ODE

terça-feira, 14 de março de 2023

A longevidade é uma graça

Encontrei um amigo que há muito não via e me surpreendi com as suas condições físicas. Ele já passa dos 80 anos de idade, mas tá com cara de 60. Pensei encontrar um caquético, mas, não, me deparei com um menino! Questionei sobre o que estava fazendo para, ao invés de envelhecer, estar rejuvenescendo, e ele me respondeu: "Não estou fazendo nada. Apenas administrando bem as minhas 'horas extras'". Aí, ele começou a desfiar sobre suas atividades diárias. Me disse que come pouco; faz caminhadas; dorme bem; bebe algumas lapadas de cachaça aqui acolá; joga baralho com os amigos; gosta de ler e de escrever; no mais das vezes, mesmo de forma individual, tem vida sexual ativa; não está nem aí pra nada; tem um gordo cartão do INSS, e não tem herança para deixar pra ninguém.

Continuando, eu perguntei: "Mas, quem cuida de você?". Ele deu uma larga risada e disse: "Ah, meu amigo, e falta quem cuide? Hoje em dia, velhos que só possuem bens para deixar como herança, são esquecidos num canto de parede; todos torcem por suas mortes. Diferentes são os idosos que só possuem cartões de benefício previdenciário, como eu. Estes, são paparicados demais. Em que pese não nos darem muita atenção, os 'herdeiros', não nos deixam passar fome nem prevaricam com os nossos remédios. Até com a higiene, os que não herdarão, se preocupam". Daí, eu deduzi: não adianta, nem é de bom alvitre você viver muito sendo possuidor de bens. O mais importante para um homem ou uma mulher que querem ter uma velhice de qualidade, é ter um cartão de aposentadoria avultado e não possuir bens materiais de valor.

E continuou, o velho, corroborando meu pensamento: "Sabes de uma coisa? Os bens são cobiçados pelos possíveis herdeiros. O cartão, não. Esse, ninguém herda. Ele [o Cartão] só voga enquanto a gente está vivo e é por causa dele que não querem que a gente morra. Quando "pegamos descendo", tu pensas que os herdeiros choram gritando o nosso nome, com saudade? Nada! Eles choram dizendo: 'Lá se foi meu cartãozinho'. Por isso, meu amigo, aproveite tudo o que puder, viva bem suas 'horas extras', venda o que tem e gaste o dinheiro. Guarde seu precioso cartão em local seguro, não revele seu CPF nem a sua senha a quem quer que seja, não deixe o danado do cartão na mão de ninguém (para não fazerem empréstimos) e viva intensamente o mais que puder. Velho não tem amigos, nem filhos, nem netos e nem espírito, velho tem cartão. Isso é o que interessa, a todos!"



Nenhum comentário:

Postar um comentário