ODE

domingo, 27 de junho de 2021

LÁZARO BARBOSA: O “INVURTADO”

Hoje completam-se 15 dias das buscas pelo bandido Lázaro Barbosa. Operação que envolve as polícias do estado de Goiás e do Distrito Federal, num dispêndio de mais de um milhão de reais do dinheiro público, e nada. O bandido, que já fez quatro vítimas fatais e aterroriza a população de uma região que compreende duas Unidades da Federação (GO e DF), desafia a Polícia Militar, a Polícia Civil, a Polícia Rodoviária Federal e demais forças coadjuvantes, numa clara desmoralização das autoridades do estado de Goiás e de Brasília.


O Povoado de Girassol, do município de Águas Lindas/GO, sede do Estado Maior das forças que perseguem o criminoso, está deserto de pessoas, com o comércio quebrado e o medo grassando por todo lado. Talvez esteja, Lázaro, fazendo a polícia ziguezaguear, tal qual o girassol (que acompanha o movimento do sol), numa confusão que não permite àquelas forças policiais localizá-lo. Debocha de todos quando usa aparelhos celulares para se comunicar e até gravar vídeos obscenos,e nenhuma tecnologia, por mais moderna que seja,consegue viabilizar a captura desse cruel malfeitor.


Já nos quedamos até em acreditar nas piadas que fazem sobre esse infeliz, quando dizem que ele não se aparta de uma mochila, que leva às costas, onde guarda o livro de são Cipriano. Esse livro, segundo dizem os crédulos em mandingas e catimbós, tem uma oração que permite o indivíduo envultar-se (desaparecer, passar despercebido). É essa a desculpa e o único alento para aautoridades que não conseguem prendê-lo. Como prêmio pela sua capacidade de escapulir, Lázaro ganhará, hoje, uma reportagem especial do Fantástico sobre suas ensaboadas peripécias. Enquanto as briosas forças militares não conseguem capturá-lo, o lazarento brilha, e esse brilho encandeia os praças que o perseguem em vão.






Nenhum comentário:

Postar um comentário