ODE

quarta-feira, 30 de novembro de 2022

Secretário de Infraestrutura dá 24 horas para Mergulhão retirar barraca de milho verde

"Começou de novo a putaria". Foi com essas palavras que dona Miriam Alves, esposa de Mergulhão, definiu a nova situação porque passa com o seu comércio de milho verde na Praça Coronel José Pereira. Ano passado, tentaram retirar aquele pequeno comércio dali. Diante de protestos vindos de todos os lados, e da proximidade das eleições, deixaram Mergulhão continuar vendendo seu milho assado.

Agora, passadas as eleições, o secretário Givaldo Morais, baseado numa recomendação, genérica, do Ministério Público, determinou, ontem, a retirada, dentro de 24 horas, da banca de milho verde de Mergulhão, sob a alegação de que aquele pequeno negócio está obstruindo a via pública. É lamentável que isso volte a acontecer quando é sabido que é dali que Mergulhão aufere algum dinheirinho para complementar sua renda de aposentado.




Golpistas não desistem

Marcada está, para o próximo dia 12, a diplomação do presidente eleito, Luís Inácio Lula da Silva. Marcada também está uma manifestação golpista, promovida por bolsonaristas insatisfeitos com o resultado soberano das urnas do último dia 30 de outubro. Estranho é que, a organização do evento antidemocrático, está sendo feita num acampamento instalado em frente ao Quartel-General do Exército, em Brasília.

Em face dessa passividade do Exército, quando permite manifestações ilegais em suas barbas, de bom alvitre seria que o presidente Lula anunciasse os nomes dos comandantes da três Forças: Exército, Marinha e Aeronáutica, o que arrefeceria os ânimos golpistas, tanto do presidente sainte, quanto dos militares simpatizantes do golpe com Bolsonaro. Afinal de contas, mesmo legítimo, esse governo já acabou.




O AÇUDE "JATOBÁ II"

FOTO DA INAUGURAÇÃO DO AÇUDE "JATOBÁ II*, EM 1967, COM A PRESENÇA DO ENTÃO MINISTRO DE MINAS E ENERGIA, JUAREZ DO NASCIMENTO FERNANDES TÁVORA

 O açude "Jatobá II' foi construído pelo DNOCS - Departamento Nacional de Obras Contra as Secas com a finalidade de promover o abastecimento de água da cidade de Princesa. Em sua inauguração, em 30 de novembro de 1967, esteve presente o então Ministro de Minas e Energia do governo Costa e Silva, Juarez do Nascimento Fernandes Távora. 

Participaram também da solenidade de inauguração várias autoridades municipais, dentre elas, o então prefeito Luiz Gonzaga de Sousa (Gonzaga Bento); o vigário paroquial, frei Anastácio Palmeira; o presidente da Câmara Municipal, vereador Manoel Gomes de Sousa (Gominho); representantes do DNOCS, dentre outros. 

Aquele manancial que hoje completa 55 anos de existência apresenta-se já defasado quanto à sua capacidade de suprir às necessidades de abastecimento d'água do município, o que se agravou grandemente com o longo período de estiagem que compreendeu o período de 2012 a 2016. 

Atualmente, o Açude Jatobá II se encontra com pouco mais de 40% de sua capacidade aquífera e por demais açoreado, o que reduz grandemente a possibilidade do acúmulo de água equivalente ao seu potencial inicial. Assim sendo, urge que providências urgentes sejam tomadas para a construção de um novo manancial com capacidade de suprir a demanda da cidade que, desde sua inauguração, em 1967, quintuplicou sua população.




segunda-feira, 28 de novembro de 2022

Passando a boiada

Enquanto a bola rola nos estádios do Catar, em Princesa, Nascimento passa a boiada. Passada a eleição, em que pacotes de bondades foram abertos para enganar os eleitores, o prefeito de Princesa aproveita agora, nesse momento de anestesia provocado pelo foco na Copa do Mundo, para exercitar sua maldade financeira. E eu, em face das várias mensagens recebidas – recheadas de fotos de boletos do IPTU do ano passado, comparados com os deste ano -, uso este espaço para reverberar a revolta popular.

São mais de 100 mensagens de princesenses reclamando pelo exagerado aumento da taxa do Imposto Predial e Territorial Urbano – IPTU, promovido pelo prefeito Ricardo Pereira do Nascimento. Em alguns casos, pelas minhas contas, a majoração chega a mais de 300%. A sanha arrecadatória do nosso alcaide não tem poupado nem os Bairros onde residem pessoas de baixíssima renda, tampouco os que moram em ruas com esgotos a céu aberto (vide foto acima). A ordem é arrecadar e pronto e, os pobres, que se danem.

Enquanto isso, a Câmara de Vereadores, silente, não dá uma nota sobre esse aumento que, certamente, foi carimbado pela maioria dos nossos representantes mirins. Nada em favor do povo. Vereador algum se pronunciou, até agora, para explicar algo sobre essa extorsão fiscal. Na verdade, muito não se pode esperar daquele Poder Legislativo, que vive genuflexo ao prefeito, no entanto, pelo menos uma nota explicativa para tão exagerado aumento, poderia ser dada. Do contrário fica, a população, acreditando que esse aumento seja mesmo para financiar a prosperidade de todos.




O Natal Mágico de São José de Princesa

Andam de vento-em-popa os preparativos para a segunda edição do “Natal Mágico” de São José de Princesa. O evento, que teve grande sucesso ano passado, quando reuniu levas de visitantes para admirar a beleza ali proporcionada, será reeditado neste ano de 2022 com muitas novidades. Além da suntuosa ornamentação, a festa natalina de São José, contará com muitas novidades, inclusive atrações musicais e divertimentos vários para a criançada.

A iniciativa do jovem prefeito, Juliano Diniz, tem repercutido positivamente em todo estado da Paraíba. Dotada de beleza natural – o que é fruto de um árduo trabalho que vem sendo desenvolvido há anos – a parte central daquele pequenino burgo, inspirou o prefeito para a realização desse evento que já se transforma em atração turística de primeira grandeza. O “Natal Mágico” de São José já consta da agenda de todos, o que se iniciará a partir do início desse mês de dezembro.




O Pombo

Em que pese ser Neymar o craque da nossa Seleção, temos agora um jogador que se revela, além de craque da bola, também um benfeitor das comunidades carentes: Richarlison, o “Pombo”. Todos nós colocávamos nossas esperanças unicamente nos pés de Neymar. Agora, contundido temporariamente, o craque maior não joga, mas, não faz tanta falta assim. Temos Richarlison, que além de abraçar causas sociais, tanto joga quanto voa. No primeiro jogo, contra a Sérvia, o nosso novo craque fez dois gols: um no chão e, outro, de voleio.

Pelo visto, deixamos de ter uma orquestra que toca numa nota só. É certo que Neymar é um ás da bola, porém, nem está só nessa categoria, tampouco é insubstituível. Temos o “Pombo”, humilde, filantropo, bem-humorado, e que faz gols nos campos e também quando ajuda seus irmãos carentes. Há um ditado popular que diz que, quem come carne de pombo fica doido. Na verdade, o nosso “Pombo”, nessa Copa, vai é endoidecer, de aperreio os adversários e, de alegria, a torcida brasileira. Hoje tem mais.




 

O AMOR DE XANDUZINHA

Xanduzinha dormia e acordava com seu coração em dúvida. Não sabia se escolhia o preferido do seu pai ou o da sua mãe. O pai gostava de Severiano, acadêmico de Medicina, rapaz de futuro. A mãe simpatizava com Marcolino, estudante de Direito, dado a valentias, sem muito futuro. Os dois eram bonitos, Severiano, mais comportado, um moço de bom tamanho e de feições nobres; Marcolino levava o jeito debochado do sertanejo, largado, abusado, com dois olhos azuis a desafiar o mundo.


Em Patos de Irerê era a mais bonita e cobiçada do lugar.


O pai, o mais rico da região, servia de barreira para os gulosos olhos dos menos afortunados.


Só dois tinham chances nessa briga. Dois universitários, dois primos, dois jovens de inquestionáveis qualidades e de questionáveis vocações.


E Xanduzinha no meio dessa guerra, sem saber o que fazer, sem poder decidir.


Até que os primos, que dividiam os espaços de morar e viver, concluem que cada um tem que viver a sua vida.


Ambos morando  no distante reino de Salvador, para receber no futuro os diplomas universitários, tinham que se submeter ainda a muitos percalços para alcançar o sonho.


Marcolino avisa a Severiano:


– Vou embora, isso aqui não é pra mim.


Entre curioso e alarmado, Severiano termina concordando. Mas faz um último pedido:


– Você me entregaria essa carta a Xanduzinha?


Era uma carta de amor, de promessas, de esperanças, de pedido de casamento.


Marcolino, sem a menor cerimônia, abriu a correspondência, leu e a rasgou.


E em Irerê, ao se encontrar com Xandu, contou:


-Recebi uma carta de Severiano para você, abri, li e rasguei porque quero ser seu marido. Você aceita?


Xanduzinha aceitou.


Os dois se casaram e viveram felizes para sempre.


Até letra de música ganharam:


“O Caboclo Marcolino tinha oito boi zebu


Uma casa de varanda, dando pro norte e pro sul


O paiol tava cheinho, de feijão e de andu


Sem contar com mais uns cobres


Lá no fundo do baú


Marcolino dava tudo


Por um cheiro de Xandu.”


Da lavra de Tião Lucena

sábado, 26 de novembro de 2022

SABÁTICAS

. Sucesso total o lançamento do meu livro: "Amor, Pecado e Sangue - 5 Crimes que Abalaram Princesa", no último dia 19. Sucesso também de vendas, sinal que o escrito atendeu às expectativas.

. Falar em livro, lançarei, o mesmo escrito, no próximo sábado, 03 de dezembro, na Livraria do Luiz do MAG Shopping, em João Pessoa, a partir das 19 horas. Todos os princesenses residentes na capital sintam-se convidados.

. O presidente eleito, Lula, cirurgiado para a retirada de um calo na garganta, não para de falar. Enquanto isso, o quase ex-presidente, Jair Bolsonaro, com uma simples ferida na perna, não abre a boca há quase um mês.

.Ao longo da história política brasileira, já vimos de tudo: retirada de presidente por golpe de Estado; renúncia; morte de presidente no cargo, etc. No entanto, nunca assistimos a uma situação como a atual, em que um presidente derrotado tudo faz para continuar no cargo. Vôte!

.Waldemar da Costa Neto - presidente do PL de Bolsonaro -, num ato de pura bajulação misturada com babaquice, quer agora anular somente os votos de Lula para que seu "peixe" continue no cargo. Por conta disso, vai pagar uma sugestiva multa de R$ 22 milhões ao TSE.

.A popularidade do prefeito Nascimento tem subido nos últimos dias. O percentual de bom e ótimo é igual ao que foi usado para majorar os valores do IPTU: 146%.

.A grita é geral quanto aos aumentos do IPTU em Princesa. Proprietários de imóveis que pagavam R$ 50, pagarão, a partir de agora, mais de R$ 200. O reajuste foi autorizado pela Câmara de Vereadores que, ajoelhada aos pés do alcaide, tudo faz para promover sua prosperidade.

. Em breve, a sociedade princesense se deparará com mais um escândalo promovido pelo prefeito Nascimento. Aguardem, que esse, vem a cavalo, diretamente do TCE/PB.

.A rádio "chapa branca" não dá mais notícias, nem sobre as mortes ou missas de 7° dia dos que não votam em Nascimento; transformou-se, definitivamente, num órgão oficial do governo municipal.

.A atual Copa do Mundo está sendo a edição mais tai-de-faca de que temos notícia: empolgação nenhuma e desmobilização popular total. Parece que a apropriação indevida das cores nacionais pelos que foram derrotados nas urnas desestimulou os torcedores.

. Os abraços de hoje vão para: Socorro Rodrigues, Maria Florentino, Rosália Maria Nunes, Maria Arruda, Cristiane Muniz, Fabiana Maximiano, Daiana Bello, Neide Serafim, Cristovam Charles, Rena Bezerra, Antônio Júnior, Marluce Nascimento, Andriella Santos, Simone Araújo, Laine Nogueira, Yuri Mariano, Sarney e Fábio Arruda.

Coco de Odálio em Brasília

O prefeito de Tavares, José Genildo da Silva, mais conhecido como Coco de Odálio passou quase toda esta semana que termina, na capital federal. Em seu périplo em busca de obras e benefícios para o município que governa, Coco teve encontros com várias lideranças políticas, a exemplo do senador eleito, Efraim Filho (UB) que prometeu recursos para serem investidos na Saúde e em obras de infraestrutura, além de uma máquina retroescavadeira para serviços na Zona Rural do município.

