Finda a primeira fase da primeira Copa do Mundo de Clubes - que acontece nos Estados Unidos -, as quatro equipes brasileiras: Botafogo, Flamengo, Fluminense e Palmeiras foram classificadas para a próxima fase. Em 12 jogos, somente uma derrota, quatro empates e sete vitórias. Isso mostra que o futebol brasileiro está em pé de igualdade com o dos europeus, mostrando a força e a competitividade das equipes nacionais e que podem chegar à final desse importante campeonato.
A expectativa era que, dificilmente, os times brasileiros passariam da primeira fase, que seriam atropelados pelas poderosas equipes europeias: PSG, Chelsea, Baiern Munique, etc. O que vimos foi o contrário quando Botafogo derrotou o PSG e o Flamengo atropelou o Chelsea. Isso contribui para maior segurança psicológica e para o fim do complexo de vira-latas que nos diminui perante os clubes milionários recheados de talentos brasileiros.
Observe-se que, nessa Copa do Mundo, somente quatro das equipes participantes não têm jogadores brasileiros. Isso demonstra a força do nosso futebol que, na verdade, não deixa a desejar em relação às maiores equipes do mundo. Na próxima fase vamos competir com a imposição da nossa força e, com certeza, conquistaremos lugar de destaque no futebol internacional. Esse campeonato que movimenta milhões de dólares, premiará o campeão com a bagatela de R$ 220,4 milhões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário