ODE

sábado, 27 de setembro de 2025

SABÁTICAS

 

. A vinda do secretário de Estado e pré-candidato a deputado estadual Tibério Limeira a Princesa causou efeito quando incomodou algumas cabeças coroadas e outras que já foram. O homem é um dos principais quadros do governo de João Azevedo.

. Em telefonema, na última segunda-feira (22), Tibério agradeceu a receptividade e se disse muito satisfeito com a visita a Princesa. Isso estimula o grupo dos que “não são nada” - no dizer de alguns - a se empenhar em prol de uma votação expressiva.

. Só houve um desgosto durante a visita quando o pessoal da prefeitura proibiu a citação do nome de Tibério durante a Festa da Mandioca. Puro ciúme dos que não querem dividir o feudo.

. Na verdade, Princesa não pertence, de forma exclusiva, nem àqueles que já foram, tampouco aos que pensam que são seus donos. Esse grupo independente que se forma agora, sob os auspícios de força verdadeiramente grande, certamente vai dar trabalho.

. Nos protestos do último domingo (21), Hugo Motta foi o político mais execrado pelos manifestantes, principalmente em João Pessoa. Ressoou alto o grito de “fora Hugo Motta!” Isso fez o presidente da Câmara Federal dar marcha à ré, excluir as “pautas tóxicas” e viabilizar os Projetos de Lei que interessam aos brasileiros.

. Tomara que não seja tarde demais. Aliás, até a pré-candidatura do pai de Hugo, Nabor Wanderley, para o Senado Federal, já está sendo repensada. É pau pra comer sabão e pau pra saber que sabão não se come!

. Esta semana que se finda foi uma péssima quadra para o bolsonarismo. Não bastassem as manifestações do dia 21 contra a PEC da blindagem dos parlamentares e contra a anistia, a Procuradoria Geral da República apresentou denúncia contra Eduardo Bolsonaro.

. Nesta mesma semana, a Mesa Diretora da Câmara Federal encaminhou processo de cassação do deputado Eduardo ao Conselho de Ética e o presidente Hugo Motta indeferiu a indicação daquele parlamentar para a liderança da minoria na Câmara Federal.

. Já na reunião da Assembleia Geral das Nações Unidas, o presidente americano, Donald Trump, surpreendeu todo mundo quando, em seu discurso, disse que ao se encontrar com Lula, “rolou uma química” e que gostou do presidente brasileiro. Para os bolsonaristas, era o que faltava para botar água na fervura deles.

. O encontro proposto por Trump com o presidente Lula deverá acontecer nos próximos dias em um país neutro e, certamente, o tarifaço deverá ser repensado. Parece que o bolsonarismo tá virando coisa do passado.

. Donald Trump, “mala”, ao ver que as sanções por ele impostas ao Brasil (a pedido de Eduardo Bolsonaro) não surtiram efeito; vendo que o governo e a Justiça brasileiros não se submetem a eles, deu ré pra trás e, pelo visto, vai deixar o bozo e sua turma no mato sem cachorro.

. Lula discursou na ONU na última terça-feira (23). Foi seu 11º discurso de abertura naquela Assembleia e nunca o fez de forma tão contundente, elegante e eficaz: um discurso digno de um verdadeiro estadista. 

. Em Princesa, a moda agora é a realização de cafés políticos. Não bastasse o já famoso “café com deus” (assim mesmo em minúsculo), tem até “café solidário”. Quase que literalmente...

. Falar em café, o ex-prefeito Nascimento, nesta semana, reeditou sua prática verborrágica. Primeiro disse que é melhor fumar maconha do que cigarros convencionais. Depois, lançou o secretário Glemisson para prefeito em 2028.

. Com isso, Nascimento conseguiu duas coisas. Primeiro, conceder 15 minutos de fama a Glemisson. Segundo, desgostar profundamente Garrancho. Esquece, portanto, o ex-gauleiter, que tudo tem de ser combinado com o povo e que, muita água vai rolar debaixo da ponte até 2028.

. Fica aqui um alerta para o jovem Glemisson: “Passarinho que acompanha morcego dorme de cabeça pra baixo”.

. Falar em Nascimento, uma fonte fidedigna me informou que, toda vez que há repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), a secretária de finanças da atual gestão se reúne com o ex em sua casa.

. Mesmo assim, o que se diz na rua é que, além dos salários atrasados dos cargos comissionados, contratados e terceirizados, os postos de combustíveis estão proibidos de abastecer. Tudo isso por falta de pagamento.

. Um recadinho simples: Aos que insistem em dizer que eu desmantelei a prefeitura e os seus partidos, de mim se considerem livres e marchem impávidos em busca da vitória nas urnas sem o entrave que eu representava.

. O papa leão XIV afirmou: “Casamento é para homem e mulher”. Falou e disse.

. O acadêmico Aldo Lopes de Araújo, lançou um novo livro de contos intitulado: “Azeite senhora Avó”. Um verdadeiro primor. Li de uma sentada.

Os abraços de hoje, vão para: Bom Conselho Maximiano, Marilda Meira, Marlene Sales, Walquíria Pires, Socorro Campos, Gilberto Nicácio, Nina de Val, Aldecí Alves, José Fernandes, Marluce Medeiros, Norman Lopes, Toilma, Célia de Almeida, Amilton Dias, Ninha Medeiros, Wilma Lima, Michel Chaplin, Diva Ferreira, Sueli Santos, Coco de Odálio, Sineide Barros, Carminha Salvador, Luizinha de Lia, Thiago Pereira e Faêda, Alexandre Ferreira, Lena de Celestino, Francelina Soares, Socorro Maia, Erivonaldo Freire e Chica do Macapá.



Nenhum comentário:

Postar um comentário