ODE

quinta-feira, 21 de abril de 2022

Feriados desnecessários

Hoje, 21 de abril, “comemora-se” o Dia de Tiradentes. Herói Nacional, reverenciado pela proeza de haver liderado um grupo de conspiradores contra a Coroa Portuguesa, no final do Século XVIII, em protesto pela extorsiva cobrança de impostos e em busca da libertação do Brasil do jugo português. Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, chefiou a chamada Inconfidência Mineira e, por isso, denunciado por um dos colegas revolucionários, Joaquim Silvério dos Reis, foi preso e condenado à forca por ordem rainha dona Maria I de Portugal, sendo executado em 21 de abril de 1792, portanto, há exatos 230 anos.

Tirante do que se ensina na grade curricular da disciplina História do Brasil, nada mais se tem dito sobre isso. A efeméride, que é marcada por um Feriado Nacional, passa sempre em brancas nuvens, sem nenhuma comemoração. Para aqueles menos atentos - o que se constitui a maioria -, a data de 21 de abril, que comemora também a Fundação de Brasília (21/04/1960), não tem nenhum significado.

A banalização dos feriados no Brasil é notória. Em que pese serem muitas, as datas comemorativas, pouquíssimas delas têm identidade capaz de sensibilizar os brasileiros ou de informar o que realmente se comemora. Afora o Dia 7 de Setembro, data da Independência do Brasil - que é comemorada com desfiles, salvas de canhões e piruetas de aviões no céu -, as demais, passam em brancas nuvens.

Perguntemos a qualquer escolar qual é o dia da Proclamação da República; ou, quando se comemora o Dia do Trabalho; ou, o que significa o feriado do dia 28 de outubro (Dia do Funcionário Público); ou, para os princesenses, porque é feriado a data de 26 de abril  (Dia da Padroeira Nossa Senhora do Bom Conselho). Com certeza, quase nenhum deles saberá responder corretamente a essas perguntas.

A essencial finalidade do feriado é a de desocupar o povo dos seus afazeres obrigatórios, para que tenham tempo de comemorar a data festiva. Mas, não, aqui transferem o feriado para as sextas e segundas-feiras com o intuito de emendar com o final de semana. O feriado acontece e ninguém sabe porquê. Amanhã (22/04), por exemplo, não será feriado, porém, poucos sabem que se completam, nessa data, 522 anos do Descobrimento do Brasil. Os Feriados no Brasil se tornam desnecessários porque não são devidamente comemorados ou respeitados.








Nenhum comentário:

Postar um comentário