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quarta-feira, 6 de julho de 2022

Falando de Arte

Yanomami

CLAUDIA ANDUJAR - 1974, IMPRESSÃO SOBRE PAPEL PRATA-GELATINA, 65 X 96,5 CM

Nascida na Suíça, Claudia Andujar mudou-se para o Brasil em 1957. Começou a carreira fotografando para periódicos, em especial para a revista Realidade, onde trabalhou por dez anos. Em 1970, organizou uma viagem à Amazônia com os fotógrafos da revista e, a partir desse momento, decidiu focar-se na temática indígena. Dedicou-se ao estudo dos ianomâmis, registrando-os ao longo de décadas. Fotografava seus hábitos corporais e comunitários, além de sua produção utilitária e práticas ritualísticas. Sua obra converteu-se em engajamento político: a artista participou da demarcação de terras durante a criação do Parque Nacional Yanomami (1978-92) e do Programa Institucional da Comissão Pró-Yanomami (1993-98). Em São Paulo, Andujar foi uma figura central na disseminação da fotografia artística, atuando como professora no MASP na década de 1970, onde organizou amostra Grande São Paulo 76 (1976), ao lado do diretor fundador do museu, Pietro Maria Bardi (1900-1999). Na fotografia da série Yanomami (1974), um homem nu aparece deitado na rede. Um dos braços apoia a cabeça, enquanto o outro pousa sobre o corpo relaxado. O ambiente escuro é iluminado por frestas de luz na palha das paredes. Os pés estão soltos, envoltos na fumaça branca que dá um clima espiritual à cena. (Extraído do Guia do MASP)



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