ODE

quarta-feira, 15 de outubro de 2025

Em Princesa, a oposição acordou

Depois do episódio das denúncias sobre diárias e cheques sem fundos denunciados pelo vereador Arley Moura (MDB), instalou-se grave polêmica envolvendo o ex-prefeito Ricardo Pereira do Nascimento que teve de ir à Câmara Municipal conceder entrevista em defesa do que acha ser certo, mesmo confrontado com as provas apresentadas pelo vereador da oposição. Estava tudo calmo, no entanto, em face do despertar do Moura para as supostas falcatruas do ex, o circo voltou a pegar fogo.

Arrogante que é, Nascimento se arvora de vestal e se diz incólume quanto as denúncias apresentadas. Usa argumentos fortes para se dizer inocente, convence os circunstantes que são pagos para aplaudi-lo, mas deixa interrogações quanto ao conteúdo das denúncias. O pior é que o vereador Arley Moura disse que está só começando. Segundo informações que me chegam, são volumosos os papéis que o Arley Moura tem para divulgar em breve.



Centrão já considera Bolsonaro página virada

É pesado o jogo da política e, se tratando de “centrão”, a coisa se exacerba. Naquele segmento da política, quando o quadro se deteriora, a porta de saída é a serventia da casa. É isso o que está acontecendo com os bolsonaristas mais empedernidos. Depois da queda política provocada pela condenação do chefe, o bolsonarismo está sendo posto em segundo plano e sendo realçados os defeitos que antes eram tolerados. No início desta semana, o presidente do Progressistas, senador Ciro Nogueira, deu tom do que representam, os adeptos e familiares do ex-presidente, para seu projeto político.

Com todas as letras, Nogueira disse que Eduardo Bolsonaro (o príncipe doidinho arranchado nos EUA) tem causado “prejuízos gigantescos” ao projeto dos conservadores com vistas às eleições presidenciais do próximo ano. Ou seja: o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro é tóxico e deve ser descartado. No entanto, pragmático que é, o centrão não dispensa os votos bolsonaristas, mas lê pesquisas e sabe que o “mito” não protagoniza mais nada. Depois que as ações de Eduardo empoderaram Lula, a turma do centrão procura se desvencilhar dele. Não rola mais química, Bolsonaro é página virada.



terça-feira, 14 de outubro de 2025

Em pronunciamento na Câmara Municipal, ex-prefeito de Princesa detona oposições

 

Travestida de entrevista coletiva, a fala do ex-prefeito de Princesa, Ricardo Pereira do Nascimento (PSB), teve o condão de despertar os ânimos da oposição princesense. Todo mundo sabe que quanto mais se mexe em merda mais ela fede, e deverá ser esse o resultado da fala de Nascimento. Em busca de defender-se das denúncias feitas pelo vereador da oposição, Arley Moura (MDB) que trouxe à tona falcatruas antigas e recorrentes, o ex - que na verdade continua sendo de fato -, em pose de vestal, esculhambou com todo mundo.

O fato se atém a denúncias sobre os atrasos salariais de servidores municipais; o recebimento, pelo ex-alcaide, de altos valores em diárias e a emissão de cheques sem fundos pela edilidade para atender interesses nem sempre republicanos. Em face disso, Nascimento chamou Moura de mentiroso, se disse injustiçado com essas denúncias "infundadas" e justificou a posição do vereador como sendo a de quem está desesperado, acrescentando que a oposição está "estraçalhada" e, pasmem! Que é um homem honesto, simples e que não tem apego ao poder, ou seja, uma verdadeira vestal.

O problema é que o vereador Arley Moura, em sua denúncia, mostrou os cheques emitidos, inclusive alguns com insuficiência de fundos e provou que os salários dos servidores terceirizados estão atrasados o que o próprio Nascimento admitiu. Na verdade, o circo armado pelo ex tem o condão de impressionar a todos quando usa o ataque como defesa, o que não convence a ninguém, mas deixa a impressão - para os seus e para os desavisados - de que tem razão no que diz.

Aloprado em suas afirmações, Nascimento, mesmo depois de nove anos no comando da prefeitura, chegou ao ponto de botar a culpa dos atrasos salarias nas administrações anteriores. No afã de diminuir seus adversários, chamou a todos de "sem índole", "mentirosos" "frangos" e "acéfalos" (impressionante seu afixionamento por "cabeças"), mas esqueceu de justificar os cheques endossados por aposentados e pensionistas para o recebimento de feiras, o que nunca foi concedido. Para quem não o conhece e escuta Nascimento, acha que é a voz da pessoa mais honesta do mundo. Arley disse que tem mais.



Uma frágil paz?

A paz celebrada ontem (13) no Egito teve a pompa de um evento grandioso e definitivo. Sob a batuta do presidente americano, Donald Trump, várias cabeças coroadas pelo poder mundial se reuniram no Cairo para assinar papéis e comemorar a paz entre Israel e os terroristas do Hamas. O problema é que nenhum dos dois contendores estavam presentes ao evento. Foi um acordo de 20 pontos, enfiado de goela-abaixo pelo presidente Trump e que, pela sua fragilidade, poderá ser desfeito a qualquer momento.

Primeiro porque o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu aceitou apulso; segundo porque os terroristas do Hamas continuam em Gaza e bem armados. O lucro desse circo armado se constitui apenas na libertação dos últimos reféns sobreviventes ao atentando de 8 de outubro de 2023 e no cessar dos bombardeios, mas o circo continua armado num cenário de guerra que já dura 77 anos, desde a instalação do estado de Israel. Tomara que dê tudo certo o que está mais para trégua do que para uma solução definitiva.



segunda-feira, 13 de outubro de 2025

NOTA DE ESCLARECIMENTO (EM DEFESA DA VERDADE)

Como vereador Arley Moura, venho esclarecer que a publicação feita pelo blog Maria João Tavares é tendenciosa, mal-intencionada e completamente desconectada da verdade.

Não houve convite para nenhum debate político. O que aconteceu foi um chamamento da imprensa feito pelo ex-prefeito, em clara tentativa de reagir às denúncias sérias e fundamentadas apresentadas por mim, que vêm incomodando muita gente. E, pasmem, o blog em questão sequer teve o interesse de noticiar a denúncia sobre o atraso salarial, mas agora se apressa em tentar confundir o povo com uma narrativa distorcida e oportunista.

Chamar uma coletiva unilateral de “debate” é manipular a informação para enganar o povo, algo que, infelizmente, já virou costume de quem tenta controlar a narrativa quando se vê acuado pelos fatos.

Não preciso de palanque armado nem de espetáculo para me defender. Falo com o povo nas ruas, com transparência e coragem, como sempre fiz.

Enquanto alguns tentam abafar as denúncias com manchetes falsas, seguimos firmes, confiando que a verdade e o tempo colocarão cada um no seu devido lugar.

E, por fim, deixo de lado a incompetência do referido blog e lamento profundamente o papel que alguns escolhem desempenhar na tentativa de enganar a população.

Arley Moura



Ex-prefeito de Princesa responde a críticas de vereador da oposição

O ex-gestor de Princesa, Ricardo Pereira do Nascimento (PSB), após receber críticas acerbas desferidas pelo vereador de oposição, Arley Moura (MDB), convocou toda a imprensa amiga para se fazer presente na Câmara Municipal, hoje (13), a partir das 10h00 da manhã, ocasião em que o ex-prefeito defenderá a administração a qual controla com mão de ferro. Duas situações esquisitas se observa nisso. Primeiro que quem deveria responder às críticas deveria ser o prefeito de direito, Garrancho (PSB). Segundo, seria de bom alvitre que os blogs e demais meios de comunicação que não rezam na cartilha de Nascimento fossem também convocados para essa entrevista coletiva. Como não pode ser assim, aguardemos o que o alcaide de fato tem a dizer em defesa do indefensável.



sábado, 11 de outubro de 2025

SABÁTICAS

. Ainda bem que a crise das falsificações – com Metanol - de bebidas alcoólicas destiladas no Brasil não está acontecendo no governo de Jair Bolsonaro, senão teríamos, todos, de parar de beber.

. Falar nisso, o Ministério da Saúde já providenciou a compra de 3 mil frascos do antídoto Fomipezol, direto do Japão. Esse medicamento anula os efeitos do Metanol. Se assim houvessem agido com as vacinas contra covid-19, muitas vidas teriam sido poupadas.

. Já o governador de São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas – Tal qual o chefe quando disse: “Não sou coveiro” – declarou que só se preocupará de verdade quando começarem a batizar a Coca-Cola com Metanol.

. Depois da reunião, em videoconferência, do presidente americano, Donald Trump com o presidente do Brasil, Luís Inácio Lula da Silva, as ações de lesa-pátria empreendidas pelo deputado Eduardo Bolsonaro, lá nos EUA, perderam força.

. A verdade é que uma abelha zoou no ouvido de Trump e o fez ver que tudo o que os bolsonaristas lhes passaram não passava de Fake News: tudo mentira. Em face disso, o galego resolveu rolar uma química com Lula e, provavelmente, todas as sanções contra o Brasil serão revistas.

. Mesmo assim, os bolsonaristas, que não têm “sitocômetro”, insistem achando que ainda têm poder para sabotar a democracia. Bolsonaro, no Brasil (e tudo indica que nos EUA também), é uma página virada. Vida que segue...

. Para completar, Donald Trump – em entrevista no salão Oval da Casa Branca – declarou: “Lula is good-man”.

. Na Paraíba, em que pese a pré-campanha eleitoral para governador esteja enrolada, para o Senado, a liderança é do governador João Azevedo (PSB). Até Cícero Lucena (sem partido) declarou que votará em João.

. Falar em votar, o ex-governador Ricardo Coutinho (PT), declarou, numa entrevista concedida à TV Arapuan: “Voto em qualquer candidato a governador que Lula apoiar”. E se o candidato for o mesmo de João Azevedo? Sei não...

. Falar em eleição, o nome do Secretário de Administração da Paraíba, Tibério Limeira (PSB), vem crescendo na preferência de várias famílias em Princesa. Em breve, Giovanni Nominando divulgará uma lista grande de apoios já firmados.

. De acordo com pesquisas eleitorais recentes, tanto Tibério Limeira para deputado estadual quanto Fábio Tyrone (PSB) para deputado federal, figuram na lista dos eleitos e muito bem colocados.

. Depois que Tião Lucena divulgou, em seu Blog, a denúncia do suplente de vereador Márcio Caboclo (MDB) a uma rádio de João Pessoa sobre os salários atrasados dos barnabés princesenses, a coisa pegou e a repercussão foi grande em toda a Paraíba.

. Para completar, o vereador Arley Moura (MDB), fez um Requerimento solicitando o pagamento dos 4 meses de salários atrasados aos terceirizados da Saúde e da Educação e gravou um vídeo, divulgado nas redes sociais.

. Em sua fala defendendo a propositura, Moura detonou a administração dizendo que somente no primeiro semestre deste ano de 2025, o ex-prefeito Ricardo Pereira do Nascimento recebeu mais de R$ 100 mil de diárias. Segundo o vereador, esse dinheiro daria para pagar quase uma folha de salários atrasados.

. Enquanto isso, o prefeito de direito e o de fato, acompanhados por alguns assessores e familiares, passaram quase a semana toda em São Paulo, participando de um Seminário Internacional sobre Educação. A Secretária de Educação não foi convidada.

. Para custear esse périplo educacional, saíram dos cofres da prefeitura de Princesa cerca de R$ 60 mil. Ou seja, valor que daria para pagar-meia folha de pagamento dos atrasados.

. Falar nisso, além do já famoso “café com deus”, deveria ser criado também um “café com os terceirizados”.

. Falar em café, os aposentados e pensionistas que endossaram cheques de R$ 700, em dezembro de 2023, para receberem feiras, até hoje estão com as bocas abertas esperando esse mimo que, tudo indica, o gato comeu.

. Certos procedimentos ou procedimentos incertos poderão manchar o CPF de alguém em futuro próximo de pessoas muito próximas.

. Uma fonte fidedigna me confidenciou que está se armando um racha na seara da situação política em Princesa. Que alguns vereadores estão se enfronhando para votar em Cícero Lucena para governador. Tá explicada a falta de definição de Nascimento sobre quem será seu candidato a governador.

. Princesa é a única cidade, no Brasil, que vereador decreta Estado de Calamidade Pública. Nem no Irã ninguém vê isso, vôte!

. Pelo menos duas notícias boas: O cessar-fogo na Faixa de Gaza e o prêmio Nobel para a venezuelana Maria Corina Machado. E a bandeira continua arriada.

. Os abraços de hoje, vão para: Zezinho Evaristo, Zé Casusa e Ceição, Soraya Barros, Georginho, Zé Potoca, prefeita Solange, Armando de Gino, Coco de Odálio, Bia do Banco do Brasil, Adriano Galdino, Antônio Leandro, Zé Alberto do Posto santa Maria, Cabo Domingos, João de Migué, Terezinha Mariano, Mariângela Sitônio, Cláudio Oliveira, Lourdes Paulino, Lourdes de Pedro Fogueteiro, Arley Moura, Rosane de Gonzaga Bento, Márcio Caboclo, senador Veneziano e Hélio Peixe.



Em Princesa, salários atrasados foram o assunto da semana

Após divulgação em vários portais sobre os atrasos salarias da prefeitura de Princesa, o que causou grande repercussão, os dois lados da política princesense se mobilizaram quanto a esse relevante fato. Do lado da situação, foi escalado o vereador Iran Pinto (PSB) para defender o indefensável. Em entrevista, o Pinto reconheceu os atrasos salariais e justificou dizendo que a empresa responsável pela terceirização dos servidores contratados não compareceu à licitação e, assim, o prefeito não pôde fazer o repasse dos recursos necessários para a liquidação das folhas de pagamento.

Por outro lado, o vereador de oposição, Arley Moura (MDB), protocolou Requerimento na Câmara Municipal e fez pronunciamento nas redes sociais. No Requerimento, solicitou o pagamento dos quatro meses de salários atrasados aos servidores terceirizados da Saúde e da Educação. Em sua fala, Moura denunciou que o ex-prefeito Nascimento recebeu - somente no primeiro semestre deste ano – mais de R$ 100 mil de diárias, o que daria para amenizar o sofrimento dos barnabés que trabalham sem receber. Enquanto Iran Pinto diz que Princesa avança em desenvolvimento, Arley Moura mostra que, a prosperidade, se restringe a poucos apaniguados.

É esse o quadro da política princesense. Enquanto uns passeiam com o dinheiro público, outros mendigam de pires na mão em busca do que lhes é de direito, e o pior é que ninguém pode reclamar seus sobre direitos sob pena de ser sumariamente demitido. É nisso que dá o poder total quando não restam alternativas senão reclamar ao bispo. Ainda bem que os salários atrasados acordaram a oposição que, certamente, a partir de agora chamará o feito à ordem e fará com que pelo menos a sociedade tome conhecimento da realidade administrativa quando temos um ex-prefeito que manda e desmanda e um prefeito que não disse ainda a que veio.



sexta-feira, 10 de outubro de 2025

Pesquisa aponta eleição de Fábio Tyrone e Tibério Limeira

 

Em pesquisa realizada nos últimos dias 28, 29 e 30 de setembro, pelo Instituto de Pesquisas SETA divulgada pelo portal Polêmica/PB, quando foram ouvidas 1.500 pessoas em 90 municípios paraibanos, com margem de erro de 3 pontos percentuais e nível de confiança de 95%, foram avaliados os prováveis eleitos para a Assembleia Legislativa e para a Câmara Federal nas eleições que se realizarão no próximo ano.

De acordo com a pesquisa os candidatos, Fábio Tyrone (PSB), ex-prefeito de Sousa, para deputado federal e o Secretário de Administração do Estado da Paraíba, Tibério Limeira (PSB), despontam com chances reais de vitória. Ambos pontuam em 9º lugar. O primeiro com 1,4% e, o segundo, com 1,8%. O líder da pesquisa para deputado estadual é o presidente da Assembleia, Adriano Galdino (Republicanos) com 3,8% e, para a Câmara Federal, Cabo Gilberto (PL) com 2,9%.



Polêmica Paraíba divulga balanço sobre preferência dos prefeitos paraibanos quanto aos pré-candidatos a governador

 

Após levantamento minucioso, o portal Polêmica Paraíba divulgou as preferências dos prefeitos dos 223 municípios da Paraíba quanto aos nomes que provavelmente disputarão o governo do Estado nas eleições de 2026. De acordo com a pesquisa, o pré-candidato que mais reúne preferências dos gestores municipais é o vice-governador Lucas Ribeiro (PP) com 96 prefeitos. O segundo é o senador Efraim Filho (UB), com 15 gestores municipais; em seguida aparecem o prefeito da capital, Cícero Lucena e o presidente da Assembleia, Adriano Galdino, ambos com três prefeitos cada um.

Nada mais natural do que a preferência se dirigir para o candidato apoiado pelo governador João Azevedo (PSB). O poder da máquina administrativa, no mais das vezes, é decisivo nas escolhas eleitorais. No entanto, são muitos ainda os indecisos. Uma das regiões onde existem mais prefeitos indecisos e a da Serra do Teixeira. Aqui, somente o prefeito de Tavares, Coco de Odálio (PSB), já declarou apoio a Lucas Ribeiro. Os demais (Manaíra, São José de Princesa, Princesa, Juru e Água Branca) todos se disseram indecisos.

Uma das estranhezas mais marcantes é a indecisão do prefeito de Princesa. Aqui são alocados mais de 700 postos de empregos concedidos de forma comissionada ou contratada de livre indicação do grupo liderado pelo ex-prefeito Ricardo Pereira do Nascimento. Malgrado esse privilégio, o chefe desse grupo se diz indeciso sobre quem vai apoiar nas eleições do próximo ano e não declara apoio a Lucas Ribeiro que é o candidato apoiado pelo governador João Azevedo. Uma fonte lá de dentro me informou que há uma máxima circulando nos meios políticos de Princesa, que diz: "Com governo ninguém rompe, trai". Eita!