ODE

sábado, 31 de agosto de 2024

SABÁTICAS

. Lamentavelmente Princesa está em cena com uma fama muito ruim, o que repercute em todo estado da Paraíba. Não bastassem os três ataques de estupradores a vulneráveis já ocorridos neste ano, mais um vem agora aumentar essa soma maldita.

. Mais antes sofrêssemos ataques de cães raivosos das raças: pitbull, rottweiler, pastor alemão, etc. Seriam menos traumáticos.

. O presidente da Câmara Municipal de Princesa e candidato a prefeito, e que se apresenta tão sério, ainda não se justificou ante a denúncia de superfaturamento na locação de um veículo Fiat Uno pelo Poder que dirige. Talvez prefira a continuidade do que a transparência.

. Na verdade, o presidente da Casa de Adriano Feitosa não está roubando, mas herdando do chefe que também não diz uma palavra sobre os cheques endossados pelos beneficiários de programas sociais da prefeitura de Princesa.

. Falar em cheque endossados, aposentados, pensionistas, garis e auxiliares de serviços gerais continuam na espera pelos mimos prometidos pelo alcaide e, até agora, nada. Mas, os cheques, já foram descontados.

. Se o prefeito de Princesa fosse adivinhão, teria nomeado Brás, o tesoureiro, como seu candidato a prefeito. Primeiro, pensou na secretária de Educação; não deu certo e nem daria: as notícias recentes atestam isso. Resolveu botar o Garrancho, mas veio um fiat Uno atrapalhar a estrada.

. Falar em candidatura, malgrado Nascimento haver dito que a candidata da oposição não seria homologada pelo TRE, saiu ontem (30), o registro definitivo das candidaturas de Rúbia e Sidney Filho para prefeita e vice-prefeito respectivamente. Desta vez a mentira não prevaleceu, mas parece que, o medo, sim.  

. A derrubada das árvores da Praça Epitácio Pessoa provocou uma repercussão monumental. Mesmo assim, o alcaide segue impávido decepando árvores adultas sem nenhuma punição. Aliás, punição é um termo que não existe no dicionário de Nascimento. Até agora, ele tem tirado tudo de letra. Resta saber se as urnas deste ano lhe absolverão de novo...  

. Ministro Alexandre de Morais manda bloquear, imediatamente, no Brasil, o antigo twitter, plataforma que, agora, se chama “X”. O bloqueio foi provocado pelo descumprimento de ordem judicial por parte do dono da plataforma, o bilionário Elon Musk.

. Em visita à Paraíba, o presidente Luís Inácio Lula da Silva, destina mais um campus do Instituto Federal de Educação Tecnológica – IFPB. A cidade agraciada foi Alagoa Grande.

. Kamala Harris, candidata democrata à presidência dos EUA, em pesquisas recentes, abre vantagem de 4 pontos percentuais sobre o republicano Donald Trump.

. Os abraços de hoje, vão para: doutor Niedson Medeiros, Maísa Fonseca, Zé de Rosendo, Terezinha Mariano, Luísa do Peixe, Zelma e Ataíde, Toinho Pinheiro, Soraya Barros, Chico de Tozinho, Cristina Lopes, Sandro Mandú, Paula Maia, irmã Wilma, Antônio Pinto, frei Joaquim, Lúcia de Luquinha, Zé Vieira, Robson Matuto, Geraldina Maia, Coimbra Maia, Licor das Trincheiras, Beta de Marinho, Marquinhos de Zacarias, Doralice Marrocos, João de Lulu, Socorro de Zé Galego, Joca Fernandes, Toninho Porróia, Aldo Lopes e Elenite Ananias.



 

Paraolimpíadas acontecem em Paris

A Paraolimpíadas foram criadas em 1948 pelo médico alemão Ludwig Guttmann na cidade inglesa de Stoke Mandeville, mas só foram transformadas em evento oficial a partir de 1960, em Roma. A iniciativa foi estimulada pela criação de um torneio com a participação de soldados mutilados pela Segunda Guerra Mundial, voltado, exclusivamente, para os deficientes físicos. Os jogos acontecem agora em Paris com a participação 4 mil atletas de 184 países e 22 modalidades esportivas

Esse evento ocorre de 4 em 4 anos, logo após a edição das Olimpíadas, e na mesma sede. Na verdade, as Paraolimpíadas, criadas na esteira da guerra mais violenta já havida no Planeta, se constitui uma paradoxal ironia quanto à sua inspiração em ser criada para conceder a participação dos deficientes que defenderam o mundo do terror nazista que discriminava pessoas portadoras de defeitos físicos. Desta feita, o torneio dos especiais, em apenas três dias já apresenta performance melhor do que os principais: já são 13 medalhas conquistadas, sendo 5 de ouro.



sexta-feira, 30 de agosto de 2024

Prestadores de serviços à prefeitura de Princesa reclamam de pagamentos atrasados

 

Além dos atrasos salariais dos servidores contratados, comissionados e terceirizados, há reclamações também quanto à falta de pagamentos aos prestadores de serviços à prefeitura de Princesa. Condutores de veículos, inclusive ambulâncias, estão com pagamentos em atraso de até três meses. Carros locados, de terceiros, pela prefeitura, também estão sem receber, alguns com débitos de mais de seis meses de atraso.

Mesmo assim, o prefeito se esbalda em dizer que sua administração é revestida de total sucesso. No entanto, o que vemos é uma realidade completamente outra. Não bastasse esses atrasos, há também falta de medicamentos nos Postos de Saúde e, a Saúde em geral, dispensa comentários. Com o intuito de mostrar uma administração dinâmica, o alcaide, faltando apenas 38 dias para a eleição, abriu uma série de canteiros de novas obras, sem falar nas várias obras inacabadas.



Grupo de Alcoólicos Anônimos realiza Encontro Regional em Princesa

O Grupo de Alcoólicos Anônimos realiza, nos dias 31 deste mês e 1º de setembro, o 35° Encontro da Área 3 e, desta vez, será aqui em Princesa. O evento terá lugar nas dependências da Escola Municipal "Carlos Alberto" à Rua Antônia Diniz Maia. Na oportunidade serão proferidas palestras tratando da experiência do grupo e para transmitir mensagens sobre o funcionamento do AA e seu compromisso com a sobriedade. Será um evento da maior importância.



FRASES FAMOSAS

 

"Toda eleição é mais uma oportunidade de renovação do cenário político, o qual se tornará o reflexo do próprio eleitor"

ALOIS DUNCAN

Pela falta de autoconhecimento, tem muito parafuso perdendo tempo sendo um simples prego, pois o convenceram que seria o máximo que ele poderia vir a ser"

CARLOS ALBERTO HANG

"A liberdade de eleições permite que você escolha o molho com o qual será devorado"

EDUARDO GALEANO

"Nunca se mente tanto como antes de uma eleição, durante uma guerra e depois de uma caçada"

OTTO VON BISMARCK



quinta-feira, 29 de agosto de 2024

População princesense se indigna com a derrubada das árvores da Praça Epitácio Pessoa

 

Um concerto para os que estão nascendo hoje! Será que o prefeito de Princesa sabe que, uma árvore, para ficar adulta, necessita de, no mínimo, 30 anos? Pois bem, árvores frondosas que habitavam a Praça Epitácio Pessoa estão sendo decepadas, todas, sem a menor consideração. É claro que é necessária a reforma daquele logradouro, porém, por que não fazê-lo em consonância com a natureza? Por que não reformar respeitando as árvores adultas que já estão ali? Os princesenses que têm mais de 50 anos de idade hoje, certamente não alcançarão o vislumbre daquela praça em sua plenitude.

São muitas as vozes de princesenses em protesto quanto à derrubada das árvores e, o prefeito, de forma arrogante, diz que fará do jeito que entender. O alcaide diz que consultou arquitetos, quando deveria consultar também o grosso da sociedade princesense, inclusive os moradores do entorno daquela praça. Ademais, vê-se que é uma obra eleitoreira, feita a toque de caixa, de última hora, somente para chamar a atenção à atual administração em busca de votos para o candidato da situação.

Em termos de obras, o prefeito deveria dirigir uma atenção maior e necessária às obras que estão paradas há vários anos, a exemplo do mercado central; das caixas d'água das comunidades de Lagoa da Cruz e da Várzea; da praça do Hospital Regional, dentre outras de menor porte que são iniciadas com o intuito de promoção midiática e são esquecidas pela administração. Administrar é fazer obras sim, mas não se pode fazer as coisas à revelia da opinião pública, principalmente quando em detrimento da natureza e do bem-estar da população.



A Escola Normal “Monte Carmelo”

O coronel José Pereira Lima retornou de seu exílio para Princesa em 1936. Interessado na retomada do desenvolvimento de sua terra, principalmente no campo da educação, teve a ideia de instalar aqui uma Escola para a formação de professores. Numa de suas estadas na capital pernambucana, Zé Pereira, em confabulação com seu compadre e amigo, o industrial João Pessoa de Queiroz, de quem sabia ser muito amigo e benfeitor dos frades da Ordem Carmelita sediada naquela cidade do Recife, sugeriu ao amigo que se entendesse com o provincial daquela ordem religiosa, frei José Maria Casanova Magret, para sondar sobre a viabilidade da fundação de um educandário misto, em Princesa, sob a administração dos frades carmelitas. Assim fez o industrial e, para surpresa do Coronel, em pouco tempo o provincial mandou o frade frei Manoel Carneiro Leão a Princesa para verificar a viabilidade daquele projeto educacional. Aprovada a demanda, no início do ano de 1938 vieram para Princesa alguns frades com a incumbência de instalar a Escola.

Diante da dificuldade de encontrar um prédio que abrigasse o novo educandário, o coronel José Pereira, que residia em Serra Talhada, disponibilizou sua própria casa (a título de empréstimo, que depois foi comprada pela Ordem Carmelita e transformada no Convento dos Frades), para o funcionamento do novo estabelecimento de ensino. Ali foi instalada a Escola Normal “Monte Carmelo” para rapazes que, lamentavelmente, por falta de professores, logo veio a ser fechada. O estabelecimento educacional para moças somente foi instalado dois anos depois. Para tanto, foi construído um prédio apropriado para o funcionamento da nova Escola Normal “Monte Carmelo” para moças. O prédio, adquirido do senhor Nominando Muniz Diniz, sito à Rua São Roque, foi reformado (foto) e ali acomodada a Escola, segundo Paulo Mariano (Princesa – Antes e Depois de 30), para

“(...) facilitar a educação das moças nestes altos sertões, que não dispõem de recursos para se educarem nas grandes cidades onde se encontram os educandários oficiais, e no dia 25 de março de 1938, no altar-mor da Basílica de Nossa Senhora do Carmo, padroeira do Recife, vestiram o hábito as primeiras moças que, por sua vez, receberam a obediência de seguir logo à Princesa, com a incumbência de abrir um colégio de meninas. No dia 27 de março de 1938 chegaram em companhia de um postulante, chamado Frei Henrique Rattis, muito preparado e culto, para abrir o colégio do sexo masculino. Ambos os colégios receberam o nome de “Monte Carmelo”. O masculino funcionava na Rua Cel. Marcolino Pereira, nº 138, e o feminino na Rua São Roque, nº 10. Depois, já denominado Escola Normal “Monte Carmelo” (escola de preparação de professores), foi equiparada ao Estado, por Decreto-Lei nº 90 de 17 de setembro de 1940.” (Dados que constam do Arquivo da Província em Recife-PE).

Já em 1942, a Escola Normal “Monte Carmelo” promoveu a formatura da primeira turma de alunos e alunas. Foram esses os primeiros professores e professoras formados em Princesa. Desde sua fundação até o final da década de 1940, a escola contou com os seguintes professores: Frei Manoel Carneiro Leão; Frei Carmelo do Sant’Alberto; Dr. José Pereira Cardoso; Dr. Édson Frazão; Dr. Francisco de Lima Pacheco; Dr. Antônio Nunes Farias; Dr. Cláudio Machado; Dr. Francisco Espínola e outros educadores.

A partir de 1943, a escola passou a ser exclusivamente para moças. O fardamento era composto de uma saia plissada na cor grená, blusa branca, sapatos e meias brancas e uma pequena gravata também grená. Nos dias de gala, como 7 de Setembro, acrescentava-se um gorro na cor das saias e blusa bufantes de mangas compridas. No Dia da Pátria, os desfiles se faziam em concorrência e disputa com a outra Escola da cidade, o Ginásio “Nossa Senhora do Bom Conselho”. Cada uma das escolas se esmerava em se apresentar melhor do que a outra. A Escola Normal, porém, sempre superava graças à elegância de suas alegorias, e o Ginásio, na disciplina e vigor de sua Banda Marcial, porém, a execução dos taróis tocados por Nazélys Costa e Riseuda Leandro eram insuperáveis.  

O “Monte Carmelo” era uma escola de altíssima qualidade. Para cá, vinham moças de várias cidades, tanto da Paraíba como dos Estados vizinhos. Além das disciplinas da grade curricular normal, existiam oficinas com aulas de canto orfeônico, prendas domésticas, postura física, etc. Lamentavelmente, em 1975, a Escola Normal “Monte Carmelo” - que já havia sido transferida para um novo prédio sito à Praça “José Nominando Diniz” - foi fechada e, no seu lugar foi instalada a Escola “Ministro Alcides Vieira Carneiro”. No prédio onde funcionou a antiga escola, funciona hoje o Instituto “Frei Anastácio”. 


quarta-feira, 28 de agosto de 2024

A estátua de Epitácio Pessoa

Em 1923, o coronel José Pereira Lima mandou esculpir em bronze, pelo artista recifense Bibiano - às suas expensas -, uma estátua do ex-presidente da República, Epitácio Pessoa. De corpo inteiro, a estátua foi erguida num pedestal na praça que leva o nome do homenageado e que fica em frente ao palacete dos “Pereira” em Princesa.  Desde cedo, esse monumento causou polêmica. Primeiro, quando o próprio Epitácio, ainda vivo, em carta enviada ao coronel recomendou que desistisse da intenção e que usasse os recursos dispendidos na empreitada, em ações que beneficiassem a população pobre. Em resposta à missiva do ex-presidente, Zé Pereira alegou que a estátua já estava pronta e que seria entronizada em homenagem ao seu ilustre amigo.

O segundo quiproquó deu-se quando Nominando Muniz Diniz (“seu” Mano) – adversário figadal do coronel -, ao assumir as rédeas do poder em Princesa, em 1930, na qualidade de prefeito nomeado, editou um Decreto em 3 de novembro de 1930, que foi publicado no jornal A União, “municipalizando” a estátua. O monumento em tela, que já completa mais de 100 anos e que, em 1930 foi testemunha das escaramuças entre o coronel e o presidente João Pessoa, está até hoje exibido no mesmo local e faz-se de significativa importância por ser a única estátua, de corpo inteiro, do ex-presidente, exposta num logradouro público no Brasil. Nem a cidade que leva o nome do ex-presidente, em São Paulo, tampouco a cidade de João Pessoa, capital do nosso Estado, possui monumento similar.



Mais um suposto crime de estupro assusta Princesa

É de bom alvitre que não devamos nos vangloriar com a desgraça alheia, mas não podemos deixar passar em brancas nuvens acontecimentos que despertam a revolta de toda uma sociedade. Desde o último final de semana, circula pelas redes sociais e nos cochichos de boca-a-boca, a notícia da perpetração de mais um crime de estupro de vulnerável em Princesa. Com esse, já se somam quatro da mesma natureza somente neste ano e, os três estupradores, graças à ação das autoridades competentes, estão presos.

Ontem, a Igreja “Ação Evangélica” – ACEV, divulgou uma Nota expressando “o mais profundo repúdio e indignação diante da prática de crimes sexuais supostamente cometidos por um membro oficial de nossa comunidade”, o que, de certa forma, comprova o ocorrido. Lamentável que esse tipo de crime venha se tornando corriqueiro em nossa cidade, carecendo que as famílias se tornem mais vigilantes e, as autoridades, ajam e evitem dar guarida a indivíduos potencialmente perigosos quanto à ética e aos bons costumes.

O possível crime praticado por um religioso contra uma adolescente de apenas 13 anos, pelo visto, está sendo tratado pelas autoridades como se nada tivesse acontecido. Quando algo similar aconteceu na capital do Estado, envolvendo um figurão daqui, a imprensa fez o maior estardalhaço. Há poucos dias, quando um pobre coitado foi flagrado em delito da mesma ordem, até postagem de áudio foi feita pela Delegacia de Polícia Civil. Agora, por se tratar de um figurão das hostes sacras, um estranho apadrinhamento parece torcer pela impunidade.



A “guerra” da Praça

Não deixa de ser ridículo, contudo, não deixa também de prestar um serviço à comunidade princesense. É a “guerra” da Praça Epitácio Pessoa, a praça mais antiga da cidade e a única que ostenta uma estátua de corpo inteiro do paraibano e ex-presidente da República Epitácio Pessoa em todo o território nacional. Semana passada, a candidata a prefeita da oposição disse que ia reformar aquela praça e, já nesta semana, o atual prefeito, faltando apenas 40 dias para a eleição, começou a quebrá-la e derrubar as árvores para fazer uma urgente reforma. Ou seja, movido pela força do necessário voto, o que não foi feito em oito anos, está para ser realizado em apenas quarenta dias.

O fato gerou uma polêmica fenomenal! De um lado a oposição criticando a inveja e a pressa do alcaide quando, até candidatos a vereador e vereadora, fizeram vídeos questionando esse relâmpago administrativo. De outro lado, os engenheiros da prefeitura dando entrevistas à Rádio Princesa FM, assegurando que entregarão a Praça reformada até o dia (6) das eleições, e a Diretora de Meio Ambiente afirmando que está tudo sendo feito de acordo com as normas legais. A briga é grande e, com isso, só quem lucra é Princesa. Das duas uma: se o prefeito fizer, tudo bem. Se não fizer, o novo prefeito ou a nova prefeita, certamente, um ou outra, concluirá a obra.



terça-feira, 27 de agosto de 2024

"Leiam, 'acimile', , cumpram-se!"

Em merda, quanto mais se mexe, mais fede. No último sábado (24) a secretária de Saúde do município de Princesa, descuidou-se e fez um áudio convocando os servidores contratados, terceirizados e comissionados da prefeitura para comparecerem ao evento político-eleitoral realizado naquele dia. Após convocar a todos, encerrou: "Leiam, 'acimile', cumpra-se!" E acrescentou: "A mensagem que eu recebi foi do chefe".

Numa prova de que muitos dos que receberam a mensagem da secretária não estão coesos com a vontade do chefe, tampouco satisfeitos com essa coação, o áudio vazou e viralizou nas redes sociais. Mesmo assim, o evento foi um sucesso. Certamente, na noite do dia 5 de outubro haverá outra mensagem recomendando o voto no candidato do prefeito.

É claro que muitos vão espontaneamente, mas é certo também que a coação obriga um grande número de laranjas a comparecerem contra suas vontades, afinal, muitos deles estão com salários atrasados. Adicione-se a isso a verdade de que, os convocados, poderão até irem vestidos de laranja para as urnas; só que, lá, na hora de votar, não haverá testemunhas, o que poderá prejudicar o "cumpra-se!"



Tudo faz crer que o programa de governo da Matuta será cumprido antes da eleição

 

Como quem corre atrás do prejuízo, faltando apenas 40 dias para a eleição, o prefeito Ricardo Pereira do Nascimento dá início a obras que não foram sequer pensadas de serem realizadas em 8 anos. Mesmo sem promessas, o alcaide quer entregá-las antes da eleição. Foi só a candidata da oposição, Rúbia Matuto (UB), divulgar a maquete de um projeto de urbanização do Açude Ibiapina, chegou uma carrada de tubos para drenar os esgotos daquele manancial.

Não bastasse isso, quando Rúbia Matuto anunciou uma megarreforma na Praça Epitácio Pessoa, a prefeitura já começou a consertar aquele logradouro público. Em face do crescimento da candidatura de oposição, pressionado pela realidade que se apresenta, Nascimento corre em desespero para realizar, em 40 dias, o que não fez em oito anos. O bom é que o anúncio das ações de governo da Matuta estão surtindo efeito: até o Hospital Regional, o prefeito já fala em devolver ao Estado.



Repentes Memoráveis LXI

 

Sentado a uma mesa de um bar em Campina Grande, quando tomava cerveja com Ivanildo Vilanova, o poeta alagoana Rogério Menezes, falando sobre a mulher honesta, que ama de verdade e se sente humilhada e desprezada pelo homem que ama, improvisou a seguinte sextilha:

Quando a mulher é jogada 

Na mais detestável lama, 

Recebendo humilhações

Da pessoa que mais ama, 

A terra bebe tremendo

A lágrima que ele derrama.



segunda-feira, 26 de agosto de 2024

Em Princesa, polêmica sobre reforma de Praça

 

A divulgação, ontem (25) de uma maquete que reproduz projeto de reforma da Praça Epitácio Pessoa, em Princesa, apresentada pela candidata a prefeita, Rúbia Matuto (União Brasil), vem causando polêmica nos meios digitais. De um lado, a candidata da oposição vem mostrando projetos que constam de seu programa de governo e, do outro, pessoas ligadas ao grupo de situação, criticam e até sugerem impedimento para a realização das obras.

Quanto à Praça Epitácio Pessoa, uma voz dissonante postou nas redes sociais que aquele logradouro público faz parte do acervo histórico da cidade e não pode ser reformado sem autorização do IPHAN e do IPHAEP - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba, respectivamente. É certo que toda e qualquer obra pública carece de licença para sua execução. Todavia, nesse caso, nada impediria a reforma daquela Praça.

Primeiro, porque a Praça Epitácio Pessoa já foi reformada várias vezes e, o que não pode ser modificado nem retirado é a estátua em corpo inteiro (aliás, a única em território nacional) do ex-presidente Epitácio Pessoa. É certo também que, obras de pedra e cimento não são prioridade em Princesa. O que grita por uma reforma é a saúde pública que está em estado de coma. No entanto, nada impede que as praças sejam também recuperadas. Ademais, vale salientar ser a especialidade da atual administração em derrubar árvores, enquanto Rúbia Matuto prima pelo cuidado urbanístico e nada pode nem deve impedir que num futuro próximo, ela promova o embelezamento da cidade.



Curiosidades

 

Você sabia que em nosso corpo vivem aproximadamente 10 trilhões de bactérias? Você sabia que, desde a ocorrência do ser humano na Terra, há aproximadamente 350 mil anos, já nasceram 108 bilhões de pessoas? E que, o número dos que povoam a Terra hoje representa apenas 6,5% do número de pessoas que já nasceram no Planeta?Você sabia que existem 7,7 bilhões de pessoas no mundo e 10 mil trilhões de formigas? As formigas são a maior concentração de seres vivos e, se fossem postas numa balança, pesariam mais do que todos os seres humanos vivos?



Até o presente momento nenhum pronunciamento de Garrancho sobre denúncia do TCE/PB

O normal, quando alguma denúncia é divulgada envolvendo o dinheiro público, é que os agentes políticos se pronunciem em justificativa ao fato. Semana passada, grassou na imprensa digital uma denúncia sobre o superfaturamento na locação de veículo na Câmara Municipal de Princesa. O fato imputa responsabilidade ao presidente da Camara e candidato a prefeito pelo PSB, o vereador Garrancho, quando do aluguel de um Fiat Uno por R$ 48 mil.

Em face da evidência de que a transação envolve superfaturamento, o Tribunal de Contas do Estado da Paraíba - TCE/PB apontou a irregularidade e, mesmo assim, diante da repercussão negativa, Garrancho, até agora não se pronunciou sobre o assunto. Das duas uma: seu emudecimento admite o erro (quem cala consente) ou, por outra, acredita no instituto da impunidade que tanto tem beneficiado seu chefe. Essa continuidade de comportamentos é também nociva a Princesa.



Retratos de Campanha

 

Os dois "santinhos acima retratam os candidatos a vereador na campanha municipal de 1988 em Princesa. São eles: Sebastião Rogal e João Cacimba. O Cacimba foi eleito e, Rogal, ficou na primeira suplência. Passados dois anos da posse, Joãozinho Cacimba (como era chamado), atendendo a problemas de ordem particular, teve de renunciar ao mandato porque teve de passar a residir fora de Princesa. Porém, a decisão de abandonar o mandato não foi tão simples assim. Intermediado pelo então "primeiro ministro" Chico Sobreira, a negociata foi feita, Cacimba renunciou em favor de Rogal e partiu para São Paulo de motocicleta. Já o suplente que virou vereador foi reeleito, consecutivamente, até 2008.



domingo, 25 de agosto de 2024

Domingo eu conto


Por Domingos Sávio Maximiano Roberto

Padre Cícero, santo e herói da Pátria

No dia 20 do último mês de julho, completaram-se 90 anos da morte do padre Cícero Romão Batista, falecido em 1934. Nascido no Crato/CE em 24 de março de 1844 e ordenado padre em 1870, em Fortaleza/CE, voltou à sua terra natal, quando foi designado capelão da Igreja de Nossa Senhora das Dores, no então povoado de Juazeiro, pertencente à freguesia do Crato. Ali, Cícero se tornou um verdadeiro cura d’almas. Era um padre que valorizava as pregações, visitava as casas de seus fiéis, ouvia confissões, dava conselhos e ensinamentos para o enfrentamento das secas, praticava caridade, enfim, um verdadeiro pastor.

Mesmo cuidando das coisas da religião, o padre exercia também ingerência na política da região polarizada pelo Crato o que o fez, mais tarde, galgar os postos de prefeito de Juazeiro, deputado estadual e vice-governador do estado do Ceará. À época de Cícero, havia somente uma diocese no Ceará, sediada em Fortaleza, comandada pelo bispo dom Joaquim José Vieira – esse prelado mantinha uma relação por demais harmoniosa com o padre Cícero chegando a tecer elogios ao sacerdote quando dizia ser, o padre Cícero: “Uma joia da Igreja”. Pela força do destino aconteceu, mais tarde, um fato inesperado que provocou uma reviravolta na vida do padre Cícero Romão Batista, e o fez tornar-se a “ovelha negra” da Igreja.

No dia 1º de março de 1889, durante a celebração de uma missa, na Sexta-Feira Santa, quando no ato da distribuição da comunhão aos seus fiéis, o padre Cícero, ao depositar a hóstia – fruto da transubstanciação – na boca da beata Maria Magdalena do Espírito Santo de Araújo, a partícula sagrada converteu-se em sangue. De imediato, os devotos presentes afirmaram que se tratava de um milagre e que a hóstia havia se transformado no sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo. Espalhada a notícia do “milagre”, muitos acorreram ao Juazeiro para constatar esse fenômeno da presença Divina, em forma de sangue, o que passou a ocorrer todas as vezes em que o sacerdote dava a comunhão à pobre beata.

Maria de Araújo, uma cafuza, quase negra, analfabeta, raquítica e de saúde mental prejudicada, era uma donzela juramentada que optara pelo voto de castidade e, entonada num tosco hábito (similar aos das freiras), servia na casa do padre e, sem nenhuma pretensão, viu-se de repente no olho do furacão como protagonista do “milagre”, fato que teve repercussão gigantesca. Padre Cícero, sem explicação para o que seria uma manifestação Divina, mesmo assim não desestimulou que os fiéis fizessem desse acontecimento inexplicável, algo milagroso e passível de adoração. Pelo contrário, estimulou, quando até o lenços usados para enxugar o sangue da boca da beata serviam como peça de veneração.

O suposto milagre reverberou por todo o estado do Ceará chegando aos ouvidos do bispo de Fortaleza, dom Joaquim José Vieira que, imediatamente, determinou a formação de uma comissão, composta por dois padres, para que fosse procedida uma investigação sobre a veracidade do caso. Numa primeira análise, a comissão atestou ser verdadeira a transformação da hóstia em sangue. Todavia, não satisfeita, a autoridade eclesiástica, determinou uma nova investigação com a incumbência de que fosse desmontado o “milagre”, o que acreditava ser uma farsa. Assim foi feito e, nessa segunda diligência, a comissão optou por determinar inverídico o “milagre” do Juazeiro. No curso das investigações, um religioso francês, padre Pierre-Auguste Chevalier, da Diocese de Fortaleza, de forma jocosa e preconceituosa, teceu o seguinte comentário: “Nosso Senhor não iria deixar a Europa para fazer milagres no Brasil”.

Em face do resultado da nova análise, que veio a seu contento, o prelado, fazendo jus ao eurocentrismo do auxiliar francês e diante da discordância do padre Cícero em face do veredicto da Comissão, suspendeu o padre Cícero das ordens sacerdotais, proibindo-o de celebrar missas e de oficiar quaisquer sacramentos. Suspenso, o cura de Juazeiro se afastou por algum tempo de sua Capela e foi passar uns dias na cidade de Salgueiro/PE, na casa de um sobrinho da “coronela” cearense, dona Fideralina Augusto.

Tempos depois, o padre retornou ao Juazeiro e, mesmo proibido, passou a casar e batizar, além de fazer sermões particulares em frente à sua residência, o que atraía centenas de fiéis. Por conta do “milagre”, das pregações e da influência política do padre Cícero, acorreram muitos para Juazeiro e o lugar passou por uma onda de progresso e logo se transformou numa vila bastante próspera, chegando a superar - em tamanho e população – a sede do município, Crato. Em 1911 o antigo arruado do Juazeiro se tornou cidade e teve como seu primeiro prefeito o padre Cícero Romão Batista.

Insatisfeito com as punições impostas, o padre Cícero resolveu ir a Roma tratar diretamente com o Papa. Chegando à Cidade Eterna, o padre cearense hospedou-se num colégio de freiras aguardando ser recebido pelo chefe da Igreja Católica, o papa Leão XIII (1878-1903). Não conseguindo esse desiderato, foi examinado pelo Tribunal do Santo Ofício, que remeteu ao Papa um Relatório sobre todas as ocorrências no Juazeiro. Enquanto isso, Cícero ficou no aguardo da decisão papal, o que só veio quando ele já retornara ao Juazeiro. Sem muita surpresa, o padre recebeu a sentença do Sumo Pontífice que, em sua infalibilidade, confirmava o que havia sido determinado pelo bispo de Fortaleza.

Afastado em definitivo de suas obrigações sacerdotais e sem esperança da absolvição, Cícero adentrou de vez no mundo da política quando, em 1914, aliou-se ao governador deposto do Ceará, Nogueira Aciolly e lutou no episódio conhecido como “Sedição de Juazeiro” quando as forças restauradoras derrotaram a polícia cearense do então governador Franco Rabelo, o que proporcionou a recondução do seu amigo Nogueira Aciolly ao cargo de governador do Estado e, com isso, o padre revestiu-se de grande prestígio junto aos donos da ordem reestabelecida.

A reconciliação do padre Cícero com a Igreja de Roma só veio acontecer em 2015 quando o papa Francisco aceitou a abertura do processo de beatificação do sacerdote cearense. A partir daí, Cícero passou a ser considerado um “Servo de Deus”, a caminho da reabilitação, o que poderá levá-lo a ser um dia Beato e, tal qual Joana D’Arc - que foi também excomungada, queimada na fogueira da Santa Inquisição e, depois, tornada santa -  até ser canonizado Santo da Igreja que lhe excomungou. Desde então, a imagem do “Padim Ciço” teve a permissão para ser exibida nas Igrejas da religião Católica.

Na verdade, para o povo do Juazeiro e de quase todo o Nordeste brasileiro, o padre Cícero já é considerado um Santo; mesmo porque, sem a anuência do Vaticano, mas com a aclamação dos devotos, Cícero já é, há muito tempo, considerado um santo popular consagrado pelos fiéis, porém não reconhecido (ainda) pela Igreja quando acusado de heresia foi condenado um dia. Nesse caso, a infalibilidade do papa Francisco tem sido muito mais benéfica à fé nordestina – quando reabilita o padre Cícero - do que a falível decisão do papa Leão XIII quando ratificou sua excomunhão. Malgrado a hipocrisia e a incoerência da Igreja Católica, quando reabilita o Padre Cícero com o intuito de estancar a sangria desatada de fiéis católicos rumo aos cultos evangélicos, só podemos acrescentar que: Roma locuta, causa finita est.

Não bastasse a absolvição eclesiástica promovida pela Igreja Católica, em 2015, pelas mãos do Papa Francisco, o padre Cícero Romão Batista foi também reconhecido pelo poder civil e é agora considerado “Herói da Pátria”. Através da Lei nº 14.693/23, de iniciativa do presidente Luís Inácio Lula da Silva e aprovada pelo Congresso Nacional e que1 foi sancionada em 11 de outubro de 2023, com o seguinte teor:

Art. 1º Fica inscrito no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria, que se encontra no “Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves”, em Brasília, Distrito Federal, o nome do Padre Cícero Romão Batista.

Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Além de ser considerado “Servo de Deus” pela Igreja de Roma e Santo Popular pela maioria dos nordestinos, Padre Cícero é agora também, um Herói da Pátria. Rehabilitatio quae sera tamen!



 

 

sábado, 24 de agosto de 2024

SABÁTICAS

. Escândalo quanto ao uso de cheques nominais a servidores da prefeitura de Princesa e endossados pelos mesmos, chega à raia da falta de respeito a toda a população princesense. O pior é que, o alcaide, sequer toca no assunto. Não quer mexer para não aumentar o fedor. E, as autoridades, emudecidas...

. São milhares de reais que estão sendo usados de forma inescrupulosa e criminosa quando, esses cheques endossados, são sacados na boca do caixa de bancos oficiais e, os supostos “beneficiários”, no mais das vezes não veem a cor do benefício prometido.

. Não bastasse isso, semana passada, foi divulgado um empenho no valor de R$ 296 mil para a contratação de palestrantes para TDAH. Palestras que poderiam ser ministradas pela FUNAD gratuitamente. Em Princesa, a fábrica de fazer dinheiro não para.

. Escândalos são o que não faltam na trupe de Nascimento. Na última quarta-feira (21), o TCE/PB questionou o vereador Garrancho, que é presidente da Câmara Municipal e candidato a prefeito pelo grupo do poder, sobre o superfaturamento na locação de um veículo FIAT Uno. Segundo o Tribunal, o valor dispendido na locação daria para pagar o valor do carro e ainda sobrariam R$ 7 mil.

. Passados três dias, o presidente Garrancho não se pronunciou sobre a denúncia e continua impávido em busca de votos para se eleger prefeito. O silêncio se constitui uma falta de respeito além de atestar que, quem cala consente.

. O deboche aumenta quando, em suas falas, o candidato de Nascimento diz que representa a continuidade da “obra” de seu criador. Na verdade, essa assertiva serve como uma resposta atestando que a prática será a mesma, que as falcatruas se manterão sem solução de continuidade.

. Falar em deboche, no início dessa semana que se finda, a diretora do Hospital Regional de Princesa deixou a “saúde de excelência” do nosocômio que dirige e foi consertar seu braço quebrado no Hospital “Eduardo Campos” em Serra Talhada.

. Na verdade, esse tipo de comportamento não é novidade e acontece também na “educação nota 10” quando, alguns dos filhos de professores da Rede Municipal de Ensino de Princesa, estudam em Jericó e Lagoa da Cruz.

. Gesticulando muito com as mãos – talvez para realçar as pulseiras e os vários anéis de ouro -, o alcaide heterogêneo foi veemente, em entrevista ao portal “mariajoão” quando disse que, na sua administração não tem “rachadinha”. Pode ser que esteja dizendo a verdade, porém, salários inferiores ao Salário Mínimo é o que mais existe quanto aos servidores terceirizados.

. Tomou posse como presidente STJ – Superior Tribunal de Justiça, o paraibano Herman Benjamin. Ele nasceu em Catolé do Rocha.

. A Suprema Corte da Venezuela ratificou a fraude eleitoral declarando Nicolás Maduro reeleito, proibiu a divulgação das atas eleitorais, declarou que essas decisões são irrevogáveis e ameaçou com prisão aqueles que a contestarem. O trunfo é paus!

. A candidata a presidente dos EUA, Kamala Harris, já ultrapassa o republicano, Donald Trump, nas pesquisas eleitorais. Ela tem 49% e Trump 44%.

. Os abraços de hoje, vão para: Ernesto Mangueira, Vanildo Bicheiro, Socorro de Zé Galego, Bidiça, Pipita, Cláudio Oliveira, Wilma Lima, Júnior Móveis, Cagado, Rafael de Aparecida, doutor Zoma, Júnior Gás, Lourdes Fogueteiro, Edi Cardoso, João Pinheiro, Horácio Virgulino, Fátima Caboclo, Cristina da Emater, Alexandre Carlos, Pereira Policial, doutor Virgulino, Anita Marreta, Boneca de Manezim Pereira, Ramahyana Cordeiro, Zé Vieira, Dedé Leandro, Zé Potoca, doutor Niedson, Hélder Medeiros e Manezim da Carroça.



70 Anos do suicídio de Getúlio Vargas

Há 70 anos se suicidava o então presidente da República, Getúlio Vargas. Foi na madrugada do dia 24 de agosto de 1954. Pressionado pelas forças conservadoras lideradas pela UDN – União Democrática Nacional, Vargas, recusando-se a renunciar ao mandato - no que o pressionavam para investigá-lo sobre possíveis atos de corrupção em seu governo -, resistiu até a ocorrência do atentado da Rua “Toneleiros” em que foi morto o major Vaz e ferido no pé o então deputado oposicionista que mais o perseguia, Carlos Lacerda. Vendo que a situação se agravava e que os militares já se mobilizavam para derrubá-lo, Getúlio tomou a decisão fatal: deu um tiro no peito e, como ele mesmo escreveu em sua “Carta Testamento”: “Saio da vida para entrar na história”. Fecha o pano.



sexta-feira, 23 de agosto de 2024

Rúbia Matuto inaugura hoje comitê de campanha

Será hoje (23) a inauguração do comitê da campanha eleitoral da candidata a prefeita de Princesa, Rúbia Matuto (União Brasil). A partir das 16h44 à Rua Coronel Marcolino (Rua Grande), no ponto onde funcionava a pizzaria "O Porão", será aberto o comitê quando deverá acontecer o adesivamento de veículos e a distribuição de material para os correligionários.



Divulgado o cronograma para a campanha eleitoral em Princesa

 

Reunidas com a juíza eleitoral, as coligações partidárias de Princesa definiram o cronograma que regulamentará as campanhas eleitorais dos candidatos a prefeito, prefeita, vereadores e vereadoras. Foi celebrado um acordo em que, a partir de hoje (23), os dias ímpares serão utilizados para o acontecimento dos eventos políticos do grupo de oposição e, os dias pares, serão para os eventos do grupo de situação.

Os comícios de encerramento dos dois partidos acontecerão no dia 3 de outubro, concomitantemente. Provavelmente, o da situação acontecerá à Praça Epitácio Pessoa e, o da oposição, na Praça José Nominando ou no Bairro Maia. Para a realização das últimas carreatas dos partidos, foram designados os dias 1° e 2 de outubro. No dia 1° será a da oposição e, no dia 2, a da situação.

Nos dias 4 e 5 de outubro, não será permitida a realização de nenhum evento de campanha; tudo se encerrará com o comício do dia 3. O programa de rádio terá início no dia 30 deste mês de agosto iniciando com o programa do candidato Garrancho, seguido do da candidata Rúbia. Quanto aos vereadores, os programas seguirão a seguinte ordem: União Brasil, PSB, MDB e Republicanos.



Mais cheques endossados na prefeitura de Princesa

 

É uma verdadeira farra como dinheiro público! Após veiculação de matéria, neste blog, sobre os cheques nominais endossados pelos aposentados e pensionistas, uma servidora efetiva da prefeitura de Princesa me procurou para denunciar fato similar. A mulher me confirmou que, em reunião ocorrida em 27 de dezembro do ano próximo passado, o prefeito Ricardo Pereira do Nascimento prometeu distribuir feiras, botijões de gás e carnes para os auxiliares de serviços gerais, garis, etc. Para tanto, todos tiveram que endossar cheques nominais a eles, no valor de R$ 1 mil.

É uma farra que não para. E, o pior, é que até agora, passados oito meses, nenhum deles recebeu esse mimo. O problema se agrava quando as autoridades competentes que têm conhecimento disso - a exemplo do Ministério Público e do Tribunal de Contas do Estado não tomam providências. Já o alcaide, nas várias entrevistas que concede se autoproclamando o homem mais honesto do mundo, não trisca no assunto nem permite ser perguntado sobre essas estripulias com o dinheiro do povo. Parece que teremos que recorrer, ou ao bispo ou, às urnas.



quinta-feira, 22 de agosto de 2024

Presidente da Câmara Municipal de Princesa superfatura locação de veículos

 

Não é sem motivo que o presidente da Câmara Municipal de Princesa e candidato a prefeito, o vereador Garrancho, diz que dará continuidade à "obra" de seu padrinho, o prefeito Ricardo Pereira do Nascimento. Antes de nascer, a criatura já herda o comportamento do criador. Com um orçamento imensamente inferior ao da prefeitura, Garrancho já está praticando estripulias imensas. Imagine se for eleito prefeito! Na verdade, na escola em que ele estuda tem se apresentado como um ótimo aluno.

O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba - TCE/PB acaba de apontar várias irregularidades na administração da Câmara Municipal de Princesa. Entre as diversas falcatruas está o superfaturamento na locação de veículos para aquele poder com um gasto de quase R$ 50 mil na contratação de veículos. Só para ilustrar, Garrancho locou um veículo Fiat Uno Way 1.0 por R$ 48 mil. Com esse dinheiro seria possível comprar o carro e ainda sobrariam R$ 7 mil.

Além dessas falcatruas, o presidente da Câmara e candidato a prefeito fez farra também com o dinheiro público quando da contratação de pessoal para aquele Poder, sem concurso público e sem licitação, quando a Câmara Municipal já tem um quadro de servidores efetivos. Na verdade, o Garrancho não está roubando, mas herdando do seu chefe. Obediente, o galho se espelha no tronco para continuar afundando Princesa com o intuito único em promover a prosperidade de uma quadrilha que quer permanecer no poder. É essa a continuidade que tanto pregam!



quarta-feira, 21 de agosto de 2024

Prefeitura de Princesa contrata empresa para dar palestra por quase R$ 300 mil

Não bastasse o convescote do Acqua Clube quando foram emitidos vários cheques (endossados) de R$ 750 para distribuição de mimos aos aposentados e pensionistas (o que ainda não foi feito), a prefeitura de Princesa contratou uma empresa, sem licitação, no valor de R$ 296 mil para a promoção de Formação continuada de professores e cuidadores ligados aos cuidados educacionais de pessoas portadoras de TDAH.

TDAH significa Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade, ou seja, pessoas portadoras de autismo. É certo que essas pessoas necessitam de assistência especializada, todavia, é certo também que esse tipo de treinamento é fornecido, gratuitamente, pela FUNAD – Fundação Centro Integrado de Apoio às Pessoas com Deficiências. O esquisito é essa despesa astronômica e desnecessária em pleno período eleitoral.

Pelo visto, a Prefeitura está nadando em dinheiro, pois, ao invés de contratar com a FUNAD, gratuitamente, prefere dispender quase R$ 300 mil. Se assim for, deveria pagar os salários atrasados dos contratados e terceirizados; tapar os buracos das ruas; fazer os esgotos nas periferias; abastecer os Postos de Saúde com os medicamentos necessários ao tratamento de doenças crônicas, dentre outras necessidades. Ao contrário, o que se vê é um festival de despesas por demais estranhas e injustificáveis.