ODE

quarta-feira, 31 de maio de 2023

PRESIDENTE DO TCE-PB PARTICIPA DAS COMEMORAÇÕES DOS 55 ANOS DO CREA-PB E ASSINA CONVÊNIO

 Por Edição: Fábia Carolino

Convênio TCE e Crea. 01.jpg

O presidente do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba, conselheiro Nominando Diniz, participou na manhã da terça-feira (30), no Centro de Convenções Raymundo Asfora em Campina Grande, das celebrações de 55 anos do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Paraíba (Crea-PB).

Convênio TCE e Crea.jpg 6.jpg

O evento, que reuniu servidores, profissionais do sistema, autoridades e convidados, foi marcado por momentos de reflexão sobre a importância do conselho para o desenvolvimento da engenharia, agronomia e geociências no Estado.

Convênio TCE e Crea.jpg

Convênio TCE e Crea.jpgConvênio TCE e Crea.jpg 2.jpgConvênio TCE e Crea.jpg 3.jpg

Durante a solenidade especial,  aconteceu a assinatura de convênio entre o TCE-PB e o Crea-PB, objetivando promover a articulação e a interação de atividades visando a melhoria da ação fiscalizadora, a correta aplicação dos recursos públicos e a valorização do exercício profissional.

O presidente do TCE-PB, Nominando Diniz disse que o “com o convênio vai melhorar e correta aplicação dos recursos financeiros do Estado e dos Municípios no que tange às obras e serviços de engenharia e agronomia”. E ainda, “a valorização do exercício profissional nessas áreas, e com objetivo de possibilitar ao TCE-PB acesso aos dados e informações cadastrais de empresas e profissionais atuantes nas obras e serviços de engenharia contratados pela Administração Pública”, assegurou.

Aos presentes, ele garantiu que o TCE credenciará, junto ao Crea-PB, agentes responsáveis pelo acesso e coleta de informações que constem na base de dados do Conselho para verificar a regularidade da empresa e profissional que prestem os serviços referidos no presente convênio.

O TCE-PB e o CREA-PB se comprometem, em parceria, promover um intercâmbio, quando da organização de cursos, palestras, e eventos, visando o aperfeiçoamento, aplicação e adequação da legislação pertinente e a qualificação de seus servidores para o melhor desempenho de suas funções e na orientação aos seus jurisdicionados.

Na solenidade especial do Crea, foram realizadas homenagens aos ex-presidentes do Crea-PB, ex-conselheiros federais, representantes de entidades de classes, servidores e autoridades que prestaram serviços relevantes ao Crea da Paraíba.

Convênio TCE e Crea.jpg 4.jpg

O conselheiro Nominando Diniz também foi agraciado com comenda.

O presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia – Confea, Joel Krüger, esteve presente na solenidade e falou sobre a honra de participar da celebração.

“Como cidadão paraibano – honra que me foi concedida pela Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) – tenho a alegria de celebrar o aniversário do Crea-PB com o anfitrião Hugo Paiva e os presidentes de Creas”, disse o presidente.

Durante seu discurso, o presidente do Crea-PB destacou a importância de se investir na formação e atualização dos profissionais, bem como na valorização das carreiras de engenharia, agronomia e geociências. Falou também sobre a relevância do conselho como órgão regulador e fiscalizador, garantindo a qualidade e a segurança dos serviços prestados à sociedade.

 

Ascom/TCE-PB

(31/05/2023)

Fábia Carolino

Começa hoje o "São João Matuteiro"

Conforme vem sendo anunciado desde o início do ano, começa nesta quarta-feira (31) a "São joão Matuteiro". A festa, que se propõe ser o maior São João da Serra do Teixeira, em sua primeira edição, já inicia com as bandas: "Pedrinho Pegação", "Camilinho e Forró Arrocha o No' e "Delmiro Barros". Serão 33 dias de festa com 200 horas de forró, com mas de 60 atrações, começando neste dia 31 e esticando até o dia 2 de julho.

O evento se propõe a fazer de São José uma rota turística para toda a região, além de fomentar a economia local, resgatar nossos valores culturais, gerar emprego e renda e valorizar a nossa região com visibilidade extensiva a todo o estado da Paraiba e aos estados vizinhos. Para tanto, a prefeitura de São José edificou uma cidade cenográfica ambientando a festa com ornamentação típica do período junino.


Câmara de Princesa vota Indicação para o pagamento do Piso Salarial da Enfermagem

Em Sessão Ordinária que será realizada hoje (31) às 10h00, A Câmara Municipal de Princesa votará uma Indicação conjunta, subscrita por todos os Vereadores com assento naquela Casa de Leis, solicitando ao senhor prefeito a implementação do pagamento de Piso Salarial dos profissionais de Enfermagem. De bom alvitre seria que os Enfermeiros Técnicos de Enfermagem, Auxiliares de Enfermagem e Parteiras Curiosas se fizesse presentes a essa Sessão.



Perdi para "mariajoão"

Sem querer registrar aqui ressentimento algum, mas apenas com o intuito de tece comentários sobre critérios de avaliação e também quanto à sensibilidade dos que acessam as redes sociais, comento sobre esse assunto. Numa enquete realizada semana passada, este blog ficou em segundo lugar quando obteve 11% da preferência dos que votaram, contra mais de 70% dos que preferiram anotar seu voto em favor do blog "mariajoão". Não somente os critérios de votação, mas também a linha editorial de cada um dos veículos avaliados, deu o norte para esse resultado.

Este blog, é essencialmente político, um bastião de resistência aos desmandos políticos e administrativos que acontecem em Princesa, muitas vezes a única voz troante em defesa da população princesense. Talvez isso tenha movido o resultado da pesquisa em tela. Modéstia à parte, não somos pequenos, pois, temos mais de 8 mil visualizações/dia; no entanto, as curtições e os compartilhamentos, se restringem a pouquíssimos corajosos, que se expõem em se manifestar, mesmo em discordância com os que detêm o poder em Princesa.

Além dos assuntos atinentes à política, este blog veicula também matérias sobre cultura, história, economia, lazer, costumes, dentre outras. Evitamos sempre as tragédias (o que dá grande ibope) por entendermos ser isso uma exploração desnecessária da sensibilidade alheia. Valorizamos mais o conhecimento das ocorrências que podem contribuir para um bom desenvolvimento social. Desprezamos fofocas, Fake News e demais assuntos que, mesmo impactantes, em nada ajudam na vida das pessoas

Por tudo isso, estou convencido de que estamos na linha certa, pois, mesmo perdendo para "mariajoão", evitamos sempre fazer o "joão e maria". Preferimos enveredar por uma linha mais realística, independente e corajosa em divulgar as notícias sem estarmos a serviço dos poderosos. Mesmo perdendo na enquete, mesmo recebendo "Moções de Repúdio dos incomodados com as verdades, temos certeza de que ganhamos na qualidade e, em respeito aos nossos leitores, manteremos a mesma linha editorial Mesmo perdendo para "mariajoão", este blog não é uma "maria-vai-com-as-outras



O Corvo e a Ovelha

Um impertinente corvo aboletou-se nas costas de uma ovelha. A ovelha, muito a contragosto, o carregou para cima e para baixo durante um bom tempo, mas acabou dizendo: "Se você tratasse um cachorro assim, já teria recebido dos seus dentes afiados o que merece". Ao que o corvo respondeu: "Desprezo o fraco e obedeço ao forte. Sei a quem posso intimidar, a quem devo adular, e assim espero viver até ficar bem velho (Fábula de Esopo, sec. VI a. C.).



O tapete vermelho de Maduro deu na cabeça de Lula

Lula pisou na bola e pronto! É tanto, que em segunda entrevista concedida ontem o presidente do Brasil sequer tentou consertar as baboseiras ditas no dia anterior. Ao contrário, confirmou tudo. A repercussão da pomposa recepção de Lula ao presidente/ditador venezuelano, Nicolás Maduro, reverberou negativamente ao ponto de provocar comentários desabonadores tanto à direita quanto à esquerda. Os presidentes do Uruguai (Lacalle), que é de direita e o do Chile (Boric), de esquerda. ambos, criticaram o presidente brasileiro pelo fato de haver dito que a falta de democracia na Venezuela é uma narrativa dos que não gostam de Nicolás Maduro

No Brasil, Lula deu o mote para a oposição tocar. Até o ex-vice-presidente e atual senador, Hamilton Mourão, criticou o presidente alegando ser imoral receber um torturador com honras de Estado. Ora, quem diria... Logo Mourão que foi vice de um apologista da tortura e que é aliado de Bolsonaro que faz ode ao torturador brasileiro, general Brilhante Ustra... Lula pisou na bola e pronto. Errou quando insistiu no exercício da esquerda envelhecida quando fez louvores a Maduro, apenas considerando a ideologia, em detrimento da democracia. Não existe ditadura de esquerda ou de direita existem ditaduras e, tá provado: quem conversa demais, da bom a cavalo



Em Princesa, a prefeitura adota nova forma de realizar pagamentos


É do conhecimento de todos que os pagamentos por aquisição de bens, materiais ou serviços, nas Prefeituras, os agentes públicos têm de obedecer a um trâmite legal que deve cumprir etapas previamente estabelecidas em normas e leis. Em Princesa, a coisa vem sendo diferente quando o prefeito, Ricardo Pereira do Nascimento, adota uma inovação que burla a lei, fere a ética e desafia a autoridade do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba - TCE/PB.

Pasmem, senhores leitores! A prefeitura de Princesa realizou uma festa dançante, nos dias 26 e 27 de dezembro do ano passado (2022), com o dispêndio de cerca de meio milhão de reais e, agora, é que está empenhando essa despesa. Normal seria que o pagamento das bandas e da estrutura de iluminação, som, banheiros químicos, geradores, entre outros equipamentos, houvesse sido feito naqueles dias, mas, não. Toda essa estrutura, tudo indica, foi contratada fiado.

Consultando as páginas do sistema SAGRES, encontrei a emissão do empenho n° 0004365, datada de 26/05/2023, em favor de Denilton Mandu de Oliveira - ME, no valor de R$ 100.000,00, para pagamento de parte do contrato com as bandas e as estruturas da festa acima citada. Mesmo se tratando de valor tão avultado, nada de estranho poderia se constatar se o pagamento tivesse sido efetuado em dezembro passado.

O que causa estranheza é saber que, após seis meses da apresentação musical, o pagamento esteja sendo feito somente agora. Primeiro, não acredito que essas bandas tenham tocado fiado, pois, sabemos todos que elas só se apresentam com pagamento antecipado ou no momento da apresentação. Segundo, faz-se estranho que essa despesa não estivesse já empenhada com recursos do orçamento do exercício passado. Das duas, uma: ou a empresa confia muito no prefeito ou, por outra, esses R$ 100 mil se referem a saldo de festa. Com a palavra o TCE/PB.



terça-feira, 30 de maio de 2023

O jovem empresário Lucemberg Salvador entra no ramo da agricultura

Diversificando suas atividades, além de comerciante para outras atividades, o jovem empresário, Lucemberg Salvador, mais conhecido por “Bibiu Salvador”, entrou agora no ramo da agricultura, mais especificamente com plantio de tomate. O fruto do tomateiro é um produto de grande aceitabilidade nos meios comerciais. Com esse empreendimento, o empresário princesense, além de produzir com eficiência e qualidade, está gerando emprego e renda para o nosso município. Bibiu promete ainda evoluir para outros empreendimentos.



FRASES FAMOSAS

“O melhor lugar do mundo é dentro de uma abraço”

JOTA QUEST

 

“Um bom exemplo é o melhor sermão”

BENJAMIN FRANKLIN

 

“A verdade importa mais do que o poder, porque é permanente”

KAREL CAPEK

 


Lula é duramente criticado por receber Maduro com tapete vermelho

Nesta semana, o Brasil recebe 11 chefes de países do continente sul-americano para participarem do importante encontro chamado “Cúpula da América do Sul”. O evento reunirá quase todos os países do continente, quando tratarão de assuntos inerentes aos interesses de todos. Somente a presidente do Peru não comparecerá e também um representante da Guiana Francesa. Os presidentes já começaram a chegar em Brasília, sede da Conferência, que deverá ser instalada no palácio do Itamaraty.

O primeiro chefe de estado a chegar ao Brasil foi o presidente/ditador Nicolás Maduro, da Venezuela. Pousou em Brasília na noite de domingo (28) e foi recebido com honras e circunstâncias. Por conta disso, tanto a imprensa brasileira, alguns veículos de comunicação internacionais e membros da oposição aqui no Brasil, criticaram o presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) pela deferência pomposa concedida ao presidente venezuelano.

Afastado de boa parte da comunidade internacional pelas práticas antidemocráticas de seu governo, Maduro, até o ano passado tinha o seu país com relações diplomáticas interrompidas com o Brasil. Agora, sob o governo petista, é recebido aqui como um estadista. Pragmático que é, Lula, respondeu aos ataques alegando que trabalha para restabelecer a importância da América do Sul no contexto das nações e que é interessante reatar com a Venezuela em nome do desenvolvimento do Brasil e de todo o continente, em busca de uma total integração.

Críticas, dentro da democracia, são perfeitamente aceitáveis. Não se pode, no entanto, usar dois pesos e duas medidas. Senão vejamos: se o Brasil estivesse recebendo aqui o presidente Xi Jinping da China? O tapete vermelho seria criticado? Com certeza não. A China é também uma autocracia, um regime de força e avesso à democracia e aos direitos humanos, porém, tem o vil metal em abundância. Nicolás Maduro não tem dinheiro, mas tem petróleo. Ademais, aquele país deve mais de R$ 6 bilhões ao Brasil e é melhor ser amigo do que inimigo de quem tem contas para saldar.

Exemplo acabado dessa lógica, é o dos Estado Unidos da América quando, diante da guerra da Ucrânia – que não dá sinais de que findará logo -, já se aproxima da Venezuela para comprar petróleo que possa suprir as suas necessidades estratégicas pelo fato de haver deixado de comercializar com a Rússia. Mesmo assim, ninguém critica Joe Biden. Lula está certo em receber Maduro, mesmo porque, em seu discurso de acolhida, o presidente do Brasil deu uma cutucada no presidente venezuelano quando disse: “Fale para a imprensa livre do Brasil”. Constrangido, Maduro, apodreceu.



Fotografias Memoráveis

A foto acima, retrata o dia em que tomei posse como prefeito, eleito pela Câmara Municipal de Princesa, para o período de 21 de junho a 31 de dezembro de 2012. A imagem, da esquerda para a direita, registra: Maria Auxiliadora (de saudosa memória), Pacelli Mandú (eleito vice-prefeito), eu e a minha querida amiga Lilia Fernandes Muniz. Tempos idos que nos trazem saudosas lembranças.



João Azevedo anuncia pagamento da 1ª parcela do 13º Salário

Conforme anúncio feito pelo governador João Azevedo, o servidores do estado da Paraíba receberão, a partir do dia 09 do próximo mês de junho, a 1ª parcela do 13° Salário. Segundo o gestor, os créditos serão feitos nas contas dos servidores ativos, aposentados e pensionistas, na sexta-feira (09). Os salários referentes a junho serão pagos no final desse mês. A previsão do governo é que sejam injetados na economia estadual mais de R$ 930 milhões durante esse período de festas Juninas.



Em meio à crise de salários atrasados, o prefeito de Princesa anuncia o cantor Daniel para a Festa de Emancipação

Não sabemos se em busca de ibope, de lucro ou de demonstrar tranquilidade diante do caos em que se encontra a administração municipal, o prefeito Ricardo Pereira do Nascimento, apresentou-se nas redes sociais, semana passada – daquela forma ridícula que sempre adotou -, para anunciar o cantor Daniel como atração para a Festa de Emancipação Política da cidade de Princesa, em novembro próximo.

Esse anúncio, além, de irresponsável, se traduz num verdadeiro acinte àqueles servidores contratados e comissionados que estão com seus salários atrasados em mais de três meses. Se constitui também um deboche para os fornecedores do município que estão sem receber pelas suas vendas e pelos serviços prestados à prefeitura. Sem falar nos pobres coitados que procuram o Hospital e não encontram médicos, e os que procuram os Postos de Saúde e não encontram remédios.

Essa situação se denuncia de grande irresponsabilidade político-administrativa e clama para que o Tribunal de Contas do Estado – TCE/PB, tome alguma providência quanto a isso. Não é possível que as autoridades permitam que esse prefeito, que alega não poder pagar o Piso Salarial da Enfermagem gaste mais de meio milhão de reais com uma festa, quando reina um verdadeiro caos na administração municipal. As notícias que me chegam são que ninguém vende mais fiado à prefeitura de Princesa e que, as cobranças, chegam aos montes.



segunda-feira, 29 de maio de 2023

Em cinco meses de governo o presidente Lula apresenta ações que contemplam, principalmente, os menos favorecidos

Mesmo antes de iniciar seu terceiro mandato como presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva (PT), já mostrou-se sensibilizado com a situação dos menos favorecidos. Empossado, Lula empreendeu medidas que favoreceram, sobremaneira, os que estão do meio para baixo da pirâmide social brasileira: aumentou o valor real do Salário Mínimo; garantiu o pagamento de R$ 600 do Bolsa Família com adicional de R$ 150 para filhos de até 7 anos de idade; Salvou os lanomâmi dos extermínio e, por fim, num olhar também para a classe média, promoveu uma drástica redução nos preços dos combustíveis e no gás de cozinha sem sacrificar os Estados com o corte de impostos. Coroando suas atividades como chefe da Nação, o presidente reinseriu o Brasil no contexto dos demais países. Nesses cinco meses de Governo, o Brasil vive uma outra realidade.



Município de São José de Princesa em via de ser contemplado com o selo UNICEF

Num esforço concentrado para atingir as metas estabelecidas para a consecução do Selo UNICEF: "Município Amigo da Criança", atendendo determinação do prefeito Juliano Diniz, todas as Secretarias Municipais envolvidas estão desempenhando de forma intensa para credenciarem o município de São José de Princesa a ser contemplado com essa importante láurea. Segundo os próprios organizadores do Selo UNICEF, o município está cumprindo as metas necessárias e pontuando muito bem no ranking.



O "Esquenta São João" em Tavares foi sucesso de público e de alegria

Abrindo as festividades juninas em nossa região, a cidade de Tavares promoveu o "Esquenta São João" nos dias 25, 26 e 27 deste mês que se finda. A festa foi coroada de sucesso. Na abertura, animada pelas bandas: Capital do Sol e Caninana do Forró, a festa, teve também a participação dos artistas da terra. O encerramento, com as bandas Fábio Diniz e Avine Vinny, foi apoteótico. Na ocasião, o prefeito Coco de Odálio agradeceu ao público, aos seus parceiros políticos e aos que lhe emprestam apoio em sua base eleitoral naquele município.



Cuspiu pra cima

Quando na oposição - antes de ocupar o cargo de prefeito – o atual gestor da Prefeitura de Princesa, imputava aos seus adversários, principalmente aos seus antecessores, todos os tipos de defeitos, o que nem sempre era verdade. De forma violenta, o senhor Ricardo Pereira do Nascimento, no afã de alcançar o posto que ocupa atualmente, não media consequências quando caluniava, difamava e ofendia até de forma pessoal aos seus adversários políticos. Num programa radiofônico semanal, Nascimento batia em todos sem pena e sem escrúpulo algum.

Passado o tempo, o alcaide princesense, amarga hoje, o fel do veneno destilado antigamente. Numa saia justa administrativa e política, Nascimento vive hoje às voltas com tudo aquilo que imputou aos seus desafetos políticos: salários atrasados, visita da Polícia Federal, débitos com fornecedores da Prefeitura, denúncias de irregularidades administrativas, situação caótica na área de Saúde, agiotas nas calçadas da Prefeitura, processos vários contra si, enfim, um verdadeiro calvário que, neste final de mandato se exacerba ainda mais.

Não bastasse esse desconforto administrativo, o prefeito de Princesa amarga também problemas políticos. Sem candidato credenciado para sucedê-lo vê sua base política batendo cabeça. Até o início deste ano, era voz corrente que a sucessão municipal eram favas contadas. Hoje, porém, com a revelação dos desmantelos aqui evidenciados, constata-se que o buraco é mais embaixo. Por mais que Nascimento insista em demonstrar que está “tudo bem”, a realidade é bem outra. O problema é que o alcaide cuspiu pra cima.



 

sábado, 27 de maio de 2023

SABÁTICAS

Existem, no mundo, 7 bilhões de aparelhos celulares, ou seja: 1 celular por pessoa e, a comunicação planetária, é feita à velocidade da luz. Foi-se o tempo da fila na TELPA

Falar em telefone, uma pessoa me ligou informando que, algumas despesas pessoais de um prefeito da nossa região, são pagas com combustível. Isso é altamente inflamável.

Falar em prefeito, tinha também, aqui na nossa região, um prefeito que tomava dinheiro emprestado, aos agiotas, de acordo com a pressão arterial: 8 por 12, 7 por 13...

A farra dos vereadores de Princesa em Brasília, em março passado, além do tour pela capital federal, rendeu R$ 2 mil para cada um.

Falar em vereador, pode ser que agora a Câmara Municipal de Princesa funcione melhor: o presidente está de cabeça nova.

E o prefeito Ricardo Pereira do Nascimento, "patrocinou" os blocos carnavalescos, mas não pagou os Abadás. Os foliões princesenses, ao invés de pular, dançaram.

Nascimento prometeu renunciar ao mandato se as obras do Centro Cirúrgico do Hospital Regional não estivessem concluídas no mês de marco passado. As obras não estão prontas, mas ninguém reclamou, até porque, se estivessem concluídas não iam servir de nada mesmo...

Semana passada, no Hospital de Princesa, tinha seis pacientes internados e, nenhum médico de plantão

Falar em Hospital, de 2017 até o dia 23 deste mês de maio, a Prefeitura de Princesa pagou à empresa "Honorato Serviços Médicos' (que administra aquele hospital), a bagatela de R$ 6.806.117,68

Em 2022, o prefeito de Princesa recebeu, em média, R$ 7,4 mil em diárias por mês O seja: R$ 246 por dia, num total de R$ 89.630,57

Os abraços de hoje, vão para: Aloísio e Assunção, Lourdes Vitalino, Augusto Rodrigues , França e Terezinha, Assis Bezerra, Marquinhos de Zacarias, Lourdes Paiva, Divaneide, Ary Martins, doutor Hugo Lima, doutor Edinho, Emanuel iluminata, Emanuel Rodrigues Alves, Sidney Serigrafia, Socorro Maia, Cristina Lopes e Maisa fonseca.



sexta-feira, 26 de maio de 2023

PRESIDENTE DO TCE-PB PARTICIPOU DA REUNIÃO DO COMITÊ TÉCNICO DO IRB COM TEMA SOBRE JUDICIALIZAÇÃO DA SAÚDE

 Por Edição: Fábia Carolino

Comite Tecnico IRB.jpeg

O presidente do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba, conselheiro Nominando Diniz participou de mais uma reunião, juntos com membros e servidores que integram o Comitê Técnico de Saúde do Instituto Rui Barbosa (IRB), na tarde desta quinta-feira (25), na sede do Instituto Serzedello Corrêa (ISC), Escola de Gestão do Tribunal de Contas da União (TCU), em Brasília-DF.

Na última reunião do Comitê, que aconteceu no dia 25 de março, o presidente do TCE-PB, conselheiro Nominando Diniz, apresentou palestra sobre “ As Organizações Sociais e Controle Externo: a experiência do TCE-PB”.

Durante o encontro de ontem, foi apresentado experiência conjunta do Tribunal de Contas do Estado do Mato Grosso (TCE-MT) e Tribunal de Justiça do Estado do Mato Grosso (TJ-MT). A judicialização da saúde foi o primeiro tema apresentado durante a reunião do comitê técnico. 

WhatsApp-Image-2023-05-25-at-14.32.09-1024x768.jpeg

A exposição foi compartilhada pela Juíza Coordenadora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do TJ-MT, Dra. Cristina Padim da Silva.

Na sequência, o Auditor-Chefe da AudSaude do Tribunal de Contas da União (TCU), Marcelo Chaves Aragão, discorreu sobre o processo de aquisição de medicamentos nos órgãos públicos.

Encerradas as explanações, o presidente do Comitê, Conselheiro Sebastião Helvecio, conduziu um espaço de debates e troca de experiências sobre os temas apresentados, finalizando, assim, o encontro.

 

Ascom/TCE-PB

(26/05/2023)

Fábia Carolino

quinta-feira, 25 de maio de 2023

Parabéns a Bernardo

Hoje, 25 de maio, é o aniversário do meu filho Bernardo Victor. A ele desejo muitas felicidades e sucesso na vida. Pessoa de temperamento admirável, cordato e detentor da capacidade de bem se relacionar e de fazer amigos. Meus parabéns e que seu caminho seja repleto de alegria e paz.



Adeus à minha amiga Marinalva

Morreu, nesta madrugada (25), a amiga Marinalva Cruz. Cidadã de bem, mãe de família exemplar e amiga de muitos. Levou uma vida simples e parte agora com o dever cumprido de haver encaminhado seus filhos pelo caminho do bem. Vá em paz, minha amiga.



O leilão da Bíblia hebraica

Na quinta-feira (18), deste mês, a casa de leilões mais famosa do mundo, Sotheby's, em Nova York, nos Estados Unidos, leiloou a Bíblia hebraica mais antiga e comoleta do mundo. O livro, manuscrito, com mais de 500 páginas, ilustrado com belíssimas iluminuras, foi arrematado pelo ex-embaixador americano, Alfred Moses. O Códice Sassoon - como é chamada essa antiquíssima Bíblia - é a cópia mais antiga sobrevivente do manuscrito.

A obra contém os 24 livros da Bíblia hebraica e teria sido escrita há cerca de 1.100 anos. Moses arrematou o livro por USS 38,1 milhões (cerca de R$ 190 milhões), tornando-se o manuscrito mais valioso já vendido em leilão. O milionário americano comprou o texto para doar ao Museu do Povo Judeu (ANU) em Tel Aviv, Israel. "A Biblia hebraica é a mais influente da história e forma a base da civilização ocidental", disse Alfred Moses.