Corpus Christi, termo em latim que significa "Corpo de Cristo" é uma comemoração religiosa da Igreja Católica. A origem dessa comemoração remonta à Idade Média, mais exatamente ao século XIII quando, em 1264, o papa Urbano IV (1261-1264), sagrou essa data em homenagem ao sacramento da Eucaristia, baseado nos relatos de uma freira belga, chamada Juliana de Mont Cornillon que dizia ter tido sonhos com Jesus pedindo uma comemoração ao Seu corpo sagrado.
Também, um "milagre" (similar ao que aconteceria em Juazeiro do padre Cícero, em 1889) ocorreu quando um sacerdote chamado Pedro de Praga, ao ministrar a comunhão numa igreja de Roma, viu a hóstia consagrada verter sangue. A história se espalhou e, o papa, resolveu santificar aquele dia em homenagem ao Corpo de Cristo. A data ocorre sempre na quinta-feira que procede aos 60 dias depois do Domingo de Páscoa. No Brasil, esse dia é feriado por decreto de cada município, o que já é uma tradição.
Nesse dia importante para a fé crista, acontece uma procissão em que um ostensório é carregado em procissão solene, por um sacerdote, conduzindo a hóstia consagrada, pelas principais ruas das cidades. Em rememoração ao Domingo de Ramos - Ocasião que celebra a entrada festiva de Jesus em Jerusalém - as ruas, enfeitadas com passarelas ornamentadas (em sal, pó de serra e outros materiais) com motivos religiosos recebem esse cortejo tradicional. É talvez, o Dia de Corpus Christi, o mais emblemático da religião Católica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário