ODE

sábado, 19 de outubro de 2019

SETENTA ANOS DA ESCOLA Nª Sª DO BOM CONSELHO








Hoje, o antigo “Ginásio Nossa Senhora do Bom Conselho” que agora é “Escola Estadual”, está completando 70 anos de sua fundação. Em 19 de outubro de 1949, o então deputado estadual Antônio Nominando Diniz, juntamente com o presidente nacional da CNEG – Campanha Nacional de Educandários Gratuitos, Felipe Tiago Gomes inaugurava em Princesa aquela escola. Inicialmente (1949) aquela escola era vinculada ao CNEG que em 1982 passou a ser denominada CNEC – Campanha Nacional de Escolas da Comunidade. Assim funcionou até 1997 quando, por solicitação do então deputado estadual Antônio Nominando Diniz Filho (Totonho), no governo de José Maranhão, a escola foi estadualizada.

História

Atendendo pleito do então deputado estadual em seu primeiro mandato, doutor Antônio Nominando Diniz, o então governador do Estado, Oswaldo Trigueiro de Albuquerque Mello, autorizou a instalação do Ginásio Nossa Senhora do Bom Conselho em Princesa. Inicialmente, a escola funcionou onde hoje é a casa dos herdeiros de Orlando Parajara Duarte e de dona Maria Ozita, situada à Rua “Coronel Marcolino” (Rua Grande). Depois, com o crescimento do número de alunos, o Ginásio instalou-se nas dependências do Grupo Escolar “Gama e Melo”, com aulas lecionadas à noite. Em 1963, em mais um pleito do deputado doutor Antônio Nominando (pai) - que estava no exercício da Secretaria Estadual de Educação -, junto ao governador do Estado da Paraíba, senhor Pedro Moreno Gondim, foi construído um prédio (o atual), para sediar aquela escola, onde até hoje funciona. A escola aniversariante teve como seu primeiro diretor, o professor Genésio Florentino Lima, que a dirigiu de 1949 a 1983. De 1983 a 1997, seu diretor foi o filho de Genésio, José Nominando Diniz Júnior (Doutor Dedé) e, de 1997 até meados dos anos 2000, a escola teve somo sua diretora a professora Rose Ane Travassos Pires.

Comemorações

Em 1999, doutor Dedé (então diretor da Escola Nª Sª do Bom Conselho), o então vereador Chota e este que escreve, organizamos grande festa em comemoração ao Cinquentenário da escola em tela. Naquela ocasião, foram realizadas várias atividades em homenagem aos 50 Anos de fundação: desfile de ex-alunos; Sessão Solene na Câmara Municipal; Missa em Ação de Graças e uma festa dançante, à noite, no clube da AABB – Associação Atlética Banco Brasil. Neste ano, em que se comemora também uma data redonda, infelizmente, nenhuma agenda comemorativa foi organizada para festejar tão importante evento. Lamentável! Muitíssimo lamentável, pois, a Escola estadual Nossa Senhora do Bom Conselho, que aqui chegou em 1949, foi responsável pela formação da grande maioria dos filhos de Princesa e de toda a região, principalmente daqueles que os pais não tinham condições de mandá-los para estudar em centros maiores. Essa verdadeira joia, presente caído do céu em prol da educação princesense deveria receber, hoje, as maiores homenagens que pudéssemos fazer em reconhecimento, principalmente ao seu fundador, Antônio Nominando Diniz, político importante de Princesa que sempre teve a educação como uma de suas prioridades quando na ocupação de cargos públicos. Constatada a ausência do interesse dos órgãos públicos ligados à educação em promover comemorações por esta data tão importante, deixamos aqui os nossos parabéns àquela escola que vem dando luz aos princesenses nesses longos 70 anos de sua existência. Viva o velho Ginásio “Nossa Senhora do Bom Conselho!” Viva doutor Antônio Nominando Diniz! Viva Princesa!


(Escrito por Domingos Sávio Maximiano Roberto, em 19 de outubro de 2019).

Um comentário:

  1. Ótima escola , hoje funcionando como escola cidadã integral e deixo aqui minha homenagem .❤

    ResponderExcluir