ODE

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2025

Hoje é o dia do Cariri

Logo mais, às 18h00, partirá, da Praça da Saúde “Miron Maia”, o mais tradicional Bloco Carnavalesco de Princesa: O Cariri. Em sua 36ª edição, o bloco desfila pelas ruas da cidade desde o Carnaval de 1990 e, este ano, com novidades imperdíveis. Depois de percorrer o centro da cidade, o Cariri terminará na Praça da Estrela. Até o ano de 2023, esse Bloco desfilava na sexta-feira, porém, desde o ano passado (2024), autoridades rançosas, transferiram o bloco do “Galo do Maia” para o mesmo dia do Cariri e nós, os organizadores, para evitar que o Cariri deixasse de existir, antecipamos sua apresentação para a quinta-feira. Mesmo com perseguição, o bloco mais antigo de Princesa não deixará de se apresentar.



Pesquisa Quaest confirma queda na popularidade de Lula, mas revela contradições

Uma nova pesquisa de opinião, realizada pelo Instituto Quaest, divulgada ontem (26), confirma a queda na popularidade do presidente, Luís Inácio Lula da Silva (PT), mas traz, no seu bojo, algumas novidades e contradições. A novidade é que, numa eventual disputa eleitoral para a presidência da República, entre Lula e o ex-presidente, Jair Bolsonaro (PL), Lula perderia nos Estados do Sudeste, a exceção do Rio de Janeiro onde, em 2022, Bolsonaro venceu o petista com larga margem.

A principal contradição é que, Lula, mesmo com a popularidade em baixíssima cotação; se a eleição fosse hoje, o petista venceria seus adversários da ala da direita. Fato quase inexplicável, a não ser que consideremos as análises de alguns dos cientistas políticos que dizem, haver sido, a eleição de 2022, uma eleição da rejeição. Ou seja, naquele pleito, o povo votou para derrotar o pior. Em face dessa análise, se não acontecer algo de novo até meados de 2026, a situação poderá se repetir.

Nas eleições de 2022, os que não votaram em Lula, o rejeitaram pelas denúncias de corrupção no passado. Os que não votaram em Bolsonaro, o rejeitaram pelo seu comportamento negacionista quanto a eficácia da vacina contra a covid-19 e pelo seu comportamento arrogante e debochado. Pela análise dos especialistas, Bolsonaro, hoje, mesmo inelegível, é um problema para a direita e uma solução para a esquerda, pois, apesar da alta rejeição, Lula se reelegeria com a mesma margem de votos. Tá tudo velho demais!



quarta-feira, 26 de fevereiro de 2025

HÁ 6 CANDIDATOS Assembleia deve escolher novo conselheiro do TCE após o Carnaval, diz Galdino

 A escolha para o novo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado pela Assebleia deverá acontecer após 10 de março. A informação foi do deputado Adriano Galdino.

“Nós vamos debater para que a gente possa superar esse capítulo de maneira muito tranquila, em paz. E apresentar, assim, o nosso nome para o Tribunal de Contas”, confirmou Galdino.

Segundo Galdino, “será uma eleição tranquila, porque a Assembleia está acostumada com os grandes debates”. E lem brou que apesar de sempre ter discussão, “sempre tem divergências”.

E arrematou: “É uma Casa plural, uma Casa que tem muitos pensamentos divergentes e convergentes. Mas, no final de tudo, que respeita a decisão da maioria.”

O próximo conselheiro irá ocupar a vaga deixada pelo ex-conselheiro Arthur Cunha Lima, que foi aposentado de forma compulsória no final do ano passado. E a vaga deverá ser preenchida por um deputado estadual.

Até o momento, são pretensos candidatos ao posto os deputads: deputado estadual Bosco Carneiro (Republicanos), Hervazio Bezerra (PSB), Jutay Meneses (Republicanos), Michel Henrique (Republicanos), Taciano Diniz (União Brasil) e  Tião Gomes (PSB). Pelo se comenta nos bastidores, Tião teria o apoio de Galdino.

Crédito:https://heldermoura.com.br

A maior e mais civilizada metrópole do mundo

Tóquio, capital do Japão, é por si só uma curiosidade. No século XII, chamava-se Edo e abrigava uma vila de pescadores. Hoje, na qualidade de maior metrópole do mundo, a “Grande Tóquio” abriga mais de 40 milhões de habitantes e tem o m² de terra mais caro do mundo. 93% da população do Japão mora em cidades. Ali se paga o aluguel mais caro do mundo. A antiga Edo nunca dorme e é três vezes maior do que Nova Iorque.

A base alimentar dos japoneses é o arroz. Alimentam-se dessa comida em todas as refeições do dia, inclusive no café-da-manhã. Os nipônicos são os maiores consumidores de carne de baleia no mundo, seguida da carne de cavalo que consomem crua. Têm a maior expectativa de vida (83 anos) e possuem mais de 60 mil pessoas com mais de 100 anos de idade.

Os japoneses são o povo que mais trabalha no mundo quando, em sua maioria, cumprem uma jornada de 80 horas semanais (o dobro do Brasil). A pontualidade é uma regra, tanto das pessoas quanto dos transportes urbanos. Rigorosos no cumprimento de horários, prazos e compromissos, superam os famosos ingleses. Na verdade, os japoneses podem ser considerados um dos povos mais civilizados do mundo.



Brasil: o país de 10 meses

Tudo no Brasil é diferente, por isso, chamam-no de “país do carnaval”. Aqui, o ano funcional tem somente 10 meses porque, tudo, só começa depois do Carnaval. Até agora, o Congresso Nacional, não votou o Orçamento e, somente começará a discutir essa importante matéria, depois da festa de momo. O presidente Lula, só fará a reforma ministerial depois da Quarta-feira de Cinzas. Enfim, tudo o que se faz importante, no país, só terá andamento quando as máscaras caírem.

Em Princesa, não é diferente. Em que pese estarmos sob novo governo municipal, até agora, ação alguma foi implementada que possa dar cara à nova administração. Para quem olha de fora, “está tudo como d’antes no Quartel d’Abrantes”; tem-se até a impressão de que, o governo, é o mesmo, pois, são as mesmas figuras que se movimentam e, novidade alguma se anuncia nesse governo que, mesmo se dizendo de continuidade, continua com a mesma máscara do anterior.

O povo, anestesiado, se esbalda pulando nos blocos carnavalescos país afora. Enquanto isso, a boiada passa: as denúncias de corrupção são jogadas para debaixo do tapete e, as pautas que não interessam à população, são discutidas na profundeza dos poderes, a exemplo da anistia aos golpistas de 8 de janeiro de 2023; do fim da impunidade aos políticos corruptos com a diminuição da pena da Lei da Ficha Limpa, além da anistia também para os deputados e senadores que usaram dinheiro das “Emendas Pix” e não prestaram contas. Os dois primeiros meses do ano são deles.



Princesa recebe visita do Secretário de Educação

Estará, hoje (26), em Princesa, o Secretário de Estado da Educação, o deputado, Wilson Filho (Republicanos), em visita oficial; ocasião em que fará a entrega de kits de material escolar e fardamentos aos estudantes da região polarizada por Princesa. O Secretário fará, também, uma visita às obras que estão sendo realizadas na Escola mais antiga de Princesa, o Grupo Escolar “Gama e Melo”. Para tanto, estão mobilizados, professores e alunos, para recepcionar a autoridade.



terça-feira, 25 de fevereiro de 2025

Senador Efraim Filho recebe hoje o ministro do Turismo em João Pessoa

 

Como intuito de promover um novo vigor do Hotel Tambaú, o senador Efraim Filho (União Brasil) receberá, hoje (25), a partir das 09h30 da manhã, o ministro do Turismo, Celso Sabino, para um café-da-manhã nas dependências daquele Hotel que é um dos principais patrimônios turísticos da Paraíba e que apresenta necessidades de uma revitalização.

Para participar dessa diligente iniciativa do senador Efraim, se farão presente várias autoridades do Estado, quando discutirão, conjuntamente, sobre as iniciativas para fortalecer o setor turístico na região, afinal, o Hotel Tambaú, construído na década de 1970, no governo Ernani Sátyro, é um patrimônio turístico da Paraíba.



segunda-feira, 24 de fevereiro de 2025

Doença do Papa é grave e abre caminho para a sucessão

Nos corredores do Vaticano e no recôndito da imprensa mundial já está aberta a corrida pela sucessão do papa Francisco. O quadro clínico do Pontífice é complexo. Para um ancião de 88 anos de idade, que sofre com uma pneumonia bilateral (nos dois pulmões), em constante dependência de respiração artificial, com insuficiência renal e tendo de recorrer a uma transfusão de sangue para combater uma anemia profunda, tudo isso, causa preocupações no meio eclesiástico de Roma, acende a luz vermelha, e abre caminho para a expressão: Habemus Papam!

É certo, que todos os cristãos do mundo estão rezando pela recuperação da saúde do Sumo Pontífice, porém, ninguém pode fugir da realidade que é a fragilidade do organismo de um homem idoso e portador de comorbidades outras que agravam ainda mais seu quadro clínico. Por conta disso, em off, estão abertas as especulações para a sucessão do Santo Padre. São vários os cardeais cotados para serem eleitos para a cadeira de São Pedro, inclusive alguns brasileiros, a exemplo do cardeal arcebispo de Manaus, dom Ulrich Steiner e do arcebispo de Brasília, dom Paulo César Costa. Para muitos, um novo Conclave, é questão de tempo.

Além dos dois brasileiros, muitos outros cardeais se apresentam cotados também: o cardeal de Manila, nas Filipinas, dom Luis Antonio Tagle e o todo poderoso cardeal italiano, dom Angelo Sodano. O problema é que, reza a tradição da Cúria Romana que, quem entra papa no conclave, sempre sai cardeal. Surpresas são a tônica dessa eleição. Em pouquíssimas ocasiões, os cotados, são ungidos com a tiara papal. O fato é que, depois do pontificado de Francisco, com a abertura por ele promovida e com a formação do corpo cardinalício à sua feição, dificilmente, será eleito um papa que não se identifique com as diretrizes estabelecidas pelo atual Pontífice. No entanto, enquanto há vida, há esperança: que Francisco se restabeleça para terminar sua obra. 



sábado, 22 de fevereiro de 2025

Doutor Aledson Moura se reúne com políticos do Estado em articulação para 2026.

Ontem (21), o suplente de deputado, doutor Aledson Moura (União Brasil), se reuniu com vários políticos de diversas regiões do estado da Paraíba em confabulações com vistas às eleições do próximo ano (2026). Todos, em busca do fortalecimento eleitoral, num processo de articulação que posa viabilizar a formação de uma chapa competitiva visando a disputa por cadeiras na Assembleia Legislativa.

Participaram do encontro, além de Aledson Moura, o prefeito de Alcantil, Cícero do Carmo; os suplentes de deputados André Gadelha e Manoel Ludgério; os ex-prefeitos de Barra de Santa Rosa, Neto Nepomuceno e André Gomes, de Boa Vista; Athaide, de Lastro; Cilinha Dias, de Riachão do Poço e Segundo Domiciano de São José do Sabugi; Kayser Rocha, de Solânea; Dedé, de Santana dos Garrotes e o ex-vereador de Campina Grande, Janduí.



SABÁTICAS

. R$ 469 milhões é o valor das Emendas Parlamentares que estão sob suspeita de malversação e que o ministro do STF, Flávio Dino, mandou investigar. Nesse meio, estão mais de 400 municípios que deverão responder pelo uso indevido dessas verbas destinadas para obras, e que não realizaram a prestação de contas devida.

. Falar em emendas, tem município, no estado da Paraíba que, alguns ex-prefeitos, ainda estão prometendo pagar dívidas pessoais com o dinheiro oriundo dessas famigeradas emendas. E, o pior, é que tem “aqueredor” que ainda acredita nessa conversa.

. No Planalto Central, é notório o processo de fritura por que vem passando o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Além de estar sendo acossado pela oposição, sofre também, vítima do fogo amigo de seus confrades do PT.

. Para completar, os preços dos alimentos não param de subir e, tudo isso, é contabilizado na conta do ministro. E mais: seus colegas ministros, o culpam pela queda da popularidade do presidente. Particularmente, acho que, Haddad, já pode ir arruando a mala.

. Ontem (21), no Rio de Janeiro, o presidente Lula (PT), declarou que “quem quiser concorrer comigo nas urnas, vá pras ruas”. É candidatíssimo à reeleição.

. Enquanto isso, a direita, agora aperreada com a formalização da denúncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, dividida e sem candidato que possa concorrer com Lula (Bolsonaro está irremediavelmente inelegível), bate cabeça sem rumo certo.

. Falar em Bolsonaro, é dado como certo que, a denúncia do MPF, será acatada pelo STF e, certamente, o ex será condenado por tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito, ou seja: tentativa de golpe de Estado. Nos meios jurídicos, ninguém duvida da condenação e, a pena, poderá chegar a 38 anos de prisão. Lascou-se!

. Em Princesa, tá tudo calado, sem notícias. A poeira das eleições já abaixaram, porém, tudo só recomeça depois do Carnaval. Espera-se que, depois da festa de Momo, a nova administração produza alguma notícia, diga a que veio. Enquanto isso, o coveiro cava a cova e, o defunto, começa a feder.

. Falar em Carnaval, neste ano, a ordem dos desfiles dos blocos mais tradicionais, será a seguinte: Na quinta-feira (27), o “Cariri”, saindo da Praça da Saúde. Na sexta-feira (28), o “Galo do Maia”, saindo da Praça de mesmo nome. No sábado (1º), o “Zé Pereira”, saindo da frente da casa de Antônio Maximiano e, na terça-feira, (4), os “Arapapacas”, saindo da casa do saudoso Zé de Ana.

. O papa Francisco deu um susto nos católicos, porém, as orações foram tantas que, o Sumo Pontífice, já se pôs de pé e, certamente, não será desta vez que desocupará o trono de Pedro. Nas palavras de Francisco: “o paraíso que espere mais um pouco”.

. Falar em paraíso, agora é uma praxe, o “café com Deus”, na casa do ex-prefeito Nascimento, todo domingo. Esse repasto sagrado é restrito; só participam os contritos.

. Os abraços de hoje, vão para: Aloísio e Assunção, Coimbra Maia, João de Carlota, Mônica Barros, Chico Malaquias, Arnaldo da Laje, Cícero do Oião, Francisquinha de Pôni, João de Mirô, Mané da ANCAR, Damião de Zé de Quincas, Edezel de Ota, Terezinha Mariano, Raimundo do Cartório, Arnaldo de Parajara, Chiquinho de Mané Bezerra, Iracema de Joca, Zé Vieira, Alexandre de Micena, Rosana de doutor Valdério, Paulo Pinto, Goga, Luís de João Alves, Carmelo Mandú e Guará.



Prefeito de São José de Princesa incentiva resgate da História

Uma pesquisa que vem sendo realizada há mais de dois anos, caminha para sua conclusão. É a elaboração de um trabalho sobre a História do município de São José de Princesa. O projeto, que resgata a história, a identidade e as tradições daquele município – que é um dos mais antigos da nossa região –, busca contar sobre suas raízes e o desenvolvimento de sua história recente.

Para tanto, a equipe de pesquisadores, vem contando com o total apoio do prefeito, Juliano Diniz, que não tem medido esforços no sentido de patrocinar esse importante trabalho. O gestor entende ser dever da municipalidade trazer para todos as informações necessárias sobre a edilidade e conta, para isso, com o empenho da equipe de trabalho, para o que transfere todas as possibilidades necessárias.



Histórias e estórias engraçadas de Princesa

João Fernandes, os ovos e o bode

João Fernandes, era um comerciante de Princesa, membro de família tradicional, homem muito religioso, franciscano e muito encartado. De tudo fazia uma piada, uma estória engraçada. Certo dia, por ocasião de seu aniversário, alguns dos seus muitos filhos, liderados por um deles, o comerciante Joca Fernandes, o convidaram, a título de comemoração, para almoçar no restaurante de Maria de Olavo, no Bairro Maia. Chegados ao restaurante, passaram a tomar seus lugares à mesa. Ao puxar uma das cadeiras para sentar-se, João Fernandes foi alertado, quase aos gritos, pela dona do restaurante: “’Seu’ João! Tenha cuidado nos ovos...” Atento ao aviso de Maria de Olavo, João Fernandes observou que, sobre a cadeira que puxara de sob a mesa, para sentar-se, havia um pacote.

Diante do alerta da dona do restaurante, foi logo pegando o embrulho. Surpreso com o peso do pacote, Fernandes perguntou: “Oxente, Maria, isso é ovo?” Maria respondeu de pronto: “Não, é grampo de cerca”. João Fernandes, sorrindo baixinho, pôs o pacote em cima de outra mesa e sentou-se para almoçar. Acomodados, começaram todos a servirem-se daquele repasto de aniversário. Naqueles meios, quando “seu” João já terminava de fazer seu prato, Maria chegou mais perto, com uma tigela às mãos, parabenizou o aniversariante e perguntou: “’Seu’ João, o senhor come bode?” João Fernandes, que já começara a comer, sem levantar a cabeça, respondeu de chofre: “Se tiver quem segure...”



sexta-feira, 21 de fevereiro de 2025

A Petisqueira do caboclo Marcolino



O móvel acima retratado, pertenceu a Marcolino Florentino Diniz, o "Caboclo" Marcolino. De fabricação artesanal, essa petisqueira fez parte do mobiliário mandado fazer para o casamento de Marcolino com Alexandrina Douettes Florentino Diniz, mais conhecida como "Xanduzinha" (inspiradora da música cantada por Luiz Gonzaga: "Ai Xanduzinha, Xanduzinha meu xodó..."). Fabricada em cedro, que é a madeira de lei do sertão nordestino, essa petisqueira, que já tem mais de 100 anos (Marcolino casou-se em 1915), me foi presenteada pelos moradores da antiga casa de Marcolino. Ali, ainda se encontra a mesa grande que, segundo informações de muitos, era usada para jogos de baralho entre Marcolino e o cangaceiro Lampião. Certamente, nessa petisqueira, eram guardados os pratos, talheres, xícaras, etc., que devem ter servido também ao famoso rei do Cangaço. Esse móvel histórico, restaurado, faz parte agora do mobiliário da minha biblioteca. Preservar a história é necessário para mantê-la viva.



Efraim Filho defende fim da burocracia na liberação de verbas para municípios

 

Em pronunciamento feito da tribuna do Senado Federal o senador, Efraim Filho (União Brasil), defendeu o fim da excessiva burocracia na liberação de verbas para obras nas prefeituras brasileiras. Segundo o senador, são várias as obras que estão paradas ou com seu início retardado graças às exigências da burocracia. Em sua fala, Efraim reclamou do excesso de documentos exigidos; das medições fracionadas; da exigência da presença desnecessária de técnicos dos órgãos estatais, etc. Para o parlamentar, tudo isso vem prejudicando as prefeituras e, consequentemente, a população. Em seu afã de modificar esse estado de coisas, o senador, municipalista que é, pediu o fim da burocracia e a prioridade na facilitação da realização das ações municipais.



quinta-feira, 20 de fevereiro de 2025

Câmara Federal: feudo de interesses particulares?

 

É triste constatar, porém, essa é a realidade. A Camara dos Deputados, no Brasil,é mesmo um antro onde prevalecem os interesses corporativos. Ali, sob o comando de alguns espertos, seguido pelos chamados "confrades do baixo clero", o que tem andamento são as coisas que interessam, particularmente, aos deputados ou aos seus aliados. A cada dia, nos deparamos com casuísmos que envergonham a Nação. Nesse momento, tramitam na Câmara Baixa do Congresso Nacional, vários Projetos de Lei ou Projetos de Emendas Constitucionais, que podem trazer benefícios vários, aos deputados federais.

Um dos Projetos, trata do aumento do número de deputados de 513 para 527. Isso para burlar à determinação do Tribunal Superior Eleitoral - TSE que mandou diminuir a quantidade de deputados de alguns Estados que tiveram sua população diminuída, no último Censo (2022), e aumentar as cadeiras daquelas Unidades Federativas, que tiveram sua população aumentada. Nessa dança, 14 cadeiras, estão em jogo quando, alguns Estados, perderão deputados e, outros, ganharão. Os que têm aumentada sua bancada, estão silentes. No entanto, os que podem perder, se movimentam para mudar a lei aumentando o contingente de parlamentares.

Não bastasse isso, tramitam também mais três projetos. Um para conceder anistia aos golpistas do dia 8 de janeiro de 2023, isso com o claro intuito de beneficiar também o ex-presidente, Jair Messias Bolsonaro. Outra propositura, prevê a diminuição do tempo de inelegibilidade para os políticos condenados por sentenças proferidas por órgãos colegiados que, haje, têm punição de 8 anos de inelegibilidade a partir da pena e, agora, eles querem que seja apenas dois anos. Para completar, tramita também uma PEC que blindará os deputados e senadores das ações da Polícia Federal. Legislar em causa próprio é muito cômodo. Enquanto isso, o povo que se lasque.



quarta-feira, 19 de fevereiro de 2025

Agora, a prisão de Bolsonaro é questão de tempo

Finalmente, ontem (18), o Procurador Geral da República, Paulo Gonet, encaminhou ao Supremo Tribunal Federal – STF, denúncia contra o ex-presidente, Jair Messias Bolsonaro e mais 33 pessoas acusados do crime de abolição do Estado Democrático de Direito, ou seja: Golpe de Estado. De acordo com a denúncia, baseada nas investigações da Polícia Federal, fatos comprobatórios dão consistência à peça o que, em sendo acatado pelo STF, provocará a abertura de processo contra os indiciados.

Na denúncia, fica comprovada a participação do ex-presidente, Jair Bolsonaro, em todo o processo. As provas, pela sua consistência, dão conta de que, o então presidente, sabia de tudo, urdiu e anuiu durante todo o processo conspiratório, inclusive com o plano de assassinato do ministro Alexandre de Morais, do presidente Lula e do vice, Geraldo Alckmin. Tudo isso corroborado por depoimentos dos então comandantes do Exército e da Aeronáutica. Em face dessa situação, a prisão de Bolsonaro é questão de tempo.

DSMR, em 19 de fevereiro de 2025.

Essa película já passou

Desde ontem (18), estão reunidos, representantes dos Estados Unidos e da Rússia, em confabulações, na Arábia Saudita, tratando, isoladamente, do destino da Guerra da Ucrânia. Estranho, muito estranho que, numa reunião dessa natureza e importância, um dos maiores interessados não esteja presente: A Ucrânia, tampouco os aliados da Europa. Imbuído do pensamento de que é o dono do mundo e, consequentemente, de todos os jogos jogados, o presidente americano, Donald Trump, passa por cima de tudo, sem dar satisfações a ninguém.

Ainda na campanha eleitoral, Trump, declarou que vai anexar o Canadá; que vai comprar a Groenlândia; que vai tomar o Canal do Panamá e, agora, vem dizendo que vai ocupar a Faixa de Gaza com uma infinidade de resorts de luxo e que, para, isso, deverão, todos os palestinos, serem expulsos dali. Amparado no poderio bélico que detém, Trump, quer passar por cima de tudo e, estrategicamente, se alia agora ao presidente da Rússia, Vladimir Putin, porque, somente este, pode ameaçá-lo em seus intentos.

Tudo isso faz lembrar os acontecimentos que antecederam a II Guerra Mundial. Tudo muito parecido, quando Hitler forçou os líderes da Europa a cederem os territórios dos Sudetos – sob o pretexto de evitar uma guerra - e anexou a então Tchecoslováquia. Depois, de forma preventiva, o ditador alemão, se aliou a Stálin, antes de invadir a Polônia, o que deu início àquele conflito. Tomara que, nos tempos de hoje, a coisa funcione diferente. O temerário é que, essa película já passou, o que foi uma verdadeira tragédia.



 

FRASES FAMOSAS



“Não digam que é vontade de Deus que vocês fiquem numa situação de pobreza, doença, má habitação. Isso contraria sua dignidade de pessoas humanas. Não digam: ‘É Deus quem quer’”

Papa João Paulo II

 

“A máquina de lavar roupas fez mais pelas mulheres do que o feminismo”

Papa João Paulo II

 

“Nossa vida é um caminho, quando paramos, não vamos para a frente”

Papa Francisco

 


terça-feira, 18 de fevereiro de 2025

Morreu dona Elisa Estima

 

Grande mulher! Grande mãe de família que, ao longo de seus 94 anos de idade, esteve sempre a serviço de sua numerosa família. Dona Elisa, que era mãe de: Merice, Alexandre, Beto, Zé Édson, Ana Maria (in memoriam), Glória, Nõe e Suelânea, viveu em função desses filhos quando, na sua luta diária, como fazedora do melhor doce de leite que já conheci, criou a todos com educação, dignidade e respeito. Dona Elisa se vai, mas deixa o legado do exemplo de uma mulher decente e trabalhadora. Um exemplo de vida. Que descanse em paz.



Queda da popularidade de Lula provoca uma refundação do Governo

 

Eleito sob a égide de uma coalisão de forças para evitar o continuísmo do desastre bolsonarista, Luís Inácio Lula da Silva, não cumpriu o prometido. No governo, amparado pelo que há de mais velho no petismo, fechou-se em copas, desdenhou a comunicação e, mesmo comandando um governo regular, não conseguiu, até agora, passar para a população, os feitos de sua terceira administração.

Diferente dos dois governos anteriores, Lula, não tem conseguido sensibilizar eleitorado quanto às conquistas de seu mandato. Em que pese haverem voltado as entregas sociais; o desemprego em queda; nenhuma evidência de corrupção; aprovação de uma Reforma Tributária com alíquota zero para produtos da cesta básica, mesmo assim, a avaliação do governo Lula vem em queda.

O que explica isso? No entender dos marqueteiros políticos é simplesmente falta de comunicação. Para tanto, o que eles orientam Lula é fazer uma reforma ministerial com o intuito de levar o governo para mais perto do povo, uma verdadeira refundação que seja condizente com a vontade que foi expressa nas urnas. É tarde, porém, no entender dos expert em comunicação, ainda dá tempo. O que não se pode deixar é que a roda volte a girar ao contrário.



Senador Efraim Filho rebate críticas do governador

 

Criticado pelo governador João Azevedo (PB), por haver participado do protesto realizado por policiais, na última sexta-feira (14), em João Pessoa e por "nunca" haver destinado recursos para a Segurança Pública do Estado, o senador Efraim Filho (União Brasil), desmentiu o governador com veemência e baseado na verdade: "A bancada federal de oposição da Paraíba destinou mais de R$ 20 milhões para a Segurança Pública. Só o meu mandato, destinou cerca de R$ 10 milhões. O deputado Cabo Gilberto (PL) destinou outros R$ 10 milhões, além de recursos consignados também pelo senador Veneziano (MDB).

Além desses recursos, o senador Efraim destacou que, já em 2019, destinou R$ 6,1 milhões para a construção do CICC (Centro Integrado de Comando e Controle) da cidade de João Pessoa, acrescentando que, em 2020, aprovou recursos da ordem de R$ 2,3 milhões para a aquisição de armamentos, munições e um simulador de tiros, além de mais R$ 1 milhão para a construção da sede do Corpo de Bombeiros. Finalizando, o senador afirmou: "João Azevedo quer as polícias isoladas, desassistidas e sem suporte nas suas reivindicações"



Quadro de saúde do papa Francisco é complexo, informa o Vaticano

 

É preocupante a situação do papa Francisco. Em situações anteriores, quando o Sumo Pontifice da Igreja Católica esteve internado para tratamento de saúde, nunca, o Vaticano, emitiu Nota como a que foi divulgada agora, quando informa que a situação de saúde de Francisco é "complexa". Internado para tratamento de uma inflamação nos brônquios, o papa, febril, foi diagnosticado, ontem (17), com infecção polimicrobiana, o que poderá resultar em septicemia.

Essa doença, é um misto de infecção provocada por vírus, bactérias, fungos e parasitas. Isso, numa pessoa de 88 anos de idade, é por demais preocupante, principalmente, quando se trata de alguém que sempre teve problemas respiratórios e que, na juventude, teve extirpada a parte superior de seu pulmão direito. Além do mais, diabético que é, Francisco, carrega potencial possibilidade de complicações maiores.

O papa Francisco, que governa a Igreja Católica desde fevereiro de 2013 (o segundo papa mais velho da História), se apresenta como um Pontífice por demais moderno. Foi ele quem abençoou os casamentos homoafetivos; admitiu a volta de casais divorciados ao seio da Igreja; fez reformas no Banco do Vaticano; determinou apuração de abusos sexuais por padres contra jovens e admitiu uma mulher em dicastério importante da Cúria Romana. Enfim, um homem do nosso tempo.

Se preocupante é a doença do papa, o é também a possibilidade de uma consequente renúncia de Sua Santidade e uma provável sucessão no comando da Igreja que congrega um terço da humanidade. As conquistas, através de Francisco, não devem ser desconstruídas. Na verdade, numa eventual mudança de leme, no Vaticano, se dependesse de Francisco, seu sucessor seria o cardeal filipino, Luis Antonio Tagle, um religioso que reza na cartilha do Papa e que, com certeza, daria continuidade às reformas promovidas por Francisco.



Arley Moura, o vereador da Cultura

 

Nem bem chegou, o vereador Arley Moura, já está dizendo a que veio. Votou favorável à criação da Secretaria Municipal de Cultura e, ontem (17), participou de evento, na Academia Princesense de Letras e Artes - APLA, onde e quando foram discutidas ações que impulsionarão a cultura local, ocasião em que esteve presente o Secretário de Cultura da Paraíba. Ali, foram discutidas iniciativas essenciais para os artistas e para os fazedores de cultura do município. Agora, a Cultura de Princesa tem um defensor firme e atuante.



segunda-feira, 17 de fevereiro de 2025

Ariano Suassuna e o Hymno de Princêza

 

Ariano Villar Suassuna era paraibano de Taperoá, porém, nascido no Palácio da Redenção, em Parahyba (atual João Pessoa), no dia 16 de junho de 1927 e falecido, aos 87 anos de idade, no Recife em 23 de julho de 2014. Dramaturgo, romancista, ensaísta, poeta e professor, foi o idealizador do "Movimento Armorial" e autor das obras "Auto da Compadecida", "A Pedra do Reino", dentre outras. Suassuna tinha muita identificação com Princesa, tanto cultural quanto política e também pessoal. Seu pai, o ex-presidente (governador) do estado da Paraíba entre o período de 1924 a 1928, João Suassuna, era amigo íntimo e compadre do coronel José Pereira Lima, a quem apoiou durante a "Guerra de Princesa" (1930). Ariano Suassuna, ainda criança, viveu as agruras daquele conturbado período por que passou o nosso Estado. Intelectual e de excelente memória, esse ilustre paraibano, certa vez, já idoso, em visita que fez ao "Palacete dos Pereira", aqui em Princesa, apreciando os móveis pertencentes ao coronel e o acervo fotográfico ali exposto, ao deparar-se com um quadro contido da letra e da partitura musical do "Hymno de Princêza", imediatamente pôs-se de costas para aquele quadro e começou a cantar, décor, a "Marcha-Canção dos Legionários de Princêza". Eis a letra:

"Cidadãos de Princêza aguerrida;

Celebremos, com força e paixão, A beleza invulgar desta lida

E a bravura sem par do Sertão!

De nossa terra na defeza, Alerta sempre! Eia! De pé!

Pela vitória de Princêza

O nosso Orgulho e a nossa fé!

Para honrar e exaltar nossa causa, Na atitude dos veros Heróls, É mister que lutemos sem pausa Para frente! Marchar! Todos nós!...

De nossa terra na defeza, Alerta sempre! Eia! De pé!

Pela vitória de Princêza


O nosso Orgulho e a nossa fé!

Princezenses!.... A hora é sagrada!

Contemplemos o sol do Porvir!

Há três verbos na luz da Alvorada:

Resistir! Triunphar! Repelir!

De nossa terra na defeza, Alerta sempre! Eia! De pé!

Pela vitória de Princêza


O nosso Orgulho e a nossa fé!

Exaltemos no bronze da História, A Epopéia do nosso rincão!

De Princêza cantamos a glória

E a bravura sem par do Sertão!

De nossa terra na defeza, Alerta sempre! Eia! De pé!

Pela vitória de Princêza

O nosso orgulho e a nossa fé!

Segundo depoimento do próprio Ariano Suassuna, esse hino era cantado por sua mãe, em casa, no dia-a-dia daquele conflito. O escritor aqui referido, teve seu pai, João Suassuna, assassinado (em vingança pela suposta participação no assassinato do presidente João Pessoa, o que se comprovou mais tarde não ser verdade), no Rio de Janeiro, no dia 9 de outubro de 1930. Por esse motivo, Ariano, desenvolveu forte ojeriza a tudo que se referisse a esse sombrio período de sua vida. Evitava sempre falar sobre o assunto e se referia à capital do Estado como "Parahyba", sempre se negando a proferir o nome do presidente morto, João Pessoa. Hoje, Ariano Suassuna em um dos patronos da Academia Princesense de Letras e Artes - APLA.



sábado, 15 de fevereiro de 2025

SABÁTICAS

. O vereador Irismar Mangueira (PSB), é o novo líder do Governo na Câmara Municipal de Princesa. Em aberto, o edil cobre o ex-prefeito de elogios, principalmente, quando parametriza a gestão de Nascimento com a minha. À sombra, no entanto, a mangueira, ao invés de água, dispara fogo pra todo lado. O homem, agora, é Garrancho!

. Falar em Garrancho (PSB), o novo prefeito, numa demonstração de civilidade política e compromisso com a cultura, vai patrocinar as bandas dos blocos: “Cariri”, “Zé Pereira” e “Traíra na Vara”. No passado, esses blocos eram relegados ao esquecimento, sem falar na perseguição.

. Uma fonte me confidenciou que diante dos comentários de que, quem está mandando na prefeitura de Princesa é o ex, Garrancho sussurrou: “Por enquanto...” Isso me lembra aquela máxima: “Está se fazendo de defunto pra comer o c... do coveiro”. Tudo é automático...

. Estão no forno várias proposituras do vereador Arley Moura (MDB), para serem apresentadas, na Câmara Municipal, logo que se inicie o período legislativo. Pelo que sei, são Projetos de Lei, Requerimentos e Indicações que vão beneficiar os servidores públicos municipais e a população em geral.

. Uma das proposituras do vereador Arley, nós já sabemos. É a solicitação para o retorno da administração do Hospital “Deputado José Pereira Lima”, voltar para o município. Inclusive, soube que, o vereador, vai correr um documento abaixo-assinado para a população. Vassoura nova, varre bem.

. Não é boa a situação do governador João Azevedo (PSB), quando está às voltas, sob pressão dos aliados, para a indicação de um nome para sucedê-lo. Quem João quer, eles não querem e, quem eles querem, João não quer.

. Por conta disso, Azevedo está num beco sem saída. Se ficar o bicho come e, se correr, o bicho pega. E, agora, pra completar, as Polícias da Paraíba (Militar, Penal, Civil, Bombeiros), estão ameaçando entrar em greve em busca de aumento salarial. Inferno astral.

. O ”tarifaço” do presidente americano, Donald Trump, tá dando dor de cabeça planetária. Tá todo mundo na expectativa sobre o que vai acontecer com a economia do mundo. A doideira do galego causa imprevisibilidade e incertezas. E, o pior, é que ninguém pode dizer nada. É ele quem manda no mundo.

. Trump pode até mandar no mundo, porém, parece que não manda no filho de seu secretário, Elon Musk. Nesta semana, o menino, de mais ou menos 4 anos, no Salão Oval da Casa Branca, enquanto seu pai se pronunciava, ele insultava Trump em sei birô: “vai embora daqui, tu não és presidente!” Na verdade, criança diz na rua o que escuta em casa.

. Falar em Trump, o presidente dos EUA, que determinou a retirada de todos os palestinos da Faixa de Gaza, dizendo: “Gaza é minha!” Esse comportamento faz lembrar o “bozo”, quando dizia: “Meu Exército”; “Minha Polícia Federal”. Deu no que deu...

. Aliás, esse autoritarismo exercido por Donald Trump, é um filme que já passou no mundo e culminou com a catástrofe da II Guerra Mundial. É claro que os tempos são outros; todavia, sem freio, qualquer carro desce a ladeira e atropela todo mundo.

. Os abraços de hoje, vão para: Alberto do Posto Santa Maria, Dedé Leandro, Nunu de Teté, Roseane Travassos, Heloísa de Marçal do Silva, Dedé dos Correios, Edi Cardoso, Luís Ventão, Carlos da Eletrônica, doutor Belmiro, Marçalzinho, doutor Virgulino, Cícero de Batista Arruda, Gilberto Luiz, Cícero Cordeiro, Iara Alves, Renato Brito, Fátima Pires, Nildo Almeida, Fabiano Mangueira, Geraldina Maia, Rilda de Brito, Filomena Medeiros, Luci Cordeiro, Paula Campos, Edna de Zé Silvino, Lourdes de Tico e Zé da Queda.



Senador Efraim Filho participa de protesto de policiais

Presente em tudo o que é do interesse do povo, o senador Efraim Filho (União Brasil), esteve, nesta sexta-feira (14), presente no protesto dos policiais paraibanos, realizado em frente à Granja Santana, quando os policiais militares, civis, penais e bombeiros, se reuniram para reivindicar aumento salarial condizente com suas necessidades. Na ocasião, Efraim exigiu do Governo do Estado, um olhar para a classe no sentido de equalizar seus salários com os dos demais profissionais de Segurança do Nordeste. “As autoridades da Paraíba precisam prestar atenção nesses heróis da resistência”, disse o senador.