A agenda do prefeito tavarense incluiu também encontros com a senadora Daniella Ribeiro (PP) e. com o deputado federal Hugo Motta (Republicanos). A senadora comprometeu-se em ajudar no custeio da Saúde e, o deputado, firmou compromisso em carrear recursos para a construção de quadras poliesportivas no Povoado de Belém e no Sítio Domingos Ferreira, além de calçamentos em diversas ruas da cidade. "Muito proveitosa essa visita", afirmou o prefeito, Coco.




São José de Princesa participa de Conferência em prol dos Direitos da Criança e do Adolescente

Aconteceu em Tavares, no último dia 23, a Conferência Regional de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, da qual participou, ativamente, o município de são José de Princesa. Naquele evento, a equipe de São José ficou responsável pela coordenação do debate sobre Ampliação e Consolidação da Participação de Crianças e Adolescentes nos Espaços de Discussão. Como sempre, o município de São José tem dado prioridade a tudo o que se refere aos temas atinentes às ações sociais




sexta-feira, 25 de novembro de 2022

Terminada a eleição, as garras de Nascimento avançam sobre os bolsos do princesenses

Mal fecharam-se as urnas, funcionários da prefeitura de Princesa percorrem as ruas distribuindo boletos para pagamento do IPTU/2022. Nada fora do normal não fora os valores constantes desses documentos. A sanha arrecadatória do nosso alcaide, desta vez, extrapolou a tudo que se possa imaginar no conceito de bom senso. Pelos documentos que tive acesso, os aumentos chegam a praticamente triplicar os valores pagos no exercício de 2021.

Aloprado como sempre, o senhor Ricardo Pereira do Nascimento, através da Câmara Municipal (que está mais para câmara prefeitural), fez aprovar um Projeto de Lei aumentando os valores do Imposto Predial e Territorial Urbano – IPTU, em alguns casos, pasmem, em até 280%! Proprietários de imóveis urbanos que pagavam R$ 58,00 passarão a pagar R$ 222,00!

Reza, a Lei Orgânica Municipal, que somente estarão obrigados a pagar IPTU, proprietários de imóveis localizados em ruas que tenham, no mínimo, três benefícios urbanos, tais como: água encanada, iluminação pública, saneamento, calçamentos, etc. Não é do meu conhecimento se esta regra está sendo observada, no entanto, dada a ânsia do prefeito em financiar sua prosperidade e a de outros, vale alertarmos sobre se essa regra está sendo cumprida.

Outro ponto que desconhecemos, é também se a Lei que determinou esse estratosférico aumento teve tramitação legal na Câmara Municipal, pois, reza também na Lei Orgânica Municipal, que uma lei que majora tributos tem prazos para votação e para sua aplicação. Em face do que já sabemos sobre a maioria dos nossos representantes (vereadores), que vivem ajoelhados aos pés de Nascimento, é mister observar isso também. É de bom alvitre, antes de pagar, verificar a legalidade.




Generais aconselham Bolsonaro a se aquietar

Ontem (24), em reunião ocorrida no Palácio do Planalto, convocada pelo presidente Jair Messias Bolsonaro, da qual participaram alguns ministros e os três comandantes das Forças Armadas, o chefe do Exército, Paulo Sérgio; da Marinha, Almir Garnier e da Aeronáutica, Baptista Júnior, deram um ultimato ao presidente. Aconselharam o chefe da Nação para que desista de questionar o resultado das urnas e desestimule atos antidemocráticos. O intuito dos comandantes das três Forças e o de pacificar o país.




quinta-feira, 24 de novembro de 2022

A Várzea virou cidade por um preço altíssimo

O antigo Sítio Várzea, por obra e graça da sanha arrecadatória do prefeito Ricardo Pereira do Nascimento, foi transformado em Zona Urbana e agora, paga um preço altíssimo por isso. Mesmo sem gozar dos benefícios necessários, como rede de esgoto, calçamentos, abastecimento d'água, etc., seus moradores estão agora, intimados a pagar o famigerado Imposto Predial e Territorial Urbano - IPTU. Há casos em que proprietários de algumas casas pagarão até R$ 140. Nesse caso, os residentes do agora chamado "Bairro da Várzea", estão pagando "na fôia".




Os escritos de Deus e a Copa do Mundo

Há um dito popular, antiquíssimo, que diz: "Deus escreve certo por linhas tortas". Pois bem: foi preciso que passássemos por Bolsonaro para que a democracia brasileira passasse no teste. Isso mesmo. Depois de vivermos o governo mais tumultuado da história brasileira e de presenciarmos as eleições mais conturbadas, desde a redemocratização, o povo brasileiro - por pequena margem, é verdade - enxotou, do Palácio do Planalto, uma corja de farsantes.

Mesmo assim, uma pequena margem, uns poucos gatos-pingados, insistem em protestar contra o soberano resultado das urnas. Mas, Deus, continua escrevendo torto no intuito de acertar. É sabido por todos que, a Copa do Mundo, sempre ocorreu entre os meses de junho e julho. Desta feita, porém, por conta do ardente clima do deserto, a copa do Catar, foi transferida para os meses de novembro e dezembro, período de inverno naquelas paragens.

Hoje, o Brasil faz sua estreia naquele importante certame esportivo. Que Deus tome de conta da nossa Seleção; que a livre da bruxa que ronda os estádios daquele atrasado e preconceituoso Catar, e que o Brasil tenha sucesso com a bola para retirar o foco dos golpistas, trazer a normalidade democrática de volta, em sua plenitude, mandando para casa, de forma definitiva, os derrotados. Tomara que o Deus verdadeiro (não o de Bolsonaro e de Edir Macedo), continue escrevendo torto, porém, aprumando as coisas.




Acendeu a luz vermelha novamente

Depois de seis meses de trégua, a covid-19 volta com força. Travestida de nova variante, a terrível doença volta a atacar, e agora trazendo mais perigo ainda porque baixamos a guarda. Em Princesa, são 41 novos casos somente nas últimas 24 horas, totalizando 110 casos nos últimos dias. Ainda bem que, até agora não houve internamentos nem registro de óbitos. No entanto, temos de estar alertas quanto a essa nova variante, e torcer para que a chamada vacina bivalente chegue a tempo de evitar novo surto fatal.




quarta-feira, 23 de novembro de 2022

Exemplo de civilidade política e reconhecimento cultural

Por ocasião de sua última visita a Princesa, o conselheiro Nominando Diniz, teve a oportunidade de visitar o "Memorial Pereira Lima". Embevecido que ficou com aquela Casa de Cultura, Nominando, de volta a João Pessoa, na primeira sessão de que participou no Tribunal de Contas do Estado da Paraiba - TCE/PB, apresentou uma moção de reconhecimento e aplauso em favor do advogado, José Pereira Lima Neto, pela importante iniciativa.

O que considerou uma visita histórica, Nominando Diniz, elogiou Zé Pereira Neto, enfatizando ser aquele espaço, além de acolhedor, moderno. "Não poderia deixar de aplaudir essa iniciativa, a exemplo do que fiz em relação à Academia Princesense de Letras e Artes, e reconhecer a iniciativa e o empenho do nobre José Pereira em promover a criação desse espaço, sem contribuição alguma dos poderes públicos municipal e estadual". Nominando não esqueceu também de parabenizar, Rosilene Leonardo, funcionária responsável por aquele Memorial. Num exemplo de grande civilidade política, 

Nominando Diniz, fez questão de acentuar que, antes do falecimento do deputado, Aloysio Pereira - a quem combateu politicamente - fez as pazes com este, pelo bem de Princesa. Acrescentou ainda que está escrevendo sobre a história de sua família que, tal qual a da família Pereira, se confunde com a história de Princesa. Tal foi a importância dessa Moção de Aplauso, que o presidente do TCE/PB determinou constasse em ata, para os anais daquela Corte de Contas.




Repentes Memoráveis XIX

Em Chapadinha, no Maranhão, João Paraibano cantava com Edmilson Severino, quando este finalizou uma estrofe dizendo: "Hoje no pé da parede, cantando vou lhe assombrar". O poeta princesense, sem parar para pensar, respondeu com o seguinte verso:

Você para me assombrar

Tem que morrer num pagode,

Voltar depois de dez anos

Reencarnado num bode

Pra me assombrar bodejando

Porque cantando não pode.




Uma Copa sem graça

Mal começou, já observamos ser esta, a Copa do Mundo mais sem graça dos últimos tempos. Nada empolgou o povo ainda. Não há ruas decoradas com as cores do Brasil, uma tabela sequer, para marcar os resultados dos jogos, encontramos pelo comércio.

Ninguém faz bolões, nada que denote o clima especial, normalmente provocado pelo maior evento desportivo do mundo. Como disse no início: mal começou. Aguardemos o Brasil entrar em campo e, dependendo de sua performance, veremos se a animação está retardada ou, por outra, se é o evento que não empolga mais.