Mesmo sem lançamento oficial, acaba de chegar às mãos de alguns privilegiados, em Princesa, exemplares do livro: "Princesa Isabel - Resgates da História do Povo Princesense". A obra é de autoria do historiador princesense, Francisco de Carvalho Florêncio e, o livro, teve o patrocínio da Prefeitura Municipal e da Câmara Municipal de Princesa. Mesmo sem ter recebido um exemplar, graças à gentileza de um amigo que me emprestou, li o escrito de uma sentada. É um trabalho verdadeiramente seminal.
A partir de agora, cessam todas as discussões acerca das origens da história e do povo princesense. Amparado em ampla, demorada (20 anos) e acurada pesquisa, somado à rica iconografia, Florêncio estabelece, em seu importante escrito, definitivamente, os fatos sobre a história passada do município e da cidade de Princesa. Sucinto, porém bastante explicativo, o trabalho traz, desde as origens do município até seu desmembramento e emancipação da Vila de Piancó e sua definitiva transformação em cidade.
Nesse profícuo trabalho, o historiador trata também, com detalhes, sobre os promotores de todas as etapas da formação do atual município de Princesa. Começa com o desbravamento iniciado por Lourenço de Brito Correia, passando pelo necessário incentivo de dona Natalia do Espírito Santo para o início do povoamento e pelo notório esforço do padre Francisco Tavares Arcoverde em prol da instalação da paróquia de Nossa Senhora do Bom Conselho, o que promoveu o efetivo surgimento da nossa cidade. O livro é leitura obrigatória para quem tem interesse em compreender a história de Princesa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário