ODE

quinta-feira, 21 de novembro de 2024

Santo de casa faz milagre

 

Hoje Princesa estará em destaque no mundo dos negócios. O empresário princesense, Rinaldo Medeiros, convidado pelo SEBRAE pró Business, proferirá palestra no auditório do Teatro Pedra do Reino na capital João Pessoa. O evento terá início às 20:00 desta sexta-feira (21) e contará com plateia privilegiada do mundo dos negócios. Vale a pena participar, ainda dá tempo de garantir sua vaga, acesse www sebraeprobusiness.com.br.

Na ocasião, Rinaldo, um autêntico self made man, discorrerá sobre sua trajetória de sucesso nos negócios. Empresário do ramo de avicultura (Ovos Cascavel), esse homem tem uma história admirável e inspiradora. A trajetória de Rinaldo Medeiros é um exemplo de determinação e sucesso! Ao longo dos anos, ele superou desafios, inovou no mercado e construiu uma carreira que é referência.



Além de tudo, burros

 

Quem, em sã consciência, acredita que o planejamento para a tomada de assalto do poder, organizado por um general reformado, quatro tenentes-coronéis do Exército Brasileiro e um agente da Polícia Federal foi feito à revelia do conhecimento dos chefes da República de então? Quem acredita que o chefe maior, Jair Messias Bolsonaro, não estava ciente de toda a urdidura, inclusive dando o "ok" para cada passo da conspiração, inclusive para o assassinato de Lula, Alckmin e Moraes? Além de haverem estado com o então presidente [Bolsonaro] nos dois Palácios, se reuniram também na casa do candidato a vice-presidente derrotado, Walter Braga Netto.

No afã de continuarem aboletados no poder - tanto os chefes quanto os milicos que, aos montes, mamavam nas tetas do poder - ficaram cegos e armaram um plano malvado, admitindo inclusive que muitas vidas seriam ceifadas. Inconcebível que essas vivandeiras não tenham atinado para gravidade de seu intento. Matar um presidente e um vice eleitos para o governo da República e um presidente da Corte Eleitoral não é algo tão simples como imaginavam. Teriam eles o apoio da população e da cúpula das Forças Armadas? Claro que não! Por isso, a conspiração foi abortada. Esses conspiradores de meia-tigela devem ser punidos com severidade porque, além de golpistas, burros!



quarta-feira, 20 de novembro de 2024

Dia da Consciência Negra

Até 1971, o dia dedicado a homenagear os negros no Brasil era o 13 de maio, dia da Abolição da Escravatura, o que ocorreu nesse dia do ano de 1888 por obra e graça de alguns militantes do movimento abolicionista com o aval da princesa Isabel, herdeira do trono brasileiro que, depois de assinar a chamada “Lei Áurea”, foi cognominada de “a Redentora”. Logo após a abolição, esse dia passou a ser feriado nacional, mas depois, por motivos que desconhecemos, foi revogado.

Em 1971, num evento ocorrido na cidade de Porto Alegre, o “Dia Nacional da Consciência Negra” foi proposto pelo poeta, professor e pesquisador gaúcho Oliveira Silveira, em reunião do Grupo Palmares. A partir daí, alguns Estados e municípios adotaram esse dia como uma efeméride para louvar a Consciência Negra e, a data escolhida foi o 20 de novembro que é o dia da morte de Zumbi dos Palmares. A homenagem se deu em homenagem ao protagonismo dos negros brasileiros em busca de sua liberdade. A data foi declarada feriado nacional através da Lei nº 14.759/23.



 

A Intentona bolsonarista

Ontem (19), a Polícia Federal brasileira deflagrou a operação “Contragolpe”, quando prendeu 4 militares de alta patente do Exército Brasileiro e um agente da Polícia Federal, além da apreensão de documentos, computadores, celulares, etc. A operação de seu na cidade do Rio de Janeiro, em Brasília e em Goiânia/GO. Realizadas as prisões e apreensões, a PF divulgou Nota justificando a operação: Uma tentativa de Golpe de Estado e planejamento para assassinar o então presidente-eleito Luís Inácio Lula da Silva, o vice Geraldo Alckmin e o então presidente do Tribunal Superior Eleitoral – TSE, Alexandre de Moraes, o que ocorreria em 15 de dezembro de 2022.

Em face das apurações resultantes das investigações feitas em sigilo pela Polícia Federal, apurou-se que, um general e três tenente-coronel do Exército, reunidos na casa do ex-candidato a vice-presidente, o general Walter Braga Netto, planejaram o envenenamento de Lula e de Alckmin e o assassinato de Moraes com o uso de artefatos explosivos. Para que isso acontecesse, bastava que o então presidente Jair Bolsonaro assinasse um decreto determinando a anulação das eleições de 2022 sob a alegação de fraude, o que seria o sinal para a deflagração dessa estarrecedora operação golpista. Segundo as investigações, estranhamente, na última hora, a operação foi abortada.

O agente infiltrado da Polícia Federal monitorava os passos do presidente do TSE e passava informações importantes para os golpistas. Segundo as apurações da PF, muitas das reuniões de planejamento, aconteceram nos palácios presidenciais, do Planalto e da Alvorada. Desde ontem o Brasil está perplexo com essa notícia que, além da tentativa da tomada de assalto do poder, a execução do assassinato de três das mais importantes autoridades brasileiras. Desde o golpe de 1964 é isso algo nunca visto. Esse estado de coisas só vem se verificando após a ascensão de Jair Bolsonaro ao poder. Desde então o Brasil volta a conviver assaltado por movimentos antidemocráticos.



O Brasil e suas peculiaridades

Todo país tem suas particularidades e peculiaridades. No Brasil, realça algo diferente e, portanto, muito inusitado: São muitas as cidades brasileiras que têm nomes, senão ridículos, engraçados. Aqui, relacionaremos nomes de 15 cidades que chamam a atenção. Por conta disso, faz-se complicado e dissonante definir o gentílico de algumas dessas cidades. Por exemplo; quem nasce em Arroio dos Ratos, é “Ratense?” Quem nasce em Passa e Fica, é “Passafiquense?” Quem nasce em Riacho dos Cavalos, é “Cavalense?” E por aí vai...

Anta Gorda/RS

Arroio dos Ratos/RS

Jardim de Piranhas/RN

Passa e Fica/RN

Passa Quatro/MG

Passa Tempo/MG

Pau Grande/RJ

Pintópolis/MG

Ponto Chique/MG

Riacho dos Cavalos/PB

Rolândia/PR

São José da Lagoa Tapada/PB

Solidão/PE

Varre e Sai/RJ

Xique-Xique/BA



Senador Efraim articula para manter a oposição unida na Paraíba

Por ocasião do concorrido jantar promovido pelo senador Efraim Filho (União Brasil), na última segunda-feira (18), em Brasília para homenagear os prefeitos eleitos, estiveram presentes várias lideranças da oposição paraibana, a exemplo dos presidentes do PSDB e do Podemos: deputado Fábio Ramalho e deputado Romero Rodrigues, respectivamente. O evento, que reuniu cerca de 100 prefeitos, inclusive do PSB, foi uma demonstração de liderança do senador paraibano.

O encontro promovido por Efraim foi palco de muitas conversas ao “pé do ouvido” entre as lideranças partidárias presentes, segundo o senador: “Uma maneira para estreitar os laços e fortalecer o municipalismo paraibano”, tudo isso, com vistas às eleições de 2026. A gente sabe que o nosso grupo das oposições têm diversos campos políticos, mas priorizo o respeito mútuo e luto pelo consenso em busca dos melhores caminhos para a Paraíba”, disse o senador.



terça-feira, 19 de novembro de 2024

OAB-PB: Harrison Targino é reeleito para o triênio 2025-2027

 

Harrison Targino foi reeleito, nesta terça-feira (19), para a presidência da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), para o triênio 2025-2027. Concorrendo pela Chapa 11, Harrison garantiu o segundo mandato à frente da instituição com 50,32% dos votos, superando os candidatos Paulo Maia, que obteve 45,51% dos votos, e Patrícia Azevedo, que recebeu 4,17%.

Em seu discurso de agradecimento, Harrison Targino destacou a confiança depositada pela advocacia paraibana e reafirmou o compromisso de liderar uma gestão inclusiva, participativa e com respeito a todas as pessoas.

“Agradeço à advocacia paraibana por renovar a confiança em nosso trabalho. Este resultado nos dá ainda mais força para continuar construindo uma gestão que atenda a todos os advogados e advogadas do nosso estado. Seguiremos empenhados em defender a classe, fortalecer a nossa Ordem e garantir que todos se sintam representados e valorizados”, declarou o presidente reeleito.

A eleição, que transcorreu das 9h às 17h em João Pessoa, no Esporte Clube Cabo Branco, e nas 11 Subseções da OAB-PB no interior do estado, mobilizou 9.560 advogados em todo estado.

Créditos: https://sonylacerda.com.br



Senador Efraim Filho recebe, em Brasília, prefeitos eleitos e reeleitos da Paraíba


Foram nove horas de atendimento ininterrupto em seu gabinete, no Senado Federal, onde o senador e presidente do União Brasil/PB, Efraim Filho, recebeu vários prefeitos eleitos e reeleitos da Paraíba: "No meu gabinete, prefeito não fala com assessor, fala com o senador", disse Efraim. Em discurso rápido, durante um jantar, o senador paraibano destacou seu empenho pelas pautas municipalistas, a exemplo da desoneração das folhas de pagamento previdenciárias das prefeituras.

Ovacionado pelos prefeitos, Efraim, ouvindo um grito da plateia: "meu governador!" Ele foi taxativo; "O ano de 2025 será tempo de plantar muito trabalho, de unir nosso time, de mostrar compromisso e, em 2026, a gente vê a colheita. Nossa meta é fazer a Paraíba avançar". Nesse ágape oferecido pelo senador, estavam presentes, além dos prefeitos e vários vereadores, o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, o presidente da Codevasf, Marcelo Moreira, além de deputados federais e estaduais da Paraíba. Esse foguete não da ré.





O gênio sem lâmpada

 


Numa das primeiras entrevistas concedidas pelo prefeito-eleito de Princesa, Ednaldo Melo, mais conhecido por "Garrancho" este, na qualidade de criatura, classificou seu criador, o atual prefeito da cidade, Ricardo Pereira do Nascimento, como um gênio. Sem dúvida uma palavra bonita, elogiosa, mas sem conteúdo definitivo, pois, a palavra "gênio" tem vários significados. Tanto pode referir-se a uma pessoa de distinta capacidade mental, quanto pode ser também referência a uma pessoa de temperamento irascível ou até uma entidade mitológica, imaterial, que possui poderes sobrenaturais.

Pois bem, é inegável o talento político do prefeito Nascimento e, a sua criatura política tem toda razão em nominá-lo de gênio porque foi o criador que lhe concedeu - em meio a várias - a possibilidade de o alçar ao cargo tão elevado que ocupará a partir do próximo ano. Nominando Nascimento de gênio, Garrancho lhe atribui capacidade e intelecto de primeira grandeza. No entanto, esquecem todos (de) que, o gênio, só funciona com a lâmpada e, quando a entidade sai dela, fica difícil seu retorno. E, sem lâmpada, o gênio fica impossibilitado de atender aos pedidos dos que o cercam.

Nesse caso, a lâmpada se traduz na caneta e na tinta; na chave do cofre e no poder de determinar. Desprovido disso, gênio algum consegue construir situação qualquer e, nesse mundo folclórico das entidades imateriais com poderes sobrenaturais, o "gênio" sem lâmpada, deixa de ser um Midas para se parecer mais com um "Saci Pererê" . Perde, portanto, a capacidade de exercer influência sobre os seres humanos. Desocupada a lâmpada pelo criador, a criatura se aboleta nela e, repito, difícil é o gênio voltar para a lâmpada.



Primeira-dama critica milionário e toma pito do marido presidente

A primeira-dama do Brasil, Rosângela "Janja" da Silva, no último fim de semana, em discurso informal no ambiente do G-20, fez uma brincadeira de mal gosto quando, desbocada, xingou o milionário sul-africano, Elon Musk, com termo chulo (fuck you). Mesmo aplaudida pela plateia formada por bajuladores, Janja foi recriminada e censurada pela imprensa por esse comportamento de baixíssimo nível, o que repercutiu negativamente aqui e alhures.

O deslumbramento de Janja, que antes era uma simples militante do PT - embora seja uma mulher instruída - agora ocupando os holofotes quando esposa do primeiro mandatário da Nação, procura mais luz ainda tentando aparecer e trazendo constrangimentos ao presidente. De sorte que Lula, em discurso proferido no mesmo dia, mandou um recado para a mulher quando criticou pessoas que usam situações privilegiadas para criticar outras pessoas. A deslumbrada perdeu uma oportunidade de ficar calada.