de seus seguidores já aprovou sua nova opção. Aos demais, resta apenas segui-lo ou não.

Na verdade, o ex-prefeito, sentindo-se relegado a um plano de mero instrumento para aqueles que não querem somar com o governo e necessitam de um palanque para viabilizar suas próprias pretensões; vendo também as dificuldades que envolvem uma candidatura de oposição a João Azevedo, Rodrigues resolveu ser protagonista de uma posição que lhe coloca em primeiro plano.

Sabedor que seu nome é o único que pode reunir toda a oposição em torno de uma candidatura a governador – postulação que acredita inglória -, Romero tomou uma decisão que poderá lhe dar sobrevida política e até a ascensão ao topo. Caso João seja reeleito, pleiteará a senatoria em 2026 e, Romero, na qualidade de vice-governador, assumirá a titularidade e poderá ser candidato à reeleição. É melhor um pássaro na mão do que dois voando.




sexta-feira, 29 de outubro de 2021

São José festeja as crianças

Ontem, (28/10), a Prefeitura Municipal de São José de Princesa, através da Secretaria Municipal de Ação Social, promoveu comemorações tanto ao "Dia da Criança" quanto à data que comemora o "Dia do Funcionário Público". Na ocasião foram contempladas as crianças do programa "Criança feliz", quando foram realizadas brincadeiras como pula-pula, e distribuição de lanches: algodão doce, sorvetes, pipoca, etc. Além disso, houve também distribuição de brindes para as crianças.




Prefeitura de São José de Princesa realiza ações no campo da Saúde e da Educação



No último dia 17 de outubro, a prefeitura de São José de Princesa, através da Secretaria de Saúde, em atenção à Campanha do “Outubro Rosa”, realizou 74 mamografias no povoado de Patos de Irerê e, conforme informação do secretário de saúde, Max Rodrigues, no próximo domingo, dia 31 deste mês, serão realizadas mais mamografias na sede daquele município.

No âmbito da Educação e Cultura, foi realizada, no último dia 23/10, a “Live dos Artistas. Na ocasião, todos os artistas contemplados com os benefícios da Lei Aldir Blanc, se apresentaram na Quadra de Esportes exibindo expressões culturais, tais como: músicas, artesanatos, danças, pinturas, etc. A abertura do evento contou com a presença do prefeito Juliano Matuto.



 

A prefeitura de Tavares comemora o “Dia do Dentista” e o “Dia do Funcionário Público”


Ontem (28/10), em que pese ser um dia feriado, a agenda do prefeito, Coco de Odálio e de seu secretariado foi cheia. Logo pela manhã foi promovido um café da manhã com todos os dentistas que atuam nas Unidades Básicas de Saúde do município, em comemoração ao “Dia do Dentista”, celebrado no dia 25 deste mês. O encontro contou com a presença do prefeito, Genildo José (Coco), da secretária de saúde, Márcia Marques e dos coordenadores, Pablo Cristiano, Aline Paiva, Eliane Pereira e de toda a equipe da Secretaria. Na ocasião, o prefeito parabenizou a todos os profissionais da odontologia.

À tarde, o prefeito participou de um almoço comemorativo ao “Dia do Funcionário Público” no povoado do Silvestre. Na ocasião, estiveram presentes, além do vereador Wilson do Silvestre, toda a equipe da Secretaria de Educação e os servidores da Escola Sebastião Barros. No evento, foram distribuídas lembrancinhas aos servidores. Como prêmio a todos os funcionários, o prefeito Coco determinou o pagamento antecipado dos salários no dia 28 e, em sua fala, pontuou: “Parabenizo a todos pelo excelente trabalho que realizam e contem sempre conosco. Que Deus nos abençoe”.




Nos enganamos e pedimos desculpas

Em nome da credibilidade deste Blog, informamos a todos que com relação à matéria, veiculada na última quarta-feira, dia 27/10, com o título: “Passada a fase crítica da pandemia, a prefeitura de Princesa tenta testar estudantes”, cometemos um engano, do qual pedimos desculpas. Na verdade, quem está testando os estudantes, para detecção do contágio de covid-19, é o governo do Estado, através da 11ª Região de Saúde e não a Prefeitura Municipal. Informamos de que a matéria em tela já foi retirada do ar, no entanto, reafirmamos as demais informações ali contidas.




quinta-feira, 28 de outubro de 2021

Rede Cidadania Brasil/Paraíba alardeia afastamento do prefeito de Princesa

O economista Naldo Mendes, coordenador da Rede Cidadania Brasil/Paraíba, repercute quase que diariamente, através das redes sociais, que o senhor Ricardo Pereira do Nascimento está na iminência de ser afastado do cargo de prefeito por prevaricação quanto aos repasses financeiros ao IPM – Instituto de Previdência do Município. Segundo Mendes, são milhões de reais que estão deixando de ser recolhidos aos cofres daquele Instituto.

Paira um inferno astral sobre Nascimento, escancaram-se as falcatruas cometidas pelo prefeito de Princesa. Quando não é condenação por fraude em licitação (já em segunda instância), é bloqueio de bens por compra superfaturada de insumos para o combate à Covid-19 e, agora, mais essa acusação que, segundo Naldo Mendes, é fortalecida de consistência, uma vez que quatro prefeitos do Ceará já foram afastados de seus cargos pelos mesmos motivos. Sem escada, não há pincel que segure.




O “Quilombo do Livramento”

 No topo da montanha da Serra do Livramento, hoje pertencente ao município de São José de Princesa, está o Quilombo do Livramento. Esse aglomerado de afrodescendentes é formado por descendentes de negros escravizados que fugiram dos canaviais da Zona da Mata pernambucana ainda no século XVII. Ali instalados, a uma altitude de 1.135 metros acima do nível do mar, fincaram raízes e, até hoje, 90% dos que formam a comunidade quilombola, são negros e guardam ainda o sangue e os costumes de seus ancestrais.

Durante muitos anos, temerosos de serem descobertos e caçados para um retorno à situação de escravizados, viveram completamente isolados atendo-se à cultura de sua própria sobrevivência. No início, viviam em palhoças por detrás das pedras, depois, construíram casas de pedras com chão batido (daí a origem do coco-de-roda). Ainda hoje, trabalham a terra com cultura de subsistência: milho, feijão, mandioca, cana de açúcar, etc. Somente na década de 1940, foram descobertos pelos frades Carmelitas sediados em Princesa, quando foram batizados e trazidos à fé católica com a garantia de liberdade.

O isolamento foi fundamental para a preservação de sua cultura e tradições. O “coco-de-roda”, uma expressão cultural dançante é, ainda hoje, executada pelos moradores daquele Quilombo. A maior expressão dessa preservação, era a negra, Maria Marçal, que faleceu em 2011 aos 101 anos de idade. Hoje, graças às providências tomadas pela prefeitura de São José de Princesa, as crianças quilombolas estudam em escolas que lhes permitem tomar conhecimento de suas origens e de sua cultura, o que lhes permite uma parcial preservação de seu passado. Vale a pena conhecer o Quilombo do Livramento.




Parece que a novela “João e Romero”, tem seu desfecho anunciado

Em política, onde há fumaça, há fogo. Desde há muitos dias, os meios de comunicação do estado da Paraíba vêm noticiando o flerte do ex-prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, com o governador João Azevedo. Durante todo esse tempo de especulações, nenhum dos dois confirmou, tampouco negou o namoro. Ontem, no entanto, Romero abriu o jogo e admitiu, que está sim, confabulando política com o governador.

O ex-prefeito admitiu que existe a possibilidade de uma união entre ele e o governador, podendo até figurar como candidato a vice-governador na chapa da reeleição de João. Sob o pretexto de “pacificar a Paraíba”, a atitude de Romero - faltando pouco menos de um ano para as eleições de 2022 -, provoca uma reviravolta na política paraibana, deixando pasmos os próceres da oposição, que já vinha desarticulada. A boca pequena, todos admitem que o caso está consumado. É prego batido e ponta virada.




Frases engraçadas e inteligentes, proferidas pelo humorista Jô Soares em seus vários programas televisivos


“Nunca desista de um sonho, se não encontrar numa padaria, procure na próxima”

 

“Errar é humano, persistir no erro é americano”

 

“Tudo é relativo, o tempo que dura um minuto, depende de que lada da porta do banheiro você está”

 

“O mais nobre dos cachorros é o cachorro quente, que alimenta a mão que o morde”

 

“Roubar ideias de uma pessoa é plágio, roubar de várias, é pesquisa”

 

“Devo tanto que se eu chamar alguém de meu bem, o banco toma”

 

“Na vida tudo é relativo, um fio de cabelo na cabeça é pouco, na sopa é muito”

 

“Eu queria morrer como meu avô: dormindo tranquilo, e não gritando desesperadamente como os 40 passageiros do ônibus que ele dirigia”

 

“Qualquer idiota é capaz de pintar um quadro, mas somente um gênio é capaz de vendê-lo”




quarta-feira, 27 de outubro de 2021

O deputado Moacir Rodrigues, irmão de Romero, bota a boca no trombone

Em entrevista radiofônica concedida ontem a uma rádio da capital João Pessoa, o deputado Moacir Rodrigues, irmão do ex-prefeito Romero Rodrigues, só não fez afirmar, mas deu todas as dicas de que seu irmão está de malas prontas para bandear-se para as hostes do governador João Azevedo. Segundo Moacir, as confabulações, com incentivo e apoio da senadora Daniella Ribeiro, do deputado Aguinaldo Ribeiro e do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, estão bastante avançadas.

A repercussão dessa entrevista causou estragos no meio das oposições ao governo do Estado. O deputado Walber Virgolino reagiu quase que imediatamente e concedeu uma declaração, em que chamou Romero de fraco e vendido. Reações dessa natureza, ao invés de contornar, botam mais lenha na fogueira e demonstram que a coisa é séria. Além dos cochichos, o que se deduz é que o ex-prefeito de Campina está mesmo com o pé no estribo. Ontem, de Brasília, Romero afirmou que está sim, conversando com João, através de interlocutores.

Ontem à noite, reunidos na Capital Federal, Romero e Gilberto Kassab - que é o presidente nacional de seu partido, o PSD -, conversaram e devem ter acertado os detalhes da união com o partido Cidadania, do governador João Azevedo. Nas palavras do irmão Moacir, o ex-prefeito de Campina Grande deverá comunicar sua decisão, no máximo, daqui a um mês. Em se consolidando essa composição política, muda todo o quadro nas oposições, que terão de seu unir, gatos e cachorros, num mesmo saco. E João, planando sem bater as asas.




PENSAMENTOS DO DIA


“É condição natural das mulheres desdenhar a quem as quer e amar a quem lhes tem aversão”.

Miguel de Cervantes Saavedra

 

“A mulher ama ou odeia; não há outra alternativa”.

Publílio Siro

 

“As mulheres adivinham tudo; elas só se enganam quando refletem”.

Alphonse Karr

 

“Vais às mulheres? Não esqueças o chicote!”

Nietzche

 



Relatório final da CPI da Covid é aprovado por 7 votos a 4

Depois de 175 dias de trabalhos, a CPI da Covid editou ontem seu último capítulo. A 69ª Sessão daquela Comissão Parlamentar de Inquérito se reuniu, nesse dia 26/10 para apreciar e votar o Relatório elaborado pelo senador Renan Calheiros (PMDB-AL), o que foi aprovado por sete votos contra quatro. Votaram a favor do Relatório os senadores: Omar Aziz, Renan Calheiros, Randolfe Rodrigues, Humberto Costa, Tasso Jereissati, Otto Alencar e Eduardo Braga. Contrários, votaram os senadores: Marcos Rogério, Eduardo Girão, Luís Carlos Heinze e Jorginho Melo.

No corpo do Relatório, constam 80 indiciados, sendo 78 pessoas e duas empresas. As principais imputações de crimes são dirigidas ao presidente da República (09), Jair Messias Bolsonaro, por prevaricação, crime de responsabilidade, charlatanismo, dentre outros. Segundo o vice-presidente da CPI, Randolfe Rodrigues, a Comissão promoveu a vacinação e desmontou um balcão de negociações escusas e de corrupção. Na fala do relator, Renan Calheiros, a CPI “desacelerou o relógio da morte acionado pelo governo federal”, e concluiu dizendo que: “há um homicida homiziado no Palácio do Planalto”.

Ontem à noite foi registrado, pelo Consórcio Nacional de Imprensa, um consolidado de 606.293 mortes por Covid-19. De acordo com o Relatório aprovado, grande parte desses óbitos foram provocados pela inação ou pela ação nefasta do governo comandado por Jair Bolsonaro, quando adotou comportamento negacionista, recusou-se a comprar vacinas, promoveu aglomerações, ridicularizou e desdenhou o uso de máscaras, negou a gravidade da doença e defendeu o uso de medicamentos comprovadamente ineficazes.

O próximo passo será a entrega do documento à Procuradoria Geral da República e sua distribuição por vários órgãos de Justiça, nacionais e internacionais. A cúpula da CPI afirmou também, que os trabalhos da Comissão não cessam com a votação do Relatório, mas que estarão vigilantes quanto às providências dos órgãos competentes, que deverão apurar os crimes ali consignados. Em contundente discurso o senador Randolfe Rodrigues disse que os trabalhos da CPI desvendaram o maior crime sanitário já ocorrido no Brasil e que, a CPI “tirou o Brasil do cercadinho e botou o negacionismo no cercadinho”. Resta agora, aguardar o desenrolar dos fatos.




terça-feira, 26 de outubro de 2021

Prefeito de Princesa é repreendido por correligionário de peso

A atitude desagregadora do prefeito Ricardo Pereira do Nascimento, quando lançou o nome de seu secretário de finanças como candidato à sua sucessão, continua reverberando negativamente e provocando reações as mais indignadas. Ressentidos com a preterição, vários próceres do partido do prefeito, põem para fora suas insatisfações quando não poupam Nascimento de críticas. Primeiro, o vice-prefeito. Agora, o filho do doutor Aloysio. Só falta se manifestar, publicamente, o fiel escudeiro e futuro “adevogado”.

No último dia 19, como se fora uma resposta ao discurso que o prefeito fez na beira da estrada que liga Taperoá a Teixeira, enaltecendo a importante obra de recuperação daquela rodovia, José Pereira Neto, postou em sua página nas redes sociais, um comentário que, lido nas entrelinhas, vai endereçado ao senhor prefeito de Princesa: “É lamentável que o alarde que se faz, das ações do governo da Paraíba, através das redes sociais, não condiz com o real estado da rodovia em questão”.

Fica como isso, a impressão de que a convivência desses correligionários não se faz muito salutar. A arrogância do prefeito que se vê na condição querer, poder e mandar, vem surtindo um efeito nocivo ao bom desenvolvimento do partido. Se notória é a desaprovação do vice-prefeito a esse tipo de comportamento, a situação se faz extensiva também ao herdeiro da liderança que deu luz e vida política a Nascimento. Repito o que dizia Tancredo Neves: “Quando a esperteza é demais, ela engole o dono”.


  


Hoje, reúnem-se em Brasília, vários políticos paraibanos com vistas nas eleições do ano que vem

A política da Paraíba está um verdadeiro angu de caroço. Ninguém sabe o que vai acontecer. A única certeza é a candidatura à reeleição do governador João Azevedo. O resto, é especulação. Mesmo faltando pouco menos de um ano para o pleito, os movimentos denotam articulações para composições as mais variadas.

Romero Rodrigues flerta com João Azevedo; Cássio Cunha Lima pisca o olho para Veneziano; Aguinaldo Ribeiro arrasta a asa para o governador que não nega sua simpatia por Romero que desconversa, mas não nega, quando perguntado se vai se unir a João Azevedo. Por dentro, corre Efraim Filho com sua pré-candidatura irredutível ao Senado Federal e, Hugo Motta, que é bolsonarista, faz louvores à pré-candidatura do governador que vota em Lula.




FRASES FAMOSAS


 

“Se o homem não descobriu nada pelo qual morreria, não está pronto para viver...”

 

“No final, não nos lembraremos das palavras dos nossos inimigos, mas do silêncio dos nossos amigos...”

 

“A injustiça num lugar qualquer é uma ameaça à justiça em todo lugar”.

Frases de Martin Luther King em discursos proferidos durante sua luta pelo fim do “apartheid” americano, na década de 1950-60.,




Depois da divulgação de fake news sobre vacinas contra a covid-19, Bolsonaro é retirado do ar pelo Facebook

Primeiro, o presidente Jair Bolsonaro afirmou, publicamente, a temeridade de se tomar a vacina contra a covid-19, sob pena da possibilidade de o vacinado, virar jacaré, afinar a fala, enfim, sofrer efeitos colaterais graves. Agora, da forma mais irresponsável possível, declarou em sua costumeira live da quinta-feira, baseado em um falso relatório atribuído ao governo do Reino Unido, que aqueles que já estão com seu esquema vacinal completado, correm o risco de contrair AIDS.

A atitude do presidente do Brasil causou estupefação nos meios científicos, políticos e empresariais. Desta vez, o excesso do primeiro mandatário da Nação chegou às raias da loucura. Como pode, a maior autoridade do país descredenciar a vacinação, o único meio comprovado de evitar mortes pela doença que nos assola, inclemente, já há quase dois anos? Além de desestimular aos que ainda nele acreditam a se vacinarem, põe apreensivos aqueles que já estão imunizados.

Esse maluco [Bolsonaro], tem de ser interditado. Sua delinquência contumaz quanto às coisas afetas à pandemia dá conta de seu desvario mental. Não pode nem deve ser tratado como uma criança irresponsável que diz o que vem à boca. Esse homem é um perturbador da ordem pública e tem de ser punido. É tanto que, diante da gravidade de suas afirmações mentirosas – o que já foi desmentido pelo governo britânico -, Facebook, Instagram, Twitter e You tube, já retiraram sua live inteira do ar.

Em face dessa irresponsabilidade presidencial, os senadores integrantes da CPI da covid e os partidos políticos, PSOL e PDT, já pediram ao STF que determine ao presidente da República um pedido público de desculpas à Nação pela divulgação de notícias mentirosas, sob pena de pagar multa de R$ 50 mil e também, a suspensão ou o banimento de sua página nas redes sociais. Mesmo que esse pedido seja acatado pela Suprema Corte, restará a todos nós a vergonha de sermos governados por um celerado, irresponsável, insensível e, portanto, despreparado para o cargo.



 

Prefeito de Tavares anuncia o recebimento de verbas para melhorias na saúde

O prefeito, Coco de Odálio, anunciou ontem que o deputado federal, Efraim Filho, determinou o empenho de verba no valor de R$ 250 mil que deverá ser investida na atenção básica à saúde, o que beneficiará toda a população tavarense. “A parceria com o deputado Efraim Filho, vem trazendo consideráveis benefícios para a nossa municipalidade”, disse Coco de Odálio.

Na ocasião desse anúncio Coco trouxe, para conhecimento de todos, detalhes de como será o novo estádio da cidade de Tavares e, durante a solenidade, distribuiu kits de primeiros socorros para todas as equipes de futebol do município. “Em todas as áreas buscamos as melhores estratégias para fazer a diferença na vida dos tavarenses”, foram as palavras do prefeito.


 


segunda-feira, 25 de outubro de 2021

Breakfast que não surtiu efeito

Uma fonte fidedigna ligada ao prefeito Ricardo Pereira do Nascimento, entrou em contato comigo, para informar a este blog, sobre o “café da manhã” que o ex-prefeito, Sidney Oliveira, promoveu para receber o diretor da rádio Princesa, o jornalista Júnior Duarte. Segundo o informante, o jornalista contatou o ex-prefeito, solicitando ser recepcionado. Elegante como sempre, Sidney acolheu o pedido e o recebeu.

Sem saber do que se tratava, o ex-prefeito, juntamente com sua esposa, a ex-deputada Flora Diniz, receberam Júnior Duarte. Logo no início da conversa, o jornalista abordou o assunto principal: vinha a mando de Nascimento, com a missão de pedir ao doutor Sidney que fizesse gestões junto ao ex-candidato a vereador, cabo Domingos, para diminuir os “ataques” proferidos na rádio, ao prefeito de Princesa.

Como seria de se esperar, o ex-prefeito não concordou, no que teve o apoio da proprietária da emissora, a deputada federal, Edna Henrique. No afã de calar toda e qualquer voz que se insurja contrária aos seus interesses, Nascimento joga pesado. Só, que desta feita, seu intento não surtiu efeito. No entanto, paira no ar uma suspeita de boicote, pois, ontem, estranhamente, por motivos “técnicos?”, o programa “A Princesa que você quer” não foi ao ar.




ANTOLOGIA DOS PRINCESENSES ILUSTRES


RICHOMER GÓES DE CAMPOS BARROS

RICHOMER GÓIS DE CAMPOS BARROS nasceu em Triunfo/PE, em 14 de fevereiro de 1895 e era o filho mais velho de João do Nascimento Lopes Barros e de dona Maria Fernandina Góes de Campos Barros. Casou-se com dona Noemi Florêncio Barros, com quem teve os filhos: João; Artemis; Ada; Oscar; Paulo e Aída. Em que pese haver nascido na cidade pernambucana de Triunfo, Richomer Barros é considerado um princesense (“princesado”), pois, foi aqui que constituiu família e desenvolveu a maioria de suas atividades enquanto não estava viajando pelo resto do País, sem falar que teve efetiva e atuante participação nos eventos referentes à “Guerra de Princesa”, em 1930. Desprovido de instrução superior, porém, dono de inteligência fantástica, Richomer era considerado um intelectual de grande monta por desenvolver várias atividades culturais; era poeta, músico, compositor, botânico, escritor e jornalista. Sobre seu pai, anotou a escritora princesense, Ada Florêncio Barros da Nóbrega, em seu livro: “Feliciano Rodrigues Florêncio – O moço, o major, o velho” – Ideia – 2013 – João Pessoa/PB – pp. 160:

“(...) O esposo de Noemi, Richomer Góes de Campos Barros, era funcionário federal do Ministério da Agricultura. Muito bem apessoado, muito vaidoso, só vestia branco e só calçava sapatos-chocolate, Era possuidor de notável força física (halterofilista), nadador exímio, músico amador, compositor, botânico e também poeta, escritor e jornalista. Como tal, colaborou nos jornais “Diário de Pernambuco”, “Correio de São Paulo”, “A União” e na revista “Pará Agrícola”. São de sua autoria a “Monografia de Princesa” e “O Caroá em Pernambuco e sua ocorrência nos demais Estados do Nordeste”, publicada em 1941 pela Imprensa Nacional do Rio de Janeiro, e “Pródomos dos acontecimentos de Princesa – 1930”. Foi também revisor do jornal “Folha do Povo” do Recife.”.


SOBRADO ONDE MORAVA RICHOMER BARROS, EM PRINCESA

 

“Advogado”, telegrafista, estrategista e intelectual

Além das atividades intelectuais, Barros, exercia também a de rábula (advogado dativo e leigo, indicado pelo juiz para defender aqueles que não podiam pagar um defensor). Antes e durante a “Guerra de Princesa” funcionou como telegrafista dos “Correios e Telégrafos” de Princesa e por isso, segundo o historiador José Octávio de Arruda Mello, foi tachado pelo Jornal “A União” (04/06/1930), como: “telegrafista das hordas inimigas” e considerado, pelo mesmo escritor, como: ”Conselheiro e redator de José Pereira”. Pelos seus dotes intelectuais, o historiador princesense, Paulo Mariano escreveu em seu livro “Princesa – Antes de Depois de 30” – Ideia – 2015 – João Pessoa/PB pp. 191, sobre Richomer: “Richomer Barros, o mais refinado intelectual de Princesa; homem de sólida cultura (...).”. Segundo seu filho mais velho, João Florêncio de Campos Barros, Richomer, curioso que era e vocacionado para o entendimento dos assuntos do momento, durante a II Guerra Mundial, quando estava em Princesa, já no final de sua vida, acompanhava - num grande mapa estendido numa das paredes do sobrado onde morava -, todas as movimentações das tropas dos exércitos “Aliados” EUA, Reino Unido e França) e do “Eixo” (Alemanha, Itália e Japão), em luta nos campos da Europa e do Pacífico Norte, e discorria sobre os assuntos do grande Conflito Mundial demonstrando grande conhecimento de causa, tal qual um estrategista bélico. Na qualidade de intelectual, escreveu sobre a “Guerra de Princesa” um trabalho intitulado: “Pródomos de 1930”. Escreveu também um tratado sobre o cultivo de bromélias com o título: “O Caroá e sua ocorrência no Nordeste”, além de uma “Monografia de Princesa”. Richomer escrevia também artigos e crônicas para vários jornais e revistas do país e era correspondente de um jornal do estado do Pará. Em Princesa, era o redator oficial do coronel José Pereira Lima, quando redigia telegramas, mensagens, manifestos, cartas, enfim, toda comunicação escrita do chefe político de Princesa, principalmente, durante o conflito de 1930.

Perseguição e morte

Logo após o assassinato do presidente João Pessoa, findou-se a “Guerra de Princesa” e, com a eclosão da Revolução de 30, como quase todos os correligionários do coronel José Pereira, sofreu, Richomer, perseguições por parte dos novos donos do poder. Em certa ocasião, foi preso pela polícia paraibana pelo fato de estar portando à cinta, uma arma de fogo (costume normalmente cultuado à época). Livrou-se desse processo quando conseguiu um habeas corpus junto ao Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba em 1932. O nosso biografado não teve vida muito tranquila, uma vez que a viveu quase toda fora de Princesa, percorrendo as várias regiões do Brasil em busca de conhecimento, afazeres que satisfizessem sua desmedida curiosidade intelectual e também, hedonista que era, dos prazeres da carne. Viveu em São Paulo, em Belém do Pará, em Belo Horizonte, em Salvador, no Recife, em João Pessoa e também, no Rio de Janeiro, então Capital Federal. Em fins de 1943, retornou definitivamente a Princesa, vindo a falecer, precocemente, aos 50 anos de idade, em 1945. Por tudo que representou para Princesa, está Richomer Góis de Campos Barros a merecer um lugar de destaque na galeria dos princesenses ilustres por ter contribuído para a construção da nossa história.