ODE

quarta-feira, 27 de novembro de 2019

O PRIMEIRO POUSO





No dia 27 de novembro de 1948, há exatos 71 anos, pousava, pela primeira vez, um avião no solo princesense. Esse fato aconteceu no povoado de Lagoa da Cruz. O pouso da pequena aeronave, pilotada pelo Primeiro-Tenente da Força Aérea Nacional, o princesense Pedro Frazão de Medeiros Lima, causou o maior frisson naquele arruado. Segundo informações do jovem médico Flávio Pereira (filho do médico princesense, doutor Ataíde Pereira), naquele dia, ao ver o aviãozinho voando rasante sobre o povoado, um dos moradores correu, noticiando aos gritos que o avião ia pousar. Todos acorreram às portas das casas; a ruazinha encheu de gente; a escola suspendeu as aulas e, ao verem o poeirão causado pela aterrissagem, todos correram para o oitão da igrejinha, para conhecer o “bicho” voador.

Experiência anterior

O povo de Princesa já havia tido uma experiência dessa natureza. Foi no dia 06 de julho de 1930, quando o presidente João Pessoa mandou um pequeno avião - pilotado pelo aviador italiano Florindo Perroni -, soltar panfletos sobre a cidadela rebelde de Princesa, comunicando que, caso os revoltosos não depusessem as armas, a cidade seria bombardeada em 24 horas. Os rebeldes fizeram ouvidos moucos e o bombardeio nunca veio. Porém, quase foi antecipado o pouso de uma primeira aeronave em Princesa. Porém, há controvérsias quanto ao sucesso dessa possível operação, uma vez que - todos de prontidão -, certamente a aterrissagem seria um aborto pois, se o avião de João Pessoa tivesse retornado, não pousaria, mas, sem dúvida, seria derrubado a bala.

(Escrito por Domingos Sávio Maximiano Roberto, sob a inspiração da fotografia especialmente cedida pelo médico Flávio Pereira, em 27 de novembro de 2019).

Um comentário: