ODE

quarta-feira, 8 de maio de 2024

Pesquisas de enganação

O marqueteiro político, Duda Mendonça já disse: "Pesquisa alguma muda a intenção do voto dos eleitores. As pesquisas enganosas têm o condão de deixar alegres os adeptos do que está na dianteira e, tristes, os do que está na lanterna. Só isso, o resto é pura enganação". É verdade que, nem os indecisos, se deixam levar pelos números mentirosos de pesquisas inventadas. O que determina suas preferências são outras coisas.

O que nós vemos, ultimamente, em Princesa, é um volume muito grande de pesquisas de enganação. Elas são encomendadas pelos líderes da situação, registradas no TRE, mas, não retratam a realidade. Eles não têm nem o cuidado de fazer uma maquilagem mais ou menos próxima da realidade. Os números da última pesquisa divulgada pela Rádio FM da cidade de Conceição/PB, dão conta de que, o pré-candidato do prefeito de Princesa, está na frente de Rúbia Maturo 27 pontos percentuais.

A realidade que vemos nas ruas, é bem outra. Em enquetes que promovemos em setores determinados, a hegemonia de intenção de votos da Matuta é bem superior do Garrancho. Ademais, some-se a essa evidência, a recepção que Rúbia vem tendo por onde passa. O problema é que, a maioria das vontades, não podem ser expressadas livremente. Com isso, dá-se a impressão de que, o alcaide, detentor de pesquisas internas e, sabedor que a pré-candidata da oposição está na frente, encomenda pesquisas favoráveis para que, os aqueredores, acreditem na vitória de seu candidato e emprestem dinheiro para ele bancar a campanha de seu preposto.



Nenhum comentário:

Postar um comentário