ODE

domingo, 30 de abril de 2023

Após análise das contas do município de Princesa, Auditoria do TCE/PB aponta 16 irregularidades

Numa primeira análise das contas do município de Princesa pelo Tribunal de Contas do Estado da Paraiba - TCE/PB, referentes ao exercício de 2022, de cara, aquele Tribunal detectou 16 irregularidades que vão, desde a não aplicação de recursos em Educação Infantil, no FUNDEB e na Saúde; passando pela emissão de empenhos em elementos de despesa incorretos, até o não recolhimento da contribuição previdenciária patronal. Para tanto, o prefeito Ricardo Pereira do Nascimento já foi convocado a explicar sobre essas irregularidades.

São irregularidades que vêm contribuindo em muito para o descalabro no setor de Saúde quando salários estão atrasados e, os remédios, sumiram dos Postos de Saúde, sem falar no literal fechamento do Hospital Regional. Na Educação, em que pese os números apontarem ser um serviço de excelência, fica provada a maquilagem desses números quando vemos que os recursos para aquele setor também não vêm sendo aplicados corretamente. Por fim, a Previdência Municipal que o prefeito Nascimento tanto diz ter regularizado, o relatório preliminar do TCE/PB, revela um calote, mostrando que o prefeito está mentindo.

É certo que até agora, o nosso alcaide, vinha voando em céu de brigadeiro. No entanto, de uns tempos para cá, Nascimento vem vivendo um verdadeiro inferno quando se evidenciam - através de informações oficiais - suas falcatruas e mentiras. O pano caiu e, o rei, está nu. Não há castelo que não desmorone, principalmente quando ele [o castelo] é erigido sobre bases falsas. Cochichos que vem da capital do Estado dão conta de que as contas anteriores de Nascimento serão todas revistas pelo TCE/PB. Pelo visto, neste ano não haverá girândolas comemorando a análise das contas do nosso prefeito. O tempo é o senhor da razão.

 


sábado, 29 de abril de 2023

Hoje é o aniversário de São José de Princesa

Criado pela Lei Estadual n° 5.921 de 29 de Abril de 1994, o município de São José de Princesa remonta ao distante ano de 1801 quando dois irmãos ali chegaram e se estabeleceram. Chamavam-se Félix e José Ferreira da Luz. Logo depois chegaram mais três irmãos, chamados José, João e Antônio, pertencentes à família Bezerra. Os filhos destas duas famílias casaram-se entre si, formando as famílias Ferreira, Lopes, Siqueira e Bezerra. Desde então são as famílias raízes daquele município.

Em 1822, o padre Marçal trouxe para aquele Povoado uma imagem de São José e construiu uma pequena capela. Transformado em Distrito, pertencente a Princesa, são José evoluiu e, em 1994 foi transformado em município, tendo sua primeira eleição para a escolha do prefeito em 03 de outubro de 1996, quando foi eleito, seu primeiro prefeito, Luís Ferreira de Morais, mais conhecido como Luís de Matuto. Hoje, aquela cidade comemora a data de sua Emancipação Política.



SABÁTICAS

.Artigo veiculado por este Blog durante esta semana que termina, dando conta de que um coveiro executa suas funções sem Equipamento de Proteção Individual, irritou ao próprio, mas, mais ainda à população, quando o coveiro afirmou que trabalha assim porque quer e acha melhor.

. Pelo visto, as regras de segurança no trabalho - na administração municipal - são ditadas pelos próprios servidores. Isso chama-se liberdade para infringir as leis e prejudicar a si próprio e à população.

. Falar em lei, com a aprovação, pelo Congresso Nacional, da nova lei contra as Fake News, o prefeito Nascimento poderá ser punido quando dos seus pronunciamentos na rádio chapa-branca. Principalmente quando fala da Saúde municipal.

. Enquanto uma jovem mãe perdeu o filho por prevaricação do serviço de saúde comandado por Nascimento, este Blog abortou uma "Moção de Repúdio articulada pelo prefeito em protestos às denúncias aqui veiculadas.

. Este Blog tem incomodado, sobremaneira, aos babdezinhos (pequenos em tudo), que tudo fazem para agradar ao chefe e assim manterem suas "boquinhas e benefícios.

.Um desses áulicos fez uma postagem dizendo que eu sou alucinado por Nascimento. Errou. Eu morro é de inveja dele, principalmente, quanto à sua intelectualidade.

. Os carros que transportam os pacientes de hemodiálise, pagos pela prefeitura de Princesa, deixaram de transportar por atraso nos pagamentos que remontam a quatro meses. Toda semana é um carro diferente.

. Falar em atrasos da prefeitura de Princesa, os donos de três laboratórios de análises clínicas informam que as dívidas já somam mais de R$ 500 mil. Essa administração precisa ser analisada pelo TCE/PB.

.Mesmo assim, o nosso alcaide fez um vídeo dizendo que a Saúde de Princesa é uma das melhores do Brasil. Isso faz crer que a saúde mental do prefeito não vai nada bem, enquanto a do nosso povo, está em estado de coma.

.O ex-presidente, Jair Bolsonaro, disse que postou um vídeo contra as urnas eletrônicas porque estava sob o efeito de morfina. Pelo visto, passou os quatro anos de governo sob o efeito da droga.

.Os abraços de hoje, vão para: Queopes Lira, Elenite Ananias, doutor Osvaldo Travassos, Maria Irene, Dilma Araújo, Trócolli Júnior, Kenia Lopes, Elizabete (Sal) Ferreira, ítalo Kúmamoto, Nildo Almeida, Sandoval Moreira, Leonardo Campos Lima, Ismalita Maia,

Michel Chaplin, lelson Lacerda, Rilda Medeiros, Jackson Nogueira, Cristiane Muniz, Zé do Prego, Renato César, Doralice Marrocos, frei Aloísio e Maria Hilma Medeiros.



Nova loja da "Farmácia Galileia é inaugurada hoje

Com o intuito de melhor servir à sua clientela, os empresários Radib Antas e Fada Pereira, inauguram, hoje, uma nova loja da "Farmácia Galileia" em Princesa. A nova casa comercial estará estabelecida, à Avenida Presidente João Pessoa, 471, em frente à Escola Estadual "Gama e Melo". A inauguração acontecerá a partir das 08h00 da manhã. A iniciativa do grupo atende, além da expansão do negócio, à necessidade de melhor servir aos seus clientes. 

A Farmácia Galileia, um empreendimento comercial fundado por doutor Damião Antas, em 1985, com sua sede antes estabelecida na esquina da Rua Tenente Oliveira com a Rua Grande e hoje localizada à Rua Juarez Távora (vizinha ao Bradesco), nesses quase quarenta anos de funcionamento vem servido à população princesense. Agora, com essa nova loja atenderá melhor - dada à melhor proximidade - aos moradores dos Bairros Jardim Karlota, Ibiapina, São Francisco e também às cidades de Manaira e São José de Princesa.



sexta-feira, 28 de abril de 2023

Em breve Princesa poderá estar representada na Assembleia Legislativa do Estado

Atendendo a um acerto dos parlamentares do União Brasil, para que seja feito um rodízio entre os suplentes mais bem votados do Partido, acaba de assumir uma cadeira na Assembleia Legislativa, o primeiro suplente da legenda e ex-prefeito de Conceição, Nilson Lacerda. De acordo com esse acerto, outros suplentes deverão assumir uma vaga na Casa de Epitácio Pessoa ao longo da atual Legislatura. Entre eles, figura o suplente de deputado princesense, o doutor Aledson Moura. Com isso, depois de 20 anos sem representação naquela Casa de Leis, Princesa poderá estar representada. "O rodízio entre os parlamentares fortalece os principais nomes da legenda" afirmou o senador Efraim Filho, presidente da legenda na Paraíba.



Piso Salarial da Enfermagem deverá ser pago até meados do próximo mês de maio

Aprovado anteontem (26) pelo Congresso Nacional, o Projeto de Lei que permite a consignação de recursos que viabilizarão o pagamento do Piso Salarial dos profissionais de Enfermagem: enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares de enfermagem, será sancionado pelo presidente Lula que, logo em seguida expedirá uma Medida Provisória determinando o pagamento do Piso Salarial daqueles profissionais. Conforme informações vindas de Brasília, isso deverá ocorrer até o dia 15 de maio próximo.



Assembleia do Consócio Nordeste reúne governadores, ministros, deputados e senadores em João Pessoa

Presidida pelo governador da Paraíba, João Azevedo, a Assembleia Geral Ordinária do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste) acontece hoje (28), às 12h00 no centro de Convenções de João Pessoa. Estarão presentes os governadores Paulo Dantas (Alagoas); Elmano de Freitas (Ceará); Carlos Brandão (Maranhão); Rafael Fonteles (Piauí); Fábio Mitidieri (Sergipe) e as governadoras de Pernambuco e do Rio Grande do Norte, Raquel Lira e Fátima Bezerra respectivamente.

Além dos governadores nordestinos, estarão presentes também o ministro do desenvolvimento Social, Wellington Dias; a senadora paraibana, Daniella Ribeiro; os deputados Arthur Lira (Presidente da Câmara Federal); Aguinaldo Ribeiro (PB); Reginaldo Lopes (MG); Sidney Leite (AM); Mauro Benevides Filho (CE) e Danilo Forte (CE). Durante o evento serão tratados temas sobre o desenvolvimento sustentável da região Nordeste; o fortalecimento das economias estaduais, além da Reforma Tributária.



Retratos das campanhas eleitorais em Princesa II

A fotografia acima foi feita no dia 16 de agosto de 2008, portanto, há quase 15 anos. Foi num comício dos candidatos a prefeito e vice-prefeita, José Nominando e Cleonice Henriques. Aconteceu na "Rua Grande". Na foto, além de Cleonice Henriques, que discursa, constam ainda: Este que escreve, Aquina de doutor Zoma e Flora Diniz.

Discursando, está a candidata a vice-prefeita, Cleonice Henriques. Na ocasião, a então vereadora aproveitou para responder a algumas críticas que a oposição fazia a ela. Em, sua fala, Cleonice disse: "Andam dizendo que eu sou feia e, ironicamente, me chamam de 'miss'. Não tem problema; eu sou candidata a vice-prefeita e não a Miss Brasil"



PENSAMENTOS DO DIA

"Os homens apressam-se mais a retribuir um dano do que um benefício porque a gratidão é um peso e a vingança, um prazer"

TÁCITO

"É mais fácil aguentar uma consciência suja do que uma reputação ruim"

FRIEDRICH NIETZSCHE

"Mesmo quando ralham comigo, tenho a minha quota de fama"

PIETRO ARETINO




quinta-feira, 27 de abril de 2023

As três coisas que aperreiam o juízo de Nascimento

Justiça, falta de dinheiro e a sucessão municipal. São estas a três coisas que aperreiam o juízo do nosso alcaide. Com a Justiça ele [Nascimento] vem lutando há muito tempo, porém, com o poder que detém, vem burlando de forma magistral, isso, às custas de muito dinheiro e da influência de seus parceiros políticos. Contudo, quando a luz apagar e quando o poder acabar, no escuro do abandono político, o então ex-prefeito terá de arcar com as consequências. Afinal, a Justiça tarda mas não falha.

Já quanto à falta de dinheiro, o problema vem se agravando a cada dia que passa. Afora os atrasos salariais dos servidores contratados e comissionados, somado à falta de pagamentos de outros serviços, Nascimento tem também de administrar seus débitos pessoais que, segundo comentários nas esquinas da cidade, somam mais de R$ 50 mil. No apagar das luzes de sua administração, fica difícil resolver esse problema, pois, quem não tem dinheiro para pagar uma parcela, como poderá pagar duas? Ademais, com o passar e o encurtar dos dias, a pressão aumenta.

Quanto à sucessão municipal, o problema é mais grave. Nesse quesito, Nascimento vive um imenso dilema. "Quem escolherei?", diria ele. Se escolher o atual vice-prefeito, é o mesmo que dar adeus ao poder. Se optar por algum dos "Braz" ou pela secretária de Educação, talvez não agrade ao eleitorado; mesmo porque, até tempos recentes, diziam que o nosso querido alcaide poderia candidatar uma "porta" que ganharia a eleição. Hoje porém, com o desmantelo que está em curso e com a escassez de numerário, o buraco é mais embaixo. Pobre Nascimento...



