ODE

sexta-feira, 31 de janeiro de 2025

Hugo Motta será o segundo paraibano eleito presidente da Câmara Federal

 

A "Pequenina e bela Paraíba", como dizia o tribuno princesense, Alcides Vieira Carneiro, depois de 78 anos, volta à ribalta do poder com a provável ascensão do também paraibano, de Patos, o deputado federal, Hugo Motta (Republicanos), que deverá ser eleito, amanhã (19), para a presidência da Câmara dos Deputados. Essa eleição, tida como favas contadas, ocorrerá às 16h00 deste sábado quando, a grande maioria dos partidos políticos, já declarou apoio ao nome de Motta que, pelo favoritismo, já pode ser considerado o virtual presidente daquela Casa Legislativa.

Antes de Hugo Motta (em sendo eleito), somente dois paraibanos galgaram esse importante posto. Primeiro, o então deputado, Samuel Duarte (UDN), natural de Alagoa Nova/PB que, em 1947, diante do impasse quanto à escolha de um nome entre as bancadas de São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, seu nome surgiu como uma alternativa de conciliação e foi eleito o presidente da Câmara Federal. Depois, em 2003, o deputado federal, Efraim Morais (PFL), de Santa Luzia/PB, que era vice-presidente, assumiu a titularidade e deu posse ao presidente Lula em seu primeiro mandato.

Hugo Motta, assumirá o cargo diante das mesmas condições de impasse entre os pré-candidatos que se apresentavam. Em face das divergências, quanto aos nomes que concorriam, o atual presidente da Câmara, Arthur Lira (PP), escolheu Motta como um nome de conciliação e, Hugo, aos 35 anos de idade, deverá ser o presidente mais jovem a presidir a chamada Câmara Baixa, o que fará numa perspectiva de mais diálogo e maior valorização dos interesses dos seus pares. Tido como uma pessoa de temperamento afável - o que contrasta com o atual presidente -, Motta, traz em sua bagagem, a expectativa da conciliação.



Nenhum comentário:

Postar um comentário