ODE

sábado, 28 de junho de 2025

SABÁTICAS

. Até agora, os times brasileiros fazem bonito na Copa do Mundo de Clubes. Todos os quatro (Botafogo, Flamengo, Fluminense e Palmeiras) passaram da primeira fase. Agora, o trunfo é paus: mata-mata, quem perder volta pra casa.

. Quebrando acordo feito anteriormente, o presidente da Câmara Federal, o paraibano, Hugo Motta, botou em pauta para votação o Decreto do presidente Lula alterando as alíquotas do IOF.

. Com isso, se instala crise severa entre Governo e Congresso Nacional. Os deputados não querem aumento de impostos sobre os ricos, mas aumentam seus próprios salários e as vagas de deputados sobem de 513 para 531.

. No mundo, depois da rápida guerra dos 12 dias entre Israel e Irã, sob mediação dos EUA, ambos os lados comemoram vitória. Esquisito, o Irã foi bombardeado em suas bases de produção da bomba nuclear e, mesmo assim, comemora vitória.

. Enquanto isso, o presidente Donald Trump agradece ao Irã por ter avisado antes que bombardearia uma base americana no Catar. Mundo doido... Ninguém entende nada, inclusive sobre onde foi parar o urânio enriquecido do Irã. Parece que esconderam o gato e deixaram o rabo de fora.

. Falar em gato, nessas festas juninas ficou patente o descumprimento da lei municipal que proíbe a soltura de fogos de artifício com barulho. Pais de crianças vítimas do espectro autista e tutores de animais sensíveis protestam quanto a essa burla legal.

. Aliás, esquisito se faz o fato de que o Poder Público proíbe a soltura de foguetões e, ao mesmo tempo, permite a venda desse produto de forma aberta pelas ruas de Princesa. Há quem diga que até alvará a prefeitura está cobrando das barracas que vendem fogos de artifício.

. É assim o Brasil: é proibido criar pássaros silvestres em cativeiro, mas toda farmácia veterinária vende ração para canários, pintassilgos, azulões, sanhaços, sabiás...

. E tem mais, é proibido se apropriar dos dinheiros públicos, mas os recursos das Emendas Parlamentares impositivas são usados sem carecer prestação de contas.

. Falar em Emendas, ontem (27), três prefeitos foram presos e vários deputados federais estão sob investigação pelo mal uso das emendas parlamentares, e dizem por aí que tem prefeito com as barbas de molho e agiotas aperreados.

. Políticos graúdos já recomendam aos prefeitos que retirem apetrechos comprometedores de suas casas e de seus gabinetes.

. Já na política local, uma fonte me confidenciou que alguns bicudos já não se beijam e vivem um amor de faz-de-conta. Quero ver quem vai pagar as contas.

. Enquanto isso, servidores municipais, em Princesa, que prestam serviços através das cooperativas, continuam com os salários atrasados e, sem esperança, sequer reclamam. É assim e pronto. Quem quiser é desse jeito e, quem não quiser, é assim também.

. Em 1960, as mulheres brasileiras tinham uma média de 6,3 filhos. Hoje, a média é de 1,55 filhos por mulher; menos do que na França e nos Estados Unidos.

. Dia 18 de julho estará sendo lançado o meu terceiro livro: “Antologia dos Construtores de Princesa”. São 80 perfis biográficos daqueles que, de alguma forma, contribuíram para a formação histórica, cultural, religiosa, econômica, etc. do nosso município.

. O evento ocorrerá na sede da Academia Princesense de Letras e Artes – APLA, no Palacete dos Pereira, a partir das 20h00.

. Os abraços de hoje vão para: Ivonaldo Santana, Natuza Nery, Chyara Advíncola, Maria Salomé Siqueira, Zé Gomes, Carpejeane, Estela Silva, Cícero X Yolanda, Nildo Almeida, Noval Evaristo, Eurides Alves, Márcio Caboclo, Hélio Antas, Yuri Mariano, Miguel Lucena, Pedro Treco, Lauricea Medeiros, Cleonice Belarmino, Socorro Maia, João Abílio, Francisco Medeiros, Joseane André, Maria Thereza, Maria de Ada, Raimundo Gato, Luiz Galvão, Cláudio Oliveira e Paulo Bocão.



Nenhum comentário:

Postar um comentário