O Hospital São Vicente de Paulo, de Princesa, foi construído por iniciativa da família "Nominando Diniz" e foi inaugurado em 1960. À época, pouquíssimas cidades do interior do Estado tinham o privilégio de contar com uma Casa de Saúde do porte daquele Hospital. Prestigiado pelo então governador Pedro Moreno Gondim, Nominando Muniz Diniz, mais conhecido como "seu" Mano, doou um terreno, criou uma Associação de Assistência e conseguiu verbas estaduais para a construção daquele que foi o primeiro Hospital de Princesa.
Municipalizado em 2001, o Hospital São Vicente passou a atender à população com medicina de especialidades, o que perdurou até 2016. A partir de 2017, com a atual administração municipal, aquele nosocômio passou a funcionar precariamente e, em 2018, fechou suas portas. Ali nasceram muitos dos filhos de Princesa, diferente de hoje, quase 60 anos depois, quando as mulheres princesenses têm que se deslocar daqui para terem seus filhos em outras cidades porque, em Princesa, além de o Hospital São Vicente estar fechado, não existe uma maternidade para atendê-las.
A louvável iniciativa do velho Mano merece ser registrada como um verdadeiro compromisso com a Saúde de sua terra; enquanto que a irresponsabilidade daqueles que promoveram o fechamento daquela Casa de Saúde, merece o repúdio de todos os princesenses. No próximo ano o "São Vicente" completará 65 anos de sua fundação, mas continua abandonado e já caducando porque, de portas cerradas, não serve mais ao propósito para que foi construído.
Nenhum comentário:
Postar um comentário