A Galinha Cega

Uma galinha que ficou cega e já estava acostumada a ciscar o chão à procura de alimento, apesar de não enxergar, continuava ciscando ativamente. De que servia isso para a tola trabalhadora? Outra galinha, de boa visão, que poupava seus pés delicados, não saía do seu lado e se aproveitava, sem ciscar, do resultado do seu trabalho. Pois, sempre que a galinha cega ciscava um grão de centeio, a companheira, atenta, o devorava. (Fábula de Gotthold Lessing 1729-1781). Moral da história: "Quem tem besta não compra cavalo"



Prefeituras de Tavares e São José de Princesa criam Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência

Após celebração de um Termo de Ajustamento de Conduta - TAC, entre as prefeituras de São José de Princesa e de Tavares com o Ministério Público Estadual - MPE, ocorrido na última segunda-feira (24), essas duas edilidades criarão o Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência - CMDPD. O TAC estabelece medidas e prazos que deverão ser cumpridos pelos gestores para a criação do órgão considerado importante para a promoção de Políticas Públicas voltadas às pessoas com deficiência. 

Esse Termo de Ajustamento de Conduta foi proposto pelo promotor de Justiça da Comarca de Princesa Isabel, doutor Eduardo Barros Mayer, e foi assinado pelos prefeitos de São José de Princesa, Juliano Diniz, e de Tavares, José Genildo da Silva (Coco de Odálio) e também pelas procuradoras dos dois municípios. "A Convenção sobre os Direitos das Pessoas com deficiência significa um marco histórico para toda a sociedade. As políticas Públicas de cada município, voltadas aos direitos das pessoas com deficiência, visam ações catalisadoras de transformação social" disse o promotor.



Enquete do coveiro dá 93 X 7

Em face da polêmica sobre a reportagem veiculada por este Blog, na última terça-feira (25), em que noticiamos que um coveiro da prefeitura de Princesa trabalha sem Equipamento de Proteção Individual - EPI, este veículo de informação fez uma enquete, através do meu face book, com seguinte pergunta: "Você acha certo, Garis e Coveiros, trabalharem sem equipamentos de Proteção Individual?" no que obtivemos o seguinte resultado, depois de quase 500 pessoas visualizarem a enquete: 93% votaram NÃO e, apenas 7 pessoas votaram SIM, portanto, 93% a 7%. Isso dá conta de que, em que pese o protesto do coveiro, em sua individualidade de fazer da forma que acha correto, a grande maioria da população é contra.



Em Tavares, o trabalho não para

Seguindo seu cronograma de ações em prol da comunidade tavarense, o prefeito, José Genildo da Silva, o popular Coco de Odálio, comemora mais uma ação de infraestrutura naquela cidade. Nesta semana, está concluindo a pavimentação, em paralelepípedos, de mais uma rua do Bairro Creusa Marques. "Aqui em Tavares, quando descansamos, carregamos pedras. A nossa meta é a de calçar todas as ruas da cidade até o final do nosso mandato", disse o prefeito Coco.



Prefeitura de São José de Princesa realiza Encontro da Melhor Idade

Nesta quinta-feira (27), a Prefeitura de são José de Princesa realiza o 3° Encontro da Melhor Idade. Organizado pela Secretaria de Ação Social, o Encontro se dará, a partir das 09h00, nas dependências de uma das escolas municipais, ocasião em que, as pessoas da chamada terceira Idade, terão oportunidade de um momento de lazer, diversão cuidado e convivência, quando serão realizadas palestras sobre saúde, qualidade de vida e bem-estar social, contribuindo assim, para uma vida saudável.



quarta-feira, 26 de abril de 2023

A Cascavel Carnes e Derivados anda de vento-em-popa

Instalada à Rua Capitão Severino, em Princesa, A loja varejista da Cascavel Carnes e Derivados vem sendo um sucesso de vendas. O carro-chefe daquele empreendimento comercial, é claro, a qualidade e a variedade de seus produtos. Somado a isso, anova loja bate paradas no quesito atendimento. E agora, a partir do próximo dia 30 deste mês de abril, aquele Varejo de Carnes e derivados passará a abrir também aos domingos, das 08h00 às 12h00.

Durante a semana, o horário continuará normalmente: Nas segundas, terças e quartas-feiras, funcionará das 07h00 às 17h00. Nas quintas, sextas e sábados, das 07h00 às 19h00. Além desse horário ampliado, o varejo da Cascavel Carnes e Derivados, oferece, além da diversidade carnes de primeira qualidade, um atendimento ímpar em todo o mercado princesense. Ali o cliente é bem tratado e atendido com presteza. Vale a pena conferir.



Em visita a Portugal Lula muda discurso em relação ao conflito Rússia/Ucrânia

Num, exercício de malandragem diplomática, o presidente Luís Inácio Lula da Silva, semana passada, em viagem pela China e Emirados Árabes Unidos, fez críticas acerbas às posições dos EUA e da Comunidade Europeia quanto à guerra na Ucrânia. Em menos de dois dias, o que estava emperrado, passou a andar. A ajuda financeira dos americanos ao combate ao desmatamento e à preservação da Amazônia, que estava em banho-maria, desabrochou numa ajuda de US$ 500 milhões.

Mais do que depressa, Lula, em visita a Portugal e à Espanha, nesta semana, mudou o discurso e já fala que a “soberania da Ucrânia é incontestável”, e que a “guerra tem que ser combatida com a paz”. A experiência e a matreirice do presidente Lula faz a diferença. Com isso, reinseriu-se no contexto das nações que se alinham à Ucrânia e brilhou no cenário europeu com esse discurso conciliador. Perspicácia somada a humildade resulta numa soma de valores que só trazem benefícios. O Brasil voltou.



Repentes Memoráveis XXIX

Canhotinho, excelente repentista cearense, cantava com o famoso poeta pernambucano, Lourival Batista, em Mossoró/RN, quando rematou uma estrofe dizendo:

 

Já sinto o peso dos anos

Querendo roubar-me a paz

 

Lourival Batista, seguindo o mesmo raciocínio, respondeu:

 

Eu já não suporto mais

Do tempo tantas revoltas,

Prazer, por que não me prendes?

Mágoa, por que não me soltas?

Presente, por que não foges?

Passado, por que não voltas?

 


A CPMI do golpe é híbrida em tudo inclusive em interesses

Nunca na história do Parlamento brasileiro se viu a instalação de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito – CPMI, atendendo aos interesses da situação e da oposição ao mesmo tempo. Primeiro, a oposição requereu a instalação de uma CPMI para investigar a tentativa de golpe perpetrada no dia 8 de janeiro deste ano; depois, com o desenrolar dos fatos, o governo encampou também a ideia e, nessa quarta-feira (26), a CPMI será instalada no Congresso Nacional com a participação de senadores e deputados federais.

Na verdade, é uma situação inusitada. Quem, em sã consciência, tem dúvidas sobre qual o lado que estimulou e instigou os atos terroristas do dia 8 de janeiro, que culminaram com a invasão e o vandalismo dos prédios do Três Poderes da República? Todo mundo sabe que o comportamento golpista do ex-presidente Jair Bolsonaro quando, durante os quatro anos de seu governo, descredenciou a seriedade do processo eleitoral pondo em dúvida a lisura das urnas eletrônicas, provocou o estímulo para que, vândalos, travestidos de manifestantes praticassem atos de terrorismo.

Só um maluco acreditaria haverem sido Lula ou o PT os incentivadores da tentativa de golpe. Quem não lembra das manifestações antidemocráticas do 7 de Setembro de 2022 promovidas pelo então presidente Bolsonaro? E a minuta do golpe encontrada na casa do ex-ministro da Justiça, Anderson Torres? Quem não se recorda da reunião que o ex-presidente promoveu no Palácio da Alvorada quando convocou os embaixadores, representantes de vários países do mundo, para falar mal das urnas eletrônicas? E os acampamentos golpistas estacionados em frente aos vários quartéis do Exército, Brasil afora?

Tudo isso se constituiu um caldo de cultura – patrocinado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro – para viabilizar os atos terroristas de 8 de janeiro. Agora, numa tentativa de tumultuar a administração do novo governo, os bolsonaristas, defendem a instalação dessa CPMI. Resultado disso é fazer a festa da imprensa e tirar o foco do que realmente interessa ao país: a votação do novo Arcabouço Fiscal; a Reforma Tributária, enfim, a intenção de Lula em colocar, o Brasil, de novo nos trilhos. Na verdade, essa tentativa de transformar vítimas em algozes pode se tornar mais um tiro no pé do bolsonarismo golpista e numa oportunidade para que a democracia se fortaleça ainda mais.



 

 

Em meio à gravíssima crise da Saúde Municipal, o prefeito de Princesa anuncia distribuição de fraldas

É patética, senão ridícula, a situação do prefeito de Princesa, Ricardo Pereira do Nascimento. Em meio à gravíssima crise porque atravessa a Saúde Municipal, o alcaide, de forma simplória, grava um vídeo anunciando a distribuição de fraldas geriátricas e infantis. Visivelmente irritado e fora do foco, Nascimento (nesse pronunciamento) não deu uma nota sequer sobre o caos que se constata na área da Saúde, o que se observa tanto no atendimento ambulatorial quanto ao internamento hospitalar. E, o pior, ao invés de solidarizar-se com a pobre mãe que perdeu o filho, fez louvores aos seus parceiros políticos.

Nascimento não triscou no assunto da jovem mulher que, percorrendo vários serviços em busca de dar à luz, terminou perdendo o filho por falta de atendimento. Esqueceu de mencionar que na UPA - por força de uma demanda que extrapola a capacidade daquela Unidade – os atendimentos estão sendo feitos de forma precária. Não falou sobre a falta de médicos e de medicamentos nos Postos de Saúde da Família, tampouco quanto ao literal fechamento do Hospital Regional. Por fim, esqueceu de justificar a falta do uso de EPI pelos Garis e Coveiros.

Mesmo assim, o pronunciamento do senhor prefeito recebeu quase 300 curtições, o que não é estranho, quando sabemos que os servidores contratados e comissionados, têm a obrigação de (mesmo com os salários atrasados) compartilhar tudo que Nascimento diz nas redes sociais, sob pena de serem demitidos. Além de ser direito demais, o prefeito, trabalha demais. Esse pronunciamento, vazio de conteúdo, foi feito às 10 horas da noite. Talvez o cansaço, somado às atribulações a quem vem sendo submetido ultimamente, tenham empanado sua mente e provocado um esquecimento dos verdadeiros problemas por que passa a Saúde em Princesa.



terça-feira, 25 de abril de 2023

Contra fato não há argumentos

Este Blog não tem a intenção de politizar nada. As imagens do coveiro que ilustram matéria veiculada hoje, são públicas. Ademais, entendemos que a segurança dos trabalhadores é de responsabilidade do empregador. Se o coveiro tem alguma restrição à minha pessoa ou algum alinhamento com o atual gestor isso é problema dele. O que faço é divulgar notícias sobre as coisas que acontecem em Princesa.



Segundo informação que me chega quentinha, mais uma Moção de Repúdio está sendo elaborada contra este Blog

Acaba de me ligar uma fonte que sempre me informa sobre as manobras do senhor prefeito Ricardo Pereira do Nascimento com o intuito de descredenciar as notícias que veiculo neste Blog. A exemplo do que fez na Câmara Municipal, quando determinou que os vereadores de sua base política aprovassem uma Moção de Repúdio à minha pessoa, Nascimento faz o mesmo, agora, em manipulação dos servidores contratados da área de Saúde.

A notícia que me chega dá conta de que, o prefeito Nascimento, convocou reunião secreta, ontem (24), com os profissionais de nível superior da Saúde (médicos, enfermeiros, etc.) para assinaram uma Nota de Repúdio a este Blog pelas notícias que estão sendo divulgadas sobre os desmantelos na Saúde municipal. Hoje, acontecerá outra reunião secreta com os servidores contratados de nível médio e auxiliar, com o mesmo fim.

O intuito de encobrir a verdade e calar este veículo de comunicação demonstra a preocupação do nosso alcaide em manter a população desinformada. Ao invés de convocar reunião para melhorar os procedimentos médico-hospitalares, faz o contrário, quando ameaça a todos para assinarem um documento tentando desmerecer a única voz que não tem medo de enfrentá-lo. Depois desta matéria, não sei se Nascimento terá coragem de trazer a público essa Nota de Repúdio. Se a Saúde que ele comanda não é curativa, a ação deste Blog é preventiva.



Negligência na Saúde gera história inacreditável em Princesa

Pode até parecer perseguição ou renitência minha com tantas matérias referentes à precariedade na área de Saúde em nosso município de Princesa. Mas, não. É que todos os dias me chegam denúncias as mais cabeludas possíveis. De sorte que eu só divulgo neste Blog, as que eu tenho as provas. É o caso da escabrosa história que vou relatar agora. Tenho o nome da denunciante (que não vou divulgar aqui) e a gravação da denúncia para uma eventual judicialização por parte do senhor prefeito.

Ontem (24), uma jovem senhora me telefonou, aos prantos, me contando uma estarrecedora história. Grávida com 39 semanas e 5 dias, essa gestante que fez seu pré-natal de forma completa e normal num Posto de Saúde da Família, aqui em Princesa, na iminência de parir, procurou a Secretaria de Saúde para agendar o parto e foi encaminhada para o Hospital Regional. Lá, foi informada de que, ali, somente recebiam gestantes se estivessem em trabalho de parto para serem encaminhadas à cidade de Patos.

Retornou à Secretaria de Saúde e foi informada que aguardasse que alguém com ela se comunicaria. Dois dias depois, recebeu um encaminhamento para ser atendida no Hospital de Itaporanga. Lá chegando, não pôde ser internada para a cirurgia cesariana sob o mesmo argumento de que não estava em trabalho de parto. Retornou a Princesa e, chegando ao Hospital Regional, não foi sequer examinada e logo encaminhada à cidade de Patos. Chegando ao Hospital daquela cidade, submetida a exames, o médico deu-lhe a triste notícia de que seu bebê já estava em óbito.

A criança - uma menina -, natimorta foi retirada e, a mãe, desesperada, retornou a Princesa e não recebeu assistência alguma da prefeitura municipal para o sepultamento da criança que não teve sequer o direito de nascer. “Eu estou tão cansada psicologicamente. Minha vontade é de sentar e chorar... Até conseguir tirar toda essa angústia. Vou dizer que é só tristeza... Mas, é bem pior que isso...” Postou, a pobre mãe, numa rede social. O descaso com a saúde em Princesa vem se tornando não somente uma coisa banal, mas, um caso de polícia. Urge que providências urgentes sejam tomadas para que não morram mais crianças antes de nascer.





Coveiros em Princesa enterram os mortos sem nenhum equipamento de segurança

Não bastasse a caótica situação do Cemitério Público de Princesa, o “Campo Santo”, o que se constitui um amontoado de túmulos sem condições sequer de uma mobilidade satisfatória, os coveiros que ali desempenham a sublime e triste tarefa de enterrar os nossos mortos, trabalham sem nenhum Equipamento de Proteção Individual – EPI. A imagem acima atesta essa situação: o coveiro, sem indumentária adequada, sem luvas e descalço, executa mais um sepultamento na última sexta-feira. Enquanto isso, os que poderiam modificar essa situação – muito vivos – circulam pelas ruas da cidade exibindo suas prosperidades.



Imagens do lançamento do meu último livro

Na noite do dia 19 de novembro de 2022, a APLA – Academia Princesense de Letras e Artes, promoveu o lançamento do meu último livro: Amor, Pecado e Sangue – 5 Crimes que Abalaram Princesa. Na ocasião, fui prestigiado com as presenças de vários amigos. Na foto acima, da esquerda para a direita, estão: Eu, Tiago Medeiros, doutor Alan Moura e o meu genro Renato César. Foi uma noite de confraternização, o que ocorreu no Palacete dos Pereira, sede da APLA.