ODE

quarta-feira, 15 de outubro de 2025

Em Princesa, a oposição acordou

Depois do episódio das denúncias sobre diárias e cheques sem fundos denunciados pelo vereador Arley Moura (MDB), instalou-se grave polêmica envolvendo o ex-prefeito Ricardo Pereira do Nascimento que teve de ir à Câmara Municipal conceder entrevista em defesa do que acha ser certo, mesmo confrontado com as provas apresentadas pelo vereador da oposição. Estava tudo calmo, no entanto, em face do despertar do Moura para as supostas falcatruas do ex, o circo voltou a pegar fogo.

Arrogante que é, Nascimento se arvora de vestal e se diz incólume quanto as denúncias apresentadas. Usa argumentos fortes para se dizer inocente, convence os circunstantes que são pagos para aplaudi-lo, mas deixa interrogações quanto ao conteúdo das denúncias. O pior é que o vereador Arley Moura disse que está só começando. Segundo informações que me chegam, são volumosos os papéis que o Arley Moura tem para divulgar em breve.



Centrão já considera Bolsonaro página virada

É pesado o jogo da política e, se tratando de “centrão”, a coisa se exacerba. Naquele segmento da política, quando o quadro se deteriora, a porta de saída é a serventia da casa. É isso o que está acontecendo com os bolsonaristas mais empedernidos. Depois da queda política provocada pela condenação do chefe, o bolsonarismo está sendo posto em segundo plano e sendo realçados os defeitos que antes eram tolerados. No início desta semana, o presidente do Progressistas, senador Ciro Nogueira, deu tom do que representam, os adeptos e familiares do ex-presidente, para seu projeto político.

Com todas as letras, Nogueira disse que Eduardo Bolsonaro (o príncipe doidinho arranchado nos EUA) tem causado “prejuízos gigantescos” ao projeto dos conservadores com vistas às eleições presidenciais do próximo ano. Ou seja: o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro é tóxico e deve ser descartado. No entanto, pragmático que é, o centrão não dispensa os votos bolsonaristas, mas lê pesquisas e sabe que o “mito” não protagoniza mais nada. Depois que as ações de Eduardo empoderaram Lula, a turma do centrão procura se desvencilhar dele. Não rola mais química, Bolsonaro é página virada.



terça-feira, 14 de outubro de 2025

Em pronunciamento na Câmara Municipal, ex-prefeito de Princesa detona oposições

 

Travestida de entrevista coletiva, a fala do ex-prefeito de Princesa, Ricardo Pereira do Nascimento (PSB), teve o condão de despertar os ânimos da oposição princesense. Todo mundo sabe que quanto mais se mexe em merda mais ela fede, e deverá ser esse o resultado da fala de Nascimento. Em busca de defender-se das denúncias feitas pelo vereador da oposição, Arley Moura (MDB) que trouxe à tona falcatruas antigas e recorrentes, o ex - que na verdade continua sendo de fato -, em pose de vestal, esculhambou com todo mundo.

O fato se atém a denúncias sobre os atrasos salariais de servidores municipais; o recebimento, pelo ex-alcaide, de altos valores em diárias e a emissão de cheques sem fundos pela edilidade para atender interesses nem sempre republicanos. Em face disso, Nascimento chamou Moura de mentiroso, se disse injustiçado com essas denúncias "infundadas" e justificou a posição do vereador como sendo a de quem está desesperado, acrescentando que a oposição está "estraçalhada" e, pasmem! Que é um homem honesto, simples e que não tem apego ao poder, ou seja, uma verdadeira vestal.

O problema é que o vereador Arley Moura, em sua denúncia, mostrou os cheques emitidos, inclusive alguns com insuficiência de fundos e provou que os salários dos servidores terceirizados estão atrasados o que o próprio Nascimento admitiu. Na verdade, o circo armado pelo ex tem o condão de impressionar a todos quando usa o ataque como defesa, o que não convence a ninguém, mas deixa a impressão - para os seus e para os desavisados - de que tem razão no que diz.

Aloprado em suas afirmações, Nascimento, mesmo depois de nove anos no comando da prefeitura, chegou ao ponto de botar a culpa dos atrasos salarias nas administrações anteriores. No afã de diminuir seus adversários, chamou a todos de "sem índole", "mentirosos" "frangos" e "acéfalos" (impressionante seu afixionamento por "cabeças"), mas esqueceu de justificar os cheques endossados por aposentados e pensionistas para o recebimento de feiras, o que nunca foi concedido. Para quem não o conhece e escuta Nascimento, acha que é a voz da pessoa mais honesta do mundo. Arley disse que tem mais.



Uma frágil paz?

A paz celebrada ontem (13) no Egito teve a pompa de um evento grandioso e definitivo. Sob a batuta do presidente americano, Donald Trump, várias cabeças coroadas pelo poder mundial se reuniram no Cairo para assinar papéis e comemorar a paz entre Israel e os terroristas do Hamas. O problema é que nenhum dos dois contendores estavam presentes ao evento. Foi um acordo de 20 pontos, enfiado de goela-abaixo pelo presidente Trump e que, pela sua fragilidade, poderá ser desfeito a qualquer momento.

Primeiro porque o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu aceitou apulso; segundo porque os terroristas do Hamas continuam em Gaza e bem armados. O lucro desse circo armado se constitui apenas na libertação dos últimos reféns sobreviventes ao atentando de 8 de outubro de 2023 e no cessar dos bombardeios, mas o circo continua armado num cenário de guerra que já dura 77 anos, desde a instalação do estado de Israel. Tomara que dê tudo certo o que está mais para trégua do que para uma solução definitiva.



segunda-feira, 13 de outubro de 2025

NOTA DE ESCLARECIMENTO (EM DEFESA DA VERDADE)

Como vereador Arley Moura, venho esclarecer que a publicação feita pelo blog Maria João Tavares é tendenciosa, mal-intencionada e completamente desconectada da verdade.

Não houve convite para nenhum debate político. O que aconteceu foi um chamamento da imprensa feito pelo ex-prefeito, em clara tentativa de reagir às denúncias sérias e fundamentadas apresentadas por mim, que vêm incomodando muita gente. E, pasmem, o blog em questão sequer teve o interesse de noticiar a denúncia sobre o atraso salarial, mas agora se apressa em tentar confundir o povo com uma narrativa distorcida e oportunista.

Chamar uma coletiva unilateral de “debate” é manipular a informação para enganar o povo, algo que, infelizmente, já virou costume de quem tenta controlar a narrativa quando se vê acuado pelos fatos.

Não preciso de palanque armado nem de espetáculo para me defender. Falo com o povo nas ruas, com transparência e coragem, como sempre fiz.

Enquanto alguns tentam abafar as denúncias com manchetes falsas, seguimos firmes, confiando que a verdade e o tempo colocarão cada um no seu devido lugar.

E, por fim, deixo de lado a incompetência do referido blog e lamento profundamente o papel que alguns escolhem desempenhar na tentativa de enganar a população.

Arley Moura



Ex-prefeito de Princesa responde a críticas de vereador da oposição

O ex-gestor de Princesa, Ricardo Pereira do Nascimento (PSB), após receber críticas acerbas desferidas pelo vereador de oposição, Arley Moura (MDB), convocou toda a imprensa amiga para se fazer presente na Câmara Municipal, hoje (13), a partir das 10h00 da manhã, ocasião em que o ex-prefeito defenderá a administração a qual controla com mão de ferro. Duas situações esquisitas se observa nisso. Primeiro que quem deveria responder às críticas deveria ser o prefeito de direito, Garrancho (PSB). Segundo, seria de bom alvitre que os blogs e demais meios de comunicação que não rezam na cartilha de Nascimento fossem também convocados para essa entrevista coletiva. Como não pode ser assim, aguardemos o que o alcaide de fato tem a dizer em defesa do indefensável.



sábado, 11 de outubro de 2025

SABÁTICAS

. Ainda bem que a crise das falsificações – com Metanol - de bebidas alcoólicas destiladas no Brasil não está acontecendo no governo de Jair Bolsonaro, senão teríamos, todos, de parar de beber.

. Falar nisso, o Ministério da Saúde já providenciou a compra de 3 mil frascos do antídoto Fomipezol, direto do Japão. Esse medicamento anula os efeitos do Metanol. Se assim houvessem agido com as vacinas contra covid-19, muitas vidas teriam sido poupadas.

. Já o governador de São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas – Tal qual o chefe quando disse: “Não sou coveiro” – declarou que só se preocupará de verdade quando começarem a batizar a Coca-Cola com Metanol.

. Depois da reunião, em videoconferência, do presidente americano, Donald Trump com o presidente do Brasil, Luís Inácio Lula da Silva, as ações de lesa-pátria empreendidas pelo deputado Eduardo Bolsonaro, lá nos EUA, perderam força.

. A verdade é que uma abelha zoou no ouvido de Trump e o fez ver que tudo o que os bolsonaristas lhes passaram não passava de Fake News: tudo mentira. Em face disso, o galego resolveu rolar uma química com Lula e, provavelmente, todas as sanções contra o Brasil serão revistas.

. Mesmo assim, os bolsonaristas, que não têm “sitocômetro”, insistem achando que ainda têm poder para sabotar a democracia. Bolsonaro, no Brasil (e tudo indica que nos EUA também), é uma página virada. Vida que segue...

. Para completar, Donald Trump – em entrevista no salão Oval da Casa Branca – declarou: “Lula is good-man”.

. Na Paraíba, em que pese a pré-campanha eleitoral para governador esteja enrolada, para o Senado, a liderança é do governador João Azevedo (PSB). Até Cícero Lucena (sem partido) declarou que votará em João.

. Falar em votar, o ex-governador Ricardo Coutinho (PT), declarou, numa entrevista concedida à TV Arapuan: “Voto em qualquer candidato a governador que Lula apoiar”. E se o candidato for o mesmo de João Azevedo? Sei não...

. Falar em eleição, o nome do Secretário de Administração da Paraíba, Tibério Limeira (PSB), vem crescendo na preferência de várias famílias em Princesa. Em breve, Giovanni Nominando divulgará uma lista grande de apoios já firmados.

. De acordo com pesquisas eleitorais recentes, tanto Tibério Limeira para deputado estadual quanto Fábio Tyrone (PSB) para deputado federal, figuram na lista dos eleitos e muito bem colocados.

. Depois que Tião Lucena divulgou, em seu Blog, a denúncia do suplente de vereador Márcio Caboclo (MDB) a uma rádio de João Pessoa sobre os salários atrasados dos barnabés princesenses, a coisa pegou e a repercussão foi grande em toda a Paraíba.

. Para completar, o vereador Arley Moura (MDB), fez um Requerimento solicitando o pagamento dos 4 meses de salários atrasados aos terceirizados da Saúde e da Educação e gravou um vídeo, divulgado nas redes sociais.

. Em sua fala defendendo a propositura, Moura detonou a administração dizendo que somente no primeiro semestre deste ano de 2025, o ex-prefeito Ricardo Pereira do Nascimento recebeu mais de R$ 100 mil de diárias. Segundo o vereador, esse dinheiro daria para pagar quase uma folha de salários atrasados.

. Enquanto isso, o prefeito de direito e o de fato, acompanhados por alguns assessores e familiares, passaram quase a semana toda em São Paulo, participando de um Seminário Internacional sobre Educação. A Secretária de Educação não foi convidada.

. Para custear esse périplo educacional, saíram dos cofres da prefeitura de Princesa cerca de R$ 60 mil. Ou seja, valor que daria para pagar-meia folha de pagamento dos atrasados.

. Falar nisso, além do já famoso “café com deus”, deveria ser criado também um “café com os terceirizados”.

. Falar em café, os aposentados e pensionistas que endossaram cheques de R$ 700, em dezembro de 2023, para receberem feiras, até hoje estão com as bocas abertas esperando esse mimo que, tudo indica, o gato comeu.

. Certos procedimentos ou procedimentos incertos poderão manchar o CPF de alguém em futuro próximo de pessoas muito próximas.

. Uma fonte fidedigna me confidenciou que está se armando um racha na seara da situação política em Princesa. Que alguns vereadores estão se enfronhando para votar em Cícero Lucena para governador. Tá explicada a falta de definição de Nascimento sobre quem será seu candidato a governador.

. Princesa é a única cidade, no Brasil, que vereador decreta Estado de Calamidade Pública. Nem no Irã ninguém vê isso, vôte!

. Pelo menos duas notícias boas: O cessar-fogo na Faixa de Gaza e o prêmio Nobel para a venezuelana Maria Corina Machado. E a bandeira continua arriada.

. Os abraços de hoje, vão para: Zezinho Evaristo, Zé Casusa e Ceição, Soraya Barros, Georginho, Zé Potoca, prefeita Solange, Armando de Gino, Coco de Odálio, Bia do Banco do Brasil, Adriano Galdino, Antônio Leandro, Zé Alberto do Posto santa Maria, Cabo Domingos, João de Migué, Terezinha Mariano, Mariângela Sitônio, Cláudio Oliveira, Lourdes Paulino, Lourdes de Pedro Fogueteiro, Arley Moura, Rosane de Gonzaga Bento, Márcio Caboclo, senador Veneziano e Hélio Peixe.



Em Princesa, salários atrasados foram o assunto da semana

Após divulgação em vários portais sobre os atrasos salarias da prefeitura de Princesa, o que causou grande repercussão, os dois lados da política princesense se mobilizaram quanto a esse relevante fato. Do lado da situação, foi escalado o vereador Iran Pinto (PSB) para defender o indefensável. Em entrevista, o Pinto reconheceu os atrasos salariais e justificou dizendo que a empresa responsável pela terceirização dos servidores contratados não compareceu à licitação e, assim, o prefeito não pôde fazer o repasse dos recursos necessários para a liquidação das folhas de pagamento.

Por outro lado, o vereador de oposição, Arley Moura (MDB), protocolou Requerimento na Câmara Municipal e fez pronunciamento nas redes sociais. No Requerimento, solicitou o pagamento dos quatro meses de salários atrasados aos servidores terceirizados da Saúde e da Educação. Em sua fala, Moura denunciou que o ex-prefeito Nascimento recebeu - somente no primeiro semestre deste ano – mais de R$ 100 mil de diárias, o que daria para amenizar o sofrimento dos barnabés que trabalham sem receber. Enquanto Iran Pinto diz que Princesa avança em desenvolvimento, Arley Moura mostra que, a prosperidade, se restringe a poucos apaniguados.

É esse o quadro da política princesense. Enquanto uns passeiam com o dinheiro público, outros mendigam de pires na mão em busca do que lhes é de direito, e o pior é que ninguém pode reclamar seus sobre direitos sob pena de ser sumariamente demitido. É nisso que dá o poder total quando não restam alternativas senão reclamar ao bispo. Ainda bem que os salários atrasados acordaram a oposição que, certamente, a partir de agora chamará o feito à ordem e fará com que pelo menos a sociedade tome conhecimento da realidade administrativa quando temos um ex-prefeito que manda e desmanda e um prefeito que não disse ainda a que veio.



sexta-feira, 10 de outubro de 2025

Pesquisa aponta eleição de Fábio Tyrone e Tibério Limeira

 

Em pesquisa realizada nos últimos dias 28, 29 e 30 de setembro, pelo Instituto de Pesquisas SETA divulgada pelo portal Polêmica/PB, quando foram ouvidas 1.500 pessoas em 90 municípios paraibanos, com margem de erro de 3 pontos percentuais e nível de confiança de 95%, foram avaliados os prováveis eleitos para a Assembleia Legislativa e para a Câmara Federal nas eleições que se realizarão no próximo ano.

De acordo com a pesquisa os candidatos, Fábio Tyrone (PSB), ex-prefeito de Sousa, para deputado federal e o Secretário de Administração do Estado da Paraíba, Tibério Limeira (PSB), despontam com chances reais de vitória. Ambos pontuam em 9º lugar. O primeiro com 1,4% e, o segundo, com 1,8%. O líder da pesquisa para deputado estadual é o presidente da Assembleia, Adriano Galdino (Republicanos) com 3,8% e, para a Câmara Federal, Cabo Gilberto (PL) com 2,9%.



Polêmica Paraíba divulga balanço sobre preferência dos prefeitos paraibanos quanto aos pré-candidatos a governador

 

Após levantamento minucioso, o portal Polêmica Paraíba divulgou as preferências dos prefeitos dos 223 municípios da Paraíba quanto aos nomes que provavelmente disputarão o governo do Estado nas eleições de 2026. De acordo com a pesquisa, o pré-candidato que mais reúne preferências dos gestores municipais é o vice-governador Lucas Ribeiro (PP) com 96 prefeitos. O segundo é o senador Efraim Filho (UB), com 15 gestores municipais; em seguida aparecem o prefeito da capital, Cícero Lucena e o presidente da Assembleia, Adriano Galdino, ambos com três prefeitos cada um.

Nada mais natural do que a preferência se dirigir para o candidato apoiado pelo governador João Azevedo (PSB). O poder da máquina administrativa, no mais das vezes, é decisivo nas escolhas eleitorais. No entanto, são muitos ainda os indecisos. Uma das regiões onde existem mais prefeitos indecisos e a da Serra do Teixeira. Aqui, somente o prefeito de Tavares, Coco de Odálio (PSB), já declarou apoio a Lucas Ribeiro. Os demais (Manaíra, São José de Princesa, Princesa, Juru e Água Branca) todos se disseram indecisos.

Uma das estranhezas mais marcantes é a indecisão do prefeito de Princesa. Aqui são alocados mais de 700 postos de empregos concedidos de forma comissionada ou contratada de livre indicação do grupo liderado pelo ex-prefeito Ricardo Pereira do Nascimento. Malgrado esse privilégio, o chefe desse grupo se diz indeciso sobre quem vai apoiar nas eleições do próximo ano e não declara apoio a Lucas Ribeiro que é o candidato apoiado pelo governador João Azevedo. Uma fonte lá de dentro me informou que há uma máxima circulando nos meios políticos de Princesa, que diz: "Com governo ninguém rompe, trai". Eita!



quinta-feira, 9 de outubro de 2025

Escola de São José de Princesa é a campeã do IDE-PB

 Por Aldo Lopes 

A turma do quinto ano, da Escola Municipal Alzira Moura Magalhães, de São José de Princesa, conquistou a melhor avaliação, em todo estado da Paraíba. Quem diz isso é o IDE-PB, um índice que mede a qualidade da educação em todos os
municípios do estado. Além de avaliar o desempenho dos estudantes em testes padronizados de português e matemática, o IDE-PB considera também o fluxo escolar, que é a taxa de aprovação dos alunos.

A turma da escola Alzira Moura Magalhães — que alcançou a melhor nota de todas as unidades do estado da Paraíba, tendo portanto seu desempenho reconhecido em nível estadual — foi a turma da professora Socorro Cristina de Morais. Exultante com o resultado, a professora comemorou o êxito, prometendo mais empenho no sentido de manter o nível e seu comprometimento pessoal com a qualidade do ensino.

“Estamos colhendo os frutos agora, porque fizemos o dever de casa, que foi a correta aplicação dos recursos e, o mais importante: a gestão eficiente”, disse o prefeito Juliano Matuto, ja em seu segundo mandato.

Para a secretária Angelica Lopes, da Educação do município de São José de Princesa, “foi um gol de placa esse reconhecimento”. Ela considera que isso só aumenta a responsabilidade de todos os envolvidos em manter o padrão de qualidade do ensino não apenas na escola premiada, mas em todas as unidades da rede municipal.

A escola Alzira Moura Magalhães, sob a gestão da professora Fausta Maria Ferreira, atende ao público da educação infantil ao Fundamental I. Com um total de 134 alunos, apenas 75 estudam em tempo integral no prédio localizado do final da Santa Rosa, bem na saída para Patos Irerê.

https://www.blogdotiaolucena.com/escola-de-sao-jose-de-princesa-e-a-campea-do-ide-pb/

quarta-feira, 8 de outubro de 2025

Viva os Nordestinos!

Hoje, 8 de outubro, é o Dia do Nordestino. A data foi escolhida em homenagem a dois nordestinos que engrandecem a região: Catulo da Paixão Cearense e Patativa do Assaré. A importância dessa comemoração dá-se pelo fato de ser o Nordeste uma região peculiar do Brasil. Diferente em quase tudo, nós temos uma forma de falar diferente, uma culinária espetacular, um folclore e uma cultura riquíssimos e um jeito diferente de viver quando aqui é cultuada a alegria sem limites.

Não bastassem essas peculiaridades, foi no Nordeste que o Brasil começou quando Pedro Álvares Cabral aportou em Porto seguro, na Bahia e são daqui as maiores expressões culturais do Brasil personificadas em escritores, compositores, intérpretes, etc., do quilate de Jorge Amado, Zé Lins do Rego, Ariano Suassuna, Zé Américo de Almeida, Graciliano Ramos, Aluízio de Azevêdo, Gilberto Freyre, Câmara Cascudo, estes na literatura e, na música: Caetano Veloso, Gilberto Gil, Geraldo Azevedo, Elba Ramalho e o grande Luiz Gonzaga.

Se fôssemos relacionar os grandes nomes da cultura nordestina não haveria papel que fosse suficiente. No entanto, não são somente números, mas sim a qualidade dos que daqui saíram para o “sul maravilha” e para o mundo levando o nosso talento para maravilhar a todos. Nordeste de praias maravilhosas; de arquitetura singular; protagonista de fatos históricos relevantes para a formação da Nação brasileira; berço de políticos de grande vulto, enfim, uma terra que orgulha a nós e àqueles que valorizam o que é bom. Viva o Nordeste!



Cabo Domingos continua em apoio ao deputado Michel Henrique

Sem fugir aos seus compromissos políticos, o suplente de vereador e sargento Carlos Domingos, mais conhecido por “Cabo Domingos”, acaba de reafirmar seu apoio à pré-candidatura do deputado estadual Michel Henrique à reeleição. Instado para apoiar outros postulantes, Domingos preferiu manter o compromisso que assumiu desde 2022 e tornará a emprestar apoio eleitoral a Michel: “Minha posição é a mesma de antes, lutando por uma Princesa melhor e livre dos desmandos administrativos. Nosso compromisso com Michel se baseia no pensamento de fazer em prol de Princesa”. Domingos é o primeiro suplente de vereador pelo MDB em Princesa.



Líder da oposição na Câmara Federal torce para que deem erradas as confabulações Brasil/EUA

Caminhando na contramão dos interesses nacionais, o líder da oposição na Câmara Federal, o deputado Sóstenes Cavalcanti (PL/RJ), comemorou a indicação do Secretário de Estado, Marco Rubio, pelo presidente americano, para confabular com o vice-presidente Geraldo Alckmin sobre os problemas que afetam a economia e a política brasileiras. Segundo Sóstenes, a indicação de Rubio foi um “golaço”. Ou seja, pelo radicalismo ideológico do Secretário de Estado, Sóstenes espera que, sob sua coordenação, nada aconteça em favor do Brasil.

Malgrado a boa vontade demonstrada pelo presidente Donald Trump em reestabelecer boas relações com o Brasil, bolsonaristas radicais insistem em torcer contra e, não somente isso, conspiram para que dê tudo errado em desfavor da Nação brasileira. Não bastasse o filho do ex-presidente haver fincado raízes nos EUA em promoção de ações contra o interesse nacional, aqui, os líderes no Congresso Nacional recebem altos salários para funcionarem contra o Brasil. De sorte que o pragmatismo de Donald Trump detectou a falsidade das ações dos golpistas e envereda agora, para desgosto deles, pelo caminho da sensatez. 



Hoje tem Sessão na Câmara Municipal de Princesa

Grande expectativa da população sobre o que vai acontecer hoje (8) na Câmara Municipal de Princesa. Haverá Sessão Ordinária naquela Casa Legislativa. Não tenho conhecimento sobre a pauta dos assuntos que serão discutidos pelos nossos edis mirins, mas acho que a abordagem principal deverá ser o tema que dominou o noticiário neste início de semana: os atrasos salariais dos servidores terceirizados e contratados da Prefeitura Municipal.

Após denúncia do suplente de vereador, Márcio Caboclo (MDB), o que repercutiu no âmbito do Estado, o vereador Iran Pinto (PSB) veio a público, justificar os atrasos sob o argumento de que os terceirizados não receberam seus salários por motivo de que a Cooperativa que os administra esqueceu de participar da licitação o que impediu a Prefeitura de fazer os repasses financeiros necessários para a efetivação do pagamento dos salários. Desculpa de amarelo.

Na verdade, o que parece é que, o vereador Pinto, foi escalado para defender o indefensável. Os salários dos terceirizados da área da Saúde – inclusive de médicos – vêm sendo atrasados há mais de 3 anos e o motivo não é esse dito pelo vereador. Basta ver o semblante do vereador, em defesa do indefensável, para se constatar que estão querendo passar manteiga na venta dos pobres barnabés. Mesmo assim, segundo Iran Pinto o problema está resolvido e, do genuflexório, esse privilegiado porta-voz afirmou que a partir de agora, todos receberão seus salários em dia. Veremos.



terça-feira, 7 de outubro de 2025

Tibério Limeira recebe mais um apoio importante em Princesa

 

Sob a coordenação do jovem Giovanni Nominando, a campanha do Secretário de Administração do Estado, Tibério Limeira, vem crescendo em Princesa. Desta feita, foi anunciado, ontem (6), o apoio do ex-vereador e ex-vice-prefeito de Princesa, Pacelli Mandú, à pré-candidatura de Tibério para deputado estadual. Pacelli é um quadro importante na política princesense e hoje representante de importante família da cidade. As ações coordenadas de Giovanni vêm dando corpo à pré-candidatura de Tibério e, segundo informações ainda sigilosas, são muitas as famílias importantes que estão na iminência de declararem apoio ao futuro deputado.



Prefeito Juliano Matuto comemora excelente performance na Educação

 

O prefeito de São José de Princesa, Juliano Matuto, comemora importante conquista na área da Educação daquele município quando São José foi agraciada com o prêmio de melhor desempenho na Educação do Estado da Paraíba. A Escola Municipal "Alzira Moura Magalhães" foi reconhecida como a melhor Escola da Paraíba na turma do 5º ano, alcançando 3,36 pontos no IDE-PB - Índice de Desenvolvimento da Educação da Paraíba.

O IDE-PB é um indicador que mede a qualidade do ensino nos municípios considerando o fluxo escolar, os índices de aprovação e o desempenho dos alunos em Língua Portuguesa e Matemática. Feliz com essa performance, o prefeito Juliano declarou: "Esse resultado é motivo de muito orgulho para todos nós. Parabenizo alunos, professores e toda a equipe gestora da Escola. Continuaremos investindo na Educação que é o caminho para o desenvolvimento do nosso município"



Nova pesquisa eleitoral já põe Lucas Ribeiro em segundo lugar

Pesquisa realizada nos dias 2 a 4 deste mês de outubro, pelo Instituto ANOVA em consórcio com o Portal PB Agora, realizada em 70 municípios paraibanos, atesta que o prefeito da capital, Cícero Lucena (sem partido) continua na frente pontuando com 31,6% seguido de Lucas Ribeiro (PP), com 16% e Efraim Filho (UB) com 13,7%. 21% se disseram indecisos e 16% informaram que votariam nulo ou branco. Essa pesquisa atesta um crescimento considerável do candidato Lucas Ribeiro, o que demonstra a força da influência da administração do governador João Azevedo (PSB). Ainda é cedo, mas os cavalos já estão correndo.




Videoconferência de Lula com Trump bota água na fervura dos bolsonaristas

 

E claro que, em se tratando de Donald Trump, cautela é um ingrediente necessário. No entanto, pelo evoluir das coisas parece que, finalmente, haverá um entendimento entre o presidente Lula e o mandatário americano. Primeiro foi o rolar de química por ocasião da Assembleia Geral da ONU. Agora, numa reunião em videoconferência - por iniciativa de Trump - Lula cobrou a retirada do tarifaço e das sanções às autoridades brasileiras. Em resposta, o presidente americano assegurou que as conversações continuarão sob a batuta do Secretário de Estado, Marco Rubio com o vice-presidente brasileiro Geraldo Alckmin.

Nesse caso, Trump deixou a porta aberta para um entendimento futuro e convidou Lula para se encontrarem, oportunamente, para tratarem de diversos assuntos de interesse comum. Na reunião, de novo foi abordado sobre a boa "química" entre os dois presidentes o que descontraiu a conversa que, antes, era prevista, pelos bolsonaristas, como uma oportunidade para o presidente americano humilhar o chefe da nação brasileira. Na verdade, esse encontro enterra de vez as pretensões de Eduardo Bolsonaro e Paulo Renato Figueiredo de anistiar o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Péssimo para os bolsonaristas, o encontro que abriu perspectivas de entendimento futuro acaba com as esperanças golpistas daqueles que não se conformam com o resultado das urnas. Pragmático que é, o presidente Trump, vendo que a verdade se escondia em narrativas vãs e mentirosas e que as sanções não surtiram efeito algum quanto a sucumbência do Brasil aos caprichos dos derrotados, envereda agora por um caminho futurista em prol do restabelecimento das relações bicentenárias do Brasil com os Estados Unidos. Um grande avanço e água na fervura dos bolsonaristas.



segunda-feira, 6 de outubro de 2025

Liderança do prefeito Coco em Tavares continua imbatível

 

De conformidade com pesquisa de intenção de votos, realizada nos últimos dias pela Rádio Princesa FM, para aferir as preferências eleitorais nos municípios de Princesa, Tavares e São José de Princesa aflorou, além das urnas, a inconteste popularidade do prefeito Coco de Odálio no município de Tavares quando seus candidatos a deputados, estadual e federal apresentaram alto índice de aceitação. Não bastasse isso, é em Tavares que o candidato ao Governo do Estado, Lucas Ribeiro, apoiado pelo governador João Azevedo, tem a melhor performance. Enquanto em Princesa, Lucas é o último colocado quando superado - em número de intenções de votos - pelo senador Efraim Filho e pelo prefeito Cícero Lucena, em Tavares, o candidato do governo empata com os demais concorrentes. Sem dúvida, a popularidade de Coco é incontestável.



Em Princesa, a farra das diárias continua

 

A insensibilidade e a falta de respeito da gestão municipal de Princesa com os servidores terceirizados e contratados saltam aos olhos. Como é saber de todos, os barnabés princesenses se encontram - algumas categorias - com até três meses de salários atrasados. Mesmo assim, os dois prefeitos (o de fato e o de direito), insensíveis a essa situação se locupletam com o dinheiro público sem nenhum escrúpulo. Não bastasse o astronômico dispêndio de recursos públicos com diárias, o que atingiu a cifra de meio milhão de reais somente no primeiro semestre deste ano, agora, os dois, acompanhados de assessores, flanam pela capital paulista num verdadeiro escárnio com os servidores que dão expediente e não recebem seus salários em dia. A foto acima ilustra bem essa situação quando posam no saguão de um hotel de luxo em São Paulo no vão intuito de participarem de um Seminário Internacional sobre Educação.



sábado, 4 de outubro de 2025

SABÁTICAS

 

. O prefeito da capital, Cícero Lucena, veio a Princesa para as comemorações do Aniversário da Rádio Princesa FM no último dia 1º. Subiu no palco do show do padre Fabrício, porém, igual animal contagioso, político algum se aproximou dele. É assim a política. Se fosse Lucas Ribeiro, o palanque tava cheio.

. Falar em Lucas Ribeiro, pesquisas eleitorais mostram um leve crescimento do candidato de João Azevedo e é porque a caneta não começou a funcionar ainda.

. Segundo o jornalista Gutemberg Cardoso, Garrancho e Nascimento não ficaram satisfeitos com a presença de Cícero no feudo.

. Agora tá complicado beber cachaça. Na verdade, ingerir qualquer bebida destilada é um perigo. Mais de 100 pessoas já foram contaminadas por metanol nos estados de São Paulo, Bahia, mato Grosso do Sul, Paraná, Pernambuco e Brasília, além de 8 mortes. O negócio é beber água, é mais seguro.

. Brasileiro só fecha a porta depois que o ladrão entra. Em face desse grave problema de bebidas contaminadas, o presidente da Câmara Federal, Hugo Motta, ressuscitou um projeto de Lei de 2007 que torna mais pesadas as penas para quem comete crime de adulteração de bebidas e comidas. Antes tarde do que nunca.

. Durante esta semana que termina, o assunto dominante, em Princesa, foram os atrasos salariais da prefeitura de Princesa. Os servidores da Saúde – depois das denúncias – receberam o mês de julho e a promessa de que, metade de agosto será paga em novembro. Setembro e outubro, Deus sabe quando...

. Na esteira dessa providência, os terceirizados da Educação deverão receber julho até o próximo dia 10. E todos devem se fazer de satisfeitos, pois, os que reclamam recebem recados que incluem demissão sumária.

. É nisso que dá o poder total: quem quiser é assim e, quem não quiser, é do mesmo jeito. E a bandeira continua arriada.

. Enquanto isso o prefeito de direito e o de fato, viajaram para São Paulo. Vão participar de um seminário Internacional sobre Educação na Universidade de São Paulo. E haja diárias.

. Nesse caso, domingo não terá o “café com deus”. Falar nisso, nada mais enfadonho do que essa sessão de orações. Se você olhar para a cara dos que assistem àquele ritual domingueiro, vê logo a expressão de mofa dos que escutam a leitura do livro sagrado. É como se estivessem doidos que terminasse a leitura.

. Com o intuito de pacificar o Brasil, o STF votou para que as vagas de deputados continuem as mesmas até 2030. Até Alexandre de Moraes votou a favor.

. Enquanto isso, Eduardo Bolsonaro, lá nos EUA, continua radicalizando. Ontem (3) ele afirmou que se não houver anistia ampla, geral e irrestrita, não haverá eleição no Brasil. Eita!

. Esse cara parece que vive fora mundo ou, por outra, está igual aquele que morreu e esqueceu de cair. Será que o filho do bozo não percebeu ainda que a casa caiu? Esse comportamento é pura babaquice. Já era...

. Enquanto isso, a rejeição de Lula cai e a popularidade aumenta. Temeroso, o governador de São Paulo já disse: “Vou disputar a reeleição ao governo de São Paulo”.  O diabo é quem é doido de arriscar...

. Quanto à sucessão presidencial, no grupo da extrema-direita, a coisa tá meio esquisita. Estão todos batendo cabeça

. Depois de semanas às voltas com as chamadas “pautas tóxicas”, Hugo Motta agora quer emplacar a Reforma Administrativa. Por isso tá meio feio na foto com juízes e promotores.

. O mundo tá mesmo mudado. Roberto Carlos, que nunca havia feito comerciais televisivos antes, está promovendo agora o Banco Mercantil. Será necessidade?

. Hoje é sábado, dia de tomar umas. Eu mesmo, só bebo se o dono do bar der o primeiro gole. Outra, quem não quiser beber “destilado” é só atravessar a rua e beber do outro lado.

. Os abraços de hoje vão para: Soneide de Joaquim, Restinho, Pedrinho da Pizzaria, Sônia de Aparício, Eliane de Parajara, João Duarte, doutor Virgulino, Micera, Eduarda de Tozinho, Frei Joaquim, Severino de Ada, Dedé de Paraíba, Cristóvão Laurindo, Licor das Trincheiras, Carlinhos de Neves, Dom Muniz, Geraldo Rodrigues, doutor Tássio, Marcos Abelha, Norma Pitada, Célia de Almeida, Marcone Lima, Cristiane Muniz, doutor Rivaldo, Chico de Tozinho, Damião de Zé de Quincas e dona Luizinha de Fila.



Giovanni Nominando em visita ao conselheiro

O jovem Giovanni Nominando Diniz, no afã de aprimorar-se na arte da política – atividade a que tem se dedicado ultimamente – foi beber na fonte. Na última quinta-feira (2), o bisneto de “seu” Mano visitou o primo e conselheiro Nominando Diniz em busca de orientações nessa arte em que “Totonho” é craque. Mesmo sem estar mais na militância política, Nominando recebeu o primo que se revela um quadro promissor da política princesense. Dedicado, simples e humilde, Giovanni cultua a arte de escutar e, por isso, vem se revelando um articulador de respeito.

Em Princesa, Giovanni se organiza junto a vários amigos para emprestar apoio às pré-candidaturas a deputado federal e deputado estadual do ex-prefeito se Sousa, Fábio Tyrone e do secretário estadual de Administração, Tibério Limeira, respectivamente. Membro de um clã familiar que participa da política de Princesa há quase 100 anos, o jovem vem ocupando espaço no cenário princesense graças à sua capacidade de relacionar-se com as pessoas e, principalmente, à atenção que dispensa a todos. Esse menino vai longe. 



sexta-feira, 3 de outubro de 2025

Governo desburocratiza regras para a Carteira Nacional de Habilitação

Através de Decreto, o governo federal deverá desburocratizar os trâmites para a retirada da CNH - Carteira Nacional de Habilitação. De acordo com a nova regra, os novos motoristas não terão mais a obrigatoriedade de se submeterem às aulas práticas e teóricas das Autoescolas. Com esse novo Decreto, os interessados em tirar a CNH poderão contratar um instrutor particular para as aulas práticas e estudar a teoria sobre as regras de trânsito por conta própria.

Além da comodidade, essa simplificação promoverá um barateamento no preço para a aquisição do documento. Segundo o ministério dos Transportes, 50% dos condutores de motocicletas não têm habilitação por motivo da falta de condição financeira para sua aquisição. Com essa nova regra o órgão acredita que estará promovendo também grande inclusão social. No entanto, todos os interessados deverão fazer as provas, práticas e teóricas normalmente.



Servidores do Hospital Regional de Princesa reclamam de salários atrasados

 

Vários telefonemas para este que escreve, desde ontem (2), se revelam dramáticos quando funcionários da prefeitura de Princesa, que prestam serviços no setor de Saúde, principalmente no Hospital Regional, reclamam de mais de três meses de salários atrasados. São servidores terceirizados - desde médicos até auxiliares de serviços gerais - que estão sem receber remuneração e que continuam trabalhando, lidando com vidas, por isso, uma situação verdadeiramente preocupante.

Não é essa uma novidade dessa nova gestão. Isso já vem acontecendo desde a administração anterior que, em quase tudo não houve solução de continuidade: a prática vem sendo a mesma em tudo. No entanto, o prefeito Garrancho, que mal começou, não tem apresentado nenhuma demonstração de que vai mudar essa prática. Enquanto grandes festas são realizadas e o fausto dos que comandam continua o mesmo, servidores de serviços essenciais penam sem receber seus salários.

Encoberta pelo manto da hipocrisia, a gestão municipal, que continua sob o comando do gestor anterior, se ampara em "cafés com deus" e nenhum pronunciamento que justifique esses atrasos salariais são feitos pelo gestor de direito. E o pior: ninguém pode reclamar sob pena de ser sumariamente demitido. Aliás, o que é dito diante das reclamações é que: "quem não estiver satisfeito, saia". É nisso que dá o poder total quando não restam opções para os que se veem prejudicados.



quarta-feira, 1 de outubro de 2025

As Bandeiras e o Brasão de Princesa

*Acima, em ordem decrescente, estampadas a primeira Bandeira de Princesa (criada em 9 de junho de 1930 por ocasião da proclamação do Território Livre de Princesa); a atual Bandeira do município e o Brasão de Armas.



O atual Pavilhão Municipal de Princesa foi criado em 1977, através de Lei Municipal, por iniciativa do então prefeito Sebastião Feliciano dos Santos (Batinho) – incentivado por mim e pela minha então namorada Ilva (hoje minha esposa) -, por ocasião das festividades comemorativas do 56º Aniversário da Emancipação Política do município. A ideia para o padrão da Bandeira de Princesa foi da então estudante Ilva Maria de Carvalho – uma das organizadoras do evento – que, estudiosa do tema, elaborou o esboço do Pavilhão e do Brasão do município o que, acatado pelo prefeito e por interveniência do então presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Antônio Nominando Diniz, foi enviado para o Instituto de Heráldica da cidade de Salvador na Bahia para a arte e confecção finais.

Em que pese não haver referências históricas, se tem notícia da existência de uma Bandeira anterior à atual. Sabemos que a cidade rebelada, quando da criação do Território Livre de Princesa, em 1930, teve Hino, Jornal, Constituição e Bandeira. Sobre o antigo Pavilhão Municipal há registro através do saudoso escritor princesense Otávio Augusto Pereira Sitônio Pinto (1945-2022), colhido de informações dadas pela princesense, também já falecida, Hermosa Pereira Sitônio (1913-2020) que a reproduziu, de forma oral, para este que escreve. Diante disso, o artista plástico de Princesa, Antônio Maximiano Roberto (meu irmão), desenhou um esboço da antiga Bandeira conforme imagem acima exposta.

As cores da atual Bandeira em azul, vermelho, amarelo e branco, têm o seguinte significado: Azul e Vermelho representam as cores da realeza europeia de onde veio a Família Real Brasileira à qual pertencia a Princesa Isabel; o Amarelo representa o ouro encontrado na região de Cachoeira de Minas; o Branco faz alusão à paz reinante após a “Guerra de Princesa” em 1930. Os símbolos, representados pela Coroa; Flor de Lis e os ramos de Algodão e de Milho (que figuram no Brasão do município) se referem, respectivamente, ao ornamento da cabeça da Princesa Isabel; ao símbolo das monarquias francesa e austríaca (de onde provêm os Orleans e os Habsburgo) e aos produtos agrícolas mais cultivados no município. Uma quarta parte da Bandeira, que se encontra “lisa”, significa o “Território Livre de Princesa” e, as inscrições no Brasão de Armas dão conta do nome do município, Princesa Isabel, e da data de sua Emancipação Política, 18 de novembro de 1